O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Distribuindo o seu jogo

Iniciado por LoboShow, 13/04/2013 às 00:16

13/04/2013 às 00:16 Última edição: 13/04/2013 às 11:10 por lobozero

Introdução

Muitos, depois de terminarem o seu projeto, simplesmente postam-no na área de Jogos Completos e pronto, já fiz tudo o possível.  Claro que é de vontade de cada um querer divulgar a fundo ou não o seu jogo.  Então se você é desses que quer expandir o seu jogo para esse mundão a fora, esse artigo é para você!

Menor é melhor

Quando digo menor, não me refiro ao jogo ser pequeno em jogabilidade, mas sim no tamanho do mesmo em megas.  Cá entre nós, um jovem que nunca viu um RPG Maker na vida, der de cara com o download do seu jogo, com aqueles gráficos não muito bons, acha que ele vai baixar 150mb? É óbvio que não.
  Deixar o jogo muito grande é o erro de muitos Makers.  Esquecem de tirar o desnecessário, ficando recursos não usados ocupando espaço no tamanho do jogo.  Vamos eliminar tudo que não seja necessário!
  Recursos Gráficos: Animações, Battlers, Chars e tiles não usados podem ser deletados.  Como a melhor forma de distribuição do jogo é com o RTP incluso, devemos também tirar os gráficos não usados do RTP, já que a maioria não usa.
  Recursos Sonoros: Por padrão o RPG Maker tem vários sons que podem muito bem ficar mofando lá na pasta do jogo.  Elimine TUDO o que não irá usar de sons (cuidado para não eliminar recursos que estãos sendo usados no jogo).  E cuidado também para não adicionar recursos de terceiros que não irá usar, pois também vão ficar lá ocupando espaço.
  Outros: Existem outras formas de deixar imagens PNG (as mais usadas) menores, como por exemplo o site PNG Otimizer.  Também existem outros programas que podem ajudar na diminuição do tamanho dos arquivos, basta pesquisar.

Pré-distribuição

Fazer uma distribuição do seu jogo adequada que é a chave do negócio.  Mas também temos que pensar na pré-distribuição.  Seguindo os passos abaixo é bem provável que o jogo fique bem mais acessível na distribuição.

Explicações: Na pasta do jogo deixe um bloco de notas (ou outro arquivo acessível para todos) explicando como iniciar o jogo, para alguém que nunca jogou algo no maker saiba como executar (existem muitos leigos por ai).
  Comprimindo: Como citei antes, a melhor forma é disponibilizar o jogo com o RTP incluso.  Se quiser crie até um instalador, frescuras nunca são demais.  Depois de tudo pronto, comprima usando o Winrar.
  Pré-Divulgação: A pré-divulgação é basicamente a preparação para a divulgação geral do projeto.  É aqui que criamos e preparamos a divulgação em vários meios.  Use e abuse dos meios de divulgação acessíveis (páginas no facebook, blog, tópicos em fóruns (prepare o(s) tópico(s)), canal no youtube e outros meios que você pretenda divulgar).
  Download: Quanto mais os jogadores terem opções de download do seu jogo, melhor.  Existem vários servidores na atualidade, muitos com seus prós e contras.  O ideal seria disponibilizar em vários (Mediafire, 4Shared, Mega e outros).  Quanto mais opções, melhor.

Distribuição

Agora é onde tudo começa.  Todo o seu trabalho como Maker será mostrado.  Lembrando que você deve sempre saber aceitar críticas para que, no futuro, consiga melhorar com elas.  Se for divulgar para o povo não maker, será visto por outros olhos e com certeza novas criticas aparecerão.

Colocando tudo no ar: Tudo o que você preparou na pré-distribuição é hora de por em prática.  Lembre-se de sempre estar divulgando seus links em redes sociais, pois é uma fonte de divulgação enorme e que cresce a cada dia.
  Fóruns: Existem vários fóruns que você pode divulgar o seu jogo: UOL, Game Vicio, Tribo Gamer, POP Games, entre outros.  Lembre-se também que existem vários fóruns (mesmo pequenos) de assuntos varidos que podem aproveitados.
  Sites de Downloads: Sabemos que existem vários sites grandes de downloads.  A melhor forma de entrar em contato é via email, então lembre-se: Seja sempre educado e direto ao ponto, sem girias e sempre bem claro no que está divulgando, mostre o que você está querendo.  Baixaki, SuperDownloads, Baixe Turbo, BaixeTudo, entre outros (pesquise!).
  Amigos: Divulgue para amigos, familia, inimigos, vizinhos e tudo o mais.  O mais legal de se criar um jogo é mostrar para os amigos.  Só pelo fato de mostrar que foi você que fez, já vai deixá-los bastante interessados!

13/04/2013 às 11:06 #1 Última edição: 13/04/2013 às 11:11 por Sped RvdD
Cara muito bom seu tópico e ajudará com toda certeza várias pessoas.
Eu ja tinha percebido isso antes, não muito tempo atrás, e o Facebook é uma das maiores formas de divulgação.

Se alguem quiser visitar o Blog do meu jogo:
http://freebirdstudio.tumblr.com/

OFF:
Tem um erro de português,
"...Se for divulgar para o povo não maker, será visto por outros olhos e CONCERTEZA novas criticas aparecerão."

Citação de: Sped RvdD online 13/04/2013 às 11:06
Cara muito bom seu tópico e ajudará com toda certeza várias pessoas.
Eu ja tinha percebido isso antes, não muito tempo atrás, e o Facebook é uma das maiores formas de divulgação.

OFF:
Tem um erro de português, "concerteza"  :ok:
Valeu cara, é essa a intenção de ajudar mesmo.  E que errinho besta de portuga hein, pqp.  Ultimamente ando errando muito coisas que eu sei, como por exemplo escrever "certo" com "s".   :facepalm:

Todo mundo comete erros de "portugueis".
e Certo com "s" ja é meme UAEHUAHEAUE

Realmente, li e re-li inúmeras vezes e vou mesmo seguir isso, vejo que meus projetos acabam pesando e a linha é sempre a mesma: Coisas inúteis dentro.

"Se alguem quiser visitar o Blog do meu jogo:
http://freebirdstudio.tumblr.com/"

Cara, não sei quanto a mim, mas só um off aqui, existe uma empresa chamada FreeBird e trabalha com RPG Maker. ):

-

Mas, obrigado MESMO por abrir meus olhos. Eu ia fazer uma coisa horrível sendo que da pra evitar. : /

Nossa cara, adorei a matéria, realmente, nunca pensei sobre se os "não-makers" baixariam jogos pesados assim, obrigado por postar cara. =3

Off: Se eu um dia eu finalmente deixar de preguiça e voltar ao maker sigo essa matéria com certeza. hue

Citação de: TeslaHero online 14/04/2013 às 00:06
Mas, obrigado MESMO por abrir meus olhos. Eu ia fazer uma coisa horrível sendo que da pra evitar. : /
De boa cara, é essa a ideia: Dar uma luz para os makers. xD  Mas isso que citei no tópico é o básico mesmo, então qualquer um pode seguir perfeitamente.

Citação de: Henry11 online 14/04/2013 às 09:48
Nossa cara, adorei a matéria, realmente, nunca pensei sobre se os "não-makers" baixariam jogos pesados assim, obrigado por postar cara. =3
Eu descobri esse lance de "non-makers" uma vez que publiquei um tópico de projeto meu em um fórum de design (que não tinha nada a ver com o maker).  O pessoal gostou bastante e ficava sempre perguntando quando ia sair uma demo ou algo do tipo.  Quando lancei uma demo com uns 80mb eles já ficaram de cara fechada... hehehe.  O negócio é tentar deixar o jogo o menor possível.

Obrigado pelos comentários.

É uma boa, Canino Uivante.

Eu penso em divulgar bem meu projeto quando o terminar
(se é que eu termino aquilo algum dia  :¬¬:), mas não tinha
muita ideia do que fazer a não ser postar em fóruns relacionados.
Mas essas dicas de sites aí são uma boa, esses tempos que vi
que, mesmo "fracos" se comparados aos jogos da atualidade,
os projetos no maker despertam uma... curiosidade em ver da
galera.
E vou dar uma revisada no tamanho também, acho que é onde
mais peco... hehe.

15/04/2013 às 14:57 #8 Última edição: 26/12/2013 às 14:41 por Speed
Citação de: TeslaHero online 14/04/2013 às 00:06
Realmente, li e re-li inúmeras vezes e vou mesmo seguir isso, vejo que meus projetos acabam pesando e a linha é sempre a mesma: Coisas inúteis dentro.

"Se alguem quiser visitar o Blog do meu jogo:
http://freebirdstudio.tumblr.com/"

Cara, não sei quanto a mim, mas só um off aqui, existe uma empresa chamada FreeBird e trabalha com RPG Maker. ):

-

Sério? o.o
Não sabia obrigado por me avisar, se bem que o nome é FreeBird Studio p.p

Legal a matéria, principalmente por se tratar de uma das fases mais importantes, e que poucos dão a devida atenção, não canso de ver jogos com 200mbs e... meio sem nexo pelo conteúdo e talz daquele jogo.

Bom, como sempre suas matérias são diretas e bem feitas, parabéns lobo ^^

Valeu pelas dicas, lobozero  :ok:

Tentei enviar o Dead City para o Baixaki. Eles avaliaram apenas com prós e já tem 1258 downloads *-*

Aqui está o link pra quem quiser ver: http://www.baixaki.com.br/download/dead-city.htm

Citação de: Victor online 20/04/2013 às 15:27
Tentei enviar o Dead City para o Baixaki. Eles avaliaram apenas com prós e já tem 1258 downloads *-*
Hehehe, essa é a ideia. xD  Parabéns pelos downloads e pelos prós.  Se todos os makers que tivessem jogos completos divulgassem assim, concerteza o nosso querido Maker seria bem mais divulgado.

Citação de: Victor online 20/04/2013 às 15:27
Valeu pelas dicas, lobozero  :ok:

Aqui está o link pra quem quiser ver: http://www.baixaki.com.br/download/dead-city.htm
Parabéns pelo sucesso manolo!
Enfim, isso prova que dá pra arriscar no Baixaki. Só não fiz isso porque fico com algumas restrições devido a musicas usadas e alguns gráficos ripa(rouba)dos que utilizei, não sei se aprovariam um jogo nessa situação.

Sobre a matéria, falou que ia fazer e fez mesmo! Excelente trabalho Lobo!

Citação de: GuilhermeDL online 20/04/2013 às 22:31
Enfim, isso prova que dá pra arriscar no Baixaki. Só não fiz isso porque fico com algumas restrições devido a musicas usadas e alguns gráficos ripa(rouba)dos que utilizei, não sei se aprovariam um jogo nessa situação.
Ah, tanta coisa que já vi irregular lá, acho que músicas e gráficos não seriam uma restrição.  E qualquer coisa é só arriscar, vai que eles postam mesmo. ;D

Obrigado pelo comentário.

Dicas muito úteis, me deparei com uma situação inusitada hoje.....em um grupo de Grand Chase no facebook, um cara postou um fangame que ele está criando com a engine VX.

E foi tirada agora......
Spoiler
[close]
A questão é... seu jogo é tal de anime?Divulgue em paginas do tal anime, você ganhará grandes fans e ainda mais lembrando que nem todos conhecem a engine, e neste caso acima o cara está usando o RTP........