O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Ocultar" bitmap/sprites de clima [VX ACE]

Iniciado por Léo Schaff, 06/03/2014 às 21:05

06/03/2014 às 21:05 Última edição: 06/03/2014 às 21:38 por Léo Schaff
  :blink:
[antes de mais nada, rodei o mundo procurando algo do que vou postar aqui e não encontrei, se tiver algo parecido no CRM e passou batido por mim, peço milhas de desculpas]

Olá makers da CRM, sou novato por aqui e anônimo no mundo maker... entre muito "pega e abandona" no rpgmaker eu estou com um projetinho novo em que tento como sempre fazer o máximo possível apenas com eventos, mas empaquei literalmente em um sistema de clima.
De uma forma geral meu esquema de clima e meu problema, são os seguintes, respectivamente:

Chamo de "CAPE" [Clima Aleatório Por Eventos] um conjunto simples de variáveis que geram um ciclo randômico entre momentos de "sol" e "chuva" com seus niveis variados de intensidade. Fiz para que desse um ar menos mecânico em que um evento chama chuva em uma certa parte do jogo e sempre que o jogador passar por aquele momento ele já sabe que vai chover por exemplo.
E felizmente funciona que é uma be-é-lezura!

Só que está imperfeito por um simples motivo. Chove em interiores! Dungeons, casas e até no quartinho secreto daquela garota que o herói visita. [hawhawhaw]
Porque o evento que faz o CAPE rodar, é colocado apenas nas áreas externas, mas como é de execução paralela, quando entro na casa, ele mantém o ultimo clima externo. Se estava chovendo, chove dentro, e quando saio, se ele gera uma nova variavel do clima e der SOL por exemplo, o som de chuva se mantém.
O mesmo acontece SE eu coloco um evento que desative [ou que mude a intensidade da chuva para 0] nos interiores. Já tentei e não fica legal.

Depois de ficar por horas analizando o script "Spriteset_Weather" que é o responsável por chamar os eventos climáticos, eu tive uma idéia de como consertar mas como não sei "nada" de ruby estou vindo incomodar os mais experientes em maker.
Pensei na seguinte saída... usar a função "script" que é o ultimo das opções de "comandos de evento" em um evento dentro dos interiores para que "oculte" os bitmap/sprites da chuva, seja mandando a camada usada no clima para tras do cenário como se fosse um paralaxe... OU para mudar a tonalidade para que fique transparente... OU até mesmo desabilita-la enquanto estivesse em interior.
Adicionando é claro, o comando inverso no evento CAPE para que o clima seja mostrado normalmente quando o personagem voltar a uma área externa.

É isso pessoal. Existe essa possibilidade? Ou posso desistir do CAPE?

Desde já, muito obrigado pela atenção.
Tentativa e erro... :hm: Tentativa e erro... :grr: Tentativa e erro... :wow:

Não não tem jeito  :grr:

Então eu fiz uns testes aqui, mas colocando um evento em processo paralelo não vi nenhum efeito ruim mesmo, antes de tudo é o RPG Maker VX Ace?


Bom se possível faça uma demo para eu entender o real problema, porque testei fazendo tudo por eventos, colocando um evento em proc paralelo para parar a chuva e não vi nenhum problema grande nele.

07/03/2014 às 07:30 #2 Última edição: 07/03/2014 às 12:35 por Léo Schaff
 :T.T:

Sim, é o Ace. Coloquei discretamente no final do nome do "Assunto" no tópico. Deveria ter especificado melhor no post. Desculpe.
PS: demo em PM

Obrigado pela ajuda inicial.  :ok:
Tentativa e erro... :hm: Tentativa e erro... :grr: Tentativa e erro... :wow: