O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema para minigame com mira + tiro + colisões 2.0 (um pouco avançado)

Iniciado por GustavoF, 05/02/2021 às 17:44

Mira com tiro
Criado por: GustavoF

Engine: VXA, mas acredito que possa utilizar em qualquer maker (A demo está no VXA, entretando)
Compatibilidade: médio
Facilidade de uso: médio pra difícil
Lag gerado: baixo

OBS: você terá que usar um script que está na demo (ou qualquer outro script para fixar a imagem), MV/MZ terá que usar um plugin para que possa fixar a imagem, esse foi o único jeito que consegui para resolver o problema com a câmera (que ainda nem está tão bom, talvez um movimento mais suave para o herói ajude, mas eu deixo para a imaginação de vocês)

[box class=titlebg]
Introdução[/box]
A ideia de mira em jogos é bem velha e bastante usada, eu vi um problema em um jogo da comunidade com isso e decidi fazer um sistema pra tentar ajudar o rapaz, não me deu muito trabalho, eu já tinha quase tudo em mente. Bom, acredito que já possa ter algo do tipo na comunidade, mas eu fui procurar e, sinceramente, só achei links quebrados.
[box class=titlebg]
Condições de Uso[/box]
Livre para uso, não necessita de meus créditos (apenas da pessoa que fez o script para fixar a imagem, no caso do VXA é o modern algebra, aqui no centro tem um do raizen, tanto faz, eu usei o do modern algebra porque eu já tinha ele aqui guardado), mas se quiser colocar meu nome não tem problema também kkkk.
[box class=titlebg]
Para que serve o sistema[/box]
Bom, o sistema serve para criar certos minigames que envolvem tiro (não é um minigame completo, já avisando). Eu penso que é algo bem aberto, se você tiver bastante imaginação ele pode virar até um sistema de passos por pixel ou ainda mais, quem sabe (eu também fiz uma colisão por área, se tiver mais experiência pode tentar experimentar uma colisão por coordenadas que fica bem mais preciso).
[box class=titlebg]
Configurações do Sistema[/box]
Se conseguir só olhando as imagens, basta fazer do jeito que está aqui:
Spoiler











Aqui se trata da inicialização do sistema, a segunda aba tem uma condição de switch local A vazia:

Essa é o evento alvo, eu poderia ter feito nos eventos comuns também mas tanto faz:

[close]
Imagem para a mira que vai na pasta imagens (tem na demo, ela tem que estar com o nome mira e extensão png "fixed]mira.png", o [fixed] é do script para fixar a imagem, você pode mudar no projeto, pode usar outro tipo de mira também, o tamanho não importa, desde que seja bem centralizada):

[box class=titlebg]
Imagens[/box]

[box class=titlebg]
Download[/box]
Link para download: Aqui
[box class=titlebg]
Créditos e Avisos[/box]
Criador : GustavoF
Postado por: GustavoF




Não posso testar, mas parece interessante!
Aliás, a ideia de fazer um sistema de movimentação por pixel parece absurda, mas não é impossível, de fato. Já fiz uma empreitada dessas no 2K3. haha'
Oxe

Citação de: Jorge_Maker online 07/02/2021 às 00:26
Não posso testar, mas parece interessante!
Aliás, a ideia de fazer um sistema de movimentação por pixel parece absurda, mas não é impossível, de fato. Já fiz uma empreitada dessas do 2K3. haha'

Hehe, obrigado pelo comentário. É verdade, passos por pixel por eventos parece algo bem fora da realidade mesmo, mas é assim que me divirto com o rpg maker XD, adoro criar, estudar e ver coisas que parecem ser impossíveis por eventos, eu tava até pensando em tentar um sistema de plataforma 2D tendo como base esse sistema que eu fiz kkkk.