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Vamos Aprender! - Aba Habilidades

Iniciado por Shephiroth, 30/11/2012 às 22:15







Apresenta
[box class=catbg2]Introdução[/box]
[box class=windowbg2] O projeto Vamos aprender! foi criado na intenção de ajudar e auxiliar na hora da criação de um game. O projeto também faz parte do One Winged Angel Labor, e a principio constará com tutoriais simples e básicos, passando aos mais dificeis e avançados. Procurarei criar tutoriais variados e diferentes do convencional, tentarei explicar como funciona muitas partes do maker que muitos não sabem, e os que sabem não ensinam, ou deixam essa parte passar batida. Bem vamos ao que interessa?
[/box]
[box class=catbg2]Aba Habilidades[/box]
[box class=windowbg2]
Compatibilidade: RMVXAce / VX
Dificuldade: Iniciante

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FAQ
FAQ

O que é essa Aba?
R- Nessa aba você pode editar/adicionar Habilidades, essas por sua vez são essenciais em um jogo de RPG.

Onde eu posso achar isso?
R- Dentro da Database (F9) na aba Habilidades.
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São configurações simples, e vou apenas dar um breve resumo explicando o que cada uma faz. Lembrando que é voltada para os INICIANTES. Ambas Abas são bem parecidas, então farei um resumo por cima de ambas categorias.


Spoiler
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  • 1 - Lista de Habilidades - Aqui você pode selecionar uma Habilidade, alterar, deletar ou criar novas.
    Para que serve?
    Como nas outras Abas, aqui você pode listar, selecionar, alterar deletar ou adicionar mais Habilidades ao seu game! Para aumentar o limite, no final desse quadro tem um ícone "Número Máximo" basta alterar esse número.


  • 2 - Configurações Básicas: Nome - Aqui você pode alterar o nome da Habilidade.
    Para que serve?
    Simples, aqui você pode adicionar um nome a Habilidade, simples, porém bem útil, lembrando que esse nome aparecerá no Menu principal e nas Batalhas do jogo.


  • 3 - Configurações Básicas: Ícone - Aqui você pode definir um ícone a sua Habilidade.
    Para que serve?
    Aqui você pode adicionar um Ícone a sua Habilidade, para isso basta dar dois cliques no quadrado, e escolher entre os inúmeros ícones dispostos. Para adicionar mais ícones basta cola-los em um TEMPLATE e colar na pasta Graphics>System com o nome "Iconset" e a imagem deve estar em PNG. Isso vale para ambas Abas, é importante lembrar que se você importar outro íconset o antigo ira sumir, então o melhor a fazer é criar um íconset só, aumentando o comprimento do template. Existem vários templates já feitos com centenas de ícones.


  • 4 - Descrição - Aqui você pode criar uma descrição a sua Habilidade.
    Para que serve?
    Aqui você pode criar uma pequena descrição para sua Habilidade, vale lembrar que essa informação ficará exposta no menu e no menu de batalha (caso use o padrão do maker).


  • 5 - Tipo de Habilidade - Aqui você pode definir qual o tipo de sua habilidade.
    Para que serve tudo isso?
    Essa parte é crucial para a criação de uma habilidade, é aqui que você define o tipo Seja Habilidade ou Magia, ou outra que você venha a criar..


  • 6 - Custo de MP - Aqui você pode definir quanto MP a Habilidade consumirá.
    Para que serve?
    Aqui você define quanto MP (Magic Points) a Habilidade/magia irá consumir, serve também como um Chakra, Ki, Cosmo, etc...


  • 7 - Custo de TP - Aqui você pode definir quanto TP a Habilidade consumirá.
    Para que serve?
    Aqui você define quanto TP a habilidade/magia consumirá, o TP é uma barra nova para o Maker, novidade do Ace também, e conta como uma barrinha extra, pode ser usada para habilidades especiais, como os famosos Limit Breaks de Final Fantasy...


  • 8 - Área de Efeito - Aqui você pode define o Alvo da Habilidade.
    Para que serve?
    Simples como o título, aqui você define o alvo da Habilidade/Magia, como 1 inimigo, todos inimigos, 1 aliado, todos aliados, etc...


  • 9 - Usável em: - Aqui você define a permissão de uso da Habilidade
    Para que serve?
    Aqui você define em qual momento o personagem poderá usar essa Habilidade, se for por exemplo uma Habilidade de Cura, essa pode ser usada fora da batalha, então é isso que deve estar marcado...


  • 10 - Velocidade - Aqui você define a Velocidade da Habilidade.
    Para que serve?
    Quanto maior for a velocidade da Habilidade mais rápida ela é lançada.


  • 11 - Precisão - Aqui você define a Precisão da Habilidade.
    Para que serve?
    Quanto menor for a Precisão, maior a chance do golpe falhar, simples assim.


  • 12 - Acertos - Aqui você define quantas vezes o golpe será feito.
    Para que serve?
    Se você colocar 2 acertos por exemplo, a Habilidade irá dar dano 2 vezes, é uma boa para habilidades ninjas, ou os proprios Combos.


  • 13 - Ganho de TP - Aqui você define a quantidade de TP que você poderá ganhar.
    Para que serve?
    O TP é uma barra especial, onde você pode desferir golpes especiais e outras ações na batalha.


  • 14 - Tipo de Ataque - Aqui você define o tipo de ataque.
    Para que serve?
    Entre ataque normal (não pode ser contra-atacado), ataque fisico (pode ser contra-atacado) ou ataque mágico (pode ser contra-atacado mágicamente).


  • 15 - Animação - Aqui você define a Animação da Habilidade.
    Para que serve?
    Aqui você define a Animação da Habilidade (se ela tiver uma animação). Você pode adicionar mais Animações indo na Aba Animações (avá), para mais informações sobre essa aba veja o tutorial "Vamos aprender! - Aba Animações".


  • 16 - Mensagem de Ação -Aqui você define uma mensagem de ação.
    Para que serve?
    A mensagem de ação é reproduzida durante a batalha, para identificar que o Heroi X usou a Habilidade Y, você pode mudar essa frase aqui, com os botões rápidos (Conjurou, Lançou e Usou) basta clicar neles que a frase é criada automaticamente, ou basta escrever como desejar.


  • 17 - Requerimento de Arma - Aqui você define se a Habilidade precisa de uma arma ou não.
    Para que serve?
    Caso seja uma Habilidade que precisa de uma Adaga para ser lançada, você define isso aqui.


  • 18 - Dano - Aqui você define o dano que a Habilidade causará..
    Para que serve?
    Um tanto quanto complexo, essa parte mostra a equação de Dano referente a Habilidade, para entender melhor essa parte veja o tutorial Fórmulas de Cálculo de Dano: Do Básico ao Avançado feito pelo Basch.


  • 19 - Efeitos ao Usar - Aqui você adiciona efeitos a sua Habilidade.
    Para que serve?
    Caso seja uma Habilidade que não tenha Dano, e seja para Recuperação de HP é aqui que você vai definir isso, para adicionar um efeito dê 2 cliques na ultima linha desse quadro, aqui você pode adicionar efeitos desde Recuperar HP, Anular Nocauteado (renascer) entre outros, etc...


  • 20 - Notas - Aqui você pode adicionar alguma Observação ou anexar algum Script.
    Para que serve?
    Aqui você pode Simplesmente adicoionar alguma Nota, observação ou anexar algum script a essa Habilidade.

    [/box]
    [box class=catbg2]Observações finais[/box]
    [box class=windowbg2]Pronto   :XD:
    Espero que não tenha sido cansativo de ler tudo isso, e espero que tenha ficado direto e intuitivo. Se alguém tiver alguma dúvida basta perguntar. Algumas informações foram espelhadas na aba Ajuda do próprio Maker. As imagens estão em Preto e Branco propositalmente para que fiquem mais leves[/box]
    [box class=catbg2]Créditos[/box]
    [box class=windowbg2]- A mim Shephiroth, por criar e dispor o tutorial.
    - E a você por estar lendo este tópico![/box]
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