O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvidas relacionadas ao sistema de Batalha Naval

Iniciado por TeslaHero, 17/01/2014 às 19:51

Eu postei em outro lugar, mas postarei aqui tambem. :3

----

Olá novamente.

Dessa vez, venho mostrar como está o sistema de batalha naval e gostaria de tirar todas as dúvidas recorrentes a ele, mostrando como está sendo construído e queria saber como posso completa-lo/melhora-lo para que não fique tão poluído.

O sistema:

Spoiler
[close]

---

Ataque do player:

Spoiler
[close]

---

Ataque inimigo:

Spoiler
[close]

---

Dúvidas:

1 - Como fazer pra reduzir o tanto de eventos no mapa, fazendo com que a IA continue conferindo se tal tile foi atacado?
2 - Como fazer pra reduzir o tamanho do ataque da IA? Além de imenso, ta impossível customizar outras partes do sistema.
3 - Algum formato de fazer com terrenos? Sem scripts, pois ficaria mais inviável ainda terminar esse sistema.
4 - A mesma dúvida do tópico anterior, porém ligando o sistema inteiro: Como fazer pra IA atacar dentro dos tiles, sem desmerecer a pergunta número 1?

---

Obrigado.

Assim x).

1. Cara, dá para reduzir MUITO a quantidade de eventos, aumento MUITO a quantidade de variáveis, porém as variáveis não lagam no mapa, essa é a vantagem, no caso colocar uma variável para indicar o x e o y de cada posição e talz, dá pra fazer :P, mas se funcionar com os eventos, é até mais fácil...

2. ah bom isso já é meio complicado, o que dá pra fazer é repetir o movimento do NPC no caso, até chegar em um ponto acertável, mas ai ele pode perder a IA, infelizmente os eventos não tem algo que facilitaria o mapeamento na programação que são as arrays, então é meio que assim mesmo o jeito de fazer.

3. Se exisitir um modo de mudar o terreno por eventos, sim tem, mas eu não sei como faz isso shUAs xD... infelizmente :/

4. Como assim atacar dentro dos tiles xD? Você pergunta um modo dele escolher um tile e atacar e apenas se o tile não foi atacado antes?

Pode ser por switches(ai vai uma caralhada >_>), por switch local se quiser use o script do Khas de easy switches, ou eu faço um pra verificar se a switch A está ligada de algum evento qualquer, isso vai facilitar bastante a sua vida :P.

No geral vou ser sincero, acho eventos excelentes e amo sistemas bem feito por eventos xD, porém nesse caso especifico que envolve um mapa, no caso batalha naval, é bem mais chato fazer com eventos, então já se prepare k, mas dá sim, só que talvez tenha que fazer várias condições para acontecer algo.

Opa Raizen, valeu por responder. :)

Sobre a questão 4, é atacar dentro dos tiles estipulados, o "tabuleiro" em si.

Sobre o tamanho do evento do inimigo, ja ta tão grande quanto o tanto de linhas do XAS :S, da um ligue na imagem abaixo.
(Abre em nova aba D: )
Spoiler
[close]

Vish é foda, sem array esses tipos de sistemas complicam muito.

vi na mrm que perguntou de array, tem aqui ó.

http://centrorpg.com/aulas-para-rgss/aula(6)-arrays/

Agora é o seguinte, vi que estava boiando nisso xD, vou explicar de um jeito que vai entender, array é uma variável de variáveis, ele é uma variável que é como se fosse uma caixa com várias divisas, em cada divisa eu coloco outra variável, isso é uma array, na aula explica um pouco, isso ia facilitar absurdos esse tipo de sistema.

Até dá para usar arrays com eventos, mas teria que usar um bocado de chamar script, e não sei se curtiria isso.

Eu tinha entendido o básico de Arrays por ai e pela aula de RGSS que foi postado aqui também, mas não sei se isso poderia ajudar no sistema (acho que poderia complicar mais)

É que realmente ta MUITO evento no mapa, e tem algumas coisas que eu gostaria de adicionar, como ataque "duplo", pseudo-animação das big-faces ali... e esse tipo de multidão de comandos complica a customização, por isso queria saber um jeito mais tranquilo de fazer o sistema e ainda customizar. X_X