O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Variável (x,y)

Iniciado por guKing, 07/06/2014 às 15:23

07/06/2014 às 15:23 Última edição: 07/06/2014 às 20:23 por Vash
Olá galera :D

To tentando fazer um sistema de personalidade que funcionaria por quadrantes, (bem com o clássico de D&D Leal, caótico, bom e mau) Para isso eu achei que a solução seria criar variáveis em quadrantes, mas eu não sei como fazer isso, pesquisei sobre mas não consegui achar ou não soube como pesquisar.

Desde já, agradeço :D

Ah, eu gostava muito dessa forma de definir personalidade de D&D (e do D20 também).
Acho que necessariamente você nem precise usar uma variável que guarde dois valores (que por sinal existe).
Você poderia usar strings nas suas variáveis. Usando o comando chamar Sript:

$game_variables[ID] = 'Leal e Bom'

E daí sempre que precisar usar isto bastaria criar uma condição usando Script:

$game_variables[ID] == 'Leal e Bom'

Magia não detectou o mal... XD

Nota: ID refere-se a número da variável sem os zeros a esquerda.
ex: 001 é apenas 1
$game_variables[1]
- equivale a variável 1.

o/

07/06/2014 às 18:17 #2 Última edição: 07/06/2014 às 18:20 por guKing
Brother, eu não entendi :( Não manjo muito de como script funciona, me da uma trégua que eu sou de humanas :D haha (Estudo design digital)

--

Edit

E Na real eu to usando Selvagem(simples e mau), Gentil(simples e bom), Brincalhão(complexo e mau) e Sofisticado(complexo e bom)

complexo e bom são as duas variações, não soube colocar um nome melhor, e, uma vez que esses nomes não aparece, não tem problema hehe

Li uma, duas, três vezes e não consegui entender o que quer x)
Sou bem leigo nisso, então... Teria como explicar mais "profundamente",
e dar exemplos, se possível?

Pelo que eu entendi, o que o Shiro disse funciona certinho pro que você quer, é assim, as variáveis do jogo estão contidas numa variável global dos scripts, no caso, $game_variables, que é uma lista de valores, então pra você pegar o valor da variável X, por exemplo, você usa $game_variables[X], então esse script call:
$game_variables[x] = "Leal e Bom"

Vai dar o valor "Leal e Bom" para a variável x, aí, pra ver se o valor da variável é "Leal e Bom", você usa um comparador, no caso, o ==, aí fica:
$game_variables[x] == "Leal e Bom"

Pra usar o primeiro script, você vai na terceira página dos comandos dos eventos, na parte "Avançado", e coloca o que eu passei, e o segundo, é numa condição, nas opções da condição tem um "Script", aí você seleciona "Script" e cola o que eu te passei.

Tendeu?
~ Masked

Entendi, mas não entendi como isso funcionoaria, vou esquematizar uma imagem a minha necessidade.

A ideia é a seguinte. Ações dentro do jogo moverem o ponto onde se encontra o personagem dentro desse quadrante, em função de uma posição (x, y) onde X indica bom e mau e Y complexo e simples. Com a variável do personagem um dos quadrantes, ele desbloqueia novos diálogos, eventos, bonus, fins do jogo e bla bla, mas durante o jogo, as ações do personagem, vão idicar a movimentação da personalidade dele nesse quadrante.

Ex: Beber cerveja +1 mau +1simples; convencer alguém de alguma coisa +10 complexo; pescar com os pescadores do porto +15 bom; afanar bens +4 mau; e por ai vai. Cada ação muda a posição do ponto(x,y) de onde se encontra o valor da personalidade. entenderam?

A, entendi, mas, no caso, porque não usar duas variáveis?  :o:
Aí uma variável seria bom/mau e a outra simples/complexo, não precisa de uma array (a tal lista de valores) :=p:
~ Masked

a questão é essa, eu tentei usar duas variáveis só é o seguinte eu não consigo usar as duas como um único valor, por exemplo eu preciso estabelecer uma condição, e para essa condição eu preciso das DUAS variáveis.

Se A=>1 e B=>1, executar ação X
Se A=<1 e B=<1 executar ação Y
fora isso, executar ação Z

Não consigui criar uma condição para as duas variáveis ao mesmo tempo, eu só posso usar uma variável de condicional, então eu procurei de como usar uma variável como um quadrante (pq tem umas galera que usa isso em conta matemática e tals) Pq não tem como eu fazer o valor da variável um resultado de conta, porque vai haver casos de incoerência e tals.

---

O problema não é setar os valores, e sim, usá-los.

07/06/2014 às 19:58 #8 Última edição: 07/06/2014 às 20:00 por King Gerar
É, aí como o Masked falou.

Tu tem duas variáveis: 0001-Humor e 0002-Alinhamento
Aí tipo, se o valor de Humor for de -100 a 0, o personagem é Mau.
Se for de 0 a 100, ele é Bom.
O mesmo com Alinhamento, se o valor for de -100 a 0, ele é Complexo.
Se for de 0 a 100, ele é Simples.

Para fazer a condição, tu coloca duas.
Por exemplo, se for verificar se ele é Gentil. Para isso a variável
de Humor deve conter valor de 0 a 100 e a de Alinhamento de 0 a 100.

Er... sacou? xD

Pra condição tu pode por, na última página de condições e usa
por scripts:

$game_variables[1] > 0 && $game_variables[1] < 100 && $game_variables[2] > 0 && $game_variables[2] < 100

No caso, eu coloquei como se os pontos se limitassem a 100,
se não tiver limite põe só:

$game_variables[1] > 0 && $game_variables[2] > 0

Esse script é o que permite usar duas variáveis como valor condicional, então?

Valeu, vou testar.

Tipo, caso queira fazer com evento, tem até como sim, é só colocar
uma condição "dentro" da outra.

Spoiler
[close]

Aeee consegui :D

---

Brother, fazer com eventos não da pq uma condição pode anular a outra, e deixa os eventos confusos, com o script é mais fácil. Valeu galera :D Se alguém estiver fazendo algum guia sobre variáveis e condições pode usar esse case como exemplo.