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RMMZ - Trocando a fonte de texto padrão durante o jogo

Iniciado por Crixus, 07/07/2021 às 22:52

07/07/2021 às 22:52 Última edição: 09/07/2021 às 21:08 por Crixus
Diferente do RMMV, no RMMZ a fonte é carregada de outra maneira, provavelmente por que temos dois tipos de fontes:
  • Uma para textos, como diálogos e termos nos menus
  • A outra serve para os números como HP, MP, tempo, dinheiro, etc

Primeiro você deve copiar os arquivos de fontes para a pasta fonts do seu projeto.

Então para  mudar a fonte de texto antes ou depois de um dialogo execute esse código pelo comando de evento Script (Última página):
Código: javascript
FontManager._urls["rmmz-mainfont"]="";
FontManager._states["rmmz-mainfont"]="";
FontManager.load("rmmz-mainfont","MinhaFontePersonalizada.ttf");


No lugar de MinhaFontePersonalizada.ttf basta colocar o nome da sua fonte copiada para a pasta,
É necessário colocar entre aspas (" ") com extensão (.ttf,.woff,...).

Para restaurar a fonte dos textos para o definido no banco de dados use o seguinte comando sem mudar nada:
Código: javascript
FontManager._urls["rmmz-mainfont"]="";
FontManager._states["rmmz-mainfont"]="";
FontManager.load("rmmz-mainfont",$dataSystem.advanced.mainFontFilename);



Agora para mudar os números, o que provavelmente será menos usado o comando é parecido:
Código: javascript
FontManager._urls["rmmz-numberfont"]="";
FontManager._states["rmmz-numberfont"]="";
FontManager.load("rmmz-numberfont","MinhaFontePersonalizada.ttf");


E se quiser restaurar para o padrão:
Código: javascript
FontManager._urls["rmmz-numberfont"]="";
FontManager._states["rmmz-numberfont"]="";
FontManager.load("rmmz-numberfont",$dataSystem.advanced.numberFontFilename);


Para entender, os objetos _urls e _states servem para memorizar as fontes carregadas, por isso é necessário limpa-los para recarregar as fontes.

Se preferir um Plugin simples e pronto pra funcionar siga esse link:
https://github.com/BossRpg/RMMZ-SimpleFontManager