O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como encontrar o código fonte de um jogo criado no RPG Maker?

Iniciado por SorMarioGeo, 02/02/2021 às 17:34

02/02/2021 às 17:34 Última edição: 02/02/2021 às 22:49 por SorMarioGeo
Olá pessoal.
Estou finalizando um projeto de game (meu primeiro projeto :) e pretendo registrar para preservar a autoria.
No site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial pede o seguinte: "realize a criptografia do texto ou do arquivo que contenha o código-fonte. Utilize um algoritmo apropriado para transformá-lo em um resumo digital hash".
Alguém tem ideia de como posso fazer isso? :holmes:

Desde já agradeço a atenção.
Abraço a todos.
SorMarioGeo

P.S.: esqueci e usei letras maiúsculas...... desculpe por descumprir as regras da casa :(

Criptografia é, basicamente, embaralhar seu código fonte de modo que continue funcionando, mas seja ilegível. Existem vários algorítimos, o pessoal da programação pode te indicar melhor qual o mais adequado. Hash é, em suma, passar o arquivo final (o exe ou o programa inteiro compactado) por um algorítimo que vai usar todas as informações contidas ali e condensar em uma palavra comprida e esquisita. Imagine que é jogar tudo no liquidificador. GTK Hash é ótimo pra isso, só selecionar o arquivo e pronto.

Bacana. Tudo isso ajuda? Não. Se alguém tiver tempo e vontade o suficiente, ainda vai fazer engenharia reversa no seu projeto e não há muito o que se possa fazer. Dá pra sair processando quem aparecer com o código? Talvez, mas tu vai gastar mais com advogados do que o jogo vai render durante a vida inteira. Eu recomendo é lançar aberto mesmo. Evita dor de cabeça, aumenta o tempo de vida útil do projeto com o pessoal fazendo mods e ajuda a comunidade open source que vai poder estudar o que você fez e otimizar, da mesma forma como você pôde fazer com os códigos que usou no jogo.

Obs: Código fonte, no caso do RPG Maker, são todos os arquivos da pasta Data (e da pasta js se você usa MV/MZ) e o executável do projeto.
Obs2: Veja se a licença dos programas e dos códigos extras que você está usando se eles permitem esse registro. Não sei dizer se você pode registrar o código inteiro do jogo como obra sua visto que a maior parte é propriedade do Ojima. O mais provável deve ser você poder registrar a marca do jogo e somente os códigos que você tiver feito do zero. Recomendo muito ler isso direitinho antes de prosseguir.

Olá Corvo.
Muito obrigado por sua atenção ao assunto que postei.
Você foi muito claro em explicar do que se trata e como fazê-lo.
Realmente, parece importante analisar o que é permitido ou não nesse processo de criptografar um material feito no RPG Maker. Vou ver isso com mais atenção. Agradeço suas considerações. Foram muito apropriadas - a voz da experiência no assunto!
Muito grato.  :clap: