O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapas Conectados - Dicas e Exemplo

Iniciado por Rick17, 20/11/2013 às 21:39

Mapas Conectados

O título já diz, não é? Sou um maker meio atrapalhado (duvido que alguém ainda não tenha percebido ainda  :derp:), mas sempre tento postar alguma coisa legal... Aqui vai, falei que ia ser ontem mas só deu hoje:

Não é por scripts, apenas uma técnica de mapeamento. Não vamos juntar mapas por script e muito menos fazer uma transição estilo Zelda pelos mapas (se bem que é uma boa ideia).
Sempre procure caprichar nos mapas, é um dos fatores mais importantes do projeto.
A maioria dos mapas de jogos que vejo, quando aparece um "teleport" (evento que te leva pra outro mapa), os mapas não são "conectados". Parece que fica um espaço entre um mapa e outro (sim, é complicado, vou tentar explicar melhor).

Por isso, tenho umas dicas para deixar isso um pouquinho mais caprichado. Há várias opções. É possível fazer "na lata", ou seja, Olhar num mapa, fazer no outro, olhar num mapa fazer no outro. Também há como tirar uma screen completa dos dois mapas (por scripts, claro), juntá-los pelo Photoshop (ou outro editor de imagens), fazer o Panomap e "desgrudá-lo" depois. Ou também junte os mapas, deixe a janela aberta "encolhida" do lado do Maker e usar de referência. É confuso, mas faz com que o jogo fique bem mais caprichado.

Depois de tudo isso, só queria mostrar como fica, aqui vai um exemplo:

[hs width=100 height=100]http://img31.imageshack.us/img31/5171/i124.png[/hs]

Lógico que está estranho, mas é só um exemplo. Vou melhorar depois. Mas explicando o exemplo, são mapas diferentes. Há um teleport no final do mapa de baixo que leva para "alguns tiles acima", que na verdade são de outro mapa. Há quem diga que é mais fácil fazer um mapa só, mas eu acho que isso é um pouco mais "bonito".

Postei como "Avalie!" porque quero que avaliem o mapa de cima, a vilinha.
Vou ficar um dia ou três sem internet então postei logo hoje.

Obrigado.
See ya!
Projeto 春
Emergindo em breve

Na verdade é esse o pensamento que todo maker tem que ter, continuidade nos mapas. Creio que o de baixo eu já comentei num outro tópico então só vou falar do de cima. Gostei das casas, o mapa no geral ficou bom. Só tem dois erros que são aquelas cachoeiras surgindo do nada. Em mapas assim eu recomendo não colocar cachoeiras a não ser que elas partam de um segundo lago.

Viva a lenda!

Ah sim, entendi o que você quis dizer. Na verdade o que você está se referindo é que os mapas mantenham um padrão de continuidade após um teleport, e realmente eu já vi vários jogos em que um mapa termina com uma montanha, por exemplo, e após um teleport a montanha simplesmente desaparece.

Isso é um erro muito comum, principalmente dos iniciantes no maker, por isso é sempre bom ver alguns tutos de mapeamento antes de começar criando mapas 'a moda louca'.

Lembro que meu primeiro projeto no RPG Maker 2k eu não sabia como criar o interior de uma casa, por exemplo, deixando partes em preto onde seria o teto, eu simplesmente preenchia o mapa inteiro com o piso e uma parede de 2 tiles, ficando assim um interior de casa imenso ahuaha

Sobre a vila, eu achei que as casas não estão tão boas ... tipo, o formato delas está legal tendo elas em cima dessa plataforma, porém as casas mesmo estão estranhas com aquelas pequenas torres em cima.

Fora isso, tem uma queda d'agua em uma montanha que não se sabe de onde surgiu essa água, pode até ser uma nascente de água mas ficou bem estranho.

Edit: atropelado pelo Vincent hauah no caso ele falou o que eu falei.

É, as cachoeiras são um problema. O RTP VX Ace não tem um tile específico que faça com que a cachoeira esteja saindo "de dentro" da montanha, sabe? Eu estou procurando um tile assim e não achei ainda, acho que eu mesmo vou ter que fazer.
Que bom que gostou das casas, fui eu que fiz a "montagem". Usando a cerca do RTP, colando no exterior até formar algo interessante.
Obrigado pelo comentário!
Projeto 春
Emergindo em breve

Olá !
Bom seu mapa no geral está,médio.Tem alguns pontos que
poderiam ser melhorados,como as casas,elas estão meio
estranhas,e percebi que tem pedras flutuando.E como já
citaram,a cachoeira que nasceu do nada.Mude esses pontos
e seu mapa vai ficar melhor.Parabéns pelo trabalho.
Prazer, Terror dos Modinha

Então, nesses casos tenta por um rio ou lago por cima dessa cachoeira que fica melhor. No 2k e no 2k3 o pessoal costumar colocar um tile preto por cima da cachoeira, não fica muito visualmente bonito mas tem mais sentido.

Viva a lenda!

Este conceito deve receber mais atenção por parte do pessoal pois acreditem, faz muita diferença! Até cheguei a postar um tutorial(na verdade uma tradução, não ficou tão boa mas da pra tirar umas coisas bacanas de la) que explica esses conceitos, juntamente com a ideia de mundos lineares, open world, etc etc.

Não tenho muito a dizer sobre o mapeamento pois a galera realmente ja disse tudo.

No mais, sua iniciativa foi ótima! Espero que receba a devida atenção que merece.  :blink:
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas