O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutoriais Básicos #01 - Tempo de Jogo por Pictures ( + DEMO )

Iniciado por Avenger_B7, 27/05/2013 às 15:38

27/05/2013 às 15:38 Última edição: 02/06/2013 às 20:29 por Avenger_B7

[box class=titlebg2]
O Que é?
[/box]
[box class=roundframe]Tutoriais Básicos é o nome que eu criei para a série de tutoriais e sistemas que serão postados, na medida do possível, em todos os fóruns/comunidades de RPG Maker. A maioria dos tutoriais e sistemas dessa série será retirada do pacote que o Tanatos me disponibilizou. Com o tempo eu irei organizar a explicação e, se possível, criar uma demo para facilitar a compreensão.[/box]

[box class=titlebg2]
Tempo de Jogo
[/box]
[box class=roundframe]
Tempo de jogo é um sistema criado por mim para ser o primeiro dessa série. É muito fácil criar um sistema desse embora seja trabalhoso. Acompanhe a explicação logo abaixo.
[/box]

[box class=titlebg2]
Primeiro Passo
[/box]
[box class=roundframe]
Criaremos um evento no mapa em Início Automático com os seguintes comandos: variável 'segundos' = 0 / variável 'minutos' = 0 / variável 'horas' = 0... Esse comando é meio inútil já que as variáveis começam com um valor nulo. Eu os coloquei aí para nomear as ID's. Adicionar um item : Tempo de Jogo. E um "Erase Timer Events". Se tudo deu certo, deverá ficar assim:
Spoiler
[close]
[/box]

[box class=titlebg2]
Segundo Passo
[/box]
[box class=roundframe]
Aperte F8 para abrir o Banco de Dados. Vá na aba Eventos Comuns  e coloque os seguintes comandos, lembrando que nesse primeiro evento comum iremos atribuir o sistema de relógio. Ou de hora. O corpo dele será que a cada segundo aumenta a variável 'segundos' em uma unidade: Wait 1.0s > Agora aumente a variável segundos em uma unidade. Variável 'segundos' Set + 1 > Devemos informar o que irá acontecer caso var[segundos] seja igual a 60. Fork: var[segundos] = 60, então var[minutos] + 1 e var[segundos] = ). Agora adaptemos caso minutos seja igual a 60. Repita o processo, invertendo as variáveis. Fork: var[minutos] = 60, então var[horas] + 1 e var[minutos] = ). Veja como ficou:
Spoiler
[close]
[/box]

[box class=titlebg2]
Terceiro Passo
[/box]
[box class=roundframe]
Aqui criaremos o mecanismo de quando abrir o Tempo de Jogo, aparecer as HUD's e quando clicar, novamente, apagá-las. Porém, a contagem irá continuar, óbvio. Crie um outro evento comum em Processo Paralelo, com uma switch de disparo igual à switch do item // Utilizei 'Controle de Switch'. Crie uma Fork com uma outra switch // que fará a relação do tempo, mostrando a HUD. Eu chamei de Tempo de Jogoe marque a caixa de exceção. Se a segunda switch estiver ligada, desligue as duas switches anteriores e um Wait 0.2 para não dar lag. Caso ela já esteja desligada, ligue esta mesma switch e desligue a switch de disparo, seguido de um Wait 0.2s. Comandos:
Spoiler
[close]
[/box]

[box class=titlebg2]
Quarto Passo
[/box]
[box class=roundframe]
Esse passo é o mais chato. Sugiro que copiem e cole os códigos no teu projeto, diretamente. Eu não o explicarei por completo, vejam a demo. > Crie um Evento Comum em Processo Paralelo começando pela mesma switch de antes. // Tempo de Jogo. Só por precaução, a switch de disparo desse evento não é a mesma do anterior. (y) O esquema aqui é criar uma condição para cada valor possível de segundos, minutos e horas. Ou seja, 60. Pois é, amigo, você vai ter que criar 180 condições. s2 ... Fork: var[segundos] = 0 então mostre a HUD [1] representando 0 nas coordenadas desejadas. E apague a HUD [2]. // Por que apagar a HUD [2], sendo que eu nem a declarei? Pois é, os segundos, minutos e horas têm dois dígitos, então precisaremos de duas imagens para cada um deles. Ao todo, 6 imagens são necessárias. Fork: var[segundos] = 1, então mostre a imagem [1] que represente o algarismo 1. Lembrando que o número dentro dos colchetes [] representam a ID da picture. Repita o processo para todos os outros valores para as variáveis segundos, minutos e horas. Exemplo:
 Veja a demo para conhecer o código completo.
[close]
[/box]

[box class=titlebg2]
Quinto Passo
[/box]
[box class=roundframe]
Bem, esse é o mais tranquilo. Crie mais um evento em Processo Paralelo sem switch de disparo com o seguinte comando: Fork:[Tempo de Jogo = OFF] então apague todas as mensagens: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Ficando dessa maneira:
Spoiler
[close]
// Eu poderia ter colocado esse comando no primeiro evento comum que também não tem switch de disparo mas ele tem um Wait de 1.0s que atrasaria o fechamento do contador.

Tome de brinde o status de como o item deve ser criado:
Spoiler
[close]
[/box]

[box class=titlebg2]Imagens[/box]

[box class=roundframe]
Spoiler
[close]

[box class=titlebg2]
Créditos
[/box]
[box class=roundframe]Avenger_B7 pela criação do sistema.

B.loder pelos buttons.

Tanatos pelo pacote de tutoriais.[/box]

Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Acho legal quando alguém ao invés de dispor pronto, ensina como fazer, isso pelo menos incentiva a mexerem um pouco no maker, ao invés de pegarem tudo pronto xD, o tuto ficou muito bem explicado, parabéns e melhor ainda, feito no 2k/2k3, oque me traz lembranças muito boas *-*, parabéns.

Olha, um tutorial, que coisa rara :O
Realmente, o tutorial ficou bem organizado, estou baixando o RM2K só para poder dar uma olhada na demo e ver como o código ficou feito na íntegra(não gosto de ficar olhando por imagens), faz uns belos meses que eu nem dou uma praticada com eventos, mas, creio que eu ainda sei o suficiente para entender o funcionamento de um sistema xD

Citação de: Raizen online 27/05/2013 às 15:46
Acho legal quando alguém ao invés de dispor pronto, ensina como fazer, isso pelo menos incentiva a mexerem um pouco no maker, ao invés de pegarem tudo pronto xD, o tuto ficou muito bem explicado, parabéns e melhor ainda, feito no 2k/2k3, oque me traz lembranças muito boas *-*, parabéns.

hehehe' valeu por comentar... Poxa, realmente, eu fico muito feliz quando consigo terminar um tutorial bem resumido e explicado. Dá aquela sensação de dever cumprido. Ainda mais na 'minha área'. Vejo que essa categoria é muito parada em todos os lugares. Dei sorte de ter conhecido o RM2k primeiro. Vou me esforçar para levar esse 'projeto' a sério. o//

Citação de: Yukii-kun online 27/05/2013 às 15:52
Realmente, o tutorial ficou bem organizado, estou baixando o RM2K só para poder dar uma olhada na demo e ver como o código ficou feito na íntegra(não gosto de ficar olhando por imagens), faz uns belos meses que eu nem dou uma praticada com eventos, mas, creio que eu ainda sei o suficiente para entender o funcionamento de um sistema xD

Nossa. kkkkk' Eu acho que devo dizer que estou, no mínimo, honrado por alguém baixar a engine para ver um determinado sistema. Ficou bem simples, não quis deixar otimizado por dois motivos: Para que novatos conseguissem entender e porque eu também não sei... kkkkkkkkkk' Não quis fazer com o Destiny para não complicar. Obrigado, gente! (y)

Pelo que eu vi o tutorial está bem legal, vou dar uma lida melhor mais tarde.
Parabéns pelo tutorial.

Citação de: Tiaguu online 27/05/2013 às 16:16
Pelo que eu vi o tutorial está bem legal, vou dar uma lida melhor mais tarde.
Parabéns pelo tutorial.

Opa, valeu, fera. Eu acho que está sim. Até mais. (y)

Qualquer dúvida pode perguntar. o//

Citação de: Avenger_B7 online 27/05/2013 às 16:00
Citação de: Yukii-kun online 27/05/2013 às 15:52

Nossa. kkkkk' Eu acho que devo dizer que estou, no mínimo, honrado por alguém baixar a engine para ver um determinado sistema. Ficou bem simples, não quis deixar otimizado por dois motivos: Para que novatos conseguissem entender e porque eu também não sei... kkkkkkkkkk' Não quis fazer com o Destiny para não complicar. Obrigado, gente! (y)

É, o Destiny teria complicado bastante a situação. Eu nunca usei muito o 2k e por conta disto não estou familiarizado com ele. Se este fosse o RMXP ou VX eu diria que poderia ter usado o Pressionar Tecla para acionar o sistema, mas pelo que vi, esta função no 2k ainda era muito pouco desenvolvida(únicas teclas aceitas são direcionais, enter e esc).

Só teve um erro no código(ao menos só um que eu vi imediatamente), que foi o fato de você ter usado o comando "Apagar Evento". Se você colocar Apagar Evento em algo que usa Processo Paralelo e depois sair do mapa, quando você retornar ao mapa do evento ele vai acontecer novamente pois você não o desligou definitivamente, o que pode ser um problema se o evento for ativado em um mapa que precisa ser revisitado, já que o evento reinicia a contagem.

Citação de: Yukii-kun online 27/05/2013 às 16:23
Só teve um erro no código(ao menos só um que eu vi imediatamente), que foi o fato de você ter usado o comando "Apagar Evento". Se você colocar Apagar Evento em algo que usa Processo Paralelo e depois sair do mapa, quando você retornar ao mapa do evento ele vai acontecer novamente pois você não o desligou definitivamente, o que pode ser um problema se o evento for ativado em um mapa que precisa ser revisitado, já que o evento reinicia a contagem.

Obrigado por ter reportado esse erro. Agora que você disse, eu notei que esqueci desse detalhe.

Basta a pessoa utilizar esse evento na introdução.

Mas nem precisa, porque as variáveis já começam com 0.

O único comando importante ali é o acréscimo do item. =)

Ficou muito bacana, e é bem simples de se fazer, vai ajudar e muito com certeza, obrigado por nos dispor xD
.

Citação de: Shephiroth online 27/05/2013 às 17:07
Ficou muito bacana, e é bem simples de se fazer, vai ajudar e muito com certeza, obrigado por nos dispor xD

De nada, bro! (y)

Espero que ajude mesmo e uma certa galera aí use.

Té mais. o//