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[Tutorial Sistema] Escolinha do Tio Faalco ~ ABS Básico

Iniciado por Takkun, 30/11/2012 às 23:20

30/11/2012 às 23:20 Última edição: 30/11/2012 às 23:27 por Faalco
[box class=titlebg]Introdução:[/box]
Fala galera! \o, bem hoje irei iniciar a primeira aula da Escolinha do Tio Faalco, hoje pretendo ensinar vocês a criarem um ABS Básico, para essa aula recomendo que você tenha já um conhecimento médio em eventos, vamos parar com a conversa é começar a aula!
[box class=titlebg]Aula:[/box]
1) Primeiramente, crie um novo evento no mapa, defina gráfico e logo depois defina o nome como "Inimigo" assim você lembrará mais facilmente na hora que formos criar o ABS, defina a Condição de Ínicio (Ao Tocar o Evento) e em Movimento coloque tipo Aleatório, bem seu evento desse estar como esse:
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2) Bem agora teremos que criar uma "Condição de Tecla" que caso a mesma sejá apertada, o herói faça determinado movimento, vá então em "Condições" na única aba, procure tecla e defina tecla "X", logo abaixo crie uma variável aleatória (Com o nome que quiser) de 0 à 1 uma definirá o ataque do herói e o outro valor o ataque do inimigo, seu evento deve estar assim:
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3) Bem agora vamos definir o ataque do herói, vamos usar condições rápida já que usaremos apenas para 2 valores (0 e 1) crie uma nova condição, na 1ª página terá várias escolha clique na segunda (Variavél) clique na váriavel que definimos a aleatória abaixo irá ter várias opções coloque (Igual a) e em constante coloque 0, seu evento deve estar assim:

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4) Bem logo abaixo da condição que criamos acima iremos definir o Ataque do Herói então crie da seguinte maneira, primeiramente na segunda aba dos comandos de eventos, procure Mostrar Animação iremos defini a animação que será mostrada sobre o evento caso o herói o ataque então escolha uma animação bem bacana de preferência uma de corte de espada , logo abaixo vamos criar um comando de Mover Evento, o mesmo se encontra na 2 aba, coloque Voltar um Passo (Deverá ser o Inimigo que se moverá então marque Este Evento) duas vezes, marque as opções Ignorar se Impossível e Aguardar até o Fim, seu evento deve estar assim:
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5) Bem agora, teremos que definir uma variavél que quando chegar a certo ponto cause a morte do inimigo então logo abaixo crie uma nova variavél, (Defina o nome que quiser) em Operação coloque Adicionar e em Operador coloque em Constante com valor 1 logo abaixo, crie um comando Esperar e coloque 5 frames seu evento deve estar assim:
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6) Bem criamos o ataque do herói mais agora o que está faltando? Isso mesmo criamos o ataque do inimigo, logo abaixo de onde criamos o ataque do herói terá excessão lá e onde criaremos o ataque do inimigo, primeiro teremos que criar mais 2 variavéis uma para armazenar o HP do Herói para criar essa em Operador procure Informação clique na chavinha ao lado aparecerá uma janela, procure nessa janela Herói marque essa opção aparecerar uma chavinha logo após de valor lá procure HP, clique em OK e pronto, já definimos a variável que vai definir o HP do Herói a outra e para armazenar o Ataque do Inimigo, crie nesse respectiva ordem que eu falei, mais no Ataque do Inimigo coloque um valor aleatório de 15 à 30, seu evento deve estar assim:
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7) Bem, agora vamos repetir o mesmo processo que fizemos com o Ataque do herói, defina uma animação que será mostrada sobre o herói, crie um movimento, de voltar dois passos (Marque Jogador em quem deverá realizar o movimento, marque abaixo apenas Ignorar se Impossível), logo abaixo vamos usar o comando Mudar HP clique coloque diminuir e abaixo coloque váriavel que define o Ataque do Inimigovamos criar uma pequena condição para definir a morte do herói, crie uma condição marque a 2ª opção (Variavél) lá coloque a variavél que define o HP do Herói, logo abaixo procure Menor ou Igual e em constante coloque 1, desmarque a opção de criar excessão, seu evento até o seguinte momento deve estar assim:
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8) Dentro dessa condição, iremos colocar o comando Game Over que se encontra na 3ª página de comandos de eventos, bem mais está faltando uma coisa como o inimigo morre então crie uma nova página no evento não defina gráfico algum, ao olhar para o lado esquerdo você irá ver Condições, marque Variavél, e defina aquela variavél que criamos que no Item 5 desse tutorial, logo abaixo coloque 4 clique e OK seu evento deve estar assim:
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Pronto está terminado nosso ABS, feche tudo (Clique em OK antes) e teste seu jogo para atacar o inimigo basta apertar A, viu criamos um ABS básico e bem rápido espero que todos tenham curtido essa aula, que fiz especialmente para vocês, um grande abraço para vocês e fiquem com deus! \o
[box class=titlebg]Próxima Aula:[/box]
As aulas devem sair semanalmente, dependendo do meu tempo livre, então aguardem, pois em breve uma nova aula deve estar chegando. Irei ensina-lós a criar um sistema de Dia/Noite Avançado então fiquem atentos aqui na CRM!

Adorei a aula Tio Faalco, espero pela próxima!! :XD:

Em breve meu sobrinho estarei preparando uma nova aula.
Um grande abraço, para você.

~ Faalco

Este tutorial é muito bom para inciantes, é uma ótima contribuição Faalco, e está muito bem estruturado também :3

Yukii-kun!
Obrigado pelos elogios amigo.
Bem e um tutorial para iniciantes algo apenas para eles saberem como e a estrutura básica de um ABS e assim aprimora-ló para ser usado.

Um grande abraço.
~ Faalco

Bem evento mesmo .-.
Eu só li até a parte 6, vou terminar de ler talvez hoje de tarde, estou muito ocupado com meu projeto.
Muito bom o tutorial até aonde eu li.
Espero mais tutoriais Tio Faalco '-'