O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problemas com Variaveis

Iniciado por Feruleo, 16/07/2013 às 13:17

16/07/2013 às 13:17 Última edição: 17/07/2013 às 10:13 por Feruleo
Bem estou pensando em criar um sitema de batalha para meu projeto, meu problema e que se eu fizese uma
batalha em tempo real teria que usar duas variaveis por enimigo então queria saber se alguém conhece um script que marca x,y dos eventos. (ou um metodo alternativo)

Ham... tem um modo... "alternativo"... que no caso é o que
é possível fazer por eventos.

No caso, você iria nos Comandos por Eventos, Controle de Variável,
Informação e marcar a opção Personagem. À frente você escolheria
o evento em que quer trabalhar e em seguida o que quer "pegar"
deste evento (no seu caso, as Coor. X e Coor. Y).

Bem, assim teria que usar do mesmo geito 2 variaveis por enimigo.

Ah tá, não vi que queria usar só uma variável...
Bem... uma variável normal não tem como, mas acho que
por uma array você conseguiria guardar os dois valores.
Porém, não sei como trabalhar nisso...

Bem, caso encontre algo que pode lhe ser útil, posto aqui. Boa sorte!
  :XD:

Para sistemas de batalha por eventos, o melhor script que conheço é o de variável local. O Raizen fez um para VX, tente ver se ele funciona no Ace:

http://centrorpg.com/rgss2/variavel-local/msg1691/#msg1691

Caso não funcione, tente pedir na área de scripts para VX Ace, provavelmente alguém converte, talvez o próprio raizen se ele tiver tempo =) .

O Bacana, é que você usará a mesma variável para todos os inimigos, só que em cada "Evento inimigo", ela terá os seus próprios valores.

Não funcionou :rick8: mesmo assim vou ver se alguem o converte.

Cara não entendi o porque de você querer usar a penas uma variável. Com duas é muito mais fácil de se trabalhar e bem mais funcional. A solução do King é a mais viável na minha opinião!

Viva a lenda!

Eu não quero usar uma variavel, eu quero um geito que gaste menos variavei ou não gaste.

Citação de: Feruleo online 16/07/2013 às 17:55
Eu não quero usar uma variavel, eu quero um geito que gaste menos variavei ou não gaste.

Mas aí você precisa entender algo básico de programação, uma variável só vai guardar UM tipo de valor. Não tem como em uma variável você guardar as Coord. X e Y de um evento pois são valores distintos. Exemplo simples, você pode definir uma variável para guardar o valor 2 e outra para guardar o valor 3, mas não pode criar uma só para gravar 2 e 3.

Para fazer o que você imagina seria necessário um VETOR, mas não tenho ideia de como se dá pra fazer isso no RPG Maker ou como se faz.

Viva a lenda!

A primeira pergunta é, Porque você não quer gastar variáveis?

Vamos lá;

Variáveis são pontos SUPER importantes em programação, elas são "caixas" que armazenam valores aleatórios. E isso pode ser visto  em muitos sistemas (99,9%). Fazer um sistema sem variáveis vai deixa-lo sem  "opções" e obriga-lo a seguir uma "caixa" constante.

Então o ideal é usar e abusar das variáveis mesmo... O Ace tem capacidade de até 5 mil variáveis (cara... isso é muita variável). Então não há necessidade de "poupar" variáveis ;P
.

Citação de: Shephiroth online 16/07/2013 às 22:28
Então o ideal é usar e abusar das variáveis mesmo... O Ace tem capacidade de até 5 mil variáveis (cara... isso é muita variável). Então não há necessidade de "poupar" variáveis ;P

Isso mesmo. E até porque ele pode reaproveitar variáveis já criadas em outros mapas. Por exemplo, num mapa tem três inimigos, logo ele teria que fazer 6 variáveis para armazenas os valores de Coord. X e Y. Se no próximo mapa também tiver mais 3 inimigos não há a necessidade de criar outras 6 variáveis, basta usar as que já foram usadas no mapa anterior.

Viva a lenda!

Poupa nada não cara, mete quantas variáveis forem necessárias eahuaeh só nomeie elas direitinho pra não se perder depois.