O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A falta de Criação: RPG Maker

Iniciado por Bieel, 13/08/2013 às 18:15

13/08/2013 às 18:15 Última edição: 13/08/2013 às 18:25 por Uhtred
[box class=windowbg2]

O cenário maker ultimamente não tem sido um dos melhores. Se compararmos com os anos anteriores, antigamente existia mais movimento, mais projetos sendo concluídos e recursos que nos auxiliam no geral. Muitos se perguntam o porque dessa decaída, um ótimo motivo disso é: a comodidade existente. O grande acervo de recursos que se encontram na internet está bom aos olhos da maioria dos makers, ou seja, o que tem está bom. Logo, se está bom, não precisa de nada novo, o que prejudica muitas pessoas querendo recursos específicos, ou até novos (já que ninguém gosta de entrar em um tópico e ver sempre os mesmos recursos).

Outro ponto que diminui a criação de jogos / recursos, é o feedback. Todos gostam de uma crítica, sendo ela boa ou ruim um comentário sobre algo que você fez é sempre bom. Ultimamente, poucos comentários construtivos são utilizados, o que fazem os criadores perderem o interesse em criar. Vamos a um exemplo: um pixel artist cria um pack de chars do Street Fighter. Os chars de vista são de ótima qualidade, ele não recebe um feedback. Enquanto ao mesmo tempo, algum maker posta algo fora do foco maker e recebe vários comentários. Comentários de fato não identificam a qualidade, mas imaginamos o criador que fez os chars com a maior dedicação para dispor e não recebe ao menos um elogio. Isso desmotiva totalmente o criador, isso é o que vem afetando o maker nos ultimos tempos.

Infelizmente, poucos jogos hoje em dia são concluídos, isso se da conta por vários fatos, um deles é a falta de valorização e vontade dos makers. Muitas vezes, vemos tópicos lindos, com imagens lindas, uma ótima história e uma incrível jogabilidade, que na maioria das vezes, não passa disso, é somente um tópico para ganhar concursos e ter uma fama. Do mesmo modo que, muitos projetos de qualidade que estão sendo trabalhados arduamente não recebem o devido valor, o que desmotiva o criador resultando em desistir de seu projeto.

Para finalizar, quero ressaltar que: hoje em dias os makers não fazem jogos por diversão, e sim por reputação. Nós makers, deveríamos valorizar mais o que fazemos, para que possamos cada vez mais crescer esse nosso "mundinho maker". Um bom começo para isso, é começarmos a fazer nossos recursos / jogos com determinação e vontade, e não esperando algo em troca, porque tudo que é feito com carinho é sempre bem feito e concluido.

Vamos acordar makers, e fazer de nosso mundo cada vez melhor!
[/box]
Galeria:

Acho que outro fator também colabora para a diminuição do cenário maker é o fato que a ferramenta já não é tão novidade assim e outras surgiram. Mas isso acontece com tudo no mundo, lentamente as pessoas perdem o interesse por alguma coisa. Com o RPG Maker não será diferente. Mesmo que sejam lançadas novas versões a engine já não é mais tão inovadora como há alguns anos. Hoje o pessoal prefere optar por engines mais modernas e com mais potencial, até porque vem aumentando o número jogos Indies lançados e pessoal quer competir nesse mesmo nível. É como você disse, tem maker querendo fazer jogo por reputação e não por diversão. Por sorte sempre haverá alguém para se ater as raízes.

Viva a lenda!

Outro motivo: Críticas
Vamos fingir que eu sou um noob (na verdade sou, mas enfim...), eu posto meu projeto com uma história terrível em pontos de criatividade, originalidade e gramática, com seu design parecendo um lixo, e mapeamento "quadrado" (mappers entenderão). Chega um cara e fala "CAARA AMEI TEU PROJETOOO TO LOUCÃO PRA JOGÁ", aos olhos do criador, isso ajuda em muita coisa. "Cara, não está bom, você tem que melhorar isso isso e isso.", aí sim, o criador automaticamente faz uma mensagem ridícula falando sobre respeito, lógica etc. e no final, desiste do projeto. Quando formos postar um jogo / recurso, saibamos lidar com as críticas, sabendo distingui-las:
"CAARA, PROJETO SUPIMPAAAAAA AMEI AMEI FAZ LGOO EÇA DEMO!" => Isso não te dá nenhum proveito.
"Está interessante a ideia, mas recomendo melhorar isso isso e isso" => Isso te dá muito proveito.
"Horrível cara, esse projeto humilha todos os projetos do mundo, desista!" => Isso não te dá nenhum proveito.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!

Citação de: Inscrição antiga numa tumba egípciaNós vivemos numa era decadente. Jovens não respeitam mais seus pais. Eles são rudes e impacientes. Eles frequentam tavernas e não têm auto-controle

Ah, a era de ouro... Quando tudo era bom, não existiam noobs, as mulheres me amavam como a um deus, e meu pênis tinha trinta e cinco centímetros de comprimento. E, acima de tudo, quando makers faziam jogos. Agora, hoje em dia? Tudo na merda. Tudo ruim, tudo feio, todo mundo sendo preguiçoso e sem fazer nada. Se ao menos pudéssemos voltar aos dias de antigamente.

Mas falando sério, este artigo está simplesmente errado. Não estamos enfrentando uma decadência de jogos completos feitos por amadores; estamos enfrentando uma decadência da engine que usamos. Engines melhores surgiram, e portanto o RPG Maker está desaparecendo lentamente. Agora, ninguém está fazendo menos jogos que antigamente. Estamos no mesmo ritmo de criação. A diferença, meu caro, é que você se esquece dos projetos ruins, dos projetos inacabados, e até mesmo das putarias que ocorriam simplesmente porque somos humanos, fazemos merda, e eu estou na cena maker há mais tempo que vocês pensam e portanto instigando porcarias.

Comparar o presente com o passado, mostrando o passado como um exemplo brilhante, é simplesmente errado. Hoje em dia nós temos fóruns melhores, com administrações menos tirânicas e mais abertas a debate (já se foi o tempo do Único Administrador), com também uma maior liberdade de expressão e criação de conteúdo (algo que eu me considero parcialmente responsável por, vide meus textos absurdos e obscenos de 2009). Nem ao menos nossos tópicos ficaram piores. Pessoas desistem de projetos há anos. Um excelente exemplo disso era o jogo Forjada pelo Dragão, que é bem Old-School (mais velho que o CRM) que tinha um lindo tópico mas, por causa do administrador do projeto, parou em seus eixos.

Dizer que queremos reputação em conotação pejorativa também é um tanto quanto tolo. Sempre quisemos reputação. Atoa não teria feito seus scripts excelentes se não quisesse ser reconhecido como um bom programador. Eu não teria feito meus textos horríveis de 2006-2010 se não quisesse criar para mim um nome reconhecível como alguém que faz coisas de qualidade. Querer reputação SEMPRE foi algo em nossas mentes, e SEMPRE tivemos aqueles que tentaram "pular etapas". Eles fracassaram tanto quanto fracassam hoje.

Eu lembro de ter brigas com Matt RvdR por causa de ideologias conflitantes, onde ele dizia querer apenas criar para se divertir, e eu no meu cinismo implicante afirmando que ele tinha segundas intenções. A comunidade mudou, evoluiu e passou por muita coisa. Mas dizer que ela está decaindo e ficando mais preguiçosa é uma noção errada de quem nunca conviveu com pessoas da suposta "Era de ouro".

O cenário maker é um dos melhores de todos os tempos, desde que Don Miguel pirateou o RPG Maker 2000. Pela primeira vez brasileiros têm a oportunidade de adquirir um RPG Maker de forma legal e podem vender seus projetos após conclui-los, se assim o desejarem. Ninguém precisa "Acordar". Já estávamos trabalhando quando você fez esse texto.

E eu faço cada um de meus textos porque amo escrever e porque quero reputação por escrevê-los (e dinheiro, mas isso já entra na categoria "sonhar"). Um não automaticamente exclui o outro. Mantenha isso em mente.

Enfim, resumindo: Não gostei muito do artigo, 2,22/5,51 estrelas.

Bem o que me desmotiva a fazer recursos são porque eu faço um pack e tem vez que ninguém comenta, dai eu vejo um tópico com um char só com um monte de comentários, então para mim ninguém liga para meus resources então isso me motiva a parar :/

Citação de: Vifibi online 13/08/2013 às 18:55

...Não estamos enfrentando uma decadência de jogos completos feitos por amadores; estamos enfrentando uma decadência da engine que usamos. Engines melhores surgiram, e portanto o RPG Maker está desaparecendo lentamente. Agora, ninguém está fazendo menos jogos que antigamente...

...Comparar o presente com o passado, mostrando o passado como um exemplo brilhante, é simplesmente errado...

Poucas vezes consigo concordar com o que o Vifibi diz, e essa é uma delas.
Estive há pouco tempo conversando com o Cronus exatamente isso.

A verdade é que o mundo atual é todo baseado em jogos com gráficos extraordinários, e essa nova geração que está por vir vai desenvolver ainda mais essa base. O Rpg Maker tem ficado pra trás não por ser uma engine ruim ( muito pelo contrário, já satisfez e satisfaz muita gente ), mas sim porque está sendo ultrapassada pelo fanatismo dos gráficos.

Tem um projeto aí que não sei o nome, mas o dono dele quis enfiar gráficos 3D no jogo, sendo que está sendo feito no RM. São realmente muito lindos. Parabéns pra ele, mas vai ser muito difícil terminar um game com esses gráficos exuberantes. Simplesmente porque a linhagem se ultrapassou.

Essa tal era de ouro, se você estiver mencionando os tempos da Vila Makers, a menace, foram tempos de novidade. Era legal descobrir essas coisas novas do maker. Quando o 2k foi lançado, eu me sentia com uma liberdade total pra criar as coisas mais incríveis do mundo.

Mas hoje aposto que um novato quando pega o maker já está pensando em algo como Oblivion ou Skyrim, enquanto antigamente pensavávamos em algo como Zelda.

O mundo mudou, mas a tendência é a mesma.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Discordo Pozinho. Sim, o RPG Maker é uma engine boa e deu a luz a grandes projetos, mas não acho que o RPG Maker está ficando ultrapassado por causa de gráficos. A questão é que existem outras engines com mais potencial para programação e criação de jogos.

Citação de: MoisesMLK online 13/08/2013 às 19:35
Então todos olhem aki meu tópico acabei de criar ele faz uns minutos na parte de recrutamento por que eu e meu colega eric pensamos me criar a equipe pra depois revelar a história do jogo na aba de jogos em desenvovimento olhem la e se quiserem falem comigo mandando a ficha de recrutamento por resposta la eu add você no skype e agente vai programando as coisas e talz então olhem la a história do jogo foi tipo eu tava na escola eu e o eric e derrepente ele me pergunto se eu queria jogar o incrivel jogo do caderno ai ele me explico como e que era e agente jogo então agente foi fazendo os jogo agente jogo o 1, 2 que era só a continuaçao do 1 o 3 que era o origins que agente mal jogo que era antes do 1 e do 2 e o pós que e tudo depois do 1, 2 e 3 talvez não vai fazer o 1 e 2 vão ser no mesmo jogo então vai ficar um ótimo jogo longo com muitas horas de gameplay ta ai o link do meu tópico: http://centrorpg.com/recrutamentos-para-equipes/recrutamento-para-o-incrivel-jogo-do-caderno a só para complemetar o que eu nao falei talvez agente nao faça o pós pq agente mal começo a joga e talz mas os outros tem uma história legal!!!!

Legal cara, mas aqui não é tópico de recrutamento!

Viva a lenda!

Esqueceu de falar que a maioria sai do tópico pelo jogo ser gráficos RTP, e também não surgi uma novidade tão legal, como por exemplo a maioria dos scripts do vx ace era de outra engine que foi convertido e por isso as vezes não surge muito interesse, a mesma coisa para os tilesets.
Como um amigo ai em cima disse estão aparecendo novas engines por ai e o rpg maker esta desaparecendo lentamente.
Sobre a questão da reputação eu acho que todos querem isso, mas vamos detalhar, o reconhecimento do seu trabalho, todos querem, eu por exemplo no meu projeto quando eu criar o tópico eu quero ser reconhecido mas não ser popular como a maioria dos novatos(novatos mesmo) querem(nem todos querem).
Aé ter um tópico de projeto não ser respondido já é um bom começo para alguém desistir.

Ai foi meu ponto de vista.

13/08/2013 às 20:32 #8 Última edição: 13/08/2013 às 20:35 por Bieel
Se for questão de gráficos, a tendência é os mesmos sempre evoluirem, logo, os antigos desvalorizam, isso é fato. Os gráficos evoluidos existem desde a "época de ouro", pelo menos na minha. Óbvio, todo mundo que cria algo tem a intenção de ser reconhecido, mas quando isso ultrapassa a vontade de criar algo novo e criativo, acabam em um resultado ruim ou nem sequer um resultado. Porque logo veem que não vai gerar fama, ou reputação e desistem.

Questão da reputação é diferente, aliás, os trabalhos são cada qual com seu público alvo, ou seja, o que me agrada pode não agradar você, por simplesmente não gostar (mesmo tendo qualidade). E se analisarmos, o público alvo de hoje em dia são gráficos 3D (falando de gráficos), o que resulta numa óbvia desvalorização do 2D (que ainda tem seus fãs), mas isso não impede de membros como nós, tentarmos valorizar já que gostamos de gráficos antigos. Só acho que os membros dão mais atenção para os prêmios e zueiras doque para seus projetos. Agora vamos pensar, antigamente mais projetos eram concluídos, logo gerando mais recursos e novidades que resultam em movimento, não é a engine que está ultrapassada, e sim a escassez de conteúdo de qualidade, nesse ponto que quero chegar. ^^
Galeria:

Vou apenas responder quotes da galera das coisas que discordo AWW YEAA:

Citação de: Bieel online 13/08/2013 às 18:15

Muitos se perguntam o porque dessa decaída, um ótimo motivo disso é: a comodidade existente. O grande acervo de recursos que se encontram na internet está bom aos olhos da maioria dos makers, ou seja, o que tem está bom. Logo, se está bom, não precisa de nada novo, o que prejudica muitas pessoas querendo recursos específicos, ou até novos (já que ninguém gosta de entrar em um tópico e ver sempre os mesmos recursos).
Discordo, pois como você pretende resolver isso, proibindo makers de baixar recursos ou artistas de postarem suas imagens? É claro que não. Eu acho este ponto que você falou até positivo, e não negativo, por isso que tô comentando ele.

Outro ponto que diminui a criação de jogos / recursos, é o feedback. Todos gostam de uma crítica, sendo ela boa ou ruim um comentário sobre algo que você fez é sempre bom. Ultimamente, poucos comentários construtivos são utilizados, o que fazem os criadores perderem o interesse em criar.
Não sei como anda o feedback do pessoal, mas não há muito espaço para feedback. Você fala que X deveria ser Y e pronto. É como se você fosse um jogador, um cliente, e não um maker. Se você é um maker, ao invés de falar que X deveria ser Y, pegue o projeto e faça X ser Y. Isso não acontece no rpg maker porque isso não é facilitado por esta ferramenta. Isso eu considero a PIOR coisa do rpg maker.

Vamos a um exemplo: um pixel artist cria um pack de chars do Street Fighter. Os chars de vista são de ótima qualidade, ele não recebe um feedback. Enquanto ao mesmo tempo, algum maker posta algo fora do foco maker e recebe vários comentários. Comentários de fato não identificam a qualidade, mas imaginamos o criador que fez os chars com a maior dedicação para dispor e não recebe ao menos um elogio. Isso desmotiva totalmente o criador, isso é o que vem afetando o maker nos ultimos tempos.
Seguindo meu comentário de cima, e se o artista posta o pack, outro artista baixa, modifica, e posta este modificado. O criador original pode se deparar com novas técnicas sobre seu trabalho, e isto é o suficiente pra manter movimento nesta área. Mas isso acontece? (não sei, mas imagino que não). O problema é que estamos com uma relação social muito atrasada, de que quem vê o conteúco é cliente, e não é assim.

Infelizmente, poucos jogos hoje em dia são concluídos, isso se da conta por vários fatos, um deles é a falta de valorização e vontade dos makers. Muitas vezes, vemos tópicos lindos, com imagens lindas, uma ótima história e uma incrível jogabilidade, que na maioria das vezes, não passa disso, é somente um tópico para ganhar concursos e ter uma fama. Do mesmo modo que, muitos projetos de qualidade que estão sendo trabalhados arduamente não recebem o devido valor, o que desmotiva o criador resultando em desistir de seu projeto.
Isso deve realmente acontecer, não sei, mas não é culpa do criador de 'tópicos bonitos'. Não depende dele do tópico ser famoso, depende da comunidade. Então o 'que só cria tópicos' é santo, é isso que a comunidade está demandando. Não existe outra explicação, ao menos não que eu conheça.

Sempre quisemos reputação. Atoa não teria feito seus scripts excelentes se não quisesse ser reconhecido como um bom programador. {...} Querer reputação SEMPRE foi algo em nossas mentes {...}.
Eu discordo com incerteza porque não conheço o Atoa nem seus scripts. Julgando que ele aprende a programar pelo rpg maker, no começo poderia ter feito scripts para fazer sistemas, e depois para melhorar em programação. Se ele não tentasse melhorar, seus scripts não seriam excelentes. E isso abre espaço pra você estar errado.

Eu por exemplo, não espero reputação, espero uma resposta que talvez mude minha opinião, e isso fará parte da minha visão de mundo. É isso que ganho, pouco importa reputação numa comunidade de rpg maker.

Já que estou falando sobre reputações, antigamente eu injetava sistemas em javascripts nas páginas de fóruns como este, e utilizar as reputações para algo útil nunca foi de meu interesse. Eu apenas as escondia por css porque achava que estes números poderiam me desconcentrar do conteúdo, ou seja, me faz perder tempo.

Citação de: Pozinhofan online 13/08/2013 às 19:33
A verdade é que o mundo atual é todo baseado em jogos com gráficos extraordinários, e essa nova geração que está por vir vai desenvolver ainda mais essa base. O Rpg Maker tem ficado pra trás não por ser uma engine ruim ( muito pelo contrário, já satisfez e satisfaz muita gente ), mas sim porque está sendo ultrapassada pelo fanatismo dos gráficos.
Discordo porque já vi alguns jogos do facebook que teve muitos acessos que não tem gráficos extraordinários. Na verdade eu inventei este exemplo, mas acredito que exista.

Citação de: Pozinhofan online 13/08/2013 às 19:33
O mundo mudou, mas a tendência é a mesma.
Discordo porque O mundo continua o mesmo, só há menos razões para se viver. Capitão Jack Sparrow.

Citação de: thi online 13/08/2013 às 21:15
Sempre quisemos reputação. Atoa não teria feito seus scripts excelentes se não quisesse ser reconhecido como um bom programador. {...} Querer reputação SEMPRE foi algo em nossas mentes {...}.
Eu discordo com incerteza porque não conheço o Atoa nem seus scripts. Julgando que ele aprende a programar pelo rpg maker, no começo poderia ter feito scripts para fazer sistemas, e depois para melhorar em programação. Se ele não tentasse melhorar, seus scripts não seriam excelentes. E isso abre espaço pra você estar errado.

Eu por exemplo, não espero reputação, espero uma resposta que talvez mude minha opinião, e isso fará parte da minha visão de mundo. É isso que ganho, pouco importa reputação numa comunidade de rpg maker.

Já que estou falando sobre reputações, antigamente eu injetava sistemas em javascripts nas páginas de fóruns como este, e utilizar as reputações para algo útil nunca foi de meu interesse. Eu apenas as escondia por css porque achava que estes números poderiam me desconcentrar do conteúdo, ou seja, me faz perder tempo.

Só um "F.Y.I.", meus "ouros" são todos de concursos ganhos. Eu não estou falando de reputação em termos de números pseudoimportantes em fóruns, e sim na reputação profissional de cada um. Atoa é reconhecido internacionalmente no cenário Maker como um excelente Scripter, eu sou reconhecido nacionalmente no cenário Maker como um excelente chato e pedante que não sabe calar a boca. E por alguns poucos como um escritor bastante decente. Quando eu falo em reputação, não falo em números, e sim no conceito metafísico, o respeito daqueles que admiram sua obra, e a expectativa de que você continuará a fazer excelentes trabalhos. Sabe, aquilo que garante que quando eu lanço algum texto, meus fãs o lerão assim que possível. Isso é algo que todos cobiçamos, não tem como discordar. É parte do sonho de todos nós que sonhamos com trabalhos/carreiras.

Bem, eu dei uma lida geral no tópico, muita coisa que discordo, outras que concordo bastante. Como não rola citar tudo o que dizeram, vou tentar dar uma resumida na minha opinião.

Sobre o texto, acho que expressa a insatisfação com a visão do cenário do rpg maker, e é válido pra levantar essa discussão. Mas como já foi dito, não bem questão de "hoje em dia". As comunidades nacionais de RM sempre tiveram um nível semelhante em todas as suas gerações, tanto que quem já participou de fórums mais antigos que perderam o brilho sabem que encaramos sempre os mesmos tipos de membros, os mesmos tipos de problemas com relação ao fórum, a mesma insatisfação com falta de material produzido e foco pros jogos...

Não posso dizer que o começo do RPG Maker no Brasil foi ruim porque eu não tava lá. Minha primeira experiência com comunidades de RPG Maker foi na Vila Makers, em 2006 ou 2007, mas pelo que consigo me lembrar, tanto nela quanto em outras comunidades que participei depois estes problemas já existiam. Muita atividade irrelevante (joguinhos entre membros, ho!), muitos projetos que recebem atenção por parecerem promissores mas que nunca terminam (aka vaporwares), muita gente que visa ganhar alguma reputação e não produz material que de fato tem a ver com RM (att whores, a gente vê por aqui), e por aí vai. Resumindo: se existe alguma decadência hoje, não começou hoje. Existe desde sempre.

E digo mais, muito provavelmente isso é algo que vai do amadurecimento do membro ou da comunidade. Em um determinado momento a comunidade começa a amadurecer e ver quais deveriam ser suas prioridades e o que deveria mudar, o mesmo vale pros membros com mais experiencia (que afinal, são quem forma a comunidade). É nesse momento que você se toca e pensa: "Cara, isso anda uma merda. Antigamente era melhor!" - na verdade parecia melhor porque você ainda não tinha uma visão mais completa da coisa, você estava satisfeito com o que a comunidade te oferecia.

Enfim, faz parte caras. Quando você percebe que esse cenário todo é muito fraco e desanimador na maior parte do tempo, você simplesmente percebe que não é mais tudo simples e agradável como antes, quando você só se importava em abrir o maker e trabalhar no seu jogo. Não acho que tenha uma solução exata pra isso, talvez tentar resgatar o seu espírito dos velhos dias e fazer disso a sua motivação, se basear apenas na sua vontade. Mas bem, não é tão fácil fazer quanto é fácil pra mim digitar isso, infelizmente.

Nem queria escrever muito porque sei que é um saco de ficar lendo esses posts longos cheios de mimimi, mas não posso deixar de falar sobre essa comparação de engines aí. Deixo no spoiler pro meu post parecer menor.

CLIQUE SE VOCÊ QUISER LER MINHA OPINIÃO SOBRE ENGINES. MENTIRA, CLIQUE AQUI PRA GANHAR UM SORVETE

Seguinte, não é que o maker seja uma novidade, na prática ele só era novidade há 10 anos atrás. Acho que isso está mais no fato de que no começo dessa década, a produção de jogos se tornou mais popular do que nunca, muitas ferramentas novas surgiram, muitos jogos de sucesso surgiram pra fazer referência e por aí vai. Sendo assim, já não existe mais as limitações impostas pelo maker aos olhos de quem vê jogos de sucesso. "Eu posso fazer algo foda assim, fazer sucesso também! Mas esse rpg maker não presta pra isso, vou aprender algo melhor" - é provavelmente o pensamento mais comum, e tá longe de ser verdade.

O RPG Maker é uma ferramenta de grande potencial e tem um ótimo dinamismo, é tão bom pra se introduzir uma criança ao game design quanto pra se fazer um jogo de apelo comercial com a sofisticação necessária. Mas é claro, dependendo do que você quer fazer, existem ferramentas melhores pra atender as suas necessidaes. Você não vai querer fazer um jogo de plataforma ou FPS no RM, um jogo de ação com procedual generation e coisas do gênero. É possível? Pros manjadores até é, mas sabemos que você economiza tempo e esforço e melhora sua performance com coisas voltadas pra isso.

O RPG Maker é o que o nome diz: um fazedor de RPG's. Se você quer fazer um RPG tradicional em perspectiva top-down, o que iria preferir? Um programa que já te oferece tudo configurado, todo um banco de dados específico pra se fazer um RPG com várias pré-definições OU escrever uma engine toda do zero, escrever todas as fórmulas, escrever um editor de mapas, de personagens, de itens... A resposta é mais que óbvia.

O lance todo tá no que falei no começo, desenvolvimento de jogos nunca foi tão fácil e tão abrangente. Qualquer um pode tentar fazer o seu jogo, e infelizmente vai querer começar com grandes ambições, seguindo a fórmula de jogos de sucesso que obviamente não seguem uma linha básica que o RPG Maker oferece. Mas isso não significa que o RPG Maker em si seja uma ferramenta ruim ou incapaz de produzir jogos bons. Só temos poucos exemplos do sucesso que ele é capaz de conquistar. Aliás, se o indivíduo não consegue reconhecer e aproveitar o potencial do RPG Maker, dificilmente vai entender e aproveitar o potencial de linguagens de programação ou engines de criação de jogos diferentes.

[close]

14/08/2013 às 10:55 #12 Última edição: 14/08/2013 às 11:22 por DFox
O Povo reclama, mas quando veem um projeto que realmente está dando certo ignoram... Eu tenho um jogo e ele está indo muito bem, de vez em quando eu realizo uns testes fechados com a equipe e chamo alguém que está a espera do jogo, o problema é só haver com os Makers, eu tinha abandonado o RPG Maker, mas quando me deu essa ideia, não pensei duas vezes e comecei o jogo (Ele é Online), eu já investi um pouco nele e pretendo investir mais comprando um VPS para Hospedar.

Essa é a minha opinião, porém jogos normais eu não faço mais no RPG Maker por motivos meio que pessoais, e que eu acho uma engine meio limitada.

EDIT:
Não estou dizendo que o meu projeto seja bom ou melhor que os outros, mas sim que os que tem dedicação ignoram, dando atenção aos que tem um tópico bonitinho apenas.
seus pubububu.

nho
DeMolay

Li metade do tópico, não mais por não ter tempo pra isso e não menos porque queria ao menos saber o que tá rolando por aqui, então se passei por cima de alguma coisa já dita, me perdoem.

Antes de mais nada, a matéria do Bieel é um ponto de vista que vale ser considerado, uma matéria é uma matéria e nem sempre ela precisa ser de uma certeza absoluta, aliás, vejo tantos jornalistas escrevendo bostas em jornais que nem se comparam a isso.

Quanto ao maker, ele está longe de entrar em decadência. Acho que eu sou o mais antigo por aqui, talvez o Raizen possa se comparar ao tempo que eu tenho de maker, por isso eu afirmo que essa época atual é a mais favorecida ao maker dentre todos os outros tempos. Lembro de quando eu descobri o RPG Maker 2k lá por 2002-2003 e que fóruns eram escassos e a maioria dos recursos se buscavam em fóruns de fora, principalmente da Alemanha.

Depois de algum tempo que surgiu a MU e a Menace e então começou algum investimento em sites e fóruns especializados no Brasil, com dominios pagos e tudo mais e aí sim os recursos foram mais fáceis de serem achados.

Sobre questões gráficas, não tem nada a ver ... eu peguei a fase em que o PS1 e o N64 surgiram e foi aquele 'boom' do 3d, onde todo mundo queria jogar um game em 3d e os clássicos do SNES e outros consoles foram deixados de lado, se o maker sobreviveu naquela época com seus gráficos de 256 cores não será hoje em dia com a moda dos indies e nostalgia pelos clássicos que o maker vai acabar por causa de gráficos.

Finalizando, eu concordo sim com o Bieel que estamos passando por uma fase de falta de criação, não se encontra mais projetos muito promissores nas comunidades por aí a fora e vemos muitas poucas novidades surgindo, pode ser uma fase curta de falta de criatividade, mas que está acontecendo é fato. Agora, outro fato é que essa fase vai passar e logo logo os projetos promissores e os bons makers voltarão.

14/08/2013 às 14:10 #14 Última edição: 14/08/2013 às 14:13 por Pozinhofan
Citação de: VincentVII online 13/08/2013 às 19:51
Discordo Pozinho. Sim, o RPG Maker é uma engine boa e deu a luz a grandes projetos, mas não acho que o RPG Maker está ficando ultrapassado por causa de gráficos. A questão é que existem outras engines com mais potencial para programação e criação de jogos.

Não estou dizendo que o mundo inteiro prefere gráficos, só estou dizendo que as empresas atuais NÃO TEM PRA ONDE IR, a não ser à evolução dos gráficos. E muito dos novatos de HOJE em dia são dessa nova geração de gráficos, então não vão encontrar nada no RPG Maker.

Ficar pra trás não lhes trará dinheiro.

Vide RPG Maker.

Só deixar claro uma coisa...
Essa tal "época de ouro" foi a época de ouro de cada um, não julgue como um todo. A primeira vez em que você abriu o maker é diferente da primeira vez que o fulano abriu o maker, ou que o cicrano abriu o maker.

E essas épocas são as melhores, porque somos inocentes do todo.
Mas são nossas épocas.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan