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[VX ACE]Ajuda com Efeito Sonoro !

Iniciado por dragolipe2, 08/02/2021 às 16:12

08/02/2021 às 16:12 Última edição: 08/02/2021 às 18:29 por dragolipe2
Eae galera ! Estou com uma duvida quanto ao som que toca ao iniciar uma batalha, eu queria poder desativar ele em algumas batalhas ! Gostaria de saber se tem alguma maneira de desativar e ativar o som, quando eu quiser ?

Spoiler
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"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Não sou programador nem nada, mas achei um tópico na RPG Maker Web que pode te ajudar exatamente com isso.

O Tópico é esse: How to edit system sound effects?

O Código foi feito pelo TheoAllen e modificado por Roninator2. Lembre-se de dar os créditos a eles por criar o código!

#===============================================================================
# Sound Replacer
# By: TheoAllen
#-------------------------------------------------------------------------------
# Want to temporarily change sound effect? This is your solution
#===============================================================================
# Usage would be in script call, write
# Sound.change_sound(index, RPG::SE.new("sound name", vol, pitch))
#
=begin
Index        name
0            cursor
1            ok
2            cancel
3            buzzer
4            equip
5            save
6            load
7            battle start
8            escape
9            enemy attack
10            enemy damage
11            enemy collaspe
12            boss collaspe1
13            boss collaspe2
14            actor damage
15            actor collaspe
16            recovery
17            miss
18            evasion
19            magic evasion
20            reflection
21            shop
22            use item
23            use skill
=end

module Sound
 
  def self.init
    @replacer = []
  end
 
  def self.change_sound(n, se)
    @replacer[n] = se
  end
 
  def self.play_system_sound(n)
    if @replacer[n].is_a?(RPG::SE)
      @replacer[n].play
      return
    end
    $data_system.sounds[n].play
  end
 
end
Sound.init


Para utilizar você cria um evento no mapa a partir do momento que queira alterar o efeito sonoro e usa a função de "Chamar Script" e cola isso:

Sound.change_sound(index, RPG::SE.new("sound name", vol, pitch))


Nesse comando você vai colocar em index o número referente ao som que deseja alterar. Esse número está no código acima. No seu caso você quer alterar o som do início da batalha, então o index será 7.
Em "sound name" você vai colocar o nome do novo arquivo que vai substituir. "Vol" é o volume do áudio e "Pitch" é a velocidade/tom do áudio (pode deixar em 100 mesmo). O resultado final vai ficar parecido com isso:

Sound.change_sound(7, RPG::SE.new("somdahora", 100, 100))


E caso queira voltar ao som original, você utiliza o comando:

Sound.init


Algum programador me corrija se eu tiver falado alguma besteira! o/
Lembre-se de dar os créditos aos criadores do código.
Abraço \o)

Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Caramba muito bom, isso vai funcionar melhor do que eu imaginava, muito obrigado Zaggojhon ! Com certeza darei os devidos créditos a eles !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"