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Taka - Menu Plus I

Iniciado por Takkun, 11/08/2014 às 07:08




Fala autor: Esse script modifica a Janela de Menu do seu jogo deixando a mais bonita e simples, todos os efeitos foram criados recursos do próprio maker para que tivesse o mínimo de incompatibilidades possíveis. Alguns comandos foram recriados para que caso eles fossem usados em outros scripts não sofressem mudanças. Espero que gostem do script e que ele possa ser útil em seus projetos.

Lag: Inexistente, mínimo ou imperceptível.

Incompatibilidade: Com outro script que altere a Scene_Menu.
Este script também altera informações no Window_MenuCommand,Window_Gold,Window_Base e no Window_MenuStatus.









Script:
Código: ruby
#==============================================================================
#   Taka Engine - Menu Plus I
#   Autor: Takkun (a.k.a Faalco)
#   Criado: 11/18/2014
#   Version: 1.0a
#==============================================================================
# ◆ Instruções:
# -----------------------------------------------------------------------------
# Copie o script e cole o mesmo acima do Main de seu projeto. Pode causar
# incompatibilidade com outros scripts que modifiquem o Menu ou acresentem
# algo no mesmo (Devido a modificação das janelas).
#
#==============================================================================
#
# Esse script modifica a Janela de Menu do seu jogo deixando a mais bonita e
# simples, todos os efeitos foram criados recursos do próprio maker para que
# tivesse o mínimo de incompatibilidades possíveis. Alguns comandos foram
# recriados para que caso eles fossem usados em outros scripts não sofressem
# mudanças.
#
# Qualquer dúvida perante ao script pode ser tirada no tópico onde encontrou
# o mesmo, caso queira dar uma sugestão para melhoria ou ideia para script
# mande-me uma mensagem pessoal em umas das comunidades que atuo.
#
#                      ◆ Apenas para RPG Maker VXAce ◆
#==============================================================================
($imported ||= {})["Taka_Engine_MenuPlus"] = true
#==============================================================================#
# ► Módulo de configuração do Script
#==============================================================================#
module TAKA
  module MENU
    #--------------------------------------------------------------------------#
    # ◆ COnfigurações
    #--------------------------------------------------------------------------#
    # Fonte que irá mostrar o nome dos Heróis.
    FONT_NAME = "Verdana" 
    # Tamanho da fonte que mostrará o nome dos Heróis
    FONT_NAME_SIZE = 21 
    # Fonte que mostrará demais informações.
    FONT_NORMAL_NAME = "Verdana" 
    # Tamanho da fonte que mostrará demais informações.
    FONT_NORMAL_SIZE = 14 
    # Ícone que será mostrada na janela de Gold.
    ICON_GOLD = 361
  end #MENU
end #TAKA
#==============================================================================#
# ► Window_Base
#==============================================================================#
class Window_Base < Window
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Desenho da barra de HP (Neo)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_actor_neohp(actor, x, y, width = 62)
    draw_gauge(x, y, width, actor.hp_rate, hp_gauge_color1, hp_gauge_color2)
    change_color(system_color)
    draw_text(x, y, 30, line_height, Vocab::hp_a)
    draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.hp, actor.mhp,
    hp_color(actor), normal_color)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Desenho da barra de MP (Neo)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_actor_neomp(actor, x, y, width = 62)
    draw_gauge(x, y, width, actor.mp_rate, mp_gauge_color1, mp_gauge_color2)
    change_color(system_color)
    draw_text(x, y, 30, line_height, Vocab::mp_a)
    draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.mp, actor.mmp,
    mp_color(actor), normal_color)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Desenho dos ícones de Status (Neo)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_neo_actor_icons(actor, x, y, width = 72)
    icons = (actor.state_icons + actor.buff_icons)[0, width / 24]
    icons.each_with_index {|n, i| draw_icon(n, x + 24 * i, y) }
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Desenho dos grupo de Status (Neo)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_actor_neo_simple_status(actor, x, y)
    self.contents.font.name = TAKA::MENU::FONT_NAME
    self.contents.font.size = TAKA::MENU::FONT_NAME_SIZE
    draw_actor_name(actor, x - 55, y - 10)
    self.contents.font.name = TAKA::MENU::FONT_NORMAL_NAME
    self.contents.font.size = TAKA::MENU::FONT_NORMAL_SIZE
    draw_actor_level(actor, x + 35, y - 10 + line_height * 1)
    draw_neo_actor_icons(actor, x + 20, y - 10)
    draw_actor_class(actor, x - 55, y - 10 + line_height * 1)
    draw_actor_neohp(actor, x - 55, y - 10 + line_height * 2)
    draw_actor_neomp(actor, x + 27, y - 10 + line_height * 2)
  end
end
#==============================================================================#
# ► Window_MenuStatus
#==============================================================================#
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Aquisição da largura da Janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 300
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Aquisição da altura da Janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    Graphics.height - 70
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Aquisição de altura do Item
  #--------------------------------------------------------------------------
  def item_height
    (height - standard_padding * 2) / 4
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Desenho de um Item
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_item(index)
    actor = $game_party.members[index]
    enabled = $game_party.battle_members.include?(actor)
    rect = item_rect(index)
    draw_item_background(index)
    draw_actor_graphic(actor, rect.x + 25, rect.y + 55)
    draw_actor_neo_simple_status(actor, rect.x + 108, rect.y + line_height / 2)
  end
end
#==============================================================================
# ► Window_MenuCommand
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(72, 22)
    select_last
  end
end
#==============================================================================
# ► Window_Gold
#==============================================================================
class Window_Gold < Window_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Renovação
  #--------------------------------------------------------------------------
  def refresh
    contents.clear
    draw_currency_value(value, currency_unit, 4, 0, contents.width - 8)
    icon = draw_icon(TAKA::MENU::ICON_GOLD, 0, 0)
  end
end
#==============================================================================
# ► Scene_Menu
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Criação da janela de atributos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(232, 22)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ◆ Criação da janela de dinheiro
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_gold_window
    @gold_window = Window_Gold.new
    @gold_window.x = 72
    @gold_window.y = 320
  end
end


Engines: RPG Maker VXAce.

Créditos:
  • Takkun por criar o script.
  • XP por me ajudar a sanar algumas dúvidas durante a criação.

Adorei, eu acho seus scripts incríveis ainda mais os de Menus. Achei
o visual bem bonito, nada muito exagerado. Olha, já irei usa-lo no meu projeto, eu ia usar
o padrão mesmo, mas depois de ver esse ai... não pude evitar  :XD:

Parabéns!
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 11/08/2014 às 14:05
Adorei, eu acho seus scripts incríveis ainda mais os de Menus. Achei
o visual bem bonito, nada muito exagerado. Olha, já irei usa-lo no meu projeto, eu ia usar
o padrão mesmo, mas depois de ver esse ai... não pude evitar  :XD:

Parabéns!


Obrigado Makers.
Agradeço que tenha gostado do script, eu lancei uma nova versão do mesmo caso queira ver estarei deixando o link abaixo, um espero que seja realmente útil ainda penso em lançar também as outras scenes editadas mas provavelmente as farei.
Abraço.

Takkun!-