O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Trocando ideias #5 - Cronus

Iniciado por Bieel, 02/08/2013 às 16:28

02/08/2013 às 16:28 Última edição: 14/10/2013 às 09:03 por VincentVII
[box class=calendar_today]

[box class=titlebg][/box]
[box class=windowbg2]Hoje trarei uma entrevista com um notável maker, [user]Cronus[/user], que de fato se encaixa nessa categoria. Um maker das antigas com alguns jogos completos (como por exemplo o famoso: Zu), e um em desenvolvimento. Jogos de qualidade que deixam muitos desenvolvedores impressionados.
Muito obrigado pela entrevista, Cronus.
[/box]
[box class=windowbg2]CRM: Olá Cronus, conte-me um pouco sobre você.
Cronus: Opa, pra quem não me conhece além dos fórums o meu nome real é Victor. Eu tenho 20 anos e moro no interior de São Paulo. Atualmente trabalho com pixel art.

CRM: Qual foi seu primeiro contato com o rpg maker? E qual foi a versão utilizada?
Cronus: O meu primeiro contato pra valer com RPG Maker foi há uns 6 ou 7 anos atrás, na época em que ganhei o meu primeiro computador. Comprei uma revista Digerati que tinha como tema jogos de RPG, e dentre eles havia uma porção de jogos de RM tanto nacionais quanto estrangeiros. Após notar que os jogos tinham certas semelhanças, descobri o editor dentro de um deles, e comecei a mexer no maker editando o tal jogo. Era um jogo alemão chamado "Vampires Dawn", e a versão do maker era 2000.

CRM: Qual sua versão favorita do rpg maker, e porque?
Cronus: Minha versão favorita do maker é o 2003. Na verdade fico dividido entre o 2000 e o 2003, pois o 2k me remete aos meus primeiros anos de maker, mas o 2k3 foi o que mais usei. O que me faz ter como favoritos é uma questão de simpatia, provavelmente por conta dos jogos que eu jogava no começo. Mas creio que algo que possa ter me influenciado é o fato de que nos meus computadores antigos eu não conseguia usar versões mais avançadas como VX ou XP.

CRM: Você sempre teve atração por criar jogos? De onde surgiu isso?
Cronus: Acho que posso dizer que sempre tive interesse por criar coisas. Desde criança minhas atividades prediletas eram as que envolviam criatividade, como desenhar, brincar com peças de montar como legos e coisas do tipo. A partir do momento que ganhei meu primeiro video game muito das minhas atividades e brincadeiras foram influenciadas por isso, e anos depois comecei a fazer coisas como simular jogos em papel. Se já tá dando pra imaginar, isso foi a minha porta de entrada pros RPG's de mesa, e uma das minhas principais diversões durante a pré-adolescência era passar horas fabricando os meus próprios RPG's pra poder jogar com os amigos depois. Foi daí que tive o interesse em comprar a fatídica revista.

CRM: O que você te chama mais atenção em um jogo?
Cronus: A Identidade, com certeza. Imersão e personalidade são os elementos que mais cativam em qualquer jogo. Os cenários, os personagens, o universo próprio que ele cria e o quanto ele te faz acreditar naquilo enquanto você joga. Eu acredito que muitas vezes a experiência de um jogo é como assistir um filme, você não tá ali só pra apertar botões, tá ali pra conhecer um mundo, assistir uma história e viver numa realidade diferente. Claro que é muito importante que o jogo te divirta, e pra isso o jogo não precisa ser complicado. Mas na questão de uma característica que eu mais admiro, esses pontos que citei estão no topo da lista.

CRM: Qual foi o jogo feito no maker que te chamou mais atenção? E porque?
Cronus: Olha, acho difícil de responder porque não consigo escolher um jogo que eu goste mais ou que tenha me chamado atenção. Já joguei muitas coisas legais de vários níveis diferentes, que chamaram a minha atenção por vários motivos. Sejam jogos simples que me chamaram a atenção por serem divertidos ou engraçados ou jogos sofisticados que chamam atenção pela habilidade do autor e conjunto da obra. Se eu fizesse uma lista com certeza teria muitos jogos pra citar, haha.
Mas bem, se é pra citar alguns, um dos primeiros que me vem em mente agora é Wilfred the Hero, e coloco como motivo principal o fato de o jogo carregar muita personalidade e ser algo bem único no que se propõe. Outro jogo que me impressionou quando joguei foi o famoso Velsarbor, que por algum tempo foi uma grande fonte de inspiração pra mim. Há muitos outros jogos magníficos de RPG Maker por aí que chamam muita atenção, como o Rise of Dragon Souls do Sinchross ou outros jogos estrangeiros conhecidos como Aedemphia. Mas essa lista realmente ficaria muito grande!

CRM: Como visto em alguns jogos seus, sua habilidade em pixel art é muito ampla, até porque como dito, você trabalha com isso. Você sempre se interessou por esse estilo de arte?
Cronus: Não diria que sempre me interessei pois foi algo que só passei a conhecer quando tive a oportunidade de começar a mexer com desenvolvimento de jogos, e então aprendi que havia um termo específico pra esse tipo de desenho. Mas sempre tive um interesse em arte e desenho no geral. Definitivamente ainda não me considero um expert em nada, mas espero poder fazer isso por um bom tempo e estar sempre melhorando.

CRM: Para finalizar a entrevista. Passe uma mensagem para os membros que tem como objetivo terminar um jogo.
Cronus: Não desistam das suas idéias e sempre estejam dispostos a aprender. É muito fácil perder o rítimo ou se sentir desmotivado quando se recebe críticas ou até mesmo quando se enjoa do que está fazendo, mas tenha em mente que qualquer coisa que você decidir fazer vai exigir disciplina e determinação. Se está se sentindo desmotivado ou enjoado de alguma idéia, dê uma pausa, busque inspiração ou ajuda, mas sem se apoiar em outras pessoas ou depender totalmente delas. Fazer um bom jogo nem sempre é algo rápido e fácil, mas se o seu desejo de dar vida pras suas idéias é grande o suficiente, você vai conseguir.
[/box]
[box class=windowbg2]Alguns jogos de Cronus:

> Zu (Completo)
> Evil Seed (Desenvolvimento)

Entrevista por: BieelDesigner.
[/box]
[box class=titlebg][/box][/box]
Galeria:

Cronus é sem dúvida um dos makers que vale a pena conhecer. E que bacana! Nossa introdução ao mundo maker ocorreu de forma similar, embora a minha tenha sido um pouco antes da dele.

Ótima matéria e ótimo entrevistado, Bieel. Lê-la foi como voltar a um passado remoto e agradável. E as falas do Cronus contribuíram bastante para criar essa nostalgia.

Parabéns pela matéria!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Ficou muito boa a entrevista.
Gostei das perguntas.

Agora tem um erro no nome do jogo " Evil Speed (Desenvolvimento)"
Nada demais. Achei bem interessante^~

Sensacional!
Queria ter acompanhado mais esse mundo. Apesar das minhas habilidades serem iniciais no geral, eu espero achar minha área de "conforto" pra focar.
Excelente trabalho, moderador. :)

Finalmente uma matéria. Já tava na hora né, Sr. Biel Redator?

Boa entrevista e bom entrevistado. O Cronus realmente tem uma excelente habilidade no P.A, deixou isso mais do que provado no Zu. Espero poder conhecer mais um pouco do trabalho dele quando o Evil Seed ficar completo.

Até a próxima entrevista!

Viva a lenda!

Citação de: VincentVII online 02/08/2013 às 19:16
Finalmente uma matéria. Já tava na hora né, Sr. Biel Redator?

Boa entrevista e bom entrevistado. O Cronus realmente tem uma excelente habilidade no P.A, deixou isso mais do que provado no Zu. Espero poder conhecer mais um pouco do trabalho dele quando o Evil Seed ficar completo.

Até a próxima entrevista!

Foi minha segunda. xD

Citação de: felipefalcon online 02/08/2013 às 17:03
Ficou muito boa a entrevista.
Gostei das perguntas.

Agora tem um erro no nome do jogo " Evil Speed (Desenvolvimento)"
Nada demais. Achei bem interessante^~

Obrigado, pra mim sempre foi Speed .-.
Galeria:

Citação de: Bieel online 02/08/2013 às 19:20
Foi minha segunda. xD

Eu sei, a primeira foi aquela do GDD. Eu quis dizer que já estava na hora de fazer outra matéria.

Viva a lenda!

Ótima entrevista muito boas as perguntas feitas assim como as respostas do Cronus
com toda certeza ele é um grande maker espero poder ver Evil Seed  completo.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Tirando um tempinho pra comentar só agora, mas foi interessante essa conversa com o Biel. Apesar da minha dificuldade pra responder algumas perguntas ele teve paciência me deu uma ajudinha. Só achei rápido de mais, até tinha vontade de falar bem mais coisas e entrar em mais assuntos, mas tive que limitar às perguntas feitas né, haha.

Enfim, fico contente que alguém possa ter tirado algo útil desse entrevista, foi uma experiência agradável. E claro, fico feliz também por haver interesse em fazer uma matéria comigo pra postar no portal. Agraço muito a comunidade e a todos que tiveram saco pra ler as palavras dessa pessoa aqui =)

Nem sabia que existia esse tal de pessoa com nick Cronus, (O.ô').
Bom, então perguntas bem feitas e muito bem respondidas, parabéns bieel pelas perguntas e Cronus pela entrevista, espero ver um dos seus trabalhos.
Espero um dia ser entrevistado pelas minhas qualidades , maaaas eu não tenho nenhuma então vai demorar anos até eu descobrir minha habilidade '-', pera aee to falando de mim, é coisa que eu não posso fazer '-'

Espero uma próxima matéria!!!

Cronus Deus

Quando conheci ele, há muitos anos atrás, era só um maker promissor como tantos outros. Durante o tempo, comecei a perceber que ele tinha muito talento, sempre lançando grandes jogos com suas artes e tramas muito características. Tive a sorte de conhecer ele pessoalmente também e pude ver o quão integro é esta pessoa, em sua humildade e carácter, além de suas já conhecidas habilidades.

É preciso dizer, sempre com letras garrafais que o nosso amigo Cronus é só o maior maker brasileiro de todos os tempos. Quem conhece o trabalho dele sabe muito bem todos os projetos que ele trabalhou e que mostrou só para poucos conhecidos. Fora isso, ganhou diversos prêmios nacionais e principalmente internacionais sobre game dev. Seus jogos são únicos e principalmente são lançados, coisa que poucos podem dizer que fizeram.

Fica aqui um grande abraço para Cronus. E Cronus, tentei fazer aquele esquema lá Mas nem rolou nada.

Cronus é um dos makers que eu admiro demais, e já disse isso a ele. A entrevista ficou legal e bem inspiradora. Só achei que podiam ter falado algumas coisas mais, enfim. 
Parabéns ao meu chará Biel por escrever e fazer essa entrevista. Eu não costumo ler por falta de tempo, mas hoje é Inglês Instrumental aqui no meu curso técnico, então eu estou deboas, uma vez que a professora só fala e fala e fala. Hue.
E parabéns ao Cronus, por conseguir o que conseguiu e chegar a onde chegou. E fora isso ser o tipo de cara engraçado que ele geralmente é no chat do santuário, rs.

Paz e Segurança, irmãos e irmãs.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//

Boa entrevista, parabéns ao Bieel pelas perguntas e obrigado ao Cronus por perder um tempinho em respondê-las e deixar nós o conhecermos um pouco mais.

Que venham as próximas!