O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida sobre Trigger de Eventos

Iniciado por jroks, 06/06/2016 às 11:31

06/06/2016 às 11:31 Última edição: 06/06/2016 às 12:42 por jroks
Oi gente!
Tem uma dúvida q eu procurei mto por aí e n achei nada. Talvez seja um bug do meu RPG Maker, mas n sei.
Eu n sei programar NADA, meu conhecimento no RPG Maker é basicão msm. Mas pro tipo de jogo q eu curto fazer, sempre rolou.
Uma coisa q eu sempre soube como fazer, era programar espinhos q sobem e descem.

No caso, no RMXP por ex, eu fazia um evento paralelo primeiro, com uma variável chamada "espinhos" e o evento mudava o valor dessa variável para 1 ou 0, em um loop.

Em seguida, no mapa, colocava o char do espinho sem nada (passável) iniciado pela variável espinho igual a 0, e o espinho mesmo, com o evento do dano, iniciado com a variável no valor 1.
Só que o espinho que causa o dano, a condição de início é "ao toque do evento", para q o jogador sofra o dano msm se estiver parado em cima do evento. No RPG Maker MV, isso não acontece de jeito nenhum. Tentei mil coisas, e nada funciona.
Se alguém souber o que pode ser isso...
Eu n consegui atualizar o RPG Maker MV e eu n sei se isso consertaria as coisas, ou se eu to fazendo errado pq algo mudou.

Screens:

Evento do espinho:

O bug: (o herói em cima n ativa o evento, msm q seja "ao toque do herói", ou "ao toque do jogador", mesmo que seja todas as opções disponíveis, n faz ele exibir a msg e andar pra trás como eu programei.

O evento do loop das variáveis que controla se o espinho tá ligado ou não.

Muito obrigado a quem puder me ajudar. Eu nunca programei nada até o fim na vida, e eu sempre amei RPG Maker. N queria q esse conhecimento da juventude fosse só uma memória, queria mto ter um jogo completo. Essa mini mecânica do espinho é basicamente tudo q eu uso pra fazer quase tudo. No RMPX, esse msm procedimento funciona! Eu n sei oq pode estar dando errado agora. Eu queria no MV pela opção de resolução, (e pela opção de mostrar panorama no mapa pq eu curto parallax)
Muito obrigado a quem puder me ajudar! Valeu!

-- edit
Screens Atualizadas:

- - -

06/06/2016 às 11:51 #1 Última edição: 06/06/2016 às 12:24 por Speed
 As imagens estão "quebradas" e os links do imgur que voce postou 2 são iguais e o outro está quebrado também. Porém, vou tentar entender sem o uso das imagens e vejo no que posso te ajudar.  :ok:

Consegui.

Você faz 4 eventos para os espinhos, 1 variável e vai precisar usar o ID de Regiões.
O primeiro passo é criar o evento do espinho:
Spoiler

[close]

Depois você vai criar o evento que controla a ligação dos espinhos:
Spoiler
[close]

Em seguida, você irá definir onde estão seus espinhos no mapa usando o controle de ID de Regiões:
Spoiler
[close]

E vai definir quando o personagem pode passar ou não sem levar dano:
Spoiler
[close]

Pronto, seus espinhos podem ser utilizados. Lembrando que você só precisa usar o 1 e o 3 passo para criar mais espinhos.
OBS: Se você não tiver conseguindo ver aqui está o link com as imagens que dá pra aumentar: http://imgur.com/a/Gxo0H

06/06/2016 às 12:18 #2 Última edição: 06/06/2016 às 13:08 por jroks
Citação de: Speed online 06/06/2016 às 11:51

Caramba, eu tentei fazer aqui e funciona na boa mas quando se para em cima do espinho (acho que é aqui a sua dúvida) o personagem não leva o dano.

É exatamente isso!
E desculpa pelas imgs, hospedei no imgur e n rolou, n sei pq o.o
copiei os links corretamente o.o

----EDIT

Cara, vou tentar! Mas eu n faço idéia de como usar ID de regiões. Cada espinho vai ter que ser uma?
E se eu fizer um evento de quatro páginas, por exemplo, com 4 valores de variáveis (tipo um guarda que fica mudando de direção, pseudo-stealth), eu teria q fazer 4 regiões diferentes? (desculpa se ficou confuso)

Muitíssimo obrigado pela resposta tão rápida! Vou testar aqui e dizer se rolou.

----EDIT2
Fiz tudo que vc disse, mas apareceu esse erro:

=x
Acho que me confundi um pouco na parte de definir se o jogador recebe o dano ou não. Você usou múltiplas condições e variáveis e eu meio que sou péssimo em entender isso D:
Se puder me ajudar novamente, agradeço!
- - -

Eu fiz esse comando no Ace. Acho que não funciona o mesmo comando nos dois makers, desculpa bro.  :rick8:

A prioridade do evento aba 2 com os espinhos, deve estar abaixo do personagem, não ?
.

Citação de: Shephiroth online 06/06/2016 às 14:00
A prioridade do evento aba 2 com os espinhos, deve estar abaixo do personagem, não ?

Testei todas essas opções. Todas mesmo. Abaixo, acima, mesmo nível. Também testei ao toque do evento, do personagem... tudo. Nada funciona. =[
- - -

06/06/2016 às 16:23 #6 Última edição: 06/06/2016 às 16:28 por Joseph Poe
Testei algumas opções aqui. Parece que o RPG da prioridade automaticamente a eventos em movimento, logo o movimento do espinho vai ficar por cima do personagem. (Se eu estiver errado, me corrijam por favor). Uma forma de disfarçar é usar o comando mover evento e fazer o personagem pular ao mesmo tempo em que o espinho levanta. Sobre o resto do evento, pode ser mais simples. Você não precisa de variáveis, ID de terreno nem comandos por Chamar Script. É só combinar o "Ao tocar evento" com "Início Automático".

Postei um pequeno pacote de sistemas básicos semana passada que inclui eventos de espinhos exatamente como os que você procura. Você pode dar uma dissecada nos eventos e adaptar.

Citação de: Joseph Poe online 06/06/2016 às 16:23
Testei algumas opções aqui. Parece que o RPG da prioridade automaticamente a eventos em movimento, logo o movimento do espinho vai ficar por cima do personagem. (Se eu estiver errado, me corrijam por favor). Uma forma de disfarçar é usar o comando mover evento e fazer o personagem pular ao mesmo tempo em que o espinho levanta. Sobre o resto do evento, pode ser mais simples. Você não precisa de variáveis, ID de terreno nem comandos por Chamar Script. É só combinar o "Ao tocar evento" com "Início Automático".

Postei um pequeno pacote de sistemas básicos semana passada que inclui eventos de espinhos exatamente como os que você procura. Você pode dar uma dissecada nos eventos e adaptar.

Eu não uso o VX Ace, mas obrigado mesmo assim. Vou dar uma olhada. Na verdade, esse mesmo procedimento funciona no VX e no RMXP... N faço idéia do motivo pelo qual mudaram isso. Talvez na versão atualizada funcione. Vou tentar atualizar se puder e ver qual é. Obrigado pela atenção!
Se mais alguém souber alguma coisa... Valeu!
- - -

Eu fiquei tão indagado com  sua situação que fiz o download da engine MV só para testar os eventos haha! :lol:
E devo dizer que muitas funcionalidades tiveram seus nomes alterados, então ficou muito confuso, enfim, fiz aqui uns testes. O que você deseja fazer é super simples, veja nas screens:

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]
.

06/06/2016 às 23:57 #9 Última edição: 06/06/2016 às 23:59 por Speed
Citação de: Shephiroth online 06/06/2016 às 20:37
Eu fiquei tão indagado com  sua situação que fiz o download da engine MV só para testar os eventos haha! :lol:
E devo dizer que muitas funcionalidades tiveram seus nomes alterados, então ficou muito confuso, enfim, fiz aqui uns testes. O que você deseja fazer é super simples, veja nas screens:

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Mas Shep, esse comando que você fez vai dar dano toda vez que o personagem passar com os espinhos abaixados, não vai?
Ele quer que os espinhos fiquem descendo e subindo e o personagem só leve dano quando o espinho estiver para cima. Porém se você fica parado em cima do espinho enquanto ele está para baixo, assim que ele subir não causará dano no personagem.

Compreendo,  sendo desta maneira existe uma solução:

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Existem algumas brechas nesse "sistema" que fiz, mas ele pode "quebrar um galho" ou você pode otimiza-lo de acordo com seu game.

O que eu fiz?

Criei 2 variáveis que calculam a posição X e Y do personagem.
A página 1 só muda pra página 2.
A página 2 verifica SE as variáveis de posição são as mesmas que o evento (tem que fazer manualmente para cada evento) e se for igual (ou seja, se estiver sobre os espinhos) ele vai pra página 3.
A página 3 dá o dano automaticamente volta pra página 1.
.