O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Puzzles: Mover objeto [pedra etc.] até botão para abrir passagem

Iniciado por Zugzwang, 18/04/2014 às 22:42

Pode parecer simples, mas é a dúvida de muitos iniciantes. Já respondi uma e outra questão assim. Então vamos lá.

Decida se o objeto que você quer mover será empurrado Ao toque do Jogador ou ao Pressionar tecla. Esta opção é mudada onde está escrito Ativador no Evento. Certo?

Em Conteúdo, coloque Definir Rota: Este evento (Passar, e, se quiser, Esperar) $>Se afastar do Jogador. Pronto, sua pedra será empurrada.

Agora vamos definir em qual ponto ela deve ser deixada pelo herói.

Com o modo Eventos ligado (tecle F6), clique no local desejado. As coordenadas dele aparecerão ali embaixo (006, 011). São X(=6) e Y=(11), respectivamente.


Spoiler
[close]

Abra o evento do objeto a ser movido. Em conteúdo, escolha Controle de variáveis. Nomeie uma variável para cada coordenada (p. ex. Pedra X e Pedra Y). Para Pedra X, escolha Dados do Jogo, Este evento e Mapa X. Para Pedra Y, marque Este evento e Mapa Y.

Spoiler

[close]
O jogo está gravando as posições do Evento toda vez que ele é acionado. Ainda em Conteúdo, abra Condição. Seleciona a variável Pedra X e coloque igual a o valor da coordenada do local que você quer que ela seja deixada. Conforme falei, elas aparecem ali embaixo. Faça o mesmo com Pedra Y.



Dentro destas condições, você define o que acontece se o Evento estiver ali. Pode acionar um Switch etc. Por exemplo Switch Porta On. Também pode fazer coisas como a pedra sumir pelo buraco etc aqui. Fica a seu critério.

É isso. Agora, se você criar um Evento porta e, na segunda aba dele, marcar Switch Porta On, pode deixar o espaço vazio e fazer com que ela suma. Só depende da sua imaginação.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]