O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problemas com eventos - RPG Maker VX ACE

Iniciado por Lunno Maaka, 28/01/2019 às 01:16

28/01/2019 às 01:16 Última edição: 29/01/2019 às 02:19 por Jorge_Maker
Boa madrugada CRM!
Estou tendo um problema aqui e gostaria que vocês me ajudassem.

Bem é o seguinte, estou tentando fazer com que uma imagem seja apagada ao pressionar uma tecla mas por alguma razão não está funcionando.

Desde já agradesso.
KEL
Viberlux (dev pause)

28/01/2019 às 01:32 #1 Última edição: 28/01/2019 às 01:34 por Fpr
Esse evento, o comando de wait fará com que a condição que checa a tecla pressionada, seja verificada uma vez a cada 300 frames, é como o maker lê os comandos, um por um chega no último volta ao primeiro quando é o caso de processo paralelo.

As formas de fazer isso é ter uma condição que fica fazendo a checagem o tempo todo, uma switch local sendo ativada depois de mostrar a imagem, uma nova página de evento em processo paralelo ativada por essa switch, e passando a condição de pressionar a tecla para a nova página apagaria.

Também dá para trocar a condição de pressionar tecla por uma mensagem vazia de fundo transparente, mensagem só sai depois de apertar a tecla, ficará o cursor indicando que tem de apertar tecla para prosseguir, mas aí o personagem não move, e para esse modo a mensagem exibida interrompe a leitura do maker dos comandos de evento nem precisa da switch local como o modo anterior.
-

28/01/2019 às 01:45 #2 Última edição: 28/01/2019 às 02:24 por Jorge_Maker
Citação de: Fpr online 28/01/2019 às 01:32
Esse evento, o comando de wait fará com que a condição que checa a tecla pressionada, seja verificada uma vez a cada 300 frames, é como o maker lê os comandos, um por um chega no último volta ao primeiro quando é o caso de processo paralelo.
Então eu devo colocar uma switch local e colocar a condição na segunda pagina? Vou tentar isso.
As formas de fazer isso é ter uma condição que fica fazendo a checagem o tempo todo, uma switch local sendo ativada depois de mostrar a imagem, uma nova página de evento em processo paralelo ativada por essa switch, e passando a condição de pressionar a tecla para a nova página apagaria.
Me desculpe mas eu não consegui entender o que você quiz dizer com isso.

Também dá para trocar a condição de pressionar tecla por uma mensagem vazia de fundo transparente, mensagem só sai depois de apertar a tecla, ficará o cursor indicando que tem de apertar tecla para prosseguir, mas aí o personagem não move, e para esse modo a mensagem exibida interrompe a leitura do maker dos comandos de evento nem precisa da switch local como o modo anterior.
Isso pode até funcionar mas fogiria da minha ideia principal que é não usar nenhum tipo de janela da engine, pretendo fazer tudo personalizado.

Citação de: Lunno Maaka online 28/01/2019 às 01:45
Então eu devo colocar uma switch local e colocar a condição na segunda pagina? Vou tentar isso.
Tentei isso mas também não funcionou.
KEL
Viberlux (dev pause)

28/01/2019 às 02:22 #3 Última edição: 28/01/2019 às 02:30 por Jorge_Maker
Faça o seguinte, ao invés de colocar tudo na mesma página, após usar o comando mostrar determinada imagem, ative a switch local A (ou qualquer outra, não importa). Com a switch local A ativada.... Deixa pra la, a internet aqui caiu e o Fpr me atropelou. e.e

Mas aqui ó, como vai ficar no evento:
Spoiler

[close]

Também há outra forma que você pode fazer isso usando apenas um ciclo, sem a necessidade de usar switchs locais:
Spoiler
[close]

Mas não importa, da tudo no mesmo. auheuahe

Ah, e evite double-post. Apenas edite a ultima mensagem enviada ao invés disso.
Oxe

Citação de: Jorge_Maker online 28/01/2019 às 02:22
Faça o seguinte, ao invés de colocar tudo na mesma página, após usar o comando mostrar determinada imagem, ative a switch local A (ou qualquer outra, não importa). Com a switch local A ativada.... Deixa pra la, a internet aqui caiu e o Fpr me atropelou. e.e

Mas aqui ó, como vai ficar no evento:
Spoiler

[close]

Também há outra forma que você pode fazer isso usando apenas um ciclo, sem a necessidade de usar switchs locais:
Spoiler
[close]

Mas não importa, da tudo no mesmo. auheuahe

Tentei das duas formas e revisei se não tinha outros eventos controlando a imagem ou algum script intruso mas mesmo assim ainda não funcionou. Queria mesmo que tivesse funcionado mas o problema ainda continua.

Citação de: Jorge_Maker online 28/01/2019 às 02:22
Ah, e evite double-post. Apenas edite a ultima mensagem enviada ao invés disso.
Desculpa, vou me lembrar de editar minhas últimas mensagens. Obrigado pelo aviso!
KEL
Viberlux (dev pause)

Você verificou tudo isso, alterou o código e o erro ainda persiste? Odeio quando isso acontece, no fim, era só um detalhe bobo. xD
Mas ó, se tu se sentir confortável e o seu projeto for leve (tô usando dados móveis ,_,) pode me enviar ele por MP pra eu dar uma verificada. Não garanto que irei achar o erro, mas é a opção que nos resta. hueaeuh'
Oxe

29/01/2019 às 00:46 #6 Última edição: 29/01/2019 às 01:32 por Lunno Maaka
Citação de: Jorge_Maker online 29/01/2019 às 00:30
Você verificou tudo isso, alterou o código e o erro ainda persiste? Odeio quando isso acontece, no fim, era só um detalhe bobo. xD
Mas ó, se tu se sentir confortável e o seu projeto for leve (tô usando dados móveis ,_,) pode me enviar ele por MP pra eu dar uma verificada. Não garanto que irei achar o erro, mas é a opção que nos resta. hueaeuh'
Esta bem, vou upar meu projeto no mega. Espero que consiga resolver o erro.
KEL
Viberlux (dev pause)

29/01/2019 às 02:18 #7 Última edição: 29/01/2019 às 02:22 por Jorge_Maker
Analisei a demo que você me mandou, e como previsto, apenas alguns detalhes bobos estavam causando toda essa dor de cabeça. haha'

A condição de início estava marcada como "pressionar tecla", no entanto, é essencial que este evento esteja em processo paralelo para que tudo funcione. Outra coisa é que, nas condições de teclas, o Z na verdade equivale a tecla A, se não me engano. O C é que de fato equivale a tecla Z.
E uma dica: ao invés de apagar a imagem, use o comando "mover imagem" fazendo a imagem se tornar totalmente transparente após determinada quantidade de segundos.

Problema resolvido, tópico trancado.
Oxe