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Eventer também é programador

Iniciado por Shephiroth, 01/04/2013 às 09:00




Eventer também é programador




Vemos hoje em dia algumas pessoas optando por programação de eventos, o que eu acho muito bom, pois ajuda em muitos aspectos... Mas o pior mesmo é que vejo muitas pessoas fazendo coisas erradas! Mas você sabe realmente o que é preciso pra ser um bom programador de eventos?

   Não, não é uma função difícil, me atrevo dizer que é uma das mais fáceis, até por isso que muitos preguiçosos (como eu) optam por "trabalhar". Uma coisa muito simples, e que DEVE ser diferenciada, é que um programador de eventos, pode ou não ser um bom programador em Ruby Game Script System (RGSS). Embora ambos programadores precisem de alguns pré-requisitos básicos.

   Uma coisa que devo frisar é o seguinte: um programador não precisa saber de todos os comandos do maker, ele precisa saber dos comandos necessários para criar algum sistema, digamos que ele precisa ter uma boa lógica. Um mongo nunca será um programador.

   Não existe muita diferença entre Eventos e Scripts, digamos que um novato em eventos poderá se sair melhor do que um novato em Scripts, pois ele possui uma interface intuitiva e simplesmente baseada em cliques, enquanto o iniciante em RGSS se mata pra lembrar as classes e os métodos, e ainda fica puto quando ele recebe um erro na sintaxe... Mas em contrapartida, um veterano em RGSS se sobressai, pois saber programar scripts abre um leque enorme de funções para o programador, deixando suas habilidades ainda mais a "mostra".

    Um programador, em primeiro lugar nunca deve se auto-denominar "bom", até porque ninguém é consideravelmente bom quando se trata de programar, até porque a sua lógica pode ser perfeita pra você e pra mais 20 pessoas, mas a lógica e a programação do fulano pode ser melhor para outras 40 pessoas...

   O pior erro de um programador é tentar fazer algo que está além de sua capacidade. Buscar, conhecer e aprender são fundamentais em qualquer nível de conhecimento, seja ele de um novato ou de um veterano, aperfeiçoar seus conhecimentos é sempre muito bom. Se quer ser eventer porque acha que é fácil e não tem problemas, está errado e pode procurar outra área.

     Se está em dúvidas se quer programar em eventos ou em RGSS, ai vai meu conselho: Aprenda RGSS primeiro. Pode parecer o mais difícil mas é o mais certo a se escolher.  Depois de um certo tempo e uma certa experiência com RGSS, você já vai ter uma intimidade com programação, já vai conhecer a lógica e também como funciona a Engine. Aprender a programar por eventos é mais simples, pois é uma programação baseada em cliques, mas os sistemas feitos podem gerar alguns problemas como o lag. Em contrapartida sistemas feitos por scripts são mais propícios a terem incompatibilidade com outros sistemas.

   Outro fator importante a ser citado, é que para ser um bom programador de eventos, você deve ter o mínimo de percepção.  Um sistema não é só feito de comandos, também é feito de gráficos, efeitos, sons, enfim, uma infinidade de coisas que devem ser elaboradas JUNTAS com a programação, pois adicionar esses apetrechos depois de terminado fica um tanto quanto difícil em alguns casos.

   E pra finalizar, concluímos que todo e qualquer maker que se denomina eventer, deve trabalhar em suas habilidades, mas eu acho que isso deve ser tratado para qualquer maker, que siga qualquer área, você vai ver muitos erros, muitos bugs, mas se tiver a lógica certa, nada vai ser um empecilho muito grande...
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Eu não posso falar da qualidade do autor em eventos — nunca foi-me obrigado ver um evento do tal —, mas se for do mesmo nível de sua escrita, não lhe permitiria nem fazer beta-testing de meus projetos. Que artigo mais dolorido. Parece algo forçado, quase que implorando por respeito por uma área que, francamente, não precisa de respeito. A formatação do texto está errada, o uso das vírgulas me lembra alguém gago e com asma falando, e, pior de tudo, o texto nem ao menos é interessante. É só uma repetição de "Eventos também são difíceis, tá?" ad nauseam.

Espero que os próximos textos, se não forem de teor informativo, ao menos sejam interessantes e divertidos de ler. Isto foi simplesmente doloroso. A fluidez do texto é menor que na genitália de um cadáver enterrado há cinquenta anos.

Enfim, é minha opinião.

Bom Vifibi, é um texto, acho que o Sheph escreve bem, eu também achei ausente de um chamativo em especial, porém como qualquer um, escrevendo é que se melhora e não vi de todo mal como descreve em sua mensagem. Não é uma área digamos, da preferência dele, ele escreveu para que vocês possam avaliar, e aceitamos a matéria ^^.

Eu pessoalmente acho que é sim interessante, o que faltou muito foi a fluidez, que nada mais seria do que, deixar o conteúdo interessante para o leitor, mas ainda sim continue escrevendo Sheph, lembrando desse passo de deixar ela interessante, ter seu próprio estilo, acho que melhora o nível da matéria ^^.

01/04/2013 às 18:37 #3 Última edição: 01/04/2013 às 18:39 por Elyven
Citação de: Vifibi online 01/04/2013 às 12:03
[...]Espero que os próximos textos, se não forem de teor informativo, ao menos sejam interessantes e divertidos de ler. Isto foi simplesmente doloroso. A fluidez do texto é menor que na genitália de um cadáver enterrado há cinquenta anos[...]

Enfim, é minha opinião.

Jesuiss! kkk Quem deveria escrever este texto não seria o redator? Pra expressar toda ideia do Shephiroth? Esta formatação centralizada irrita demais. Justificar um texto, simples. Algo mais?  Não quero comentar nada sobre a fluidez e a escrita e sim, dizer que é verdade, eventer também é programador. Ohhh! Acho até mais fácil do que mexer com script. E Vifibi, também não precisa fuzilar o coitado. Ele precisa de sugestão sobre o tópico e não da escrita. Nunca ví Shephiroth escrevendo nada. Só se começou agora. kkk

11/04/2013 às 14:49 #4 Última edição: 23/10/2022 às 14:01 por Crixus
Removido por que não existe mais o conteudo:

------------- LINKS QUEBRADOS ------------

Pra que humilhar Vifibi ?  :O_O:
Minha opinião diferente de uns aqui, gostei de umas coisas que você falou, não é difícil apenas a preguiça e a falta de vontade de fazer.  :ded:
Eu nunca fui um eventer só criei uns aqui e ali nada significativo para um projeto.
Boa sorte ai na suas matérias futuras  :XD:

22/10/2022 às 18:52 #6 Última edição: 22/10/2022 às 18:55 por Kazzter
Eu concordo com o texto do Shep, mas tá prolixo demais, melhora isso aí.
Enfim, aqui está o texto sem centralizar pra dar pra ler direito:




Eventer também é programador




Vemos hoje em dia algumas pessoas optando por programação de eventos, o que eu acho muito bom, pois ajuda em muitos aspectos... Mas o pior mesmo é que vejo muitas pessoas fazendo coisas erradas! Mas você sabe realmente o que é preciso pra ser um bom programador de eventos?

   Não, não é uma função difícil, me atrevo dizer que é uma das mais fáceis, até por isso que muitos preguiçosos (como eu) optam por "trabalhar". Uma coisa muito simples, e que DEVE ser diferenciada, é que um programador de eventos, pode ou não ser um bom programador em Ruby Game Script System (RGSS). Embora ambos programadores precisem de alguns pré-requisitos básicos.

   Uma coisa que devo frisar é o seguinte: um programador não precisa saber de todos os comandos do maker, ele precisa saber dos comandos necessários para criar algum sistema, digamos que ele precisa ter uma boa lógica. Um mongo nunca será um programador.

   Não existe muita diferença entre Eventos e Scripts, digamos que um novato em eventos poderá se sair melhor do que um novato em Scripts, pois ele possui uma interface intuitiva e simplesmente baseada em cliques, enquanto o iniciante em RGSS se mata pra lembrar as classes e os métodos, e ainda fica puto quando ele recebe um erro na sintaxe... Mas em contrapartida, um veterano em RGSS se sobressai, pois saber programar scripts abre um leque enorme de funções para o programador, deixando suas habilidades ainda mais a "mostra".

    Um programador, em primeiro lugar nunca deve se auto-denominar "bom", até porque ninguém é consideravelmente bom quando se trata de programar, até porque a sua lógica pode ser perfeita pra você e pra mais 20 pessoas, mas a lógica e a programação do fulano pode ser melhor para outras 40 pessoas...

   O pior erro de um programador é tentar fazer algo que está além de sua capacidade. Buscar, conhecer e aprender são fundamentais em qualquer nível de conhecimento, seja ele de um novato ou de um veterano, aperfeiçoar seus conhecimentos é sempre muito bom. Se quer ser eventer porque acha que é fácil e não tem problemas, está errado e pode procurar outra área.

     Se está em dúvidas se quer programar em eventos ou em RGSS, ai vai meu conselho: Aprenda RGSS primeiro. Pode parecer o mais difícil mas é o mais certo a se escolher.  Depois de um certo tempo e uma certa experiência com RGSS, você já vai ter uma intimidade com programação, já vai conhecer a lógica e também como funciona a Engine. Aprender a programar por eventos é mais simples, pois é uma programação baseada em cliques, mas os sistemas feitos podem gerar alguns problemas como o lag. Em contrapartida sistemas feitos por scripts são mais propícios a terem incompatibilidade com outros sistemas.

   Outro fator importante a ser citado, é que para ser um bom programador de eventos, você deve ter o mínimo de percepção.  Um sistema não é só feito de comandos, também é feito de gráficos, efeitos, sons, enfim, uma infinidade de coisas que devem ser elaboradas JUNTAS com a programação, pois adicionar esses apetrechos depois de terminado fica um tanto quanto difícil em alguns casos.

   E pra finalizar, concluímos que todo e qualquer maker que se denomina eventer, deve trabalhar em suas habilidades, mas eu acho que isso deve ser tratado para qualquer maker, que siga qualquer área, você vai ver muitos erros, muitos bugs, mas se tiver a lógica certa, nada vai ser um empecilho muito grande...