O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

CRM Avalia #1 - Orca

Iniciado por B.loder, 02/12/2012 às 15:19

02/12/2012 às 15:19 Última edição: 14/10/2013 às 09:31 por VincentVII

Orca é um jogo que desde o início se mostra carismático, com seu estilo recheado de toques infantis este jogo de RPG Maker VX conseguiu agradar muitos desde as primeiras imagens. O jogo conta uma história criativa e surpreendente, falando sobre uma baleia mágica que criou no grande oceano a terra, e todos os seres nela viventes. O mundo em que o jogo se passa conta várias histórias interessantes, e logo fica óbvia a criatividade do criador.

[info]
Cena de Introdução[/info]

A protagonista se chama Neil, uma garota alegre e divertida que vive em La' Whale, uma ilha escondida no meio do mar. Um grupo de piratas comandado por Keys entra em sua ilha e vai até a floresta, despertando a curiosidade da personagem. Após segui-lo Neil acaba envolvida em uma trama divertida sobre os ovos de Orca, que seriam capazes de acordar a grande baleia mágica e conceder um desejo àquele que possuir os quatro.
   Inicialmente a trama parece totalmente inovadora e criativa, então o clichê dos itens mágicos a serem coletados se revela. Mas isso não vai incomodar o jogador, apesar dos pequenos clichês, o jogador se sente totalmente envolvido com a história de Neil e Beez. Todos os personagens são incrivelmente carismáticos e conseguem dar ânimo à história. Mesmo os vilões tem carisma suficiente para despertar o interesse.
   O mundo é muito bem explorado, algumas culturas são mostradas com mais ênfase que outras, mas isso não desmerece nenhuma delas. Todo o clima durante as cenas é bem aplicado, e as falas meticulosamente bem trabalhadas. Algo que deixa o jogo em geral divertido, é a comicidade inocente dos diálogos. Algumas falas são bestas e alguns personagens fazem o perfil clássico de "engraçado da turma", e assim o jogo consegue ter um tom humorístico leve sem qualquer apelo.

Os gráficos simples e bem feitos de Orca conseguem impressionar, com efeitos de luz singelos e alguns toques que alteram os gráficos padrões, o criador consegue criar uma ambientação viva e bela. La' Whale é uma cidade simples que consegue facilmente passar a sensação necessária para representar uma ilha isolada do mundo, enquanto isso toobarum é uma cidade cheia de piratas e movimentada. E tudo isso fica muito óbvio, mostrando um capricho inigualável.
   O design também não deixa a desejar, do title ao menu o que se vê são gráficos trabalhados e bem feitos, muitas vezes com uma programação curiosa, como no menu que contém ondas se movendo ao fundo. Outro fator que deixa os gráficos de Orca mais carismáticos são as big faces/Portraits, aquelas imagens que substituem as faces comuns com êxito conseguem deixar o jogo muito mais profissional, assim como a maneira de serem usadas.

A jogabilidade conta com vários pontos extremamente divertidos e igualmente desafiadores. Algo curioso é que você não passa de nível batalhando, mas coletando flores mágicas, o que muitas vezes lhe permite dispensar batalhas que seriam tediosas. O jogo usa o sistema de batalha lateral com tempo de forma peculiar, você deverá controlar apenas dois personagens durante a batalha, e preparar sua equipe com conjuntos entre Neil e algum dos outros três.
   O ponto forte da jogabilidade é, sem dúvidas, os puzzles. O jogo conta com diversos sistemas divertidos em que você precisa correr,cozinhar e até regar plantas para passar adiante. Algumas vezes essas implementações podem parecer chatas, mas na maior parte do tempo apenas dificultam de forma necessária o gameplay.

[box class=titlebg2]
Considerações Finais
[/box]
[box class=roundframe]
O jogo no geral é incrivelmente divertido, ele pode parecer frustrante em alguns momentos, mas isso é quase necessário em um rpg que utilize bons puzzles. O roteiro é divertido e empolgante, e os gráficos não deixam a desejar. É um ótimo jogo que vale a pena ser jogado e que deve ficar na memória maker do brasil, pois é um dos melhores jogos completos até o momento. Há também uma continuação, Orca 2, que até onde pude jogar é igualmente impressionante.

[/box]
Imagens

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
[close]

[box class=titlebg2]Download[/box]
[box class=windowbg2]
[/box]
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

02/12/2012 às 15:59 #1 Última edição: 02/12/2012 às 16:02 por Elyven
Gostei de ler esta analise. Lerei às futuras também. Mas em toda analise  em questão, não se esqueça de colocar os pontos relevantes e  mencionar os pontos fracos que deixam a desejar dentro de um projeto. Quanto mais escrevo mais encontro falhas, das quais são meus leitores que me indicam onde encontrá-los.  Quando nos colocamos como espectador, encontramos coisas que não enxergamos como escritora, etc. etc... Não conhecia o projeto do autor - do jogo -e animei-a de baixá-lo. Muito bom mesmo! Vou conferir. E sua análise está muito bem construída e o tópico e a forma que apresentou ela está muito bom também. Parabéns e continue assim. Vou ficar no aguardo de novas análises.

Nota: Percebi também que por meio de uma análise a divulgação de certos títulos ficam mais acessíveis ao visitante e aos membros. Esqueci de dizer onde posso encontrá-lo? Aqui mesmo? Acho que no fim de uma análise seria bom também linkar o tópico do autor do título. Bom, é isso. Boa sorte!  

Sim, as análises também servem como uma forma de anúncio para jogos que gostamos de jogar. Como o Mistyrol é o redator oficial da comunidade vou me focar em análises de projetos estrangeiros que muitas vezes são desconhecidos pela maioria aqui, enquanto ele deverá fazer os de projetos brasileiros. Muito obrigado pelo comentário me deu ânimo para continuar, obrigado.

Citação de: B.loder online 02/12/2012 às 16:02
Sim, as análises também servem como uma forma de anúncio para jogos que gostamos de jogar. Como o Mistyrol é o redator oficial da comunidade vou me focar em análises de projetos estrangeiros que muitas vezes são desconhecidos pela maioria aqui, enquanto ele deverá fazer os de projetos brasileiros. Muito obrigado pelo comentário me deu ânimo para continuar, obrigado.

Deixei uma edição e acho que você lera antes de eu atualizá-la. Sim, continue mesmo e nunca perca o ânimo. Adoro ler análises e conhecer autores novos. Mas em questão, uma dica e no fim do seu trabalho, linkar o tópico do autor - seja estrangeiro ou não- adicionando o projeto a ser consultado. Uma demo, um jogo completo, para que assim possamos baixá-lo.

Sinto muito, a análise havia sido escrita antes de o jogo ser colocado na comunidade, e estávamos esperando. De qualquer forma o link para o tópico principal está no final do tópico, muito obrigado por avisar.

Citação de: B.loder online 02/12/2012 às 16:08
Sinto muito, a análise havia sido escrita antes de o jogo ser colocado na comunidade, e estávamos esperando. De qualquer forma o link para o tópico principal está no final do tópico, muito obrigado por avisar.

Agora sim, sua análise alcançou o clímax . Não tenho mais nada pra sugerir, ficou perfeita. Preencheu às lacunas que faltava. Bom, fico por aqui, e aguardo às futuras. Até mais! :clap:

Gostei. Eu fico realmente feliz quando vejo que, apesar de eu já ter me retirado do "holofote" do mundo maker, e estar inativo já por quase dois anos, meus jogos ainda inspiram a galerinha que está começando a mexer com o programa agora, ou ainda, que os jogos que eu fiz ainda geram comentários, e atraem novos jogadores. Obrigado. =P

Quem sabe um dia não vejo uma análise dessas pra Orca 2, hein? Sempre achei o coitado injustiçado por não ter recebido a atenção que o um recebeu, hahaha.

Abraços,

até mais.

Quando eu zerar, pretendo sim fazer uma análise de Orca 2. É bom ver você por aqui, espero que vejamos muitos jogos vindos de você ainda.

Orca é o tipíco jogo que eu não zero nem se Deus descer a terra e me ajudar, logo no início do jogo quando joguei pela primeira vez eu fiquei travado por horas procurando o que eu tinha que fazer ;=;
Eu de certa forma prefiro o Angellus, apesar do Orca ter muitos recursos originais e tals.

Bom, ler esta análise com certeza me abriu um grande interesse, tanto quanto os comentários falando bem. Obrigado, B.Loder, gostei muito de ler isto. 

:clap: "Clap, clap, clap"

Muito obrigado pelo comentário cara, com certeza anima para escrever outras análises, aguarde, estou esperando ter tempo livre para zerar e fazer uma da continuação.