O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MZ

Iniciado por Sotelie, 11/06/2020 às 04:53

Se a engine fosse minha, esse update seria um MV 1.1, de graça e não quebraria o suporte aos plugins existentes, mas da kadokawa não dá pra esperar muita coisa.

Eu vou comprar só pelos layers extras mesmo, mas me falaram que teve melhorias de desempenho também, então vou ver se tem algo que eu já não tenha feito ainda e aproveitar.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Eu compartilho dessa opinião, Hudell... são mudanças interessantes, mas não vejo por que não lançar uma atualização pro MV.

Parece q querem ganhar dinheiro acima de tudo, e não fazem nada pensando no maker.

Se aparecer uma empresa menor para promover uma engine tão boa quanto, e colocando o usuário final no centro da operação, pode dizer adeus ao RPG Maker.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Eliyud online 18/06/2020 às 12:20
Como disse um cara no reddit: as mudanças que vieram nesse novo RM já existiam por plugins para o MV. O que mais ta dando pra chamar de novo aí são as 4 layers e o novo formato de animações, agora por partículas feitas pelo Effekseer.
Se o command Window dos plugins for oq eu estiver pensando, ai muda consideravelmente a maleabilidade da engine, principalmente para quem não codifica muito.




Hora de mandar a Kadokawa contratar quem fez os leaks, aquilo hypa bem mais que esses anúncios dela

Citação de: Avenger_B7 online 18/06/2020 às 16:33
Eu compartilho dessa opinião, Hudell... são mudanças interessantes, mas não vejo por que não lançar uma atualização pro MV.

Parece q querem ganhar dinheiro acima de tudo, e não fazem nada pensando no maker.

Se aparecer uma empresa menor para promover uma engine tão boa quanto, e colocando o usuário final no centro da operação, pode dizer adeus ao RPG Maker.

Falou tudo. Perderam realmente o foco em melhorar, que era o que se fez do 2k3 pro XP por exemplo, e focaram no caça-níquel de lançar uma nova engine só pra vender mais. Nem sequer se deram trabalho de ao menos trazer algo diferente, apenas tornaram nativos da engine plugins que já faziam o serviço.

Na verdade fazendo uma auto correção, se for verdade as animações de batalha, isso foi uma boa evolução. Pois aquele método tava desde o 2k e defasado demais, ao menos isso melhorou...mas convenhamos que é pouco demais.

Mudou a produção e a distribuidora mudaram os acionistas, o que por fim muda o foco... nada muito surpreendente...

Nem um MV Ace isso é, até o momento é só o MV mesmo.

Quando eu vi as imagens do MZ na Steam, eu me surpreendi com a cara de pau desse pessoal, se dando o trabalho de mostrar somente poucas coisas novas, como umas duas músicas a mais e um gerador de personagens que eu nem liguei muito.

Isso não é um RPG Maker novo, é o RPG Maker MV só que picado em vários pedacinhos (lembrem-se sempre que a Kadokawa costuma colocar várias DLC's no RPG Maker).

Pelo menos isso vai servir para o preço dos RMs anteriores abaixar (eu acho).

Mas claro, não dá para falar totalmente mal da Engine, já que ela precisa de 8 GB de RAM, coisa que a Unreal Engine precisa, o que nos traz a possibilidade dele ser 3D, tendo uma Engine 2D e outra 3D separadas, meio Godot Engine.

Se for assim, eu tiro o meu chapéu.


Nunca tive coragem de comprar o MV, mas estou animado com esse MZ, parece que vai vir recheadinho. Pra mim vocês tão caindo no bait deles, aposto que tão jogando essa de "MV com umas coisinhas a mais" pra o pessoal baixar a bola e não ficar com tantas expectativas.

Acho que já falei algo assim antes, mas não lembro se foi aqui: Pro padrão kadokawa até que tá bem bom.
O Rpg Maker só teve dois updates "grandes": do 2k3 pro Xp e do Ace pro MV. É natural que o MZ seja uma atualização pequena e o próximo provavelmente também será.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

20/06/2020 às 02:01 #68 Última edição: 20/06/2020 às 02:08 por King Fire
Eu tava quase comprando o MV, apesar de não ter gostado muito. Ainda bem que não comprei, porque não seria nada legal gastar dinheiro nele pra lançarem basicamente um update com coisinhas o suficiente pra justificarem um lançamento novo. Mas vou ter que admitir, algumas coisas serão bacanas nesse MZ, especialmente poder editar as camadas separadas. O que eu queria mesmo era uma opção nativa pra usar tiles 32x32, mesmo que não tivesse um segundo RTP pra isso.
Conforme os anos passam, as coisas não se encaixam mais com a gente.

Eu estou hypado, vai ser bom esse rpg maker.

Eu ainda não disse nada sobre o MZ porque sinceramente esperava mais

mas fico contente de haver um novo RPG Maker e de ver maior actividade das comunidades 

Saíram algumas novidades hoje. Vou fazer um apanhado:

Como haviam prometido, mostraram melhor o novo modo de criar animações através do Effekseer.

Será necessário criar e e importá-las para o RPG Maker MZ.

Também mostraram melhor a tal nova feature de ATB, que estão chamando de TPB (Time Progressive Battle). Divulgaram um vídeo engraçadinho exemplificando como funciona o sistema. No vídeo também é possível ver um pouco mais do novo tileset e do acredito ser os novos menus padrão (se não estiverem usando nenhum plugin aleatório só pra enganar).


O engraçado é que, não sei se foi por causa da gravação, mas o jogo parecia estar rodando a menos de 30 fps. Quando os personagens se moveram no mapa mal foi possível ver a animação do movimento, pareciam ter deslizado pela tela. As animações das skills mostradas no vídeos também mais pareceram as animações do RTP do MV do que animações criadas usando o novo recurso.

Por fim, também deram uma prévia de algumas BGMs do novo RTP.


E essa semana foi isso, deram mais detalhes que nas semanas anteriores, mas ainda é pouca informação.


Segue a fonte da postagem original. Também atualizaram a página oficial do RPG Maker MZ com as descrições das features já divulgadas e algumas screenshots novas.


Programadores, por favor, me confirmem: me parece que a engine ta simulando um ambiente 3D durante a batalha! Isso me anima, pois me faz suspeitar de que os ousados plugins 3D poderão dar uma incrementada também no sistema de batalha lateral! Estou certo?

25/06/2020 às 10:47 #73 Última edição: 25/06/2020 às 10:49 por Raizen
Citação de: Eliyud online 25/06/2020 às 10:33
Programadores, por favor, me confirmem: me parece que a engine ta simulando um ambiente 3D durante a batalha! Isso me anima, pois me faz suspeitar de que os ousados plugins 3D poderão dar uma incrementada também no sistema de batalha lateral! Estou certo?
malz te decepcionar... mas provavelmente não haha...

É que o Effekseer é um gerador de animação através do conceito de efeito de particulas, meio igual o After Effects, claro salvo suas devidas proporções. Igual o AE, ele permite que tenha controle sobre a animação em tempo real ou no plano ou no caso ai, em 3D... Sinto que a parte que eles falam 3D, é só porque temos controle sobre os 3 eixos da animação em tempo real digamos assim para as animações, mas não acho que vai passar disso infelizmente.

Sobre plugins externos, é meio que a mesma coisa que sempre foi, dá para usar sim e fazer um sistema de batalha mais 3D, mas isso sempre deu, o effekseer também sempre esteve disponível inclusive para importar pro MV, não sei se mudou tanto na parte dos códigos externos em relação a isso para o MZ.

Ponha na cabeça que vai ser só um MV mais completinho, meu caro Eliyud ehuaeh
Sei lá, só curti o vídeo engraçadinho e a trilha sonora que realmente tá muito boa. Nada fora do que eu esperava.