O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Guardiões da Natureza: Revitalização (Atualizado 18/08/2020)

Iniciado por Silverlake, 21/07/2020 às 19:05

21/07/2020 às 19:05 Última edição: 18/08/2020 às 11:30 por Silverlake
Quem sou eu?

Eu sou o chão que você pisa, o alimento que você consome, a água que você bebe e o ar que você respira.
Sou o que voa no céu sobre sua cabeça e o que rasteja na terra sob seus pés.

Ou seja, eu sou o mesmo que você.

Sou carne, osso, presença e espírito como você.
Fui criado pela natureza, sobrevivi por causa dela, e morrerei para retornar a ela assim como você.

E é por isso que eu luto quando ela precisa de mim.

Porque você não faz o mesmo?

- Naoki, espírito guardião mestre.


Olá pessoas maravilhosas. Sim, é isso mesmo que vocês viram! Estou de volta e trazendo o ramake de Guardiões da natureza, meu antigo projeto publicado aqui a 5 anos atrás. Tenho trabalhado nesse projeto a um tempo já, desde o ano passado. Foi bem difícil encontrar tempo mas essa quarentena fez um bem enorme para o desenvolvimento dele e agora ele já possui um beta pronto e já posso divulgar para vocês aqui na comunidade. Naoki e os outros espíritos da natureza estão sendo muito bem preparados para reviverem sua aventura de uma forma nova e atualizada.

Informações
Criador: Rafael Bruni (vulgo Silverlake, Silver ou Lago Prateado)
Software: RPG Maker VX Ace
Início: Julho de 2019
Previsão de Lançamento: Novembro de 2020

Espera, Guardiões da Natureza será um projeto comercial?

Sim. Mas não me entenda errado. Vou vender o jogo quando ele estiver pronto mas com o intuito de doar 80% do valor arrecadado para instituições que cuidam do meio ambiente. Gostaria de aproveitar a temática do projeto para ajudar quem realmente está trabalhando pela nossa natureza. Nossos guardiões reais.

Algumas perguntas interessantes

O que diabos é Guardiões da Natureza?

Guardiões da natureza é um jogo de RPG e Aventura que foi criado primeiro em outubro de 2014 para uma feira de ciências que teve em minha escola na época do ensino médio. Embora eu tivesse um grupo, como eu era o único membro que sabia sobre o RPG Maker eu fiquei com toda a responsabilidade de idealizar e desenvolver o projeto na época enquanto os outros membros ajudaram mais na divulgação pela escola e na apresentação.
A versão antiga foi postada aqui na CRM em 12/12/2014 no link https://centrorpg.com/index.php?topic=10530.msg83089#msg83089.
Infelizmente o tópico foi desativado porque eu dei uma sumida da comunidade e os links de download estão desatualizados. Eu vou refazer os links e ver se consigo reviver o tópico para não deixar a versão antiga morrer.
[close]
Por que um remake de GdN?

Bom, por onde eu começo...
Eu tentei iniciar vários outros projetos nos últimos 5 anos em que eu estive estudando e fazendo minha faculdade de jogos digitais. Infelizmente eu sempre acabava me perdendo dentro das minhas próprias ideias e procrastinando a ponto de acabar com eles. Foi isso o que aconteceu com Cinnamon's Candy Pumpkin, A lenda dos Três Mundos, Arya's Folly Dream e muitos outros projetos que eu nem cheguei a postar aqui.
A vantagem de fazer um remake de GdN é que todo o planejamento já está pronto. O projeto já foi completo uma vez, mas está bastante básico, corrido e transbordando potencial.
E ele será uma adição ótima para meu portfólio. É a oportunidade perfeita de eu me desenvolver um pouco mais como profissional, como pessoa, e ainda ajudar organizações que lutam pelo meio ambiente no processo.
[close]
Quais serão as diferenças entre a versão antiga e o remake?

Começamos pelos Gráficos. Durante estes cinco anos eu fui apresentado ao mundo da arte digital, da pixel-art, da animação e venho procurando oportunidades de praticar estas habilidades. O jogo contará com Gráficos e Artes originais (faces, design de personagens e monstros, pixel art, ícones, tilesets, characters, interface, logo...).
Outra mudança importante é no conteúdo e público alvo. A versão antiga foi criada para ser um jogo educativo continha diversos conteúdos didáticos infantis durante o desenvolvimento da história como "chuva ácida" ou "cadeia alimentar". A proposta do remake é abandonar o caráter educativo e adotar uma natureza mais informativa e crítica em relação ao impacto humano no ambiente e, com isso, mudar o público alvo de um mais infantil para um mais jovem. O jogo tratará dos assuntos de uma forma mais séria e sem jogar textos e textos de conteúdo sobre o jogador.
A por último, mas não menos importante, o jogo trará melhoras significativas em suas mecânicas. Batalhas mais dinâmicas, um level up mais justo, inimigos mais inteligentes, personagens mais distintos, exploração mais intuitiva e por aí vai...
[close]
O jogo está em que fase de desenvolvimento?

O jogo já possui uma versão beta que está sendo testada. Atualmente pode se dizer que o jogo está com 30% de todo o seu conteúdo implementado.
[close]
Já tem download jogável?

Sim e não. Como dito no tópico acima, o jogo já possui um beta jogável, mas, por mais que 30% pareça pouco, esta porcentagem conta com todo o conteúdo adicional do projeto. Contando apenas a história principal e sistemas incompletos, a versão beta já é quase metade de todo o conteúdo do jogo.
Levando em conta que eu pretendo fazer desse um projeto comercial, disponibilizar ao público um beta com uma quantidade de conteúdo tão grande não seria nada vantajoso, por isso o jogo só está disponível apenas para o meu seleto grupo de queridíssimos testers.
Se você deseja ser meu tester entre em contato por pm, mas lembre que eu estou levando o projeto a sério e você terá que aceitar as responsabilidades de testar o GdN.
[close]
Para onde você vai doar o dinheiro? Como isso vai funcionar?

Pode parecer bem óbvio, mas inicialmente o dinheiro arrecadado não irá para ninguém menos que o Greenpiece.
A parte de como as doações vão funcionar ainda estão em seu planejamento mas por enquanto eu pretendo disponibilizar o jogo no itch.io por causa de sua mecânica de doações. O jogo terá um preço fixo, mas que será bem baixo e o resto ficará por conta de quem comprar.
Obviamente tudo será esclarecido na descrição do jogo e também vou estabelecer metas que provavelmente serão sincronizadas com os valores que podem ser doados às instituições em seus sites oficiais.
Lembrando que não existe nenhum tipo de vínculo entre eu e qualquer organização. Todas as doações serão realizadas de forma completamente espontânea.
[close]
E os outros 20%?

Vão ficar pra mim <3.
Eu não quero conseguir grande lucro para mim mesmo com o projeto por isso esta porcentagem ainda está sujeita a reduções. Mas gostaria de guardar esse dinheirinho extra para ajudar meu próximo projeto que já está em sua fase de planejamento enquanto GdN entá sendo desenvolvido.
[close]
Você pode conseguir mais algumas informações na Página oficial do jogo que eu fiz.



Tão antigos quanto o próprio planeta, os espíritos vêm zelando pela natureza desde os primórdios da Terra. Naoki assume o papel de Espírito Guardião, aquele que serve de guia e ponte entre o mundo físico e espiritual. Ele possui a importante tarefa de vigiar o ambiente, protegê-lo e acordar os outros espíritos de seu sono profundo caso ele seja ameaçado.
Um uma manhã, depois de uma confortável noite de sono, Naoki acorda e descobre que a floresta sob sua responsabilidade está sendo destruída. O ar está pesado, os rios estão poluídos, as árvores estão sendo derrubadas e os animais estão morrendo.
não acreditando em como tudo isso pode ter acontecido em uma única noite, Naoki acorda os outros espíritos na intenção de salvar sua floresta e investigar o motivo de toda a destruição.









Imagens pra todo lado

O jogo contará com vários sistemas por imagens. Menu inicial, menu principal, diálogos, enciclopédia e vários outros menus personalizados.


Level Up para todos!

Os pontos de experiências serão compartilhados, assim todos sobem de nível juntos.


Sempre juntos mas sempre diferentes

Cada personagem terá um estilo e habilidades bem diferentes durante as batalhas. O sistema de batalhas será por turnos e terá um peso grande na estratégia e de como cada personagem será usado.


Um time balanceado ou um personagem overpowered?

O jogador terá a oportunidade de colecionar ítens que podem fortificar os personagens de várias formas. O  jogo dará uma total liberdade para brincar com os pontos de status e habilidades especiais de cada um dos personagens.


Um belo jardim

Você não pode comprar itens, mas pode plantá-los. A administração dos seus recursos fica por sua conta.


Quem procura acha

A mecânica de aprender habilidades novas por eventos continua ativa. Você deve explorar bem os mapas para encontrar os pontos que lhe darão novas técnicas. também é uma ótima forma de encher o jogo de curiosidades sobre a natureza de forma não invasiva e recompensadora.







[hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_b831ebb1ce3147adae08936fab621078~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_b831ebb1ce3147adae08936fab621078~mv2.webp[/hs][hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_0775756cae01474c812c5b2817731479~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_0775756cae01474c812c5b2817731479~mv2.webp[/hs][hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_e7a0ab60baba4f6c95fa0f5bfb3c7a18~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_e7a0ab60baba4f6c95fa0f5bfb3c7a18~mv2.webp[/hs]
[hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_2962606894ac424485b6629ac8081129~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_2962606894ac424485b6629ac8081129~mv2.webp[/hs][hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_c8019898a1e543b49f7a8c59ea967a15~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_c8019898a1e543b49f7a8c59ea967a15~mv2.webp[/hs][hs width=220 height=168]https://static.wixstatic.com/media/dc6cef_9ed0dc1d3a7c49258ecce9f1f6257b1d~mv2.png/v1/fill/w_544,h_416,al_c,q_95/dc6cef_9ed0dc1d3a7c49258ecce9f1f6257b1d~mv2.webp[/hs]



É isso mesmo. Graças a ajuda de @Caio Varalta o jogo contará com uma trilha sonora contendo várias faixas originais. As músicas estão sendo desenvolvidas pensando em toda a proposta e atmosfera do GdN.
[cloudset]https://soundcloud.com/caiovaralta/sets/guardioes-da-natureza[/cloudset]



Créditos e Agradecimentos


Gostaria de começar agradecendo meu grupo da primeira versão pois sem eles nem ela existiria. Um forte abraço para Sarah Mística, Laís Barbosa, Lais Rios, Otávio Borges, Camila Gaspar e Adria Del Vale. E também ao professor Adolfo Luis que orientou a gente na época.

Sistemas e Scripts
MOG Hunter
Yanfly
Victor Sant
Hime Works
Raizen
Sakuraba
Galv
Shaz
Mithran
Estriole

Músicas e Efeitos Sonoros
@Caio Varalta pela trilha sonora original
Incompetech
Aaron Khrogh
Zap Splat

Ao canal do RPG do Maker pelos ótimos tutoriais

Agradecimento aos meus queridíssimos testers
itsbflowers
Steve
VitãoC
Carine Otk
Yordle Nyuchin
G.Giglio
Ayumii-chan
Sah Mística
[close]



Eu venho desenvolvendo este projeto a um bom tempo agora. Eu comecei em julho do ano passado mas dei um hiato de alguns meses no meio. Mas desde o início da quarentena o projeto está a todo vapor.
Vou fazer o meu melhor para deixá-los sempre bem informados em relação ao desenvolvimento e atualizações. Quero deixar este tópico vivo.
Eu estou criando este projeto com todo carinho. Um carinho que eu nem lembro de já ter tido por algum outro projeto antes, então vou fazer o melhor que minhas habilidades atuais podem oferecer para entregar um produto digno e de qualidade.

Espero que você possam me ajudar com o feedback de vocês pois esse jogo só se tornou tão especial para mim por causa de todo o incentivo que eu recebi desta comunidade na época da primeira versão.


E é isso aí meu povo. Espero que apoiem e curtam meu projeto e tudo de bom sempre.  :heart:

~Silver here

"Era uma vez um elfo encantado que morava num pé de caqui..."

Obra prima.

Parabéns, Silver. GdN está ficando maravilhoso!

Tanto os aspectos gráficos, quanto a história, o desenvolvimento das personagens e os diálogos, quanto os aspectos de gameplay.

Inclusive, o que mais me chamou atenção foi justamente os sistemas diferenciados.

O jogo promete uma experiência original! Mal posso esperar.

Boa sorte com o projeto, Silver. Parabéns pela iniciativa maravilhosa de apoiar a Natureza através do gamedev.

Caraca, o que temos aqui? Que incrível!! HAHAHA
Muito bom, estou impressionado com a qualidade e originalidade do projeto! Meus parabéns!
Tudo, definitivamente tudo me chamou a atenção.

Parabéns e boa sorte com o projeto!!

Mas hein? Já vão fazer 6 anos que você postou o tópico original? Parece que foi ontem. Hahah

Como alguém que jogou o original, ver esse remake é muito legal.
Belo trabalho, Silver. Tá tudo muito bonito, as artes e as huds estão belíssimas.

Boa sorte no desenvolvimento, meu caro.  :ok:


Citação de: Caio Varalta online 23/07/2020 às 11:18
Obra prima.

Parabéns, Silver. GdN está ficando maravilhoso!

Tanto os aspectos gráficos, quanto a história, o desenvolvimento das personagens e os diálogos, quanto os aspectos de gameplay.

Inclusive, o que mais me chamou atenção foi justamente os sistemas diferenciados.

O jogo promete uma experiência original! Mal posso esperar.

Boa sorte com o projeto, Silver. Parabéns pela iniciativa maravilhosa de apoiar a Natureza através do gamedev.

Ainn Obrigado!

Fico muito feliz que você já curtiu as novas atualizações só com o tópico. A minha intenção é realmente criar uma experiência original com o remake, que bom que consegui transparecer isso.

Muito obrigado pelo feedback, e aguarda que já jpa o jogo ta publicado. (se tudo dar certo. Vou fazer meu melhor para cumprir minha data de entrega)

Citação de: Eliyud online 23/07/2020 às 11:45
Caraca, o que temos aqui? Que incrível!! HAHAHA
Muito bom, estou impressionado com a qualidade e originalidade do projeto! Meus parabéns!
Tudo, definitivamente tudo me chamou a atenção.

Parabéns e boa sorte com o projeto!!

Oláa!

Muito obrigado pelo feedback e por achar o jogo original.
Eu ainda acabei deixando diversos atrativos do jogo de fora do tópico só pra montar o hype, então se vc achou o projeto original pelo post você não perde por esperar pelo produto completo. Sem querer atiçar...

Citação de: Gabriel online 23/07/2020 às 11:55
Mas hein? Já vão fazer 6 anos que você postou o tópico original? Parece que foi ontem. Hahah

Como alguém que jogou o original, ver esse remake é muito legal.
Belo trabalho, Silver. Tá tudo muito bonito, as artes e as huds estão belíssimas.

Boa sorte no desenvolvimento, meu caro.  :ok:

Mano, VOCÊ A-CRE-DI-TA QUE JÁ FORAM QUASE 6 ANOS? Parece que foi ontem que eu tava apresentando ele no data-show da minha escola. Tô me sentindo muito velho.

Vlw pelo feedback, Sky. Farei meu melhor para desenvolver o projeto de forma que alcance as expectativas.

"Era uma vez um elfo encantado que morava num pé de caqui..."

Eu achei uma apresentação digna de Oscar! Já quero!  :<3: Gostei muito da identidade do projeto. O design está impecável, os personagens estão muito fofinhos e originais. Bom trabalho Silver! Desejo todo sucesso a seu trabalho!

Disponha

Fala, Silver! Que ótimo te ver de volta, meu caro.
Lembro que joguei a primeira versão faz tempo, nem preciso dizer que aguardo ansiosamente pra jogar esse também. Boa sorte no desenvolvimento o/

E ai Silver!! Já amei o original, imagina este remake então. Um projeto extremamente necessário para o momento em que vivemos, com tantas queimadas na Amazônia. E achei linda sua iniciativa de doar maior parte dos lucros. Se precisar de ajuda pode me chamar e boa sorte! :wow:
     

Citação de: Star Gleen online 25/07/2020 às 18:06
Eu achei uma apresentação digna de Oscar! Já quero!  :<3: Gostei muito da identidade do projeto. O design está impecável, os personagens estão muito fofinhos e originais. Bom trabalho Silver! Desejo todo sucesso a seu trabalho!

Disponha

Eita digno de oscar?  :*-*: :*-*: :*-*:
Que bom que você gostou e obrigado pelo feedback.

Citação de: Syureri online 26/07/2020 às 00:40
Fala, Silver! Que ótimo te ver de volta, meu caro.
Lembro que joguei a primeira versão faz tempo, nem preciso dizer que aguardo ansiosamente pra jogar esse também. Boa sorte no desenvolvimento o/

É bom estar de volta.
Espero que a versão nova supra as expectativas de ser superior ao primeiro. Essa é a intenção pelo menos. Obrigado pelo feedback.

Citação de: Ahiane online 07/08/2020 às 17:53
E ai Silver!! Já amei o original, imagina este remake então. Um projeto extremamente necessário para o momento em que vivemos, com tantas queimadas na Amazônia. E achei linda sua iniciativa de doar maior parte dos lucros. Se precisar de ajuda pode me chamar e boa sorte! :wow:

Oiir, Ahiane, quanto tempo!
Fico muito feliz que você curtiu a proposta.
O jogo tem todo esse discurso mas no final o mundo é salvo pela magia dos espíritos que, infelizmente, é bastante fantasiosa para o mundo real. A intenção é realmente ajudar quem tá fazendo essa magia acontecer por aqui. Espero que eu consiga (pelo menos um pouco).



Olá pessoas maravilhosas!
Estou dando uma passadinha para divulgar a pequena atualização no tópico/projeto e divulgar o início da criação da Trilha Sonora Original do GdN.
Como o leigo da música que eu sou é óbvio que não fiz isso sozinho. Então já vou deixar meus créditos ao membro @Caio Varalta Que está trabalhando comigo para deixar a experiência do jogo ainda mais espontânea.
[cloudset]https://soundcloud.com/caiovaralta/sets/guardioes-da-natureza[/cloudset]

"Era uma vez um elfo encantado que morava num pé de caqui..."