O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Panomapa no VX ACE - Como?

Iniciado por Kazuyashi, 29/07/2013 às 15:16

29/07/2013 às 15:16 Última edição: 30/07/2013 às 15:39 por Mistyrol
Bom, pessoal, provavelmente a maioria conhece a técnica de mapeamento por panorama. Caso não a conheça, é bem simples: trata-se de usar os arquivos da pasta "parallaxes", própria da engine, como terrenos, troncos de árvore, paredes das casas e tudo o mais que permita o personagem ficar visível. Para as partes que o ocultarem, como as folhas das árvores, o telhado das casas, e etc., usar imagens fixas.

Viu? Não tem mistério. Funciona perfeitamente no VX e pensei que no ACE também fosse. Importei um panomapa que havia feito para testar no ACE, mas não deu. As dimensões estão corretas (64x15); os terrenos transitáveis e intransitáveis foram definidos; e (acredito eu) todos os ajustes necessários foram feitos.

O problema é que parece que a velocidade do personagem andando no mapa é diferente da usada pelo parallax para se mover. Não sei se deu pra entender bem, mas é mais ou menos isso:o mapa se move numa velocidade bem mais rápida que a velocidade do parallax, fazendo com que os terrenos transitáveis e intransitáveis "se misturem" enquanto o personagem se move.

Não sei como explicar de outra forma. Espero que dê para entender. xD Bom... se alguém souber como resolver esse problema e puder me ajudar, ficaria felizão!

Obrigado desde já e um grande abraço!

Kazuyashi.

Hm, estranho ... o que eu sei que ocorre no ACE é o problema de uma picture se mover junto com o herói, assim ela não fica fixa na posição que deseja, mas com o parallax nunca tive esse problema.

Talvez as dimensões do mapa e do parallax não estejam corretas, tente rever se não é esse o problema.

Ou então se está usando as pictures para fazer as partes com que o herói fique sobreposto, o problema é esse que comentei de que eles não são fixos, mas para isso existe um script criado pelo Raizen que corrige o problema:

http://centrorpg.com/rgss3/fix-picture-676/

Se for isso, o problema será resolvido, se for mesmo do parallax não sei bem o que está acontecendo, mas posso abrir o editor do ACE aqui pra ver se consigo arrumar.

29/07/2013 às 17:30 #2 Última edição: 29/07/2013 às 22:40 por Kazuyashi
Valeu mesmo a resposta, Uht! Mas assim... não se trata de pictures não. Quando as uso, tenho sempre ao meu lado o script do [user]Raizen[/user] para fixá-las. Já neste panomapa em questão sequer as estou usando.

Se trata do próprio parallax mesmo. E eu já chequei as dimensões. Primeiro configurei o mapa para a dimensão original do parallax (64x15), e enquanto ocorria o erro mencionado no inicio do tópico, percebi que parte do parallax foi cortado. Ou seja: mesmo com as configurações corretas, ele não ia até o final.

Daí resolvi diminuir a dimensão do mapa até o ponto em que o parallax era cortado, mas também não funcionou e o erro continuou ocorrendo.

Não sei se consegui explicar direito. xD Mas obrigado novamente pela resposta!

E se alguém souber como resolver isso, por favor me diga! x_x

Um grande abraço,

Kazuyashi.

EDIT: Pessoal, editei a mensagem pra avisar que finalmente achei a resposta pro problema! Caso alguém esteja passando pelo mesmo perrengue, é só procurar pelo script de Fix Parallax. hauhauhau. Se quiser, podem trancar o tópico. \o

Obrigado novamente Uht!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Bom, já deu pra ver que resolveu o problema!
É algo meio bobo de ter esquecido do fix parallax, mas é algo que acontece com todos!
Mas para não ter trabalho com "mostrar imagem" toda vez que vai fazer um teleporte, tente usar a camada "PAR" do Overlay Mapping Script!
Só uma dica...

Não se trata de 'ter esquecido'. Eu simplesmente não tinha o conhecimento de que no ACE se fazia necessário o uso de scripts para fixar um parallax. :P Como estava habituado ao VX, e lá não tem essa frescuragem, quando fui me 'mudar' para o ACE me ferrei. Hehehe, Mas já foi resolvido sim! Valeu mesmo, rapaz.

E não uso o Overlay Script não. Uso panomaps mesmo. É algo que acredito ser mais simples e não necessita de scripts além do Fix Picture. (E além do Fix Parallax) xD). Mas valeu mesmo!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Isso que dar ter preguiça de abrir o editor do Ace aqui ahuahua eu tenho 2 mapas feitos por parallax no Ace e tinha esquecido do Fix Parallax também ... na real eu tinha uma vaga lembrança que precisava de um script, mas me confundi com o Fix Picture, que na real também precisa no VX ahuah

Mas, pelo menos serviu pra tu procurar o Fix Parallax.

HAUHAUAHU Pô, Uhtredão! Assim você me quebra! Mas tá tranquilo, cara. Me ajudou bastante! Valeu mesmo a força.

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Problema resolvido, certo Kazu?  :XD:
Portanto, tópico trancado, qualquer coisa só me avisar.. :lock: