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MV - Dúvidas na database, interação entre grupo e batalha SV

Iniciado por carlos.maker123, 16/12/2018 às 14:21

Engine RPG Maker MV

Como venho fazendo vários tópicos, vou juntar minhas dúvidas aqui mesmo, espero que não esteja floodando... :x--x:

A) INTERAÇÃO COM O GRUPO
a.1 - Já vi videos no youtube de jogos em que o protagonista interage com os personagens que o seguem, exemplo: os outros personagens estão em ao redor do personagem e depois todos reagrupam no interior (sem transição), ou controlá-lo da fila sem transição. Alguém sabe como fazer?

B) DATABASE
b.1 - É possível fazer um herói causar mais dano com determinado elemento, explico melhor, imagine a classe mago, dois heróis terão essa mesma classe, mas um causa mais dano com gelo e o outro com fogo.

b.2 - Eu criei um novo tipo de arma (imagine foice), porém quando vou em [sistema - [SV] movimentos de ataque - Imagem] Não sei como alterar para uma imagem de foice. Como faço para incluir novas imagens?

b.3 - Gostaria que as habilidades de machado e espada tivessem animações diferentes, alguém tem alguma sujestão?

b.4 - Alguém sabe aonde consigo achar mais animações já feitas?

C) COMBATE
c.1 - É possível alterar o número de battlers do grupo com uma habilidade em combate? (Tipo, o grupo normalmente tem 4 integrantes, porém um dos quatro tem a habilidade de invocar servos, daí, quando ele invoca 1 servo, aumenta o número máximo de integrantes para 5 e depois invoca o aliado)

c.2 - Como fazer uma habilidade em que um personagem se transforme num monstro por um determinado número de turnos?

c.3 - Gostaria que uma arma fosse um livro ou orbe, alguém tem sugestões de como animar tais armas para o ataque?

c.4 - É possível fazer um personagem que use duas armas? Se sim, como anima-las na batalha [SV]




Já Já Corvo responde, kakakaka, espero que não esteja te incomodando...
Grato.
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

Citação de: carlos.maker123 online 16/12/2018 às 14:21
Como venho fazendo vários tópicos, vou juntar minhas dúvidas aqui mesmo, espero que não esteja floodando... :x--x:
[...]

É o que eu iria sugerir. Tecnicamente não é flood, mas facilita pra você pois resolve o que precisa de uma vez; e pra equipe, porque este troca-troca de ícones nos tópicos não é muito divertido.  :derp:


A) São eventos. Não me lembro se já respondi algum tópico seu sobre coordenadas, é possível. O que acontece é que o desenvolvedor coloca n eventos vazios no mapa. No momento da cena, ele troca a posição de evento por evento pelas coordenadas do jogador, altera o gráfico do evento pelo do personagem em questão e move o evento para o lado. Dá a impressão de que o personagem saiu do jogador. Pra reagrupar move-se o evento de volta para a posição do herói, remove-se o gráfico e o evento é retornado para a posição original.

B) Também nas configurações à direita da tela, é possível configurar a tolerância/efetividade de estados, atributos, elementos etc.
b2) Não uso o MV, não conheço esse problema. No momento não tenho como conferir pra você, mas acesse a documentação do programa apertando F1 e veja se encontra algo nas configurações do database. A documentação será aberta no seu navegador padrão.
b3) Quando você usa uma habilidade, a animação da arma é ignorada. Somente a animação da habilidade é executada, então você pode copiar as habilidades. Na parte inferior central da configuração você pode restringir as armas que podem utilizá-la.
b4) Gráficos em qualquer fórum. Já os arquivos configurados previamente você não vai encontrar de graça. Nos fóruns gringos o pessoal faz freelance com configuração de database. Você pode tentar a sorte ou procurar alguém por aqui.

C) Tem, use por conta e risco. A chance de gerar algum erro é considerável.
c2) Crie um estado que dura o número de turnos da transformação. Adicione nele as alterações de atributos necessárias. Verifique - em batalha - se o estado está aplicado.  Se estiver, mude o gráfico de batalha do personagem em questão para sua forma transformada. Verifique turno por turno se o estado persiste e, quando sair, retome o gráfico.
c3) Aqui não tem dica mais objetiva, o jeito é aprender a desenhar ou contratar alguém pra fazer isso.
c4) Lembra das configurações de personagem que citei acima, na parte direita da tela? Pois é, lá também tem uma configuração para personagens de duas armas. Mas pra animação de batalha é o mesmo ponto do item c.3.

16/12/2018 às 16:09 #2 Última edição: 16/12/2018 às 16:30 por carlos.maker123
Foi mais rápido do que imaginei... Kkkk
Vlws pela ajuda, mas vamos as minha dúvidas.

B - verifiquei, e somente pode alterar a tolerância, fazendo OU receber menos dano OU receber mais dano, de determinado elemento. Mas não é possível alterar a efetividade dum elemento quando ele está usando.

B.3 - é possível alterar para aparecer a movimentação de ataque normal ao invés de conjuração?

C.2 - no caso em toda batalha eu tenho que criar um evento para verificar? Num seria melhor mudar o personagem não? pq daí já alterava as habilidades e tudo mais. Com esse evento é possível colocar uma animação para a transformação?
Há alguma outra forma, usando eventos comuns ou sei lá...

Vlws cara
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

B) Então você pode fazer gambiarras. Alterar os tipos de habilidades, já que o RM não diferencia os elementos. No personagem, mantenha as habilidades do tipo específico. Defina as fraquezas dos inimigos com valores diferentes, tendo menor resistência ao tipo que o personagem causa mais dano. Também funciona se criar mais de um campo pra cada elemento.

B3) Depende, está falando de qual sistema de batalha? No lateral temos a animação do personagem conjurando. Ou com conjuração você fala da animação da habilidade? No primeiro caso, edite a imagem para não ter de adicionar código extra. No segundo, configure a animação da habilidade como Normal Attack.

C2) Sim, em todas as batalhas. Trocando o personagem, ao vencer um batalha transformado o personagem original não irá receber a experiência. Como a configuração é feita por eventos, você pode fazer como preferir, incluir animações, mensagens etc.

Sempre tem um jeito: programando. Usar eventos comuns durante batalhas não é uma boa em qualquer versão do RPG Maker. Vai bugar muita coisa dependendo de como o combate começa ou termina.

Opa,

Realmente, programar sempre resolve, infelizmente não tenho essa perícia, ainda mais para essas loucuras complicadas que quero fazer....
kaka

Quando vi o RPG Maker MV, fiquei bem feliz com ele facilitar, e muito, com o sistema de batalha lateral, mas tá me dando muita dor de cabeça, como disse não sou um especialista, mas também não quero que meu jogo seja apenas mais um...


Grato!
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

É, ninguém começa sabendo. Esta lista tem 74 tutoriais especificamente pro MV. Se quiser em português, temos essas pro Ace.