O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Probabilidade e Chance.(Resolvido)

Iniciado por Sir Allsen, 24/01/2014 às 00:30

24/01/2014 às 00:30 Última edição: 24/01/2014 às 10:30 por Sir Allsen
Queria saber como colocar uma chance de tal evento escolher uma opção. Por exemplo:

Evento NPC:
Ele tem 25% de chance de falar Oi!
Ele tem 25% de chance de falar Tchau!
Ele tem 25% de chance de falar Bananas crescem em árvores!
Ele tem 25% de chance de falar Meu nome é João.

Provavelmente é uma duvida bem noob mesmo, mas não achei em nenhum lugar. Sempre tive essa dúvida e gostaria de aprender o que fazer. :uu:

Finnare.

Olha, sua resposta está aqui: http://centrorpg.com/tutoriais/indice-de-aulas-sobre-variaveis/
Seguinte, o ideal seria que você desse uma lida nessas coisas antes de postar uma dúvida, mas como você parece novo nessa coisa toda, acho que não custa nada responder.
Isso é bem fácil e vai usar dois comandos de evento: Controle de Variável e Condições.
Primeiro, você vai usar o Controle de Variável, criar uma variável, e fazer com que o RPG Maker defina o valor dela como aleatório entre 1 e 4 (nesse caso, você tem 25% de chance de cada resultado. Os dois valores podem ser modificados para o que funcionar melhor que você). Com a variável definida, crie uma Condição e defina ela pela Variável. Coloque a primeira condição com o Valor de Variável 1. Isso vai fazer com que, caso a variável tenha resultado no valor 1, ela retorne o que você vai colocar dentro dessa condição (no caso, uma mensagem). Feito isso, crie condições para cada resultado possível, mudando o conteúdo dentro da condição (a mensagem) para o que você quiser.
Pode ter ficado meio confuso. Se você não entendeu, só falar e dou um jeito de explicar melhor.
É isso aí.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Só pra desenhar o que o Moon já explicou:

Acho que fica obvio assim né? Qualquer coisa liga nós :ok:

@Moon[light]:
Vish! Para mim não tinha nada a ver com variáveis e sim com condição pura. Vou dar umas olhadas nas aulas para caso eu ter mais uma dúvida. Muito obrigado, consegui fazer aqui! Ficou bem explicado! +Ouro

@Magic D:
Ajudou bastante, no começo não entendia muito o que eu fazia com as variáveis, mas deu tudo certo.  :lol:
+Ouro