O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Correção - BUG Tileset (2.0)

Iniciado por RyanKamos, 11/06/2013 às 18:50

11/06/2013 às 18:50 Última edição: 21/06/2013 às 13:20 por RyanKamos
Você já se deparou com um erro muito chato em seu RM ?
Este erro é aquele em que seu char atravessa os gráficos do
tileset caso ele for maior que o padrão?



Se você já passou por isso, tenho a solução!
Vamos lá?
Obs.: Estou utilizando gráficos do meu jogo como exemplo.

1-
No database, veja como está editado seu tile. Deve estar desta forma certo?


Perceba que eu deixo "O" a parte de baixo, para poder andar por cima dela
e logo acima deixo "Estrela", para passar por trás.
(Ao lado também contém "O", porém estão assim pois não fazem parte do tile).

2- Feito isso, coloque este tile no mapa e pressione F7.
3- Na área de Regiões, utilize os números 1 e 2 em torno do tile, assim:



* Sendo 1 para passar na frente e 2 para passar atrás.

4- Crie um novo Evento Comum, sendo processo paralelo e ativado por 1 switch.
5- Neste evento comum, crie um ciclo e dentro dele crie 2 condições, a 1º com o seguinte comando na área de scripts (4º Aba):
$game_player.region_id == [color=green]1[/color]

* "1" é o número da região.
A segunda será com este outro comando na área de scripts (4º Aba) :
(Esta é outra condição, não coloque dentro da 1º)
$game_player.region_id == [color=green]2[/color]

* "2" é o número da região.
6- Dentro da 1º Condição (ID da Região = 2) coloque este comando de script:
$game_player.priority_type = [color=green]100[/color]

*"100" é a prioridade do herói.
E na 2º condição (ID da Região = 1) coloque este comando de script:
$game_player.priority_type = [color=green]1[/color]

*"1" é a prioridade do herói.

7- Para finalizar, acima das 2 condições coloque "Esperar = 1" e crie uma Label chamada "Bug".
Depois, ao final de cada condição chame a label que criou ("Bug").

Obs¹.: Agora, para cada tile basta apenas colocar os terrenos 1 e 2 em torno deles, na posição certa que já estará definido a prioridade.
Obs².: Não esqueça de chamar a switch para ativar o sistema.

Resultado:


Assim ficará o Evento Comum.


Personagem no Mapa.

DEMO
- Não necessário -

Espero que tenham gostado ^^
Ficou meio embolado hehe, é que não sou muito bom com explicações, mas estou aprendendo a melhorar ^^

Créditos:
RyanKamos

Valeu por disponibilizar essa tuto vai ajudar muita gente +ouro

Bem útil! Mal comecei meu projeto então nem percebi que havia este bug...

+Ouro
O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos Luz e Trevas dentro de nós...

O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos!

AHAH Obrigado pessoal, eu já conhecia esse bug, mas ai hoje veio no meu projeto e não havia outro jeito a não ser resolver, daí acabei conseguindo ^^

É, só que isso não vai fazer com que possa se atravessar a árvore?
Eu prefiro deixar aonde o "O" está marcado com um "X" logo de uma vez que não dá nenhum problema.
Preguiça de postar sistemas.

É, pode, mas neste modo que ensinei, fará o jogo mais realista... afinal, porque não poder pisar alí?

Muito bom, vai ajudar muita gente.

Citação de: RyanKamos online 11/06/2013 às 19:25
É, pode, mas neste modo que ensinei, fará o jogo mais realista... afinal, porque não poder pisar alí?
Muito realista poder atravessar uma árvore...
Preguiça de postar sistemas.

Citação de: Jalax online 11/06/2013 às 19:36
Citação de: RyanKamos online 11/06/2013 às 19:25
É, pode, mas neste modo que ensinei, fará o jogo mais realista... afinal, porque não poder pisar alí?
Muito realista poder atravessar uma árvore...

Não man, depende do tile. Este como mostro na imagem não passa pelo "tronco" e sim pelo chão que se encontra o tile. Feio é aqueles games que você fica longe da árvore pq nem pode chegar perto...

Sabe, já que é pra deixar mais "realista", basta dar uma modificada na imagem, e coloca-la no inicio do bloco,
assim.

Estranho no RMXP esse bug não existe sendo ele mais obsuleto, existe no RM2k

Não vou instalar o VX e nem o ACE pra descobrir (necessito de permissão administrativa)

sniff T.T

É um método interessante, não tinha pensado nisso.

Porém o mais fácil e rápido de se fazer é como o Naemegashi Yokohuro e o Jalax falaram, de deixar os 'pés' da árvore com o "X" e o resto com a estrela pra que o personagem passe por trás dela.


Mas, valeu por dispor!

Citação de: Naemegashi Yokohuro online 11/06/2013 às 20:02
Sabe, já que é pra deixar mais "realista", basta dar uma modificada na imagem, e coloca-la no inicio do bloco,
assim.


Sim, mas gosto de "opções", trabalhoso é, mas todo jogo precisa de dar duro nele HAHA
Bem, eu gosto do modo em que você não tem "obstáculos" pelo caminho, ainda mais se estiver usando de ABS. Gosto de mobilidade.

Citação de: TanatosMaker online 11/06/2013 às 20:33
Estranho no RMXP esse bug não existe sendo ele mais obsuleto, existe no RM2k

Não vou instalar o VX e nem o ACE pra descobrir (necessito de permissão administrativa)

sniff T.T

HAHA, é, acho que só para VX/Ace/2K, XP nunca testei também... mas deve conter também.

Citação de: Uhtred online 11/06/2013 às 20:53
É um método interessante, não tinha pensado nisso.

Porém o mais fácil e rápido de se fazer é como o Naemegashi Yokohuro e o Jalax falaram, de deixar os 'pés' da árvore com o "X" e o resto com a estrela pra que o personagem passe por trás dela.


Mas, valeu por dispor!

HAHA, mas como eu disse, vem de cada um. Gosto de deixar o jogo o melhor possível em relação ao "espaço". Eu ficava muito irritado e indignado com games em que eu estava andando com o personagem e num espaço bem "grande" não conseguia passar, sendo que por lógica dava...

12/06/2013 às 21:06 #13 Última edição: 12/06/2013 às 21:16 por TanatosMaker
No RMXP não tem, eu não falaria da boca pra fora uma coisa dessas, inclusive para evitar isso o RMXP tem 5 níveis de estrelas.

Note que quanto mais alto a árvore mais nível de estrela ela tem que ter, a 5 serve pra cobrir qualquer charaset por mais alto que seja (ocupação num quadro do frame do gráfico).
Note que a barraca só tem o nível 1 e 2, no caso pros pés do charset padrão do RTP e pro busto até a cabeça o nível 2.

http://i.imm.io/19a3n.jpeg

Não dou certeza que funciona assim mesmo, mas pelos meus testes foi isso que deu a entender.

Eu tive pouca dificuldade em simular esse efeito naquele meu sistema isométrico por pictures, talvez fosse uma solução alternativa:


Me recordo do jogo alemão de Rm2k chamado Desert Island que usava método por pictures.

Aqui funcionou perfeitamente... Realmente me ajudou muito cara. XD
Mas Jalax, não atravessa a arvore, dorgas?
Pois... Acho que só eu percebi a existência dessa função, rs:
Spoiler

Sim, foi preguiça de cortar o print
[close]

Claro, se usar o VX, realmente atravessa a arvore por tal função não existir nele... Mas pra isso o tópico foi postado na área do Ace. ;-;