O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Poemas que eu fiz.

Iniciado por Queen_Natty, 02/10/2013 às 13:08

02/10/2013 às 13:08 Última edição: 02/10/2013 às 19:19 por King Gerar
Olá, pessoal, tudo bem? Então, eu gostaria de expor aqui 3 poemas de minha autoria, fiquem à vontade para fazer críticas. Bom, sou bem sentimental, então segurem o vômito.  :ok:

Spoiler
O que é o infinito?

Comparado ao tempo que quero ter-te
O que é o infinito?
Uma previsão impossível
Um cálculo irrestrito

E todas as madrugadas
Que ganho pensando em ti, desmedida
Porque tratando-se de você
Não pode-se considerar perdida

O que é o infinito, perto do meu amor?
Deveria ele, intimidar-se, calado
Pergunto-o : O que és, infinito? Diga-me, por favor!
E ele me responde: Nada que esse amor já não tenha superado.

-Nattália Alexandrino
[close]

Spoiler
Permanência

Dentre milhares de palavras não encontro a certa
A que procuro usar para mostrar-te meu afago
Trago no peito a certeza de uma vida incerta
De que a felicidade encontra-se em meu pecado

De longe vejo as luzes que sinalizam sua chegada
Faróis e um som penetrante
Já não sei mais como parar, amor
Nossa sintonia tornou-se constante

E quando penso em perder-te
Por um minuto que seja, ou apenas por supor
Vejo a vida alva, desbotada
Perdendo a cor

Por isso não tente,nem pense em deixar meu corpo só
Ou minh'alma vagar sem ti
O tempo pode passar
Mas podemos continuar aqui

-Nattália Alexandrino
[close]

Spoiler
Cada dose

Cada dose de paixão,queima em mim como a bebida mais forte. Na medida certa do exagero, sobe depressa e me faz a cabeça. Aos poucos vai tirando meu equilíbrio, minha razão e minha vontade de querer estar em qualquer outro lugar. Cada dose de você, em pouco tempo toma conta do meu corpo, se apossando da minha alma vagarosamente, me prendendo à sensações que eu não quero deixar passar. Cada dose, cada gole, cada suspiro bem perto, aos poucos me tira o ar, até que eu adormeça e tudo não passe de vagas lembranças, corroídas por efeitos colaterais.
-Nattália Alexandrino
[close]
Depois eu vejo o que eu coloco aqui.

"E todas as madrugadas
Que ganho pensando em ti, desmedida
Porque tratando-se de você
Não pode-se considerar perdida"

Essa eu acho que vou levar comigo.
Obrigado, e parabéns. ;)

@anomalous  Obrigaada  :wow:

02/10/2013 às 14:15 #3 Última edição: 02/10/2013 às 14:31 por Myzhuk
Espetacular, para mim está no mesmo nível dos grandes poetas! + 1 Ouro :lol:!

@Myzhuk  Não fala assim q eu acabo acreditando , ein rs

Bem... vamos lá.
(E antes que me acusem novamente de "Estar desmotivando jovens escritores", me pediram para fazer esta resenha, então suck it)

Li todos, e devo dizer. Seus poemas, em grande parte e na maior parte de todos eles, com algumas exceções relacionadas a alguns versos específicos, está... decente. Não está ruim, mas não está bom, também. Temo dizer que o colega que disse que está ao nível dos "grandes poetas" (sejam lá quais forem, ele não especificou nem mesmo um) simplesmente não sabe do que está falando.

Vamos falar do aspecto técnico antes de partir para um aspecto mais teórico, que tal?

Primeiro de tudo, olha a métrica! É literalmente a parte mais importante de um poema, pois é o que lhe dá as pausas corretas e contadas que lhe permitem ter o ritmo necessário de toda boa poesia.

Segundo, lembre-se de organizar seus versos em estrofes iguais. Sei que parece chatice irritante que não tem nada de relevante, mas essas regras poéticas foram inventadas por um motivo, e esse motivo não é, acredite ou não, "frustrar jovens poetas". Assim como a métrica demarca pequenas pausas na leitura através do verso, a estrofe demarca grandes pausas (e assim uma continuação do tema rítmico) na leitura, e portanto estrofes são também essenciais na criação de um bom poema.

Sei que vai ter gente dizendo que "Não importa desde que seja bom", mas eles estão enganados, e nunca leram uma boa poesia. Regras são importantes para poesia porque ao segui-las, você mantém o tema e ritmo que toda poesia se aproxima de: Musicalidade. Nem preciso te dizer, Natty, que toda palavra, toda sílaba tem uma sinfonia dentro de si. A métrica e as estrofes nos permitem dar cada uma dessas sinfonias seu lugar de glória, mas também nos permitem passar para a próxima seguindo uma harmonia agradável ao leitor, sem precisar nem mesmo proferir uma palavra ou nota musical. Eis a importância tal da rima, métrica e estrofe poética.

Tendo dito isso, vamos falar agora da parte teórica de seus poemas.

Acho que não preciso explicar (mas vou do mesmo jeito, então não se preocupe, vocês podem fingir que sempre souberam sem ter que fazer pesquisa independente) o objetivo de um poema.

É o mesmo objetivo de literalmente toda obra de arte existente no mundo: Causar e desenvolver catarse na audiência. Contudo, um poema — diferente de filmes, livros, teatro e épicos, que usam personagens — tem que transmitir catarse através do conceito da própria emoção, do eu lírico. E a forma que se faz isso é se transmitir uma identificação do leitor para com a situação em si, e não com as personagens (porque, novamente, não há personagens diretas que possam ser observadas).

Aqui, você fez mais uma observação do que acontece, de uma forma passageira, quase que um observador contando sobre algo que ele viu, e não um relato íntimo de emoções, que é como uma poesia geralmente é feita.

Sinto que você tentou encontrar palavras grandes para usar em seus poemas, mas não conseguiu e assim desistiu de deixar o poema da forma como queria exatamente por causa de frustração. Se eu não estiver certo, ignore isto, mas ainda assim, não tente logo do começo impressionar o leitor com palavras grandes, ou descrições ultra-detalhadas. Simplicidade é seu melhor amigo, e boa literatura se faz de grandes histórias, não de grandes palavras.

No fim, tente construir um eu lírico mais acessível ao leitor. Algo que possa identificar-se com aquele que lê, seja por algo que ele passa por, seja por suas emoções para com coisas universais (namorada, emprego, o inevitável vazio da vida, etc.). Isso definitivamente irá te ajudar um bocado na hora de escrever boa poesia, você pode ter certeza. Que o seu telefone irá tocar. Em sua nova casa que abriga agora a trilha incluída nessa minha convers—

STOP THAT! Stop that! You're not going into a song while I'm here.

Enfim. Veredicto final: 5/10
Não está ruim, mas precisa melhorar.

@Vifibi Entendi tudo o que disse, fibi. Critícas são sempre bem vindas! E sobre "tentar impressionar com palavras grandes" não é bem isso, é que eu sempre tive mania de escrever assim mesmo, não gosto muito de coisas simples demais. Sobre as demais coisas, prestarei mais atenção!

02/10/2013 às 19:09 #7 Última edição: 02/10/2013 às 19:21 por Myzhuk
Bem, não tenho nada para discordar da crítica do Vifibi, mas para mim continuam profissionais, talvez por realmente não entender nada sobre os poemas, quando eu leio não vejo muita diferença na qualidade :aiaiai:.

@Myzhuk relaxa, eu escrevo para amadores, não para profissionais! Fico feliz que tenha gostado!

É, não tem muito o que falar depois do comentário do Vifibi (ainda mais eu que não entendo nada de poema). Ele cobriu todos os pontos mesmo.

De qualquer forma, eu gostei dos poemas, especialmente do segundo. Se tiver mais alguns não hesite em trazê-los! Té mais!

Viva a lenda!