O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O tópico é a alma do projeto

Iniciado por VincentVII, 24/12/2013 às 09:02

O quão importante você acha que é o tópico de um projeto?

Importantíssimo, afinal você tem que saber vender o seu peixe
15 (50%)
Não diria que é algo tão importante assim, mas não deve ser feito de qualquer jeito
10 (33.3%)
Acho que o que importa mais é o projeto em si e não o tópico
5 (16.7%)

Total de membros que votaram: 30

Votação encerrada: 31/12/2013 às 09:02

[box class=windowbg2]

No mundo dos negócios não se faz um produto e se espera que as pessoas comecem a comprá-lo misticamente. Para que isso possa acontecer gasta-se muito dinheiro com o marketing para se divulgar o tal produto e incentivar o público alvo a adquiri-lo. Isso se aplica ao RPG Maker também. Parafraseando um antigo bordão: O tópico é alma do projeto!
[box class=catbg2]
INTRODUÇÃO
[/box]
[box class=calendar_today]
Vocês devem se lembrar que na minha matéria "Meu primeiro jogo... e seus erros!" um dos itens que eu citei falava sobre os tópicos precoces. Nesse item eu disse que fazer uma boa impressão é um fator muito importante na hora de divulgar o seu jogo. Tá, acho que o jogo é mais importante que o tópico, mas como eu disse, você não vai vender um produto se não souber fazer a propaganda dele.
Quando você vê um tópico bem arrumado, com bastante informação do jogo e imagens, não bate uma curiosidade em testá-lo? E quando você um tópico todo desorganizado, mal escrito, feito as pressas, já não dá aquela sensação que o jogo não vai ser grandes coisas? Embora a frase "Não julgue um livro pela capa" exista, nós frequentemente julgamos algo pela sua aparência. E é por causa disso que eu acho que montar um tópico bonito ajuda muito na popularidade de um jogo.
Só pra constar, quando eu digo bonito não estou falando daquele tópico cheio de buttons, com design de ponta, vídeos mirabolantes e o escambau à quatro. O bom e velho template da MayLeone já é algo que eu julgo ser visualmente bonito e bem organizado. Para quem não manja dos paranauês do design para fazer buttons ou não consegue ser muito asseado o template é uma mão na roda.
Mas chega de falar da aparência do tópico, vamos aos três pontos, que na minha humilde opinião, são os que compõem um tópico decente. Estes pontos são: enredo, jogabilidade e multimídia.
[/box]
[box class=catbg2]
ENREDO
[/box]
[box class=calendar_today] O [user]Kazuyashi[/user], que vocês podem chamar de Kazuzão, fez há algum tempo uma matéria chamada "Num bom tópico de projeto, meia sinopse basta". Lá ele fala justamente sobre o que eu iria comentar nessa parte. Quando for falar da história do seu projeto nunca, e eu repito, NUNCA exagere na extensão do enredo. São poucas pessoas que param para ler uma história muito grande num tópico, se dúvida disso passe lá na seção de roteiros.

[hs width=320 height=240]http://s7.postimg.org/z7hkhk86z/textobagarai.png[/hs]
Claro que todo mundo vai ler isso... Roubei sua imagem, Kazu!

No seu tópico atenha-se em contar os pontos importantes do enredo, não há necessidade de entrar em muitos detalhes, como a origem do mundo, todos os continentes, todas as raças, o time de futebol da casa e essas coisas. Fale um pouco sobre o que aconteceu para motivar a história e a situação atual em que os personagens se encontrarão, o resto nós iremos aprender durante o decorrer do jogo. Em suma, você só precisa responder três perguntas: Onde? O quê? E por quê?
Para dar um exemplo, um tópico que eu julgo ser um bom exemplo de como contar o enredo do jogo de uma forma sucinta é o Contos de Evrand, do membro [user]Basch[/user].
Há também a questão dos personagens. Acho interessante falar um pouco sobre eles, então se você quiser fazer isso no tópico tome como exemplo o Inkey University, do [user]Uhtred[/user]. Faça uma breve descrição dos personagens mais relevantes na história, contando um pouco do seu passado e da sua personalidade.
E uma última dica, cuidado com o que você vai escrever. Até hoje eu me lembro de um maker, isso lá na antiga RPG Menace. Creio que o nome dele era Spheresoft Games. No tópico de dois projetos dele que eu joguei: Lendânia e Ethérea – A Lenda de Zathan (você pode encontrar esses dois jogos no Lorde Google), ele cometeu a falácia de contar TODA a história do jogo. Isso mesmo, TODO o enredo. Então quando os projetos foram finalizados eu tive uma péssima experiência de jogo, afinal eu já sabia o que iria acontecer, não havia reviravoltas e nem surpresas.
Então resumindo tudo que foi dito: fale o básico e não conte fatos importantes do decorrer da história.

[/box]
[box class=catbg2]
JOGABILIDADE
[/box]
[box class=calendar_today] Quando você compra ou baixa um jogo você não espera ver apenas uma história legal, você também espera por mecânicas interessantes. Num tópico de projeto eu costumo notar que, na parte de jogabilidade, geralmente, o pessoal gosta de trabalhar no estilo "lista de supermercado". Ou seja, citar cada sistema e script que tem ou vai ter no jogo. Particularmente eu odeio isso, porque muitas vezes se vê coisas como Sistema de Baú ou outros sistemas que não há necessidade de citar.
Quando o assunto é jogabilidade, eu prefiro muito mais algo como o membro [user]jorgeafodao[/user] fez no tópico do Dragon Ball Z – The Ultimate Saga. Também tem um estilo de lista, mas além disso ele pega os sistemas mais relevantes do jogo, como o sistema de batalha, alquimia, forja, evolução de skills, e faz uma breve descrição dele, se possível com umas imagens para agradar nossos olhos.

[hs width=125 height=275]http://img11.imageshack.us/img11/3738/gr4c.png[/hs]
Chamativo, não?

Sistemas/scripts como script de névoa, mensagem, iluminação... loading, sistema de porta com senha, menu personalizado, etc;  creio que não são tão necessários de ficar se citando, a não ser por questão de créditos, pois são mecânicas que não mudam efetivamente a jogabilidade do projeto. Atenha-se sempre ao que é relevante. [/box]
[box class=catbg2]
MULTIMÍDIA
[/box]
[box class=calendar_today]  Screenshots e vídeos são coisas que eu julgo serem imprescindíveis para se fazer um bom tópico para o seu projeto e tenho duas boas razões para dizer isso. Primeiro porque dessa forma pode-se analisar o mapeamento do projeto que é outro quesito de avaliação importante. Além disso os vídeos são uma forma bem dinâmica de apresentar a jogabilidade do jogo sem a necessidade fazer a famosa "lista de supermercado" que eu citei logo acima. E segundo, porque muita gente pula direto para a parte visual do tópico antes de ler qualquer coisa, a velha história doe julgar o livro pela capa que eu também citei lá em cima, então causar uma boa impressão aí já vai te ganhar muitos pontos com os membros.
Um grande exemplo para isso é o projeto As Aventuras de Bolinha, que está sendo feito pelo membro [user]porco do transtorno[/user]. Não creio que tenha outro projeto na CRM com mais imagens que esse. E isso é um ponto positivo, porque a cada mapa postado mais vontade você tem de conhecer o jogo. Então sempre que for começar o tópico do seu projeto tire um tempo para selecionar algumas screenshots ou até mesmo fazer um pequeno vídeo que, se for bem feito, lhe trará muitos resultados positivos.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Lg0pbQJ.png[/hs][hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/NZQqh1b.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/1zlaGUh.png[/hs][hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Xdj1Sqz.png[/hs]
Vai me dizer que com uma galeria assim você não vai querer jogar?

[/box]
[box class=catbg2]
CONCLUINDO
[/box]
[box class=calendar_today] Enfim, cumprindo esses três quesitos eu acredito que qualquer um pode fazer um tópico satisfatório que, consequentemente, trará muitos olhares curiosos para o seu projeto. Mas tem que se lembrar que não basta criar apenas um tópico bonitinho, é preciso  fazer um jogo decente também!
[/box][/box]
[box class=information]
Gostou da matéria? Então não se esqueça de deixar seu comentário e votar na enquete
[/box]

Viva a lenda!

Muito Bom! Parabéns!

Está muito bem explicado e isso com certeza ajudará os novatos eu e veteranos também!

Mas, na minha opinião, acho que não devemos falar sobre os personagens, apenas mostrar quem são os principais, mas sem falar nada sobre eles, com exceção dos nomes, é claro!
Isso por que eu acho, que assim como a história, o jogador deve conhecer o personagem jogando, e não lendo em tópicos.

Bom... É isso!
Até!

:ok:

V@gner,
pois eu já sou o contrário, lol. Sempre (repito, sempre) que abro um tópico de projeto, a primeira coisa que olho não é a história, nem os sistemas, nem as screens. São os personagens. Depois olho a história. Eu posso até jogar um jogo em mapeamento ruim, gráfico ripado, sistemas chatos... até mesmo uma história previsível e clichê (mas não mal feita ou sem sentido... por isso já é a segundo prioridade), mas detesto personagens ruins. Não tem jogabilidade ou gráfico que me faça jogar até o fim se eu não gostar dos personagens. Por isso prefiro me certificar se os personagens são bons ou não.

Enfim, acho que no caso da história, poderia ter duas opções. Colocasse a história mais detalhada para caso as pessoas queiram ler e avaliar, mas também uma sinopse no início do tópico para as que preferem ver a história no jogo. Eu sou das que geralmente dão só uma lida por cima mesmo. Não adiante ter história fodona se não for bem aplicada no jogo.

No mais, concordo que o tópico é extremamente importante. As screens eu nem dou muito valor, mas só tê-las já mostra que o criador tem um mínimo de zelo pelo projeto, e isso é um bom sinal. Se o cara faz um tópico meia-boca, o jogo não deve ser muito diferente. A qualidade do tópico reflete a qualidade do jogo.
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

O tópico de um projeto para mim é a sua apresentação, tem sua importância mas se for realçado demais ele acaba sobrepondo o próprio jogo, ao menos na minha opinião a alma do projeto é ele mesmo, se bem que acredito que o tópico chama mais a atenção da maioria.

Embora tudo dependa da intenção do autor, se o artista deseja trocar seus talentos pelo lucro comercial, o tópico se torna mais relevante, já que o ganho é proporcional ao público que jogou, e não necessariamente, aos que o produto satisfez tanto quanto a propaganda que os convenceram a adquiri-lo.
Agora se a intenção do artista é usar suas habilidades pelo bem da arte, o tópico deve conter o que é necessário, como o projeto Anita da KáHh, apresentação simples e direta fazendo que o encanto seja único do jogo, se comparado a qualidade de tópico e projeto, o primeiro tem qualidade mínima em relação ao segundo.
-

um topico muito bem feito mostra a dedicação e a confiança em seu proprio projeto. Afinal ninguem vai adivinhar o que exatamente tem dentro do seu game, nao se julga um livro pela capa, essa frase é idiota, quem vai a um livraria nao pode simplesmente ler o livro todo, confirmar se eh bom pra depois comprar não é?
então imagine seu jogo numa vitrine que é a CRM e seu topico é a propaganda.

Agora só nao deve ser uma propaganda enganosa
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

[user]V@gner KOHAI[/user]

No caso dos personagens eu concordo com a Pretty, acho legal dar um pouquinho de informação sobre eles (nada muito revelador é claro) para a gente se situar melhor na história. Claro que ao longo do jogo iremos conhecê-los melhor, mas não custa nada dar aquela palhinha para atiçar a curiosdiade!

[user]Pretty-Belle[/user]

CitarEnfim, acho que no caso da história, poderia ter duas opções. Colocasse a história mais detalhada para caso as pessoas queiram ler e avaliar, mas também uma sinopse no início do tópico para as que preferem ver a história no jogo.

Interessante você falar isso, Pretty, porque foi exatamente o que o [user]Basch[/user] fez no projeto dele. No tópico você encontra um resumão da história, mas também tem uma versão bem mais detalhada na área de roteiros para quem se interessar.

[user]Fpr[/user]

Citar(...) se bem que acredito que o tópico chama mais a atenção da maioria.

Também acho.

[user]LuRocha[/user]

Eu até diria que "Não julgue um livro pela capa" é idiota, mas depois de ler "A Mão Esquerda de Deus" a frase criou muito mais sentido na minha cabeça. De resto, creio que nossas opiniões. Mas você falou muito bem: um topico muito bem feito mostra a dedicação e a confiança em seu proprio projeto!

Viva a lenda!

Concordo com tudo e mais um pouco :)

Na verdade, eu até gostaria de acrescentar algo. Eu presto bastante atenção na história, nos fatos. Uma boa história me prende e uma coisa eu digo: Prenda pessoas assim (como eu) pelo "revelar/não revelar". O mostrar só um pouquinho... Exemplo bobo:

"Mimi era uma garotinha feliz que vivia em um campo de flores. Um dia, as flores começaram a morrer. Mimi tenta de tudo, mas nada funciona. Então ela lembra da lenda do "fertilizante sagrado" que é feito juntando itens de 4 cidades do mundo, que hoje em dia são infestadas de ervas-daninha malvadas. E assim, Mimi pega seu chapéu de Sol, seu ancinho, e parte em sua jornada rumo ao desconhecido"

O certo não é só falar que a Mimi tem um lindo campo de flores que morreu. Não se pode apresentar apenas o problema, mas sim mostrar que o herói em questão está querendo mudar a situação/impedir que algo ruim aconteça e dar o chamado pra aventura. No caso, é ir nas 4 cidades e fazer o fertilizante.

É a mesma coisa de uma mulher pedindo carona na estrada. Pode até ser que você dê carona só se ela fizer sinal, mas com certeza se ela levantar um pouquinho a saia e mostrar o começo da coxa as coisas vão ficar mais interessantes xD

Enfim, foi mais uma opinião, mas achei essas dicas ótimas
[ ] World Map
[ ] Dark City
[ ] Sword City
[ ] 3DS XL

Citação de: Ayu-chan online 26/12/2013 às 03:26
É a mesma coisa de uma mulher pedindo carona na estrada. Pode até ser que você dê carona só se ela fizer sinal, mas com certeza se ela levantar um pouquinho a saia e mostrar o começo da coxa as coisas vão ficar mais interessantes xD

Eu não conseguiria pensar num exemplo melhor...

Mas é isso mesmo, você tem que por um resumo que atraia o público, mas tomando cuidado para não cometer a falácia da Spheresoft Games e citar todo os cliffhangers da história tirando toda a graça do enredo.

Viva a lenda!

Olha a minha imagem ali! Olha o link do meu tópico ali! Ain, que emoção! Matéria sensacional, Vincentão. E não poderia deixar de concordar com o conteúdo. Também tenho essa mesma visão. E até gostaria, assim como o FPR falou, que o tópico não se sobreposse ao projeto e chamasse mais atenção que o próprio, mas não é assim que a banda toca, infelizmente. Querendo ou não, a 'embalagem' é, sim, à primeira vista, mais importante que o 'produto'. É preciso apresentá-lo como se deve para ter um feedback satisfatório.

Enfim, não vou me estender muito, pois tudo já foi dito. Parabéns novamente pelo texto, meu amigo! Espero os próximos!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Lendo sua matéria me lembrou do livro que eu li "A arte da guerra de SunTzu" e uma das ideia do livro foi "aprenda a enganar o seu publico" é que muitos tópicos de projeto são, não todos, eu já comprei um jogo e a capa era show de bola, as imagens.... procurei na internet mais coisas sobre ele, e então eu decidi comprar quando eu joguei eu vi que eu gastei meu valioso dinheiro por um ****, como você disse "O tópico é a alma do projeto" mas deve se dar valor a ele, se vendo como um "consumidor" e ver seus erros e não fazer uma cagada.
Belo tópico, e parabéns!

Sério que eu não tinha comentado aqui?  :hein:

Enfim, Vincent, você escreve muito bem cara, adoro ler suas matérias, e essa em especial me chamou a atenção, acho que será de muita utilidade para os iniciantes (Ou trolls, nem sei mais...  :¬¬:)

E tenho que admitir que a primeira coisa que eu olho em um tópico de projetos são as imagens/vídeos  :ded:

Mas acho que é uma coisa meio que automática, a maioria das pessoas se interessa em saber como é o jogo, como são os mapas, como são os gráficos (afinal você vai olhar para eles durante o jogo inteiro...) assim como fazemos com a maioria das coisas.

E isso de contar cada detalhe de cada coisa é meio irritante, eu sinceramente não preciso saber o nome do deus da plantação de macarrão...

Além da extensão do texto, quando eu entro e um tópico e vejo que o texto está separado em partes e cada uma tem umas 30 linhas eu nem penso antes de voltar para a página anterior.

Quanto a colocar imagens para representar os sistemas, isso se encaixa no que eu disse sobre olhar primeiro o gráfico, poder visualizar como é aquele sistema (isto é, se ele for interessante, acho que colocar screens do sistema de save por eventos é meio desnecessário...) é bem mais atrativo do que ter que imaginar como seria aquilo e depois se decepcionar quando for jogar o jogo.

Deixei meu voto, e mais uma vez,  parabéns pela matéria  :ok:
~ Masked

Valeu pelos elogios Kazuzão, Tiaguuu e Masked! E não se esqueçam de votar!

Viva a lenda!

Ótimo tópico, eu também acho muito importante o tópico, meu projeto está em andamento
e sempre que eu consigo um progresso no projeto, eu altero o topico dele, sim o tópicos está
sendo projetado junto com o projeto, em segredo claro rsrs e sempre dou uma passada aqui
para ver se há algum errinho, até votei já, parabéns Vicent :DD

Citação de: SimonMuran online 27/12/2013 às 13:25
Ótimo tópico, eu também acho muito importante o tópico, meu projeto está em andamento
e sempre que eu consigo um progresso no projeto, eu altero o topico dele, sim o tópicos está
sendo projetado junto com o projeto, em segredo claro rsrs e sempre dou uma passada aqui
para ver se há algum errinho, até votei já, parabéns Vicent :DD

Valeu, Simon! Obrigado por votar!

Viva a lenda!

Pow manolo excelente o tópico, é realmente aquilo que vc citou, nós tentamos, mas o ser humano tem o instinto de "julgar o livro pela capa", e realmente eu não baixo Jogos ou Demos de projetos onde o tópico está desleixado e sem informação nenhuma sobre o tal  :uu:, deu até vontade de reformular o tópico do meu projeto  :XD:
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)