O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Sign + Smudge

Iniciado por Elyven, 29/05/2013 às 04:55

29/05/2013 às 04:55 Última edição: 01/06/2013 às 16:26 por Elyven
[box class=titlebg2][/box]
Olá pessoal paz! Hoje vou ensinar como se aplica um Smudge e vamos juntos fazer uma Signature. O real objetivo é prestar atenção nos passos. A Signature é um exemplo dos passos aplicados. Seguindo meus passos, vocês irão criar lindíssimas Signs e coisas relacionadas ao design gráfico + manipulação de imagem. O tutorial foi improvisado como sempre faço. Foi muito complicado gente, eu havia feito tudo e meu Pc reiniciou e perdi tudo. Mas voltei a fazê-lo, e aqui está! Então vamos lá? Boa sorte, guys!

[box class=titlebg2]
*Nível de Photoshop: Iniciante/moderado
*Efeitos que vocês irão aprender: Smudge, posicionamento das C4DS,Tratamento,Iluminação, colorir.
*Resultado final:
*Exemplos de Jobs ( sim, são meus e eu fiz para lhe darem exemplos que meus passos funcionam)que poderão fazer com os passos do meu tutorial:

Tutorial Blighty Muse England
[/center]
Spoiler
Passo 1: Antes de tudo vocês deverão escolher uma boa dimensão e pensar numa coisa: O que você quererá fazer? Eu escolhi uma modelo real e vou trabalhar com o Smudge. Para isso, vamos tentar criar um estilo próprio na Signature.  Com o Photoshop aberto, clique em "arquivo" e abrir nova imagem 480x150.

Passo 2: escolher um BG (Pano de fundo). Vamos neste tutorial trabalhar o próprio BG. Depois de escolher sua render, vamos usá-la como BG. Redimensione ela para um tamanho um pouco maior. A primeira camada já está formada. Vamos renomear esta camada com a render redimensionada para "BG". A minha ficou assim:

Passo 3: Com o BG redimensionado, vamos colocar por cima dele ( o que vai criar uma nova camada) e redimensionar nossa render. Temos agora um conjunto, que dará sessão ao trabalho que está por vir. Redimensione sua render. Eu por exemplo, escolhi esta modelo que está deitada num tipo de bandeira inglesa. Você pode fazer uma combinação escolhendo uma render bacana e uma bandeira de um país qualquer. Veja só como ficou?

Passo 4: Você precisará desmarcar os "olhinhos" Deixe apenas uma camada ativa. A camada do BG. Com a camada do BG marcada, iremos agora aplicar o Smudge, Escolha um tipo de "brush", pincel bem legal e vai borrando o BG. O foco aqui é seguir um "flow" e para isso, faça levemente e distribua o Smudge por todo o BG em coordenadas. Se quiser fazer efeitos circulares também pode. Só não desvie demais do foco que é o "Flow". Meu BG ficou assim:

Passo5 Feito isso, agora marque a caixinha que está o "olho" da próxima camada ( que está por cima) e uma render inteira vai aparecer. Marque esta camada que está a render porque iremos trabalhar ela. Provavelmente você adquiriu um resultado parecido com este:

DICA: Faça uma harmonia entre o BG que você escolheu ( uma bandeira por exemplo) ou a própria render redimensionada um pouco maior. Como foi meu caso.
Passo 6: E, com a camada da render selecionada, aplique um Smudge nas bordas dela. Agora temos uma render mesclada com o BG. Vejamos o resultado:

Passo 7: Já temos uma boa harmonia para ser trabalhada. O Smudge já fora aplicado. Você poderá trabalhar bem este smudge se quiser um efeito melhor. Ficará de acordo com sua criatividade de brincar com os milhares de Brushs existentes. Por hora, está feito. Agora vamos aplicar uma C4D modelada e tratada para dar aquele charme. Prestem atenção nestes passos. São passos importantes para modelagem e tratamento da C4D.
Método A: Escolha sua C4D pensando seriamente no  "charmear" sua Signature. Como estamos trabalhando com Smudge, teremos que bolar um estilo que segue seu Flow" Eu escolhi esta aqui:

Método B: Agora iremos aplicar um efeito de "Distorção" na C4D. Para isso, vá em filtros, distorção+ondas. Isso irá abrir uma janela. Mexa nestas opções para adquirir uma melhor distorção para sua C4D.

Passo 8: Feito isso, vocês irão colar por cima da render e ajustá-la. Coloque o "blending mode" aquela janela de filtros que fica acima das camadas e escolha a opção:  Subexposição Linear (adicionar).  Dê um Ctrl+u para ajustar também suas cores, mexendo na saturação, matiz, luminosidade. A dica depois de aplicar ela é usar sempre a borracha como sua melhor amiga e dar aquelas apagadinhas. Podem testar outros filtros mas este aqui, para a primeira aplicação é muito boa. É o famoso Soft Light! Vejam como ficou?

Passo 9 - Vamos escolher agora a segunda C4D e colocar o filtro (blending mode) em: Subexposição de cores! E ajustá-lo em algum canto da Sign. Ajuste também suas cores como fizeram com a anterior. Eu optei por escolher um estilo em que a modelo irá tomar um banho de tinta. Foi complicado, mas consegui. Vocês podem seguir com sua criatividade e montar um estilo próprio. A minha ficou assim:

Passo 10: Já a nossa terceira C4D será posicionada e o filtro agora irá ser a opção: Subexposição de Cores. Trabalhar a harmonia destes filtros é muito importante porque a Signature vai recebê-lo perfeitamente. Mas pode-se testar os outros filtros também! Vejam como ficou:

Passo 11: DICA: Sempre retocar com a borracha! Foi muito complicado adquirir esta modelagem. Vocês deverão criar sua modelagem sempre apagando com a borracha e posicionando melhor a C4D.
Passo 12:E agora vamos posicionar a última C4D e deixar o filtro (blending mode) em Subexposição Linear. Dar aquela apagadinha com a borracha e posicioná-la. Ajustar também suas cores com Ctrl+u. Por fim, vocês já terão feito algo bem legal usando sempre a criatividade. Como eu queria que a modelo recebesse um banho de tinta, consegui este resultado:

Passo 13: Os passos à seguir é de suma importância porque iremos agora dar aquele tratamento. Agora crie uma nova camada. Vá na opção imagem: aplicar imagem. Você reuniu todo o trabalho em uma única camada. Vá na opção filtro: desfoque + desfoque gaussiano. Pode deixá-lo em 1,4 mesmo. 

Passo 14: E desta vez, vamos fazer algo diferente do primeiro tutorial. Não iremos usar a borracha! Deixe o efeito gaussiano como foi mostrado na imagem acima, provavelmente a sua também está assim e vamos fazer o seguinte: vocês irão mudar o modo do filtro para "sobrepor" adquirindo uma bela coloração na Signature.  Agora mexam na opacidade e mudem-na para 25. Esta regulagem varia de acordo com o resultado que vocês provavelmente estejam adquirindo. Ajuste ele do seu modo mesmo. A minha imagem já ajustada ficou assim:

Passo 15: Já estamos nos passos finais! Se chegaram até aqui criando um estilo meio que cabuloso vocês estão de parabéns! O importante são os passos, e com eles vocês aprenderão a andar! Agora façam assim: Crie uma nova imagem. Vá em imagem+ aplicar imagem. Na opção filtro, dê um *deixar nítido. No tutorial anterior usamos a opção " Nitidez Inteligente" mas aqui, vamos apenas marcar a opção "deixar nítido" e pronto. A imagem vai ficar assim, mas calma, vamos cuidar dela MAIS pra frente, porque agora vamos dar um "recolor" vamos colorir!!!!!

Passo 16: Vamos colorir nossa render! Vamos colorir tudo como crianças! Mas calma! Não é assim, né? Escolha alguma parte da render que deseja recolorir. Eu por exemplo, escolhi recolorir o cabelo da modelo.  Mas vocês poderão escolher um "ponto" para recolorir e mandar brasa. Crie uma nova imagem. Renomeie a camada para "ponto de iluminação". Dê um Ctrl+j e crie uma cópia de segurança caso vocês borrem tudo. Desmarque esta cópia e deixe ativada a camada anterior que vocês acabaram de criar. O modo de filtro estará normal mesmo, mas se quiserem trocar de uma vez para "Luz indireta" podem fazê-lo. No fim o filtro será esse. Escolha seu brush, uma cor, e dê o retoque na parte da render.  Como escolhi o cabelo, eu fiz assim:

Passo 17: Após dar os seus pontos de iluminação, vocês irão na opção de filtros e vão mudar para: Luz indireta. A principio vocês podem se assustar devido ao borrado, mas quando mudarem o filtro para "Luz indireta" vão adquirir um resultado legal. Vocês também podem testar outros filtros que combinem. Eu escolhi este mesmo. Vejam como ficou?

ATENÇÃO DICA IMPORTANTE: Aumente a imagem com a lupa até ver os pixels dela. Este momento é muito importante dar um acabamento com a borracha. Selecionem esta render, escolham a borracha e vão removendo os borrões que saíram foram do ponto! Usem o poder da lupa para ver onde ficaram os borrões e limpe os pontos que você iluminou deixando o colorimento perfeito naquele local. Feito este passo, vocês notarão como sua Signature já ganhou vida!  Se quiserem parar aqui, ótimo! Vocês já deram passos suficientes. Mas querem continuar? Então vamos finalizar!

Passo 18 Agora vamos eliminar aquela nitidez aplicando alguns gradientes.  Vá na opção daquela bolinha preta e branca e escolha "mapa de degradê" coloque em cinza! A opção do filtro será: Luminosidade. O que acontece? As cores escuras ficarão claras e as claras ficarão escuras. Ou vice-versa. Isso vai deixar o Job harmonizado.

Passo 19 Escolha novamente a mesma opção de "mapa degradê"+ roxo,marrom +Luz indireta+ opacidade 12.

Passo 20 Feito isso, marquem agora a mesma opção da bolinha preto e branca e escolha desta vez, o filtro de fotos: Filtro de fotos+ Cor Cinza+ Densidade 49. A densidade vocês poderão ajustar de acordo com seu gosto.

Passo 21 Feito isso pessoal, vá novamente na opção da bolinha e ativem agora a opção: Matiz Saturação e faça uma regulagem bem suave. Apenas ajuste a barrinha da saturação, que neste caso, deixei como +4.  De acordo com o resultado de cada qual, será necessário prestar atenção nas cores de sua Signature.

Passo final: (Opcional). Bem gente, acho que conseguimos um resultado legal aqui. Espero que vocês também tenham conseguido bolar alguma Signature legal no estilo "Smudge". Este passo eu gosto de analisar a sign e ver se ficou faltando alguma coisa. E decidi dar um "ponto de iluminação final" nela.  Se vocês perceberem que ficou faltando alguma coisa, apliquem este ponto e feche sua Sign. O que iremos fazer é o seguinte: criar uma nova camada, mudar o filtro para sobrepor ( repare que agora que vamos usar esta opção) e escolher o brush. Como eu quero apenas dar uma escurecida na parte de baixo, deixei a cor preta mesmo. Caso vocês queiram clarear, deixa a cor como branca e tracem seus pontos finais. A minha ficou assim:

Conclusão: Bem, agora que vocês praticamente terminaram é só botar as bordas se assim, desejarem e colocar uma tipografia. Para isso, teremos que recorrer a tutoriais porque eu também não sei! XD Mas quando eu tiver manipulado bem vou criar um tutorial. A Tipografia é algo extremamente difícil que só treinando mesmo. Por fim, aqui está nossa loira banhada com tinta e bem colorida e no rodapé escrito: Inglaterra. Depois que eu trabalhar uma tipografia para esta Signature eu dou uma postada, pelo visto, vai ser um trabalho complicado. 

Considerações: Crie uma nova camada e selecione o lápis livre e escreva nesta camada: EU CONSEGUI! kkkkk  Brinks! Bem pessoal foi isso! Não ficou aquela coisa mil maravilhas mas o foco é o Smudge, coloração, tratamento, e os passos à seguirem! Vocês vão longe! Pratiquem!  Obrigada gente!

Render usada no Job! \o/
Spoiler
[close]
[/box]
by Elyven Velvet Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Elyven77@live.comƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
[close]

Se meu computador não tivesse queimado eu estaria testando esses tutoriais. :grr:

Pois ao meu ver, eles estão perfeitos  :*-*:

Quem diria, parece que foi ontem que tu começou a fuçar no photoshop, e agora ta até ensinando!!!!!  :'0':

Parabéns, é um ótimo tutorial, pena que não posso testa-lo.  :T.T:

Deve ser um orgulho fazer um tutorial tão criativo não é? Parece que você já conhece todas as ferramentas e modo de utilizar as stocks em seus benefícios. Realmente você é bem criativa por ter feito algo original. Nunca tinha visto você nesse nível, parabéns.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Esse ficou bom mesmo, o resultado também. Parabéns!

Mas foi você que criou ou essa sign foi resultado de um outro tutorial que leu?

Se você se inspirou em outro tutorial, seria legal postá-lo aqui também.

Gostei do tutorial, comecei a trabalhar com smugde faz pouco tempo e isso aí ajudou bastante no entendimento geral. O resultadi final também ficou muito bom.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

29/05/2013 às 13:56 #5 Última edição: 29/05/2013 às 14:09 por Elyven
Citação de: mathpeseg online 29/05/2013 às 09:46
Se meu computador não tivesse queimado eu estaria testando esses tutoriais. :grr:
Pois ao meu ver, eles estão perfeitos  :*-*:
Quem diria, parece que foi ontem que tu começou a fuçar no photoshop, e agora ta até ensinando!!!!!  :'0':
Parabéns, é um ótimo tutorial, pena que não posso testa-lo.  :T.T:
Mas os tutoriais ficarão guardados! Quando der, você poderá estudá-los! Obrigada! Acho que consegui um efeito 3D nas tintas. kkkkkk
Citação de: Pozinhofan online 29/05/2013 às 11:31
Deve ser um orgulho fazer um tutorial tão criativo não é? Parece que você já conhece todas as ferramentas e modo de utilizar as stocks em seus benefícios. Realmente você é bem criativa por ter feito algo original. Nunca tinha visto você nesse nível, parabéns.
Sim, estou muito orgulha! Uma baita dor de cabeça pra fazer este tutorial e claro. O estilo ficou bem doido! Obrigada, acho que estou evoluindo.
Citação de: Uhtred online 29/05/2013 às 12:32
Esse ficou bom mesmo, o resultado também. Parabéns!
Mas foi você que criou ou essa sign foi resultado de um outro tutorial que leu?
Se você se inspirou em outro tutorial, seria legal postá-lo aqui também.
Opa! Uth! Sim, sim tudo fui eu que criei. Sign, efeitos, tutorial e tudo o mais! Estou orgulhosa,eu acho. Foi realmente o primeiro tutorial e uma Sign de qualidade Smudgeada! Demorei horas horrores!!!!!! E claro, no meio do turorial e upação de imagens meu pc reiniciou! Tive que refazê-lo e dar revisão, reupar as imagens. Mas aqui está! by- Elyven Velvet! Obrigada pelo seu comentário pois arrancar comentários seus ( ainda mais quando eles são *likes)é como tentar arrancar um dente do *Hércules! Essa Sign da minha modelo (render muito judiada) é marca registrada!!!! kkkk
[/quote]
Citação de: B.loder online 29/05/2013 às 12:47
Gostei do tutorial, comecei a trabalhar com smugde faz pouco tempo e isso aí ajudou bastante no entendimento geral. O resultadi final também ficou muito bom.
Obrigada, B.loder e pelo visto você também andou notoriamente evoluindo! Siganture lindona a sua! Já está com um bom entendimento da coisa, agora é só treinar mesmo! Comecei do zero! Vamos que vamo!

Off Considerações:

Estou muito feliz com o pessoal em geral! Porque vocês exercem um papel fundamental em analisar, dar sugestões, dizer o que ficou legal, o que não ficou e o que precisa melhora! Meus sinceros agradecimentos para todos! Estou ainda mais feliz pois meus tutoriais estão sendo destaque esta semana em nossas comunidades! \o/
Spoiler

[close]