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Atalho para Scenes | Convertido VX para VXAce

Iniciado por Takkun, 16/06/2013 às 19:44

16/06/2013 às 19:44 Última edição: 16/06/2013 às 19:50 por Faalco
Atalhos para Scenes
Por:Rafidelis
Convertido por:Faalco

Sobre o Script:


Esse Script possibilita que você acesse as opções do Menu,sem precisar entrar no menu,isso ocorre através de atalhos.


Características:


•   Você pode Definir as teclas para os atalhos
•   Você pode definir se ao entrar em uma Scene através do atalho,ao pressionar  ESC ira retornar para o Menu ou para o Mapa.
•   SCENE QUE VOCÊ PODE ACESSAR ATRAVÉS DE ATALHOS:
•   Tela de Save
•   Tela de Load Game
•   Tela de Itens
•   Tela de Habilidades
•   Tela de Equipamentos
•   Tela de Status


ScreenShots:

Não perceptivo por Imagens.

Instruções:

Primeiro cole o Script Acima do Main,depois disso edite das linhas 26 a 31 quais  as teclas que irão acessar cada Scene,ou deixe como está definido no Script.
E na linha 40 deixe em true ou false para Retornar Ao Menu,ou seja,quando você acessar uma scene se ela ira retornar ao menu ou não,se você deixar em false,ela ira modificar também no Menu,ou seja,quando você entrar em alguma scene pelo Menu(itens,habilidades...) quando você pressionar ESC ira imediatamente retornar ao Mapa,não ao menu.
Para acessar a Scene e só apertar a tecla de Atalho no Mapa.



Script:

#=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
#===============================================================================
#                       S C E N E    A T A L H O S   
#=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
#    By : RAFIDELIS
#    Convertido por: Faalco
#    Email: Rafa_fidelis@hotmail.com Rafa_fidelis@yahoo.com.br
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#    AGRADECIMENTOS: Primeiramente ao Marcelo Cavaco,pelas apostilas 
#    Destrinchando o RGSS e Conhecendo os Scripts RGSS,pois estão me
#    auciliando muito na minha caminhada scriptere tambem ao Dark Chocobo,LB,
#    RTH e PHCDO,valew msm gente!
#    A toda galera Maker do Brasil(claro sem vocês eu não teria motivos para
#    tentar fazer scripts)
#    E aos foruns de RpgMaker do Brasil,destaque para www.ReinoRpg.com.      
#===============================================================================
#=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

module Rafis
#===============================================================================|
#                I N I C I O  D A S  C O N F I G U R A Ç Õ E S
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~|
#     DEFINA ABAIXO QUAIS TECLAS SERÃO RESPONSAVEIS POR CHAMAR CADA SCENE
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~|
#           Vide Fim do Script as teclas que você pode utilizar
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TECLA_ATALHO_ITEM = Input::F5                       # F5 no teclado
TECLA_ATALHO_HABILIDADES = Input::F6                # F6 no teclado
TECLA_ATALHO_EQUIPAMENTOS = Input::F7               # F7 no teclado  
TECLA_ATALHO_STATUS = Input::F8                     # F8 no teclado
TECLA_ATALHO_SAVE = Input::L                        # Q no teclado
TECLA_ATALHO_LOAD = Input::R                        # W no teclado
end
#===============================================================================|
#                    R E T O R N A R   A O   M E N U ?
# true = Para quando você acessar um atalho,ao pressionar ESC retornar ao Menu,
# essa modificação tambem sera ativada quando você entrar no menu do jogo.
# false = Para quando você acessar um atalho,ao pressionar ESC retornar ao Mapa
#===============================================================================|

RETORNAR_AO_MENU = false

#===============================================================================
#                    I N I C I O   D O  S C R I P T
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
class Scene_Map
  alias rafidelis_atalhos_update update
  def update
    rafidelis_atalhos_update  
    rafis_atalho_item if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_ITEM)
    rafis_atalho_habilidades if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_HABILIDADES)
    rafis_atalho_equipamentos if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_EQUIPAMENTOS)
    rafis_atalho_status if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_STATUS)
    rafis_atalho_save if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_SAVE)
    rafis_atalho_load if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_LOAD)
  end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  def rafis_atalho_item
    Sound.play_cursor    
    $scene = SceneManager.call(Scene_Item) 
    if Input.trigger?(Input::B)
      retornar
    end
  end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
  
class Scene_Item
  alias retornar return_scene 
  def return_scene
    retornar
    if RETORNAR_AO_MENU == true 
      $scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
    else
      $scene = SceneManager.call(Scene_Map)
    end
  end
end

#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  def rafis_atalho_habilidades
    Sound.play_cursor
    $scene = SceneManager.call(Scene_Skill)
    if Input.trigger?(Input::B) 
      retornar_1
    end
  end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 class Scene_Skill
    alias retornar_1 return_scene 
    def return_scene
      retornar_1
      if RETORNAR_AO_MENU == true 
      $scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
    else
      $scene = SceneManager.call(Scene_Map) 
    end
  end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  def rafis_atalho_equipamentos
    Sound.play_cursor
    $scene = SceneManager.call(Scene_Equip)
    if Input.trigger?(Input::B) 
      retornar_2
    end
  end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  class Scene_Equip 
    alias retornar_2 return_scene 
    def return_scene
      retornar_2
      if RETORNAR_AO_MENU == true 
      $scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
    else
      $scene = SceneManager.call(Scene_Map)
    end    
  end
end

#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  def rafis_atalho_status
    Sound.play_cursor
    $scene = SceneManager.call(Scene_Status)
    if Input.trigger?(Input::B) 
      retornar_3
    end
  end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  class Scene_Status
    alias retornar_3 return_scene 
    def return_scene
      retornar_3
      if RETORNAR_AO_MENU == true 
      $scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
    else
      $scene = SceneManager.call(Scene_Map)     
    end
  end
end

#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  def rafis_atalho_save
    Sound.play_cursor
    $scene = SceneManager.call(Scene_Save)
    if Input.trigger?(Input::B)
      retornar_4
    end
  end  
     
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
  def rafis_atalho_load
    Sound.play_cursor
    $scene = SceneManager.call(Scene_Load)
    if Input.trigger?(Input::B) 
      retornar_4
    end
  end
  
  class Scene_File
    alias retornar_4 return_scene
    def return_scene
      retornar_4
      if RETORNAR_AO_MENU == true 
        $scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
      else
        $scene = SceneManager.call(Scene_Map)
        end
      end
    end
#===============================================================================
#                         F I M   D O  S C R I P T
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

=begin
#===============================================================================
#                L I S T A   D E   T E C L A S   
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Primeiramente gostaria de Agradecer ao RTH e PHCDO pois peguei essa lista em uma
das aulas deles^^

# Teclas:
    # Tecla DOWN
    Input::DOWN # => Seta para baixo do teclado
    
    # Tecla UP
    Input::UP # => Seta para cima do teclado
    
    # Tecla RIGHT
    Input::RIGHT # => Seta para direita do teclado
    
    # Tecla LEFT
    Input::LEFT # => Seta para esquerda do teclado
    
    # Tecla A
    Input::A # => Tecla Z do teclado
    
    # Tecla B
    Input::B # => Tecla X do teclado
    
    # Tecla C
    Input::C # => Tecla C do teclado
    
    # Tecla X
    Input::X # => Tecla A do teclado
    
    # Tecla Y
    Input::Y # => Tecla S do teclado
    
    # Tecla Z
    Input::Z # => Tecla D do teclado
    
    # Tecla L
    Input::L # => Tecla Q do teclado
    
    # Tecla R
    Input::R # => Tecla W do teclado
    
    # Tecla SHIFT
    Input::SHIFT # => Tecla Shift do teclado
    
    # Tecla CTRL
    Input::CTRL # => Tecla Ctrl do teclado
    
    # Tecla ALT
    Input::ALT # => Tecla Alt do teclado
    
    # Tecla F5
    Input::F5 # => Tecla F5 do teclado
    
    # Tecla F6
    Input::F6 # => Tecla F6 do teclado
    
    # Tecla F7
    Input::F7 # => Tecla F7 do teclado
    
    # Tecla F8
    Input::F8 # => Tecla F8 do teclado
    
    # Tecla F9
    Input::F9 # => Tecla F9 do teclado
=end

uia já pulando para conversões de scripts :B, interessante, interessante xD.
apesar que não precisa colocar o
$scene =

Que ele funfa do mesmo jeito, parabéns ai Faalco :D

Agradeço Raizen.
Nem sabia que podia ficar sem esse código.
Mais já que não atrapalha também né. 'kk
Agradeço pelo comentário.
Um abração.

Faalco!~