O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[MV] Como abaixar o centro do alvo da animação no inimigo

Iniciado por mat_graz, 01/03/2021 às 00:50

Fala galera beleza?
Eu tô querendo mover o 'alvo' da animação de dano dentro do sprite do inimigo mais para baixo. Tô usando o YEP_SideViewEnemies e tenho reparado q todas as animações batem um pouco pra cima do sprite, e eu senti mais incômodo depois que testei no meu sprite próprio que tem uma sobra no spritesheet para ser usada em outra animação.

Ela vai parar lá em cima

Aí eu testei com o boneco do RTP mesmo e percebi que até mesmo nele é meio elevado esse 'alvo' da animação, é como se tivesse alinhado com Center e Top, o que é péssimo dependendo do sprite

Tem como controlar isso sem eu ter que mexer nas medidas do meu sprite ou na animação, mas especificamente por inimigo? Eu testei mexer no parâmetro de anchor do plugin mas nem rolou  :T.T:

04/03/2021 às 20:21 #1 Última edição: 04/03/2021 às 20:22 por Crixus
Veja se essa configuração não se regula pelo próprio Rpg Maker mesmo usando o YEP_SideViewEnemies:

Obs: Gostei dos seus desenhos, vi pelo IG.

Citação de: Crixus online 04/03/2021 às 20:21
Veja se essa configuração não se regula pelo próprio Rpg Maker mesmo usando o YEP_SideViewEnemies:

Obs: Gostei dos seus desenhos, vi pelo IG.

Então, o problema é que dessa forma a animação estaria batendo em baixo, mas eu preciso que o centro do battler de inimigo seja mais embaixo saca?

E ahh q massa valeuuu, vc viu pelo IG primeiro ou descobriu pelo fórum?

05/03/2021 às 00:04 #3 Última edição: 05/03/2021 às 00:15 por Crixus
Não precisava replicar minha mensagem toda já que só existia ela acima...

Não saquei a tal posição que realmente você precisa, mas entendi que seria ideal mudar automaticamente pelo tamanho do Sprite do Battler ao invés de uma posição fixa, certo?

Até onde vi o Plugin não afetar as animações e sim os Battlers animados, então acho que vai ter que ver se acha um plugin que faz isso.

Seu IG eu vi acessando seu perfil pra ver mais desenhos estilo das prints do seu jogo.

Eu até consegui diminuir um pouco a altura dessa animação mexendo no plugin SVActorPosition e colocando o Y do inimigo em 0.... mas aiiiinda pega um pouco em cima de mais, me incomoda.
Eu acho que o problema é esse espaço vazio em cima no sprite dele, saca? Eu acho que o programa nao entende  q ali tá vazio e o desenho tá pra baixo da metade, entao acaba batendo em cima demais no desenho. Seria o caso de diminuir o Y q o programa lê como centro do personagem, faz sentido?

05/03/2021 às 12:16 #5 Última edição: 05/03/2021 às 17:04 por Crixus
@mat_graz eu vou ter que testar esse Plugin aí, pra ver, mas ao que me parece os inimigos tem o mesmo tamanho do Template dos Personagens.
Então considere separar um dos Frames em uma única imagem, importar para pasta pasta "SV_Enemies" e usar como base pra ter ideia de como ficarão as animações.
Pegue metade do tamanho da altura da imagem, digamos que seja 206, então seria 103.

Por que imagino que o mais provável é que realmente ele siga a posição "Central" do Sprite, então basta realmente compensar nas animações.

Existe uma maneira fácil e rápida de editar animação por animação:
https://servimg.com/view/20244785/51

É, uma forma é compensar nas animações, mas teria que ser uma média das animações no geral, ideal seria mesmo cada inimigo ter esse Y customizado. Mas ok, não dá pra ter tudo.
De qualquer forma eu não vou nem usar essas base do rpg maker, vou desenhar elas, então ja desenho pensando nisso.

Faça os testes, caso contrário deixe tudo no centro por padrão e talvez semana que vem eu consiga ver a parte do código que faz as animações na batalha atingirem exatamente a posição do objeto alvo-inimigo pra ver se é possível ler a altura do Sprite e daí fazer o calculo direto no código.