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Sistema de Aprender e Usar Habilidade

Iniciado por Noble, 17/04/2014 às 18:26

Sistema de Aprender e Usar Habilidade

RPG Maker VX Ace
Facilidade de uso: Fácil
Criado por: Windshock


[box class=windowbg2]O titulo é meio vago e não implica necessariamente no que o sistema faz. Quem conhece o famoso jogo Final Fantasy Tactics vai entender logo de inicio. Nessa versão (pretendo dar mais complexidade e exatidão, deixar mais semelhante ao sistema do FFT), ao apertar da tecla "A", verá o quão completos estão o treinamento de uma técnica em porcentagens e interagir com o mapa através do uso delas.[/box]

[box2 class=red title= ]Como funciona: Aprender Habilidade
Bem, é uma coisa bem simples, você deve colocar um Controle de Variável à cada vez que finaliza um treino, supondo que você deve fazê-lo quatro vezes para aprender uma técnica, são adicionadas 25 constantes a cada treino e quando chegar à 100 o treino se finaliza e você recebe a habilidade.

<> Opções de Variável: [0001: Valor %] += 25

E para fazer com que essa porcentagem apareça à cada vez que você pressiona a letra "A", você deve criar um evento de Processo Paralelo com a Condição (Comando de Evento) de que a tecla X (In Game é "A") seja pressionada para a mensagem aparecer, com o "Adicionar exceção" desativado. Então, dentro da estrutura condicional você cria uma mensagem com um texto e a variável.

<> Estrutura condicional:Botão X foi pressionado
<> Texto de exibição: :Você concluiu \V[0001] do treino da habilidade X.
[hs width=160 height=115]http://i.imgur.com/9EWzlks.png?1[/hs] [hs width=160 height=115]http://i.imgur.com/rTF6BPM.png?1[/hs] [hs width=160 height=115]http://i.imgur.com/UXQp5Fl.png?1[/hs]
Outra coisa interessante foi que usei o HP como Energia, o personagem não poderia treinar infinitamente, supondo que ele tenha 100 de energia e a cada treino perca 30, tendo que fazer esse treino quatro vezes, na quarta ele estará sem energia e não poderá continuar o treino até que sua energia seja igual ou maior que 30.

<> Mudar HP: Herói, -30

E quando o personagem não tiver energia/HP o suficiente para continuar seu treino, você cria um Controle de Variável, sendo essa variável representante do HP do Herói, e uma estrutura condicional para caso ele não tenha energia o suficiente (30)

<> Opções de Variável: [0020:HP Herói] = [Anônimo] HP
<> Estrutura condicional:Variável [0020:HP Herói] >= 30

Para repetir o treino com a mesma pessoa várias vezes, você fazer o simples uso da Switch, no final do aprender de cada habilidade, basta colocar um Controle de Switch Local, "B" por exemplo, e cria uma nova página, com o gráfico do evento igual e nas Condições (Gadget lateral) selecionar a letra B no campo Switch Local.

<> Opções de Switch Local: B = ON

E por último (em relação à aprender uma habilidade), mas não menos importante, a variável de mudança de cor do valor da porcentagem. É bem simples, no final de cada treino, você coloca um Controle de Variável que tem sua constante dependendo do número de uma cor. Por exemplo, o número 0 (em \C[0]), representa a cor branca, então, se queres essa cor, basta escolher essa constante para a variável e depois colocar dentro do \C, da seguinte forma:

No final do treino: <> Opções de Variável: [0002:Valor Cor] = 0
No Processo Paralelo: <> Texto de exibição: :Você concluiu \C[\V[0002]]\V[0001]% do seu treinamento.

E para finalizar deixando tudo isso ainda mais bonitinho, antes da mensagem de "Você concluiu (...)", eu adicionei um som, para na hora que abrir esse som reproduzir como se tivesse aberto uma Window.
<> Reproduzir SE: 'Decision2', 80, 50
[/box2]

[box2 class=red title= ]Como funciona: Usar Habilidade
De inicio, você deve criar uma estrutura condicional para quando o botão X for pressionado no evento que está no caminho (no minigame de demonstração é fogo, mas em jogos como Pokémon são árvores que bloqueiam caminhos e podem ser cortadas com a técnica Cut), e ainda dentro disso, uma segunda estrutura condicional com a condição de ter obtido a habilidade, com "adicionar exceção" selecionado.

<> Estrutura condicional:Botão X foi pressionado
<> Estrutura condicional:[Anônimo] tem [Anulador de Chamas] + Adicionar exceção

O mesmo botão "A" que faz exibir um texto da porcentagem do aprendizado da técnica (como se cada técnica tivesse um botão), também fará com que essa técnica seja usada. Quando ela for pressionada, uma animação (eu escolhi a Tratamento1) em cima do evento alvo aparecerá e esse tal evento sumirá.

<> Mostrar animação: Este evento, [Tratamento1]
[hs width=100 height=100]http://i.imgur.com/qVG7MrX.png[/hs]

E depois você deve criar um Controle de Switch Local, e criar uma nova página com a condição (Gadget lateral) completamente vazia, representando que o fogo sumiu.

<> Opções de Switch Local: A = ON

Agora, quanto à exceção, é só você criar um aviso dizendo que você não tem a habilidade necessária para anular o evento na sua frente.

<> Texto de exibição: :Esse fogo enfeitiçado está em seu caminho e você não pode fazer nada.

Mas mesmo fazendo, vai ter um problema, quando se aproximar, apertar "A" (enquanto segura setinha para esquerda, por que é um bug), a mensagem de porcentagem vai aparecer junto. Tudo que você tem que fazer é criar um Controle de Variável que impede o aparecimento dessa porcentagem, e depois coloca-la no Processo Paralelo que falei no inicio.[/box2]

[box2 class=red title= ]Download
Se você não entendeu as instruções acima, na demonstração será diferente, ela está muito intuitiva por estar cheia de comentários explicativos, embora ela pareça um jogo bem babaca ao invés de uma demonstração de evento. (LOL)

[/box2]

[box2 class=red title= ]Agradecimentos
[Esse texto não tem grande relevância] À principio, gostaria de informar que esse, na verdade, é o primeiro sistema por eventos que faço, a primeira coisa que me veio na cabeça fazer era bastante complexa para um iniciante como eu, mas mesmo assim, tentei fazer esse sistema.. Fiz questão de não ler nenhuma aula, mas por isso tive centenas de dúvidas que tive que perguntar e foram respondidas, por isso agradeço à:

Zugzwang (Usei sua dica, sobre variável de mudança de cor)
King Gerar (Usei sua dica, sobre condição de HP e me ensinou/ajudou a usar as variáveis)
Hero of Time (Me ensinou/ajudou a usar as Switchs)
Avenger_B7 (Me ensinou/ajudou usar as Switchs)

Bem, é só isso, e por favor peguem leve nos comentários ;-;[/box2]
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