O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gamification no Fórum

Iniciado por Rageo, 07/05/2013 às 22:40

07/05/2013 às 22:40 Última edição: 09/08/2019 às 23:32 por Victor Sena
Vim aqui dar uma sugestão ao fórum.
Alguns de vocês já devem saber o que o termo gamification significa.
Para os desinformados, aqui vai um breve resumo.

[box class=titlebg2]Gamification[/box]
Uma definição para gamification seria a seguinte:
Aplicação de elementos de jogos e técnicas de game design a assuntos não necessariamente relacionados a jogos.

Explicando em outras palavras, quer dizer usar coisas que são comuns de jogos (Personagens, Experiencia, Níveis, Score, entre outros aspectos) e aplicá-los a coisas reais, sem necessidade de quaisquer ligação a jogos (Marketing, Estudos, Web, e, como vim sugerir aqui, Fóruns!).

Certo... Mas pra que diabos usar isto?

Bem, gamification tem o simples objetivo de motivar! Motivar pessoas a consumirem um produto, motivar pessoas a seguirem certa regra, motivar pessoas a interagir a algum meio.
Afinal, jogamos jogos por pura vontade própria, voluntariamente, por que somos motivados a isto.

[box class=titlebg2]Gamification já presente no fórum[/box]

De certa forma, já temos algumas coisas "gamificadas" por aqui. Algumas que eu pude perceber foram:

1: Ouro. O mais perceptível exemplo de gamification no site no momento, acho que nem preciso dizer por que.
2: Equipamentos. Há uma série de equipamentos a venda no fórum, onde os membros podem comprar usando seu ouro, o que é outro claro exemplo de gamification.
3: Troféus. Na minha opinião, a melhor aplicação de gamification até agora no site. Nada melhor do que ser lembrado por algum feito que você fez com um troféu no seu perfil. :)

Certo... Foi tudo que eu consegui achar. u.u
Talvez tenha me passado algo despercebido, não sei.

[box class=titlebg2]Tá, mas e a sugestão?[/box]
Primeiro, minha sugestão é simplesmente esta:
Complementar a gamificação do fórum com mais elementos de games dos que os já presentes, aumentando assim a motivação dos jogadores (No caso, os membros. Mas como estamos falando de gamification, vou me referir a eles como jogadores) em interagir com o fórum.

O motivo de eu querer isto é por que acho que pode ser algo que vai fazer com que bem mais conteúdo seja colocado por aqui. :)

Bem, ao que interessa.
Primeiro, vou fazer uma pequena lista de algumas coisas (nada inovador, apenas as coisas mais comuns) usadas ao se fazer um sistema gamificado:

1. Score: O sistema de score consistiria em dar uma pontuação ao jogador por interação ao fórum. Entretanto, diferente do gold, este não seria algo onde os outros jogadores iriam lhe pontuar, mas sim um quesito automático. Você faz um tópico, ou responde a algum outro, o que seja. Isto vai lhe dar uma pontuação no seu score (Variada dependendo da ação: Criação de tópico ou resposta. E também da área onde foi postada).
Evitando o SPAM: Para evitar o spam ao aplicar este elemento, creio que o necessário seja apenas uma punição: Caso você faça SPAM em certas áreas apenas para ganhar pontos, você perde estes pontos ganhos mais uma porcentagem extra (Pra garantir que não repita o ato).

2. Leaderboard: Jogadores adoram competir. Se vocês fizerem um leaderboard, onde as pessoas que mais interagirem com o fórum, ajudarem outros jogadores, compartilharem mais conteúdo, etc possam estar, creio que vai motivar muitos a participarem. E como chegar no topo do leaderboard? Seu score + ouro + outras pontuações vai dizer!

3. Quests: Acho este o mais difícil de aplicar num fórum. Seriam missões diárias, que ao completá-las, você iria ser remunerado com ouro/score, talvez até mesmo equipamentos. Acho ela um tanto utópica, pois seria complicado fazer um computador entender exatamente o que cada pessoa terá que fazer em cada missão para dar aos jogadores suas recompensas ao faze-las. E, de certa forma, isto se assimila aos concursos (Com a única diferença de que estes seriam mais frequentes).

4. Niveis e Classes: Números! Títulos! Jogadores gostam de serem reconhecidos por algo, receberem promoções. Passar de um Clandestino a um Cavaleiro Real é um grande ato! E quem sabe se tornar depois um Guardião Sagrado, ou um Lorde das Trevas? Certo... Acho que comecei a viajar um pouco. O que eu quero dizer é, se vocês fizerem um sistema onde você possa, não apenas evoluir, mas ver esta evolução em seus títulos, vai dar uma boa satisfação aos jogadores.

[box class=titlebg2]Finalizando[/box]

Acho que enrolei mais do que sugeri :x
Peço desculpas por isto u.u

E, bem... Não peço que vocês sigam nenhuma dessas sugestões, ou usem algum dos exemplos que eu citei. Só queria mostrar um pouco sobre como gamification pode deixar este fórum ainda melhor. E os exemplos que eu dei são apenas algumas coisas simples, caso a staff deseje gamificar esta comunidade, tenho certeza que podem pensar em coisas ainda melhores :)

É só isso... Até.
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.

Interessante.

Na verdade o que você está sugerindo é um sistema de Score, onde cada mensagem que o membro fizer, ele aumente 1 ponto, isso? É meio estranho porque seria praticamente o mesmo número de mensagens do membro, e além disso se fosse pra colocar mais pontos dependendo da ação do membro ficaria difícil de configurar algo assim.

Por isso acredito que o sistema de Ouros já é suficiente, mas podemos aderir a ideia de destribuir Ouros à quem se destacar semanalmente por trazer conteúdo e/ou participar ativamente daqui, vou debater isso com a staff.

O leaderboard já existe nas Estatísticas, no Top 10 Mais Ricos é possível ver quem tem mais dinheiro.

As quests é um conceito meio parecido com nossos concursos, onde o vencedor sempre recebe uma quantia em Ouro.

Já Níveis e Classes já foi discutido e preferimos não diferenciar membros por seu número de Ouro ou Mensagens, todos aqui somos iguais portanto uma barrinha não vai diferenciar muito.

Acho que é isso ... ah, queria dizer que já temos um 'gamification' previsto desde a antiga CRM para entrar no ar, mas estamos desenvolvendo ainda um pouco melhor.

Uhtred, primeiro, obrigado pelos esclarecimentos em relação a certos aspectos do fórum.
Sou um tanto novato, não estava ciente deles.

Sobre o score  não digo um ponto por mensagem, isto seria inútil. Na verdade penso em números mais variáveis, com algum tipo de critério.

E eu entendo seu ponto de vista que o leva a preferir o não uso de níveis e classes.

Bem, mas de qualquer forma, depois do esclarecimento, vejo que não há tanta necessidade desses aspectos. E como eu disse, eles são os mais comuns.

Mas digo que vocês estão de parabéns, está comunidade me parece cada vez mais interessante. :)
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.

Uma coisa que iria motivar os membros nestes tempos de apocalipse(pro mundo maker parece XD), seriam alguns concursos, não precisa nem dar um troféu, sendo apenas ouro, ou até mesmo como prêmios tal equipamento....isto faria os membros interagirem mais....

Esses sistemas de recompensas parecem lindos na teoria, mas na prática temos provas demasiadas de sua ineficiência quando o assunto é criatividade.

A qualidade sempre diminui, o interesse dos membros idem. Isto pelo fato dos membros passarem a associar cada vez mais estas atividades criativas, como criar um jogo, com as recompensas que conseguem ao concluir estas tarefas, e após conseguir esta recompensa, ficam desmotivados. É por isso que os alunos em escolas estão cada vez menos motivados, todas as atividades são direcionadas a notas, o que faz com que os estudos sejam direcionados a uma prática desmotivante.

Como exemplo próprio, quando estava no Segundo Ano do EM decidi largar a escola, já tendo estudado sobre toda a ineficiência deste sistema de Recompensa e Punição, nunca me senti tão motivado na questão do aprendizado. O ser humano é curioso por natureza, mas quando você relaciona as práticas de uma pessoa a uma determinada recompensa, como se ela fosse um robô, a curiosidade é disperdiçada, levando a resultados de baixa qualidade.

O incentivo deve ser quanto ao aprendizado, não quanto a recompensa recebida na realização de uma determinada tarefa.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.