O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvida sobre travamentos.

Iniciado por roquek, 07/07/2014 às 20:45

07/07/2014 às 20:45 Última edição: 03/01/2016 às 03:14 por roquek
Olá pessoal, tenho uma duvida bem simples nada que vai dar muito trabalho para vocês.

(Pergunta)Muito switch ativados mesmo você não estando no mapa de efeito deles pode ocasionar pequenos travamentos?
Notei que depois de eu passar por um mapa meu começa a dar uma leve travada no meu jogo,
seria esse o motivo?

(Bônus informativo)Nesse meu mapa tive que diminuir a quantidade de trigger dele pois fazia o jogo ficar travando naquela parte.

Obrigado pela atenção, e um bom dia a todos.

Bem, Cho que isso pode ser por que tem muitos eventos no mapa só. E pra isso pode se usar um anti-lag, que pode resolver isto para você.

Qual programa seria um  anti-leg?
E mesmo que não aja muito eventos num mapa, muito trigger no jogo pode ocasionar esse problema?

07/07/2014 às 21:31 #3 Última edição: 07/07/2014 às 21:36 por Prand
O que necessariamente tem nesse mapa? Qual o tamanho dele?
Sem essas informações a única coisa que posso fazer é por um link de um anti-lag
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

07/07/2014 às 22:01 #4 Última edição: 07/07/2014 às 22:03 por Alucard_2
Switches (que você chamou de Triggers na última mensagem > lembre-se de que não são a mesma coisa) não causam lag no jogo, uma vez que ocupam praticamente nada na memória e são rápidas de processar.

Os seguintes itens podem causar lag no seu jogo (enquanto estiver no mapa):

• Tamanho do mapa muito grande (algo como 100x100 pode ser considerado um pouco grande até);
  • Scripts extras de HUD, iluminação, etc...que sejam altamente cheio de coisas (scripts do MogHunter, por exemplo) e que alterem algo na tela do mapa - mas ainda assim o lag geralmente é minúsculo;
  • Grande quantidade de eventos no mapa;
  • Alguns eventos com muitos comandos rodando no modo "processo paralelo" (eu diria que uns 5 eventos em "processo paralelo" no mesmo mapa já são o suficiente pra causar algo notável - o mesmo vale para Eventos Comuns do Banco de Dados, caso estejam ativos);
  • Muitas Pictures (dos comandos de evento: Mostrar Imagem) sendo exibidas/alteradas no mapa;
  • Seu computador não é potente o suficiente para rodar o jogo do Maker com 100% do desempenho que deveria (na dúvida, mande as configurações do seu computador: Sistema Operacional (Windows 98/XP/Vista/7/8), Memória RAM (vá em Computador > Propriedades) e Processador (vá em Computador > Propriedades)).
Dê uma olhada nos casos acima e veja se algum deles bate com o que você usa no seu projeto.

De preferência, diga qual RPG Maker você está utilizando e como está o mapa em questão.
Se você estiver dizendo "Trigger" como sendo as configurações do evento que ficam na parte da esquerda, então significa que você está pondo os eventos como processo paralelo e ativando a Switch marcada na Trigger dele.
Se você estiver dizendo "Trigger" como "Switch", é provável que a Switch esteja ativando alguns eventos (no caso, os eventos requerem que essa Switch esteja ON, e você as está ativando, e, nesse caso, provavelmente os eventos estão em Processo Paralelo)

Respondendo à dúvida sobre o Anti-Lag, um Anti-Lag é um script que limita a área que o Maker carrega os eventos. Por exemplo, você define uma "tolerância" de 10 tiles (quadrados do mapa), e o Anti-Lag faz com que todos os eventos que estejam a uma distância maior do que 10 tiles a partir da tela não seja processado (executado e atualizado).