O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criar uma criatura de um ovo

Iniciado por ReginLC, 11/01/2014 às 17:11

Olá pessoal estou criando um projeto e espero que vocês possão me ajudar.
Fiz um sistema por evento para nascer uma criatura de um ovo cujo o qual nescessita de  7 pedras para nascer.
Sendo que depende da posição das pedras criaturas diferentes nasção o que eu fiz esta dando problemas,
se vocês poderem fazer um sistema neste istilo para mim eu agradeceria muinto.
O meu projeto e em abs, e se for pocivel preciso também de um sistema para que as criaturas possão evoluir na luta com a ajuda da energia de seu criador.

Explique melhor:
Que pedras são essas? são itens? se vai ter o lance da ordem das pedras e eu fizer o sistema vai complicar pra vc editar porque requer variáveis e switchs, vc entende bem dessas duas coisas??
O que é a energia do seu personagem??? é MP, HP, vc tem q explicar não o contexto do game mas como pretende faze-lo internamente.

Enfim não parece difícil e posso fazer mas tenho que entender direito antes
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ok, vou dentar explicar melhor.
As pedras são itens especiais que vão ser econtrados.
Com a união das pedras nasceria a criatura do ovo, parecido como o dragão ball,
Só que dependento da ordem das pedras nasceria criatura diferente,
e a energia que falei podia ser um item também que só severia para fazer a criatura evoluir,
mas teria que ter uma certa quantidade para cada nivel de evolução, e a criatura teria que voltar ao normal
depois de um tempo como se tivesse acabado a energia. espero ter me explicado melhor,
Obrigado por ter me respondido.

que sistema ABS vc está usando?,  vai depender muito disso. eu posso fazer isso por eventos mas  se o sistema q vc estiver usando for por script eu não poderei

11/01/2014 às 22:21 #4 Última edição: 11/01/2014 às 22:23 por Avenger_B7
Tipo Dragon Fable?

Eu vou tentar explicar aqui e espero que seja útil. Espero mais ainda que você tente, no mínimo, entender o que eu estou dizendo porque eu odeio esforço inútil. Sério. Aproveite.

Criar uma criatura a partir de um ovo

Simples. Assim que você coloca uma pedra no tal lugar você adiciona uma unidade à uma variável que represente essas pedras. Se essa pedra tiver um tal valor a criatura nasce.

Por exemplo: Eu quero criar um dragão. Mas o meu dragão só nasce com 7 pedras. Ok, eu arrumo uma pedra e coloco em volta do meu ovo - sem trocadilhos - para que o dragão fique mais próximo de nascer. A variável [pedras] que antes era 0 virou 1 porque eu arrumei uma pedra. Faça isso até ela receber 7 unidades, quando deverá haver uma condição para verificar se ela terá valor igual a 7. Se sim, boom, o dragão nasce. Você pode representar o nascimento trocando o charset.

Criando uma criatura diferente de acordo com a sequência de pedras.

Trabalhoso mas simples. A questão é combinação. Sugiro que você faça um teste com 3 pedras para que fique mais fácil de entender e logo mude para 7, de acordo com a sua vontade.

Deverá haver uma variável para cada quantidade de pedra para criar o dragão e cada uma delas deverá receber um valor entre o números de cores disponíveis.

Por exemplo: O meu dragão só nascerá com 3 pedras. Mas dependendo da ordem que eu as coloque ele pode obter diferentes formas.

Vamos supor que haja uma cadeia de cores das pedras. Azul, Verde, Vermelha e Amarela. Veja o esquema:

Azul
Verde
Vermelha
Amarela
                                        Pedra 1       Pedra 2       Pedra 3

De acordo com essa relação eu posso distribuir as cores pelas 3 pedras.

1ª Combinação: Pedra Azul, Pedra Verde, Pedra Amarela --> Essa combinação gera um dragão branco de olhos azuis.

2ª Combinação: Pedra Verde, Azul, Vermelha --> Essa combinação vai gerar um dragão branco de olhos verdes

E assim sucessivamente...

Agora vamos transformar as cores e as pedras nas variáveis.

v[1] representa a cor da primeira pedra. Ela pode receber de 1 a 4 pois só 4 cores estão disponíveis.

v[2] representa a cor da segunda pedra. Ela pode receber de 1 a 4 pois só 4 cores estão disponíveis.

v[3] representa a cor da terceira pedra. Ela pode receber de 1 a 4 pois só 4 cores estão disponíveis.

Para criar um dragão branco de olhos azuis foi preciso que as variáveis 1, 2 e 3 obtivessem o valor de 1, 2 e 4, respectivamente porque são os valores que eu atribuí no começo. Azul = 1, Verde = 2, Vermelho = 3 e Amarelo = 4.

:linha3:

Entendeu?
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Caramba! Os erros de português quase me deram dor de cabeça!
Mas enfim, o Avenger deve ter lhe dado a resposta em si! Agora é com você!
Para isso, você deve ter bastante conceitos de switches, variáveis e páginas de eventos!
Ou seja, você deve ter aprendido 30% do maker!
Tenha em mente de quanto mais elaborado for um sistema, mais trabalhoso ele se torna!
Enfim, espero que o Avenger tenha lhe ajudado, meu amigo!

Qualquer coisa 'tâmo ae'!

Pronto, vc já tem mais ou menos o esquema das pedras, não vai adiantar alguém criar o sistema pra você se vc não souber usar as switches e variáveis para editar como vc quiser.

Outra dica é:
No caso da transformação que se desfaz vc pode fazer da seguinte maneira:
Crie uma variável chamada "Transformação".
Determine o valor que vc quiser.
Como vc está usando um sistema ABS, se der para encaixar eventos, faça um evento que ao pressionar as teclas de movimento subtraia 1 ponto da variável, quando esta chegar a zero vc faz a cena de retorno a forma anterior.
Para encher de novo você pode usar a imaginação ou usar a mesma coisa, o movimento.

Isso pode ser feito com contagem de frames tb.