O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tileset muda ao comprimir o jogo

Iniciado por Darkrafa, 17/11/2022 às 20:25

17/11/2022 às 20:25 Última edição: 05/12/2022 às 22:39 por Darkrafa
Boa noite.
Todos bem? Espero que sim.

Estou no processo de otimização, descarte dos materiais não usados, melhora em alguns textos e enfim para preparar uma demo de um projeto meu a muito iniciado, de forma que finalmente a coisa está se desenhando parecendo que vai rolar, e me deparei com a seguinte situação: no maker o tileset se comporta como deveria, no teste dentro do maker idem, mas na hora de comprimir os dados e dar play no brinquedinho, como se estivesse jogando a versão final, essa estranheza acontece:

Spoiler
[close]
A esquerda como deveria ser, e a direita como ficou.

Alguém sabe o que pode ser isso e como resolver?

Defina "compressão".
Você usou o exportador do programa ou fez manualmente? E como abriu o resultado? Está em um exe ou pelo navegador?

17/11/2022 às 20:45 #2 Última edição: 17/11/2022 às 23:10 por Darkrafa
Olá, Corvo.

Então, usei a opção própria do maker, "comprimir dados do jogo".
Trata-se do arquivo exe.

Creio que deva ser o caminho+padrão.

Edit: ao otimizar todas as imagens do projeto, tornando-o muito+leve, e ao comprimí-lo novamente o resultado foi esse:

Spoiler

[close]

Sinistro. Mas ao prosseguir com a jogatina, ainda que não muito, não obtive nenhum outro problema com outros mapas.
O que me leva a precipitada nova dúvida: será algum problema com o Mode 7??
Do link original do script: https://www.rpgmakervx-fr.com/t20404-mode-7-sur-rpg-maker-vxace

Vou continuar pesquisando.

Oxe  :derp:
Com certeza é o script. Não parei pra olhar como ele está manipulando as imagens, mas chuto que está a transformação que ele está fazendo para deitar a imagem também come alguns trechos do tile. Como o tamanho já está reduzido pela compressão, não tem dados redundantes no arquivo, daí ele monta com o que tem.

Pelo que me lembro, existem outros códigos de Mode 7 pro Ace. Se não me engano o Zeus tinha um. Quando tiver uma folguinha eu ajudo a pesquisar. o/

18/11/2022 às 15:17 #4 Última edição: 18/11/2022 às 15:21 por Darkrafa
Consegui encontrar o problema original da primeira postagem. Ocorre que eu estava usando em meu projeto 2 arquivos com o mesmo nome, mas um era jpg e o outro png. Na hora de comprimir aparentemente ele "assimilou" somente um deles e por isso o sprite estava diferente.

Mas agora meu problema tornou a ser o último da otimização, o que a princípio deveria servir para melhorar o desempenho acabou piorando, porque o mapa com o mode 7 carrega todo bugado (também tive que diminuir a escala para conseguir carregar, porque sem alterá-la ele simplesmente encerrava o exe. Estranho, ao otimizar as imagens parece que ficou ainda mais pesado, mas o projeto perdeu literalmente metade do peso...). Quase dou um ctrl+Z aqui pra deixar meu projeto bem+pesado só pra fazê-lo voltar a funcionar kkkk não encontrei solução pra isso ainda, então aguardarei mesmo a possibilidade de haver outro código (procurei por rpg maker vx ace mode+7+Zeus e não encontrei. Achei somente um código japonês que serve somente para os veículos - não também para os mapas).