O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vamos a comentar mais os projetos!

Iniciado por fbu, 20/01/2014 às 19:00

Olá pessoal. Crio este tópico para expor uma das minhas preocupações em relação à comunidade maker (não só a Centro RPG), a comunidade em geral.

Na minha opinião, as pessoas do fórum perderam um pouco a vontade de comentar em tópicos de projetos e jogos, preferindo direcionar o seu foco em outras áreas do fórum como concursos, tópicos de avaliações gráficas, roteiros ou até nos tópicos de descontração. Não há nada de errado em escolhermos a área em que queremos participar, não venho criticar isso.

Eu participo em fóruns de RPG Maker há relativamente algum tempo, e quando começei a quebrar o galho, o fórum que albergava uma maior quantidade de projetos e jogos (embora isso não signifique que estes fossem grandes projetos e jogos) era a RPG Maker Brasil. Por lá, postava-se o tópico de apresentação do projeto e entretanto não era raro ver um projeto conseguir duas, três páginas em menos de uma semana.

Hoje, por experiência própria, publiquei três projetos desde o verão de 2012. Raramente algum destes projetos ultrapassou uma página de comentários. O que isto significa? Bem, nos tempos da RMB eu era um maker muito mais inexperiente do que hoje e os meus projetos eram claramente inferiores, mas ainda assim conseguiam cativar muitas pessoas que tinham, sem dúvida alguma, um grande envolvimento na comunidade e tinham consciência que é preciso ajudar o desenvolvedor, nem que seja com uma frase a criticar, sugerir ou analisar algum elemento do jogo.

Os projetos que tenho apresentado à comunidade surgem com tópicos elaboradíssimos, com muitas imagens para tornar a leitura mais dinâmica. Muitos vieram com betas e demonstrações também, mas pouco ou nada vale. O pessoal simplesmente não liga aos projetos que não são seus.

Foi por essa razão que em Setembro do ano passado criei a iMaker. Todos os meses escolhemos projetos para analisar. Porquê? Porque primeiro, como já referi, o pessoal tem preguiça de comentar e testar um jogo de RPG Maker. Alguém tem de motivar os desenvolvedores de jogos a continuarem as suas produções, e esse foi o propósito da iMaker: fazer algo que poucos gostam de fazer: jogar, testar, analisar e contribuir para o desenvolvimento do RPG Maker no panorama nacional. Em segundo lugar, porque ter um projeto analisado numa revista especializada em RPG Maker é, para muitos, o ponto alto das suas carreiras maker.

Então, o que venho propor com tudo isto, para além de demonstrar alguma indignação face à atitude de muitas pessoas que visualizam os projetos (os nicks aparecem numa barrinha especial) e evitam comentar, é que cada um de vocês reflita sobre isto e como tudo pode apenas melhorar se cada um de nós comentar o projeto do próximo.

Iniciativas como O Avaliador na centrorpg.com e na Condado Braveheart já fazem, por si só, aquilo que eu peço que cada um de vocês faça.

Porque, sinceramente, uma das razões por muitos projetos nunca chegarem a ser concluídos, incluindo os meus, é a falta de feedback e interesse demonstrado pela comunidade maker.

Então, vamos jogar mais jogos de RPG Maker e ajudar-nos uns aos outros? Fica a vossa cargo tomar uma decisão.

Agradeço a atenção. Boa jogatana!




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Roteiros não tem tantos comentários assim. Digo isso por experiência própria...  :T.T:

Mas esse lance da carência de comentários é algo que já acontece há tempos, tanto que eu já até fiz uma matéria a respeito disso: Sem medo de comentar.

Infelizmente é algo que tem acontecido diariamente por aqui. São poucos que comentam, menos ainda nos projetos. Até eu mesmo que sou o que mais fala aqui ando um tanto desanimado nessa questão. Eu concordo com muita coisa que você disse aqui, acho que o pessoal deveria comentar mais não só em projetos mas como tópico em geral, mas tem uma partezinha que eu preciso discordar:

CitarPorque, sinceramente, uma das razões por muitos projetos nunca chegarem a ser concluídos, incluindo os meus, é a falta de feedback e interesse demonstrado pela comunidade maker.

Até pode ter um projeto ou outro que é largado de lado pelo seu maker por falta de comentários, mas a maioria não vai pra frente porque o autor não tem força de vontade pra continuar. Só porque um tópico tem várias mensagens não significa que o projeto seja bom (O Gavião Alado teve 3 páginas de comentários) e se o membro liga para esse número é porque ele está mais interessado na fama do que em criar um jogo bom.

Se fosse para ligar para comentário eu nunca estaria tentando escrever o Raiki, afinal o tópico teve apenas 5 pessoas que comentaram, sendo que 1 eu pedi a opinião e a outro era um amigo meu. Enfim, pra mim o membro tem que continuar com seu trabalho independente da quantidade de ouros e comentários que recebeu. Se precisar de feedback é só reunir um grupo de membros, enviar o beta para eles e pedir a opinião.

Viva a lenda!



Eu me sinto assim ás vezes! Mas concordo com o Vincent também!
Bem, cada comentário, por simples que seja, é valioso para mim, pois ajuda a saber se alguém gostou do conteúdo!
Por isso no meu jogo eu criei uma votação para saber se eu devo criar a continuação, e fiquei muito feliz de saber que diversas pessoas votaram em "sim"! Isso é uma ajuda e força muito grande para nós!
E claro, quem liga exageradamente para essas coisas está em busca de fama, e isso não é nada bom em um caráter! Mas ainda sim existem as pessoas que vêem isso como uma força, um aperto de mão e um tapinha nas costas!

Um grande abraço, nos vemos por aí!

Algo que eu comentei e acabei não fazendo uma explicação adequada:

Não tenho nada contra o cara procurar fama. Ambição é um dos maiores motivadores para alguém tentar fazer algo e não sou contra isso. Mas acho que o pessoal exagera muito nisso quando o lance é projeto de RPG Maker. Ter um tópico de projeto foda não é um motivo pra se vangloriar, ter feito um jogo foda sim. Exemplo, tenho certeza que o sinchross não quer ser lembrado como o cara que teve a ideia do Rise of Dragon Souls, ele quer ser lembrado pelo cara que concluiu esse projeto.

Então pra mim é isso: se você deseja fama, faça por merecer. Não ache que as pessoas devem ficar repetindo o seu nome por causa "daquela ideia foda que você teve meses atrás", o RPG Maker tá lotado disso já!

Viva a lenda!



Concordo, fbu.

Esse problema vem sendo discutido faz tempo, inclusive internamente pela staff. Estamos sempre buscando uma forma de incentivar comentários e posts na área de projetos e também de fazer os makers criarem projetos, e não só recursos (não dizendo que isso seja ruim).

O que eu vejo acontecer, e muito mais do que antigamente, é que hoje muitas poucas pessoas realmente são jogadores de jogos de RPG Maker, a maioria aqui do fórum e de outros fóruns não são jogadores, e sim criadores, portanto a maioria não se importa tanto assim com jogos de outros membros e por esse motivo quase não comentam em outros tópicos de projetos.

Mas vejo isso como uma forma errada de se levar a coisa, acredito que os makers deveriam ser mais companheiros e se ajudarem sempre que possível, portanto se eu sei como um companheiro maker poderia melhorar o seu projeto, devo postar e tentar ajudar ele ao invés de simplesmente "deixar pra lá" e não falar nada.

Hoje, um feedback é bem mais fácil de se obter e mais proveitoso se vier de algum site especializado de jogos, como o Baixaki, por exemplo. Alguns makers tiveram seus projetos divulgados lá, e então é possível ler comentários dos jogadores, e esses são os melhores que se pode ter, pois você tem certeza que foi de uma pessoa que realmente jogou o seu projeto, e não apenas viu 3, 4 screens.

E já eu, ao contrário do Vincent, concordo com isso:

CitarPorque, sinceramente, uma das razões por muitos projetos nunca chegarem a ser concluídos, incluindo os meus, é a falta de feedback e interesse demonstrado pela comunidade maker.

Não levo por essa parte de o cara querer fama, isso até pode ser verdade em alguns casos, mas na maioria eu não acredito.

Eu acho que o que o criador quer é ter o seu projeto valorizado e saber que as pessoas estão gostando dele, pois se você planeja um jogo inteiro e tem um trabalho gigantesco criando ele e na hora de postar o tópico apenas 2 ou 3 comentam, você acaba se perguntando "Por que eu estou fazendo esse jogo, afinal?".

Já que ninguém comenta, provavelmente depois de pronto praticamente ninguém vai jogar, então você se pergunta se realmente vale a pena todo aquele trabalho e tempo gasto para só você jogar o jogo até o fim ... e esse sim é um dos motivos de desistências. Claro, o outro motivo da falta de vontade também existe e deve ser o principal, mas não podemos descartar esse motivo de falta de motivação.

Citação de: VincentVII online 20/01/2014 às 19:26
Até pode ter um projeto ou outro que é largado de lado pelo seu maker por falta de comentários, mas a maioria não vai pra frente porque o autor não tem força de vontade pra continuar. Só porque um tópico tem várias mensagens não significa que o projeto seja bom (O Gavião Alado teve 3 páginas de comentários) e se o membro liga para esse número é porque ele está mais interessado na fama do que em criar um jogo bom.
Na verdade, não se trata de fama, trata-se de saber a opinião de quem vê o projeto e joga o jogo. Do que me vale ter 100 pessoas a jogar o jogo e nenhuma me dar a sua opinião? Não vou saber se o meu trabalho é bom ou mau aos olhos de outra pessoa e se preciso de me empenhar mais.

É mais uma questão de ter o feedback das pessoas para as quais o jogo é, em parte, desenvolvido e criado para.[/quote]

Citação de: VincentVII online 20/01/2014 às 19:26Se fosse para ligar para comentário eu nunca estaria tentando escrever o Raiki, afinal o tópico teve apenas 5 pessoas que comentaram, sendo que 1 eu pedi a opinião e a outro era um amigo meu. Enfim, pra mim o membro tem que continuar com seu trabalho independente da quantidade de ouros e comentários que recebeu. Se precisar de feedback é só reunir um grupo de membros, enviar o beta para eles e pedir a opinião.
Eu já fiz isso, mas é um absurdo e completamente desnecessário se o cenário fosse outro e cada um tivesse paciência e alguma empatia para com o trabalho dos outros.

Obrigado pelas opiniões, VincentVII, alisson e Uhtred.

Boas jogatanas!




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Infelizmente eu tenho esse costume.
Tenho ficado menos ativo nesse fórum por conta da minha conta (:S) nova na MRM, estive passando mais tempo lá.
Vou me esforçar mais pra comentar cada projeto daqui, incentivar mais. Começar a fazer o que gostaria que fizessem comigo.
Projeto 春
Emergindo em breve

Concordo totalmente. Comentar ajuda e empenha muito. As vezes as pessoas não comentam por preguiça, tipo eu as vezes. Mas a partir de hoje vou me empenhar em expor mais minhas críticas e opiniões... Começando por esse post!  :ok:
Oi, gente!

É verdade. Eu particularmente comento pouco, principalmente quando estou em uma fase de intensa criação. Porém, acho que é preciso ver outras possibilidades também. A maior parte dos projetos fica restrito aos foruns de RPG maker que é basicamente composto por pessoas que estão mais preocupadas em criar do que em jogar. Acho uma ideia bem legal mostrar o seu projeto/jogo para o público geral,  por meio das redes sociais. Isso faz com que você cative um publico bem maior que está mais preocupado em jogar e receba muito mais comentários. É claro que os comentários dos foruns tem o seu diferencial por oferecerem críticas à estrutura do jogo, mas se realmente você quer uma grande gama de opiniões, é interessante divulgar.

Concordo com eros somos criadores não jogadores o forúm é voltado a criação de jogos por isso apoio a divulgação de seus jogos mais acho que sim todos deveríamos comentar mais dar um feedbback construtivo para cada membro eu entro muito no forúm mais comento muito pouco enfim depois disso sempre que poder vou deixar minha opinião pra vocês Vlw.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Realmente interessante seria procurar outros veículos para obter um feedback.Acredito que em nossos fóruns é mais comum encontrarmos pseudos jogadores,como é meu caso.Eu mesmo sou do tipo que baixa muitos jogos,mas só consigo jogar uma determinada porcentagem do jogo,e acabo não comento pelo fato de não ter jogado o game suficientemente para tirar uma crítica sólida.Meu perfil pessoal me atrapalha principalmente nessas horas.Embora tenha me esforçado de uns tempos para cá.
Interessante,fbu.Continue o ótimo trabalho com iMaker.
Gifts: Mistyrol | [

O que precisa ficar claro é que os membros e as comunidades mudaram muito do tempo em que a ferramenta era uma novidade pra hoje em dia. Quando o RPG Maker estava dando seus primeiros passos, bem como os fóruns, dificilmente você encontrava especialistas em determinadas áreas, como pixel art ou eventos. O que você encontrava, na verdade, eram pessoas se especializando em determinadas áreas, descobrindo afinidades, em decorrência da necessidade de levar adiante os seus projetos. Não o contrário. E o contrário é o que mais acontece ultimamente.

Quando ainda se estava aprendendo a mexer com a engine, compartilhando o interesse comum de transformar um projeto em um jogo, feedback não era só cortesia, e sim necessário. Como já foi muito bem colocado, antes de se tornarem criadores, todos eram jogadores. Jogadores que tinham o intento de fazer o próximo Chrono Trigger ou Final Fantasy, mas que ainda não sabiam exatamente como fazê-lo. Então trocar conhecimento, avaliar o projeto do outro, até pedir pra avaliar o seu, investir na propaganda ao invés de esperar que alguém clicasse no seu tópico, era o padrão.

Comunidades e membros foram se tornando mais experientes, e muita gente preferiu se focar naquilo que faz melhor e contribuir com recursos dentro desse campo, gerando esse cenário que vemos atualmente. Não tem como discordar que o maker em si acaba um tanto esquecido por conta disso, embora, por essa mesma razão, hoje se disponha de muito mais recursos do que nunca.

Enfim, creio que o acontece é que esse "amadurecimento", essa mentalidade de criador da qual tanto falam, acabou gerando um senso crítico maior e que influi diretamente na mentalidade de jogador, motivando as pessoas a comentarem naquilo que lhes interessa; e não mais em todo projeto que aparece apenas pra dar um incentivo pro autor.

Visto que é muito mais fácil tentar chamar a atenção para os projetos - razão pelo qual existe o "Screenshot da Semana" e o "Protótipo Premiado" - do que mudar a mentalidade dos membros nessa questão do feedback, o que se pode fazer é, ao invés de apenas buscar incentivá-los a comentar, procurar motivar a produzirem mais e terminarem seus projetos. Se a área de projetos for tão movimentada quanto as outras, ela vai acabar em evidência e, uma hora ou outra, comentários vão aparecer.

21/01/2014 às 12:56 #12 Última edição: 21/01/2014 às 13:00 por Magic D
Eu não acho que a falta de comentários possa ser uma desculpa motivo para não terminar um projeto, porem, entretanto, eu vejo que MUITOS membros criam projetos apenas para tentar chamar a atenção, enchem os tópicos de informações desnecessárias imagens e etc... Tudo muito bacana, mas se você para pra lê e faz uma avaliação completa, na maioria das vezes ou recebe um comentário tosco (valew por comentar) ou então o cara critica a sua critica sem ao menos tentar entender ou refletir sobre os erros e as opiniões contrarias que foram apontadas.
Quem me conhece do tempo da SRM sabe como eu erá critico em relação aos projetos e eu posso afirmar, muitas vezes recebi em troca comentários que me desmotivaram a seguir acompanhando o projeto.
Um dos motivos para que eu hoje não comente certos projetos por aí é o fato do cara já ter postado três ou quatro projetos e não ter terminado nenhum, apesar, de afirmar que está trabalhando em todos. Isso me entristece pois certamente ele não terminara nenhum e a unica coisa que quer de verdade e vencer um concurso e ser reconhecido.
Outro motivo que eu também já apontei, é porque de uns tempo pra cá parece que todo mundo pirou, criam tópicos com basicamente tudo que haverá no jogo. Isso acaba com meu interesse e quando eu digo que postam tudo eu não falo dos sistemas e nem das S.s e sim do enredo do jogo.
Isso deixa claro que a única intenção do projeto é chamar a atenção se forem olhar por aí, tem muito projeto "bom" abandonado, e por Deus, não tem como o dono do mesmo dizer que desistiu por falta de comentário o motivo mais provável é que a proposta do jogo era de mais eté mesmo pra ele.

Quando criei meu jogo eu terminei ele com meia Duzia de comentários, na SRM o que eu mais ganhei foi critica e na MRM com todo o tempo que ele foi um projeto se recebi dez comentários foi muito. Mas sabem porque eu terminei esse projeto? Porque quando eu o comecei meu verdadeiro interesse erá ver ele completo independente da opinião dos outros.

Só pra encerrar, concordo que ha falta interesse dos membros em participar da área de jogos do Maker, porém, não é só falta de interesse dos avaliadores de plantão, mas sim, falta de interesse dos próprios desenvolvedores que esqueceram o verdadeiro motivo pelo qual entraram nas comunidades. Eu posso apostar que muitos que estão aqui hoje entraram querendo criar jogos de RPG e ficaram como membros de um clubinho que no fundo no fundo, só querem ser reconhecido.

Reflitam nisso :ok:

25/01/2014 às 14:04 #13 Última edição: 25/01/2014 às 14:07 por Vash
 De fato, não está tendo comentários nos projetos, eu não sou muito de comentar os projetos por esquecer mesmo ou não jogar o bastante para um boa critica e outro motivo por ter esperanças de mais por projetos que eram os mais esperados das comunidades brasileiras com um design bonito (as imagens do jogo, não o tópico) e atraente, além de uma história bem feita e muitas coisas originais neles, mas passados meses ou após o ganho de algum concurso(s) de melhor projeto, ele acaba cancelando... sendo que durante as postagens do autor, foram poucas coisas mostradas do "in game", tendo mais artes dos personagens, músicas originais e mudanças de gráficos umas 3 vezes... além de não ter lançado uma demo, pelo o que me lembre. E não era apenas um projeto, mas muitos eram desse jeito e estes chegavam a 20 páginas ou mais.

Enfim, eu fico com um pé atrás em relação a alguns projetos. Sei que devemos apoiar e tudo, eu acho que estou errado em não comentar certos projetos que merecem, mas fica difícil de acreditar que serão concluídos depois de ter visto muitos projetos que eu tinha esperança que virariam jogos, então não é apenas nós (avaliadores e principalmente jogadores) que temos culpa.

2010 ~ 2016 / 2024