O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Antiquário #3 - Metal Slug (Neo Geo)

Iniciado por Geraldo de Rívia, 31/01/2014 às 08:46

[box class=windowbg2]

Pixel Arts da logo por neoriceisgood
[/box]
[box class=plainbox]

O Antiquário é um periódico (não uniforme) que trará uma análise e uma proposta de debate sobre alguns jogos de antigos consoles, que um dia foram (ou ainda são) muito conhecidos ou que apresentam pontos bem relevantes e inspiradores para nós makers. Além de se destacarem, seja em questão de gráficos, sistemas, ambientação, histórias ou na parte auditiva.
[/box]

E nessa edição:

[box class=windowbg2]

Jogo: Metal Slug
Plataforma: Neo Geo Arcade (e posteriormente Neo Geo CD, Sega Saturn, GBA, Playstation, Wii, Xbox, Nintendo DS, Windows, iPod/iPhone e Android)
Distribuidora: Nazca Corporation
Gênero: Plataforma/Ação
Lançamento: 1996

Quem hoje em dia é um amante dos jogos de tiro, à la o famoso CS (Counter Strike), Medalha de Honra e dentre outros, certamente já se deliciou, e consequentemente deu algumas boas e leves gargalhadas diante deste tão bom quanto conhecido jogo que é Metal Slug. Caso contrário, evite julgar-se um gamer. O jogo, que foi lançado em 1996 para a plataforma fliperama da Neo Geo, e desenvolvido pela Nazca Corporation (que foi adquirida pela SNK no mesmo ano), teve uma estratégia de marketing bem bacana: de início, o jogo virou febre nos fliperamas, e, como já nessa etapa fora muito bem aceito pelo público, depois acabou sendo lançado também para consoles.

O jogo em todas as versões originais (originais, pois existem versões produzidas por terceiros para computador e que utilizam gráficos renderizados) é feito em pixel art, até por que na época de seu nascimento não se tinha forma superior. Entretanto, o que torna esse trabalho visual tão peculiar são as diversidades embutidas no jogo e as animações suaves e bem criadas, que dão um visual muito mais agradável à ele. Elas estão presentes em todo o percurso do jogo. Dificilmente (ou nunca) você verá uma tela completamente estática. Sempre vai ter algo em movimento, seja um NPC, algo no fundo ou no cenário, ou mesmo o próprio personagem, que tem variadas animações mesmo quando parado. Ah, e são nos bosses que a animação se destaca em grandiosidade e também em gameplay, já que a proposta não se limita a "somente atirar" para matá-los.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/fS5rVbj.png[/hs]

Saindo um pouco da parte gráfica e partindo para a sonora, o jogo ainda não deixa a desejar. Em semelhante nível, os efeitos sonoros são bem próximos das animações. Possuem boa variedade e em momento algum você consegue enjoar de "escutar a mesma coisa". As BGMs também são boas, apesar de ser difícil ouvi-las em meio à tantos tiros, embora ainda seja possível apreciá-las em certas partes. Mas, entretanto, contudo, todavia... nada, absolutamente nada, se compara ao... bordão, digamos assim, que Metal Slug veio a criar. Quem nunca se encheu de adrenalina ao escutar:

Seguindo para as peculiaridades do jogo, aliado à Heavy Machine Gun, outro elemento que com certeza aumenta a diversão in game é o tanque. Assim como o camelo da primeira imagem, ele seria um veículo que você pode conseguir em certas partes do game, porém, diferentemente do camelo que você só se livra se quiser ou quando chega em tal ponto pré-determinado, o tanque é destrutível por inimigos. Estudiosos dizem que amigos geralmente entram em briga quando ele aparece. Fora brigas e divórcios, há rumores de que a Guerra do Kosovo fora influenciada pela disputa do tanque em Metal Slug por dois players.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/CH8NQNp.png[/hs]

Partindo dos aspectos do jogo e entrando no gameplay, o objetivo do mesmo é concluir cada estágio/fase. Assim como outros jogos do gênero, como Contra 4 e Sunset Raiders (se não jogaram, joguem), a estratégia é "para frente e avante", sendo que ao fim da fase, um boss te espera. Porém, o que era para parecer monótono se torna muito interessante, ao tempo em que, como dito anteriormente, cada boss tem um modo diferente de "lutar". Enquanto a maioria ataca horizontalmente, há aqueles que tentam te matar na vertical, mas esse é somente um exemplo. Além disso, eles variam em quantidade de armas, em tipos, em movimentos (estáticos e dinâmicos), e muitas outras variações.
     E é óbvio que não deixariam algo tão maneiro como variações de armas somente para os bosses, certo? Ao longo do progresso das fases, podemos encontrar muitos NPC's presos, que seriam os reféns que devemos libertar.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/zKBeNj3.png[/hs]

Ao libertá-lo, ele ficará saltitando até que você chegue perto dele. Em troca, e como agradecimento, ele pode te dar itens que mudam a arma instantaneamente ao serem adquiridos. A expressão Heavy Machine Gun foi criada a partir de um desses tipos, mas, além dela, existem mísseis perseguidores, lança-chamas, armas que explodem o que está pela frente, e em algumas versões do jogo, até armas que atiram lasers.
     Os NPC's podem dropar também antídotos. Opa, antídotos? Sim. Se estava achando pouca a interatividade de Metal Slug, existem inimigos que podem alterar a forma do personagem, limitando-o de certos movimentos, reduzindo sua velocidade, entre outros efeitos. Mas sem dúvidas, o melhor deles é a alteração gráfica.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/c0TpJAH.png[/hs]

Fora itens aleatórios como comidas, relíquias e demais recompensas que servem para dar mais pontos, vale a pena lembrar que, por ter dominado por muito tempo os fliperamas, jogar Metal Slug baseava-se sucintamente em conseguir uma maior quantidade de pontos ao final da fase do que os que jogaram anteriormente. Vai falar que não era o máximo ter sua pontuação lá? Pena hoje não ser mais assim...

Enfim, para finalizar... Metal Slug é um baita jogo, independentemente de sua versão ou console. Para aqueles dias em que não estiver querendo fazer nada (e para os dias em que quiser também, claro), é uma ótima distração. O ótimo humor que dá ao ver o inimigo gritando e largando o banho de sol em que estava ao ver seu personagem é coisa de outro mundo, e por ser um jogo de objetivo bem direto, pode, quem sabe, até dar uma melhorada no dia. Fora as animações e gráficos lindos que dá gosto de ver. É, indubitavelmente, um das antigas que não merece ser deixado de lado.
     E para o lado maker, em que ele ajuda? Bem, não preciso falar na inspiração que bate ao ver o trabalho em pixel art, certo!? Além do mais, ainda que em plataforma, é bom ter em mente que jogos de tiro não precisam ser só atirar. Uma dose de animações com o mapa pode dar uma animada a mais e que, mesmo matando, é bom dar algumas gargalhadas às vezes.

[/box][box class=plainbox]

Enfim galera, esse foi o Antiquário desta edição. Espero poder voltar com mais uma o mais breve possível!  :XD:

Para quem quiser conferir o game, fica aí o link com o diretório para download da ROM. Em seguida, é só emular em algum emulador para o console.

Metal Slug
[/box]

Ah, Metal Slug! Ou como eu gosto de chamar: "versão divertida do Contra Hard Corps". Era ótimo ficar jogando isso no Play1, ainda mais com um amigo zoando cada vez que você leva um tiro. Era uma briga danada mesmo pelo tanque, mas no final era diversão garantida. Metal Slug tem um dos melhores gráficos de P.A já feitos, não tem como negar, e continua sendo um dos melhores Run and Gun produzidos.

Go Antiquário, go!

Viva a lenda!

Cara. Esse jogo é uma delícia. Eu jogava o Metal Slug X até não poder mais, embora eu não chegava a virar o jogo e tinha que jogar tudo de novo no dia seguinte. E o Artwork do jogo era daora pra caramba. Achei a matéria muito bem escrita. Meus parabéns.

~Last Job~

Citação de: VincentVII online 31/01/2014 às 11:40
Ah, Metal Slug! Ou como eu gosto de chamar: "versão divertida do Contra Hard Corps". Era ótimo ficar jogando isso no Play1, ainda mais com um amigo zoando cada vez que você leva um tiro. Era uma briga danada mesmo pelo tanque, mas no final era diversão garantida. Metal Slug tem um dos melhores gráficos de P.A já feitos, não tem como negar, e continua sendo um dos melhores Run and Gun produzidos.
[...]
Concordo em número, gênero e grau, man. Nunca fui muito
alinhado para jogos de tiro, entretanto, esse é uma excessão
pra mim. Valeu pelo comment!
  :XD:

Citação de: Lehmure online 31/01/2014 às 17:39
Cara. Esse jogo é uma delícia. Eu jogava o Metal Slug X até não poder mais, embora eu não chegava a virar o jogo e tinha que jogar tudo de novo no dia seguinte. E o Artwork do jogo era daora pra caramba. Achei a matéria muito bem escrita. Meus parabéns.
Obrigado, Lehmure. Também nunca cheguei a zerar nenhuma versão,
sempre que jogo recomeço. E não enjoo disso...
  :derp:

Putz eu que amava esse jogo deixei passar essa matéria D:, desonra DESONRA.

Jogava muito no play e joguei no gba cara, muito muito da hora, apesar de eu achar o do gba meio difícil pacas, acho que era o do gba que é tipo muito foda de passar das fases. De qualquer modo boa matéria e excelente jogo.

Esse game não possuiu apenas uma jogabilidade espetacular, ele é toscamente engraçado, propositalmente sem noção e a consequência disso tudo são muitas risadas seguidas de rajadas e rajadas proporcionalmente exageradas de tiros haha

Enfim, é um puta de um jogo, queria ver mais dessa simplicidade louca hoje em dia! Excelente matéria, Gerar! \o

Cara, Metal Slug é sensacional. E não falo so do primeiro. Falo da série inteira. A forma como a pixel art evoluiu e as ramificações da história foram muito boas. Enfim, voltando a falar do primeiro, concordo plenamente com o fato de o humor dar um tom especial ao jogo... Muito bom!
Zodv

ótima matéria,trazendo boas lembranças!
Não é da minha geração o jogo,mas já joguei muito  :*-*:

Pode ate ser bem antigo mas e super jogo, ja joguei e achei bem feito para época e muito bom! :XD:

Opá, eu não pude resistir de comentar, afinal... é o Metal Slug, joguei muito com meu irmão quando tinha meu Playstation One, a eu fui e vendi quando chegou meu computador, me arrependo por te-lo vendido.  :facepalm: :T.T:

Enfim me diverti muito com este jogo, e como o VincentVII disse o Metal Slug tem um excelente P.A. na qual me me encanta mais.

A Leona Heidern é a minha personagem favorita. :3
Pra quem nunca jogou... jogue! ^^

E pra avisar, o jogo está 14 reais na Steam. Ou de graça no Piratebay, nesse remake as animações foram melhoradas e com algumas coisas que deixam o jogo mais difícil. E também é possível jogar online. E acho que é só isso.

~Last Job~

Esse jogo é realmente incrível, minha infância juntando moedas pra jogar no Fliperama nunca vou esquecer isso. É viciante, e como já citaram é engraçado e até hoje eu não me canso de jogar.