O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Personalidade

Iniciado por guKing, 08/06/2014 às 22:58

Valores de Personalidade
criado por: Mim, guKing!

Não é um sistema muito complexo nem nada, mas estou orgulhoso de conseguir construí-lo :D

Engine: RPG Maker VX Ace (mas acho que é utilizável em qualquer um)
Compatibilidade: Bom
Facilidade de uso: Médio (é trabalhoso de usar e as vezes tens que se verificar para que não haja conflitos ou situações onde o valor de personalidade atrapalhe de alguma forma)
Lag gerado: Baixo~nenhum

[box class=titlebg]
Condições de Uso
[/box]
Usem a vontade :D

[box class=titlebg]
Para que serve o sistema
[/box]
O sistema serve para definir, dentro de um gráfico (x,y) o valor de personalidade do jogador.

O jogador executa ações no jogo > Cada ação/escolha que o jogador fizer garante para ele pontos nos aspectos x ou y (ou em ambos) > esses valores, movem o valor de personalidade (x,y) dentro do gráfico > cada quadrante onde o valor de personalidade se encontra determina a personalidade do jogador > isso habilita diálogos, quests, bônus, itens, podendo até dar rumos para história

Não é nada muito complexo. Para usar é simples.

2 variáveis: X e Y que vão ser o eixo de valores para a personalidade, por exemplo, X para Bom e Mau, e Y pata Leal e Caótico (Só sdds D&D)

Durante o jogo, selecione ações, escolhas e etc que o jogador realize que adicione ou subtraia os valores das variáveis.

Ex: Jogador quebrou uma janela -5 na variável X.
Jogador quebrou uma janela a toa -5 na variável X e -5 na variável Y
Jogador salvou a irmã do lojista +5 na variável X

Todas essas ações vão mexer o valor (x, y) dentro desses quadrantes, então é só usar como condição esses valores para ações

Ex: A velinha da igreja pode oferecer para o jogador 2 poções se ele  tiver pelo menos +5 X
O padre da igreja pode oferecer 2000g e uma armadura se o jogador que for pelo menos -45 X e pelo menos +1 Y destruir a igreja rival.

E isso pode ser aplicado de formas mais complexas. Eu criei esse sistema para o meu projeto com o objetivo de criar uma variação na história e nas quests através disso, e, assim, o jogo fica menos linear e mais dinâmico.

Mais informações sobre condição usando scripts aqui: > http://centrorpg.com/rpg-maker-vxace/%28duvida%29-variavel-%28x-y%29/msg68214/#msg68214


[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Bem, ai um exemplo de um evento que usa o sistema

Spoiler
[close]


[box class=titlebg]
Download
[/box]
Downlaod do exemplo: http://www.4shared.com/file/IQ38CkJEce/Sistema_Personalidade.html

Quem fizer o download, teste as seguintes coisas:

1 Ao falar com a moça do bar, cada bebida representa uma personalidade. Se escolher Cerveja, fale com a moça da cozinha, se escolher Rum fale com a moça tomando chá, se escolher vinho fale de novo com a moça do balcão e se escolher suco fale com a moça comendo peixe (para completar a quest do peixe, usando ctrl ande em cima do armário perto da escada e aperte espaço, para conseguir o peixe)

2 Existe alterações de personalidade falando com o cara que está lendo o jornal tbm, mas ele não oferece o teste para as 4 personalidades

3 você pode ir dormir sem ter ativado uma das quests ou a da velha ou a do velho do jornal, tente ir dormir depois que você ativar só uma, e depois faça com as duas.

[box class=titlebg]
Créditos e Avisos
[/box]
Criador: guKing
Agradecimentos: Shiroyasha, King Gerar e Masked pela ajuda com o sistema de condicionais usando scripts.
Postado por: guKing