O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Batalha por evento

Iniciado por miguel8884, 07/02/2014 às 20:51

07/02/2014 às 20:51 Última edição: 10/02/2014 às 21:50 por Raizen
Olá pessoal, hoje vou ensinar um projeto meu ainda muito inicial mas que pode ser muito bom para quem não entende de scripts.

Primeiro!

é bom você ter um pequeno conhecimento de variáveis, pois vão ser muitos utilizadas.

Segundo!

Primeiro, crie um novo evento em um mapa qualquer com as seguintes informações:

Movimento:
Tipo: Aproximação
Velocidade: A seu gosto
Frequência: Muito Alta

Gráfico:
Vá na parte "Evil", lá tem alguns monstros que você pode utilizar nos gráficos, mas você também pode escolher o que você quiser!

Opções:
Marquem apenas "Animação (mov)"

Prioridade:
Junto ao Herói

Condição de Início:
Ao tocar jogador

Agora vamos fazer o sistema.

Notas: O monstro pode morrer em muitos ataques, isso vai depender de você!

Lista de comandos de eventos:

Você pode começar com alguns textos de diálogo entre o monstro e o personagem, mas senão vá logo para o próximo passo!

Mostrar Opções: Lutar

Eu coloco só uma opção, porém você pode colocar outras de seu gosto!

Agora você escolhe quem começa a lutar. O herói ou o monstro.

Eu vou começar com o monstro.
Agora complica um pouco, mas se tiver um básico conhecimento sobre Variáveis fica fácil.


Opções de Variável:
Crie duas variáveis. Uma com o nome "Defesa Herói" e outra com o nome "Ataque Inimigo1"

Pegue a Defesa Herói

Operação: Substituir
Operador: Informação

No do operador clique nos três pontos do Informação e encontre a opção Herói: nele você vai ter algumas definições do herói, escolha "defesa" e de ok e de ok novamente


Agora na linha de baixo da lista de comando de eventos, clique duas vezes e coloque Opções de Variável e escolha a sua outra variável criada "Ataque Inimigo1"

Nela você irá colocar a operação como substituir
e o operador "constante", na constante você irá decidir o ataque do inimigo!
eu coloquei 12!

após feito clique em OK


Agora com as duas variáveis criadas

Vá na linha de baixo novamente dê dois cliques e "Opções de Variável"

Selecione a variável "Defesa Herói" e colo na "operação" multiplicar e no "operador" constante.

Como nós estamos trabalhando apenas com ataque vamos colocar na constante o número "2", dê OK.

Agora vá na linha de baixo novamente dê dois cliques e Opções de variável, selecione a váriavel "ataque inimigo1" e coloque na operação multiplicar, e no operador constante, com o número "4"


Estamos quase terminando!

vá na linha de baixo e dê dois cliques e opções de variável

Selecione a variável "ataque inimigo1" e na operação coloque subtrair, no operador "váriavel", aqui vocçê irá nos três pontinhos e selecionará a variável "Defesa Herói" e dar ok!


SIM, nós vamos subtrair do ataque inimigo a defesa do nosso herói!

Agora para finalizar

Na linha de baixo dê dois cliques e selecione "mudar hp"

As configurações nesse "mudar hp" são essa!

Fixar: (seu herói)
Operação: Diminuir
Operando: Variável: selecione a variável "Ataque Inimigo1"

Permitir colapso: ON

dê Ok

Na linha de baixo dê dois cliques: mostrar mensagem:

(Nome do seu Herói) perdeu \V[número da variável "ataque inimigo1"] dê ok


Pronto, terminamos, para fazer as próximas ações é só colocar para o herói o que ele deseja fazer no mostrar opções e criar mais duas variáveis, uma ataque herói, outra defesa inimigo e fazer a mesma coisa só que ao contrário. Na hora que o inimigo morrer coloque opção de switch local A ON, crie uma nova página e coloque nas condições: Switch Local: A

Mais para frente eu faço o com habilidades!

miguel8884,muito bom tutorial,mais queria te fazer um pedido,que atualize o tópico colocando imagens da programação,e o resultado ou uma demo de como vai ficar.
RPG Maker Vx Ace.


Citação de: miguel8884 online 19/02/2014 às 18:50
ando meio ocupado, mas quando tiver tempo eu coloco!
Então de boa,muito obrigado por contribuir a comunidade com esse tutorial.
RPG Maker Vx Ace.