O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Item-Mapa

Iniciado por Hero of Time, 19/03/2014 às 22:17

19/03/2014 às 22:17 Última edição: 21/03/2014 às 13:40 por Hero of Time
Pessoal, eu queria saber como fazer um item que quando acessamos ele pelo menu do jogo apareça uma foto de
um mapa. Queria também quando acessar o mapa que tive-se um efeito sonoro de tipo uma carta abrindo. Segue ai em baixo uma imagem de outro jogo que fez isso.

[Anexo excluído pelo administrador]

Isso é facin por eventos, faz o seguinte.

Nos itens basta buscar os efeitos adicionais do lado direito que você acha uma parte de Evento Comum.

Ou seja ao usar o item, o evento comum é chamado, o resto é tudo por lá... Tocar o SE, mostrar o mapa e talz...

Eu consegui fazer, só que eu queria que não "fica-se" no mapa que o herói tava. Tipo, eu clicava e ficava a tela inteira, dai eu apertava x e voltava para o mapa que o meu herói tava, permitindo ele voltar a andar e tudo mais. Quando eu clico fica no canto do mapa que o herói tá, parecendo mais com aqueles mini-mapas que mostra o local .

Coloca um simples " Mostrar imagem " e depois condiciona isso para quando apertar tal tecla, ele apaga a imagem .-. Não funcionaria assim? Faça isso nos eventos comuns, e na parte Itens adicione o negocinho lá para ativar tal evento comum...
Tudo vai dar certo (y(8.

Criei o item e coloquei para ele acionar o evento comum "Mapa 01". Nesse evento comum coloquei para abrir a imagem e depois que pressionada a tecla "x" a imagem sumir, porém além dela não sumir ela continua lá no canto (já tentei colocar para ela aparecer no meio, mudei a porcentagem, as coordenadas, e nada ta dando certo). Desculpa se estou errando com coisas bobas mas é difícil achar tutoriais sobre isso por ai.

[Anexo excluído pelo administrador]

Bom, é um pouco complicado para quem nunca mexeu com a parte "mostrar imagem " fazer isso, então vou passo-a-passo  de um jeito bem fácil.

Inicie seu projeto em um mapa, e visualize mais ou menos a posição da imagem que você vai querer.
Após fazer isso, abra seu editor, crie um evento na ponta superior esquerda e outro na ponta inferiror direita e coloque " Processo paralelo"

Agora abra um dos eventos, clique em 'controle de variável', dê um nome a essa variável, e clique em " Informação " e vá em " Tela X "
Daí nesse mesmo evento, coloque "Mostrar mensagem" E coloque o seguinte : POSIÇÃO X \V[n] ( no lugar do N coloca o número da varíavel que você acabou de usar )

Agora no outro evento, faça praticamente o mesmo, só que em vez de " Tela X " coloque " Tela Y " e no mostrar mensagem : coloque : Posição Y = \V[n] ( N novamente, vai ser o numero da variável que você acabou de usar )

Estando ambos em processos paralelos, inicie o jogo e você deverá ver qual é a posição X e Y, então, coloque essa posição lá no Mostrar imagem ...

E no caso de você não estar conseguindo excluir a imagem, coloque o script do raizen de full keyboard e depois use o comando lá que esta escreito " repeat "

Feito isto, deve dar tudo certo {:
Tudo vai dar certo (y(8.