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[Script VX] GTBS (GubiD Tactical Battle System) v.1.5.1.4

Iniciado por GDL, 02/12/2012 às 00:17

GubiD's Tactical Battle System
GTBS ver 1.5.1.4
Creditos
GubiDs

Galera do centro, venho trazer aqui o famoso GTBS!( tambem conhecido como FFT para Rpg Maker XD )
Um sistema de batalha que ultiliza uma formula de combate muito similar a serie FFT e de outros jogos taticos. Considero esse script um dos mais interessantes de se trabalhar, pois da uma grande possibilidade de customização, tanto em personagens tanto em missões. O único problema é que ele exige dedicação e paciência, mas se está disposto a criar um jogo nesse estilo, esses dois itens NÃO PODEM ser problema, certo?.



O que o GTBS faz?

Cria batalhas táticas, onde personagens jogáveis e inimigos são distribuídos de forma similar a um tabuleiro. As ações dos personagens estão limitadas a distancia que cada um pode percorrer, da mesma forma que os ataques variam de acordo com distancia e a área que podem atingir.

Detalhe: Essas são imagens do meu projeto utilizando o GTBS, achei melhor mostrar algo que mesmo fiz, para dar uma ideia das possibilidades que o script traz.



Existem dois estilos de batalha que podem ser escolhidos pelo usuário:

ATB (Active Battle)
Batalha ativa, similar a FFT, cada personagem tem seu turno dependendo de sua velocidade, personagens mais rápidos atacam primeiro, as vezes, até mais de uma vez, antes dos adversários. É possível visualizar a ordem dos atacantes apertando ESC em uma área desocupada do campo de batalha.


TEAM BATTLE
Aqui as batalhas são divididas pelo turno de cada "tropa", cada uma tem seu turno e independente da velocidade, cada personagem só poderá atacar durante o turno de sua própria tropa.




Outras funções interessantes:
-Possibilidade contra-ataque

-Equipamentos e Status que interferem na movimentação do personagem, dando um grande numero de possibilidades a habilidades, magias e etc...

-A capacidade de usar eventos durante as batalhas, criando um numero muito grande de possíveis puzzles e desafios durante as missões.

- I.A muito bem feita, desafio é o que não falta se o criador do jogo quiser.

- Sistema de invocação de novos personagens através de magias.

- A possibilidade de se utilizar outro sistema de batalha, bastando desativar e ativar o GTBS via script.



Algumas imagens da DEMO:
Spoiler


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Link para Download

-Informação adicional

Caso queira adicionar algum script ao seu jogo, certifique-se de que ele não ira causar nenhuma incompatibilidade com o GTBS, teste o jogo após cada novo script instalado, isso vai evitar bugs futuros e livra-los da dor de cabeça que eu tive XD.

FAQ Completo na DEMO.



Enfim, esse sistema não é dos mais recomendáveis para makers que nunca abriram o editor de scripts na vida. Caso já tenha pelo menos configurado algum script não terá muitos problemas para aproveitar todas as possibilidades que o GTBS oferece.

Lembrando que qualquer duvida relacionada ao script e suas configurações, terei prazer em responder.