O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mudando as batalhas no mapa[leiam para mais detalhes]

Iniciado por K.A.O.S, 21/11/2013 às 12:08

21/11/2013 às 12:08 Última edição: 21/11/2013 às 15:23 por K.A.O.S
 Seguinte galera, durante o desenvolvimento de meu projeto eu empaquei em um pequeno problema que surgiu. Vou tentar explicar da melhor forma possível o que estou precisando.

Como sabem nós precisamos definir os inimigos que irão aparecer no mapa em suas propriedades, entretanto eu desejo 'mudar' as batalhas que irão ocorrer no mapa durante o jogo, por exemplo:

Ao passar pela primeira vez em uma floresta o grupo encontrará slimes como inimigos, porem ao voltar no período da noite ele encontrará lobos. Quero fazer isso sem usar outros mapas... E ai? Alguém sabe uma solução? Pode até mesmo ser um call por script, não importa. Se não tiver como terei que partir pra um sistema de encounters via eventos. xD
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Talvez haja uma forma de fazer por eventos. Mas..como que é o sistema de Dia/Noite que você utiliza ?
"Designer e Eventer. Manja um pouco de mapeamento e está aprendendo Pixel Art."

Meu projeto está passando por uma remodelagem, aguardem atualizações!!! (clique na barrinha pra ver o projeto)

Hmm ...  tu usa o sistema padrão de batalhas do maker?

Eu faz tempo que não faço um RPG, e nem abro o Ace, mas se não me engano no 2k na época que eu fazia meu projetinho, mil anos atrás, tinha um comando por eventos que tu podia mudar os grupos de inimigos que apareciam no mapa, será que não tem isso aí no Ace não?

Ou eu posso estar viajando também, to meio por fora de batalhas no maker ahuahau

O sistema de dia/noite foi apenas um exemplo pra mostrar a ideia de uma forma mais simples. O conceito que estou usando são 'condições'. Dependendo do rumo que você tomar no jogo certos mapas vão ter infestações de monstros diferentes de antes. Imaginem isso como se fosse um 'karma'.

Então, eu fucei ao máximo nos eventos entretanto não consegui achar nada que permitisse mudar o grupo de inimigos no mapa... É uma pena! Mas conforme for vou colocar em pratica um outro sistema onde as batalhas vão ocorrer quando o inimigo ver o grupo do personagem no mapa.

Obrigado pelas respostas! Vou estar aguardando até a noite para ver se alguém trás uma boa solução.  :XD:

Ok, mas as batalhas são com os inimigos no mapa, ou com a batalha padrão do ACE?
Bom, fiz uma DEMO para você, não sei se é isso que queria... Mas ta aí: https://www.dropbox.com/s/uh4kt3ghcbabdgo/demooo%20c.exe?m=

Pelo o que eu entendi, não se trata disso, May. Ele quer fazer com que o encontro com monstros na batalha mude de acordo com determinadas condições. Me apoderando do exemplo dele, um encontro padrão de slimes se tornar, após determinada condição ser cumprida, um outro tipo de encontro.

Infelizmente, também não sei como fazer isso no maker, Kaos. Raramente uso a batalha padrão. Mas e que tal aquela opção "transformar inimigo"? Você pode transformar os inimigos do encontro em outros. Talvez fique meio "WTF", mas acredito que, pelo menos por eventos, não exista outra forma. Bom, como você mesmo disse, tem a possibilidade de criar mapas clones e por encontros diferentes, mas isso não é nada usual.

De qualquer forma, boa sorte. Se alguma coisa me ocorrer, eu te falo. =)

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Agradeço a tentativa May. E kazu, não era bem isso que eu estava falando! xD

Estou utilizando a batalha padrão do RPG Maker VX Ace, isso é, as batalhas ocorrem normalmente. Minha intenção é alterar o grupo de monstros neste mapa!

Ex. Fulano passa por uma floresta onde os monstros são apenas slimes. Na próxima vez que ele passar pela mesma floresta os monstros serão apenas lobos.

Entendeu? Quero fazer com que os inimigos sejam alterados sem a necessidade de criar um mapa novo ou utilizar monstros(eventos) no mapa! Sei também que é possível fazer isso na aba de 'tropas', entretanto estou usando ela pra diversas condições de habilidades.

Ah, sim. Acho que entendi. Bom, rapaz, então acho que o jeito mais prático é seguir o exemplo da May de, ao invés de você colocar os encontros diretamente no mapa, adicionar eventos de inimigos com esses encontros e, quando determinada condição for cumprida, a aba desses eventos mudar de modo que o gráfico e o encontro mudem.

Mudar diretamente os encontros no mapa eu acho que, por eventos, não é viável. Por que não encomenda um script com essa funcionalidade? Talvez seja mais prático. xD

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Vejo 2 alternativas nissae tudo :),
uma seria fazer por scripts, como estou trampando é difícil eu abrir o maker e ver isso para você, pelo menos tão já, mas tem outro modo de fazer isso por eventos.

Coloque um evento no mapa em processo paralelo, tire todas as batalhas padrões do rpg maker desse mapa, o evento ficaria desse modo.

Posição do personagem muda,
  Pega uma variavel X, e coloca um valor aleatório nele,
  Caso essa variavel aleatoria seja 10, ativa uma condição.
  Condição 1 - caso seja noite,
  Condição 2 caso seja a tarde e assim em diante :P.

Não sei se entendeu a ideia, ao invés de fazer o padrão de batalhas, você mesmo criar as condições de batalha.

Muito bem pensado! Havia me esquecido deste pequeno detalhe, hahaha! Obrigado Raizen, considere o problema resolvido.  :wow: