O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

eu não entendo?????

Iniciado por Almanegra1420, 04/05/2014 às 21:39

Porque as pessoas ainda usam versões antigas do maker?
Qual a diferença?
Por que não levar tudo o que já foi criado para a nova engine?
Para que criar games com engines ultrapassadas?
nostalgia? não ter vontade de conhecer o novo?
não tem curiosidade em aprender edição de imagens?
Qual o motivo? Se é a mesma mecânica porque não migrar para o novo?

Essas e outras perguntas que me faço quando vejo algo criado na engine antiga...por que?
....

04/05/2014 às 21:50 #1 Última edição: 04/05/2014 às 21:54 por Amayah
Eu acho que tem gente prefere os gráficos dos antigos, ou talvez só pelo fato de estarem acostumados, ou coisa assim. É meio que uma questão de gosto mesmo, se eu tivesse conhecido RPG na época das engines mais antigas, é provável que eu tivesse uma certa dificuldade para me adaptar a uma nova.
Apesar disso, eu acho que algumas pessoas se sentem divididas nesse quesito e gostam de utilizar todas as engines. As diferenças podem não ser muitas, na verdade eu não faço ideia porque só conheço a versão mais nova, só que, eu acho que mesmo assim, podem optar pelas antigas pelo simples fato de gostar mais daquela versão.

Vários motivos, as vezes é questão de gosto, outras vezes é questão que a pessoa tem mais afinidade com tal engine e consegue desenvolver mais coisas com ela, pois cada engine tem suas peculiaridades. No meu caso é porque meu netbook tem uma resolução pequena (1024x600) na qual impede que eu use engines mais novas (XP, VX, Ace), por isso eu acabei me restringindo apenas a versões do RM 2k/3. Por usar mais essa engine eu acabei tendo uma preferencia por ela, porém se surgir a oportunidade de mexer nas mais novas eu mexeria sem problemas, porém como eu passei mais tempo com o RM 2k/3 ela é minha predileta para desenvolver jogos. :XD:

Eu que não te entendo. XD

Cara, as pessoas não usam por nada,  não usam alguma engine aleatoriamente, elas tem preferências, ora.
Se elas preferem o 95 ao Ace, é questão da própria preferência, alguma coisa elas acham melhor do que as mais atuais.
Sua pergunta foi um pouco descabida.  :hm:

Off: atropelada duas vezes  :facepalm:

Bom o motivo de não ter as configurações mínimas necessárias para rodar uma engine mais nova ate me convence...pois ate eu se estivesse com um computador poderoso utilizaria a UDK para fazer games....mas gostar de gráficos serrilhados....,gostar de usar um motor velho.... eu sei lá acho que é meio que a pessoa ser preguiçosa.

Qual a preferencia por usar uma engine antiga?

minha pergunta não é descabida ou pretenciosa é só pra saber o porque?
....

04/05/2014 às 22:18 #5 Última edição: 04/05/2014 às 22:20 por Raizen
Eu vejo bastante assim, tem o acervo absurdo de recursos para engines mais antigas no caso do 2k por exemplo, e esse é um dos principais motivos para usa-lo ainda. Os novos são melhores? provável, mas não são tão superiores, não sou daqueles que fala não tem engine superior, porque tem sim engines que são melhores que outras, mas por motivo de material(sistemas, scripts, gráficos), interface e a pouca diferença entre as engines, só comparar elas, as diferenças não são tão absurdas para que extingua as mais antigas x),

o 2k e 2k3 tem um poder em eventos bem mais poderoso que os outros, já que era esse o foco da Enterbrain na época devido a ausência de um open-code, além de um acervo de gráficos absurdamente grande.
o XP tem um poder em mapeamento maior que as outras, logo para os mappers em geral e os amantes dos scripts do RMXP, é uma engine favorita deles.
o VX é o que está mais perto de sumir, eu que usava muito o VX, concordo que o VXAce foi feito com base nele, logo é superior em todos os quesitos no VX... A única coisa que pode manter usuários aqui são scripts(outros recursos são compatíveis com o Ace).
e o Ace não supera o 2k nos eventos e nem o XP no mapeamento, logo... não vira a única engine a se usar.

Assim, é possível usar qualquer engine ainda :), mesmo sendo pior ou melhor que outra já que não tem uma engine que faça tudo melhor que as outras, quando tiver... Ai sim eu posso falar que não tem sentido usar as antigas.

04/05/2014 às 22:19 #6 Última edição: 04/05/2014 às 22:23 por Cronus
Bem, todas essas suas perguntas são bem semelhantes, a resposta pra elas é quase a mesma.

Existem mil razões. Tem a preferência pessoal, como o fator nostalgia, o saudosismo ou o costume, a simpatia de usar tal software em específico. Tem as preferências técnicas, como maleabilidade de certos elementos que funcionam de outras maneiras, resolução e limitações de hardware. Tem também disponibilidade de recursos, praticidade pra se usar ou desenvolver determinado estilo gráfico, etc e tal.

Minha dica é: foque-se em conhecer os jogos independente de qual engine esteja usando, não questione a razão pela qual decidirem determinada engine.


Citarnão tem curiosidade em aprender edição de imagens?

Desculpa falar, mas essa pergunta em especial foi bem tosca. Edição de imagens independe de que engine você tá usando, essas coisas não tem relação nenhuma.
Existe uma infinidade de material original produzido com as engines mais antigas em foco, incluindo jogos 100% originais e livres de RTP, coisa que pouca gente faz até mesmo hoje em dia.

Citarmas gostar de gráficos serrilhados....,gostar de usar um motor velho.... eu sei lá acho que é meio que a pessoa ser preguiçosa.
Usar uma engine velha não é sinônimo de preguiça, no máximo de comodidade, que são coisas diferentes. Fazer um jogo decente em uma engine antiga vai requirir relativamente mais trabalho do que fazer em uma engine nova que oferece mais facilidade pra fazer muita coisa, então se olhar por esse lado, engines novas são melhores pros preguiçosos do que as antigas.

E gráficos, novamente, isso não tem nada a ver com nada, cara. Estilo de arte é algo que se escolhe, que independe do que você usa. Se você acha que "gráficos serrilhados" é preguiça, meu conselho é que tente aprender pixel art pra ver o quão trabalhoso é. Só porque é em baixa resolução não significa que é preguiçoso ou pior.

Citação de: Cronus online 04/05/2014 às 22:19
Bem, todas essas suas perguntas são bem semelhantes, a resposta pra elas é quase a mesma.

Existem mil razões. Tem a preferência pessoal, como o fator nostalgia, o saudosismo ou o costume, a simpatia de usar tal software em específico. Tem as preferências técnicas, como maleabilidade de certos elementos que funcionam de outras maneiras, resolução e limitações de hardware. Tem também disponibilidade de recursos, praticidade pra se usar ou desenvolver determinado estilo gráfico, etc e tal.

Minha dica é: foque-se em conhecer os jogos independente de qual engine esteja usando, não questione a razão pela qual decidirem determinada engine.


Citarnão tem curiosidade em aprender edição de imagens?

Desculpa falar, mas essa pergunta em especial foi bem tosca. Edição de imagens independe de que engine você tá usando, essas coisas não tem relação nenhuma.
Existe uma infinidade de material original produzido com as engines mais antigas em foco, incluindo jogos 100% originais e livres de RTP, coisa que pouca gente faz até mesmo hoje em dia.

Citarmas gostar de gráficos serrilhados....,gostar de usar um motor velho.... eu sei lá acho que é meio que a pessoa ser preguiçosa.
Usar uma engine velha não é sinônimo de preguiça, no máximo de comodidade, que são coisas diferentes. Fazer um jogo decente em uma engine antiga vai requirir relativamente mais trabalho do que fazer em uma engine nova que oferece mais facilidade pra fazer muita coisa, então se olhar por esse lado, engines novas são melhores pros preguiçosos do que as antigas.

E gráficos, novamente, isso não tem nada a ver com nada, cara. Estilo de arte é algo que se escolhe, que independe do que você usa. Se você acha que "gráficos serrilhados" é preguiça, meu conselho é que tente aprender pixel art pra ver o quão trabalhoso é. Só porque é em baixa resolução não significa que é preguiçoso ou pior.

Não se se for por causa de estilo gráfico... a imperfeição e tal é minha arte....eu não acho que seja muito convincente....
Spoiler
Não foi tosca :-.-: Pode -se melhorar muitos os gráficos se editar as imagens na engine antiga.
[close]


Citação de: Raizen online 04/05/2014 às 22:18
Eu vejo bastante assim, tem o acervo absurdo de recursos para engines mais antigas no caso do 2k por exemplo, e esse é um dos principais motivos para usa-lo ainda. Os novos são melhores? provável, mas não são tão superiores, não sou daqueles que fala não tem engine superior, porque tem sim engines que são melhores que outras, mas por motivo de material(sistemas, scripts, gráficos), interface e a pouca diferença entre as engines, só comparar elas, as diferenças não são tão absurdas para que extingua as mais antigas x),

o 2k e 2k3 tem um poder em eventos bem mais poderoso que os outros, já que era esse o foco da Enterbrain na época devido a ausência de um open-code, além de um acervo de gráficos absurdamente grande.
o XP tem um poder em mapeamento maior que as outras, logo para os mappers em geral e os amantes dos scripts do RMXP, é uma engine favorita deles.
o VX é o que está mais perto de sumir, eu que usava muito o VX, concordo que o VXAce foi feito com base nele, logo é superior em todos os quesitos no VX... A única coisa que pode manter usuários aqui são scripts(outros recursos são compatíveis com o Ace).
e o Ace não supera o 2k nos eventos e nem o XP no mapeamento, logo... não vira a única engine a se usar.

Assim, é possível usar qualquer engine ainda :), mesmo sendo pior ou melhor que outra já que não tem uma engine que faça tudo melhor que as outras, quando tiver... Ai sim eu posso falar que não tem sentido usar as antigas.

:hm: interessante .... você citou vários pontos que são relevantes a escolha da engine, porem não acha que a nova engine não faça o mesmo?


....

Almanegra, só esse assunto mesmo para me fazer escrever a essa hora pelo cel e deitado.

Bem, eu vou falar o que aconteceu comigo, não tome como verdade dos usuários do 2k. Em outubro de 2012 eu queria baixar um programa que criasse jogos. Estava de boa dando uma olhada no Google aí depois fui parar no Baixaki e de repente estava usando o 2k. Resumindo, eu não sou um membro antigo mas que acabei por sorte encontrando essa Engine.

Tive uma facilidade com os eventos e estou tentando aprender Destiny. Eu confesso que só passei a usar o Ace, usar que eu digo é brincar com ele de vez em quando, por dois motivos: alguns vinham me perguntar e pediam pra eu ajudar com eventos. E o outro motivo é que eu amo muito receber rep, ouro, coins, etc. Quem me conhece sabe como eu gosto disso.

E eu vou repetir uma frase que um grande amigo meu me disse quando eu o perguntei sobre o limite de cores. A pergunta foi: "Cara, o 2k tem limite de 256 cores enquanto o Ace não." E ele respondeu: "Limite de 256 cores? Eu do preciso de 4."

Vou contar um outro segredo: eu comecei sendo pupilo do Tanatos. Mentira, eu odiava ele. Mas depois que fui conhecendo crescia a minha admiração por ele e a vontade de ser igual ou chegar perto. Aí eu tive a vontade de crescer no 2k e fazer o que ele faz, criar recursos mesmo sem feedback e escrever o nome na história. Por isso essa minha gana de melhorar cada vez mais no 2k e não parar nunca.

Resumindo mais: 2k, essa é minha vida, esse é meu mundo.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Por que tem gente que prefere Beatles a Daft Punk? Eles tão errados?
Daft Punk tem técnicas de áudio muito mais avançada que os Beatles, melhor equalização e qualidade de áudio. Meu deus! Mas por que as pessoas gostam de Beatles enquanto existe algo tão mas incrível como Daft Punk?
Gosto, cacilda ._.
(eu não gosto de Daft Punk)


Hasta lá vista

04/05/2014 às 23:25 #10 Última edição: 04/05/2014 às 23:27 por Almanegra1420
fala o que? kkkkkkkkkkk.... legal sua historia....vejo que tem um laço sentimental com o 2k...mas pelo visto já usou a engine nova e pelo meu ver é isso que vai ser no futuro :XD:....

tirando a parte sentimental, a parte dos eventos serem "melhores"(por que não sou o cara nos eventos pra dizer que no 2k é melhor que no ace) o que sobra? nada....

Outra coisa que falaram é gosto....pqp....gosto pra quem faz o maker não pra quem joga....
Spoiler

Outra coisa que falaram é gosto....pqp....gosto pra quem faz o maker não pra quem joga....
isso foi meio idiota... porque eu estou falando em engine e tal ...para o criador do maker.... amanhã eu continuo...
[close]
....

Então seria melhor usar o Unity se o maker tem que se ajoelhar só gosto do jogador.

Não é bem assim, já que eu tenho facilidade em programar no 2k e se eu quiser fazer algo bem diferente de um RPG então eu usarei o 2k.

Exemplo, Arkanoid, num jogo desse tipo no rpg maker o gráfico não faz diferença.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Quem faz o jogo não é a engine.

A propósito, há diferenças gigantes entre cada uma das engines. O rm2k tem muito mais comandos de eventos, que foram removidos nas versões futuras, O RMXP por sua vez, possui um sistema muito maior de mapeamento, que possibilita situações que em outros não é possível. Sem contar que, com o RGSS1, e vários comandos de eventos diferentes das outras engines, esta engine possui um acervo e poder enorme. O Vx veio com o RGSS2, e por sua vez com mais possibilidades de códigos, mas perdeu várias ferramentas de mapeamento e comandos de eventos. Por fim, o RmVxAce tem várias funções bacanas, mas continua com as opções de mapeamento limitadas, e alguns comandos de eventos não presentes.

Cada engine tem particularidades extremamente importantes. Afirmo com toda certeza : Só porque uma engine é mais nova, ela com certeza não é "Melhor" que as antigas, ou onipotente. Todas elas tem suas particularidades.

=)



 :facepalm: o perguntinha chata
quer dizer que pq é novo e bom?
como já disseram  vai de afinidade cada um prefere um por algum motivo em particular.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Se o que é novo é bom, então FIFA deveria estar nos dias de glória.

Taca o machado para o alto e sai correndo

Agora falando sério, se seu objetivo é causar uma flamewar, sugiro parar por aí.

Agora se você está realmente perguntando isso (o que é de certa forma idiota), então vamos lá:


Com o passar dos anos, tudo ao longo do tempo perde características e elementos. O RPG Maker não foi diferente, e dentre todas as versões existentes, há comodidades maiores de uma engine para a outra.
Já foi citado 3 vezes nesse tópico as principais diferença, então eu não vou me alongar.

Basicamente, eu vou te resumir em três palavras: Linguagem de Programação.

"Mas só o XP, VX e Ace usam, 2k e 2k3 não usam..."

Defina programação pela sequencia de comandos que um robô deverá seguir.
Seja eventos ou seja em RGSS, a linguagem de programação está presente e não é apenas na hora de "programar", mas sim na sua prática.

2k e 2k3 são MUITO melhores para eventos do que XP, VX ou Ace... juntos.

São mais rápidos, são mais precisos, são menos bugados (para não dizer sem bugs) e com o acréscimo de patches, como Destiny Script ou DynRPG, temos ainda a linguagem de programação própria ou mesmo C++ para podermos usar as engines.

Sobre a questão gráfica, não venha com esse papo.

Eu acho ISSO muito mais lindo do que ISSO e tenho dito até o final, porque gosto é gosto, e isso não se discute.

Aliás, por sinal, o primeiro jogo é recente viu? Ele começou como uma simples rom que seria gratuita para emuladores de NES, mas com o apelo do "público", ganhou espaço para se tornar um jogo "de verdade" (se é que este termo existe).


Porque EU uso o RPG Maker 2000 ou 2003?

Porque são melhores para eventos, porque os gráficos são mais simples de serem encontrados e customizados, porque tenho mais prática e porque eu não quero aprender RGSS.

Porque apesar disso eu uso o XP, VX ou Ace quando bem me pedirem?

Porque eu não vejo nenhum problema com isso. A engine pode não ser a mesma, mas quem faz o jogo é você e não a engine.
Preguiça de postar sistemas.