O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

SRPGs - Strategy Role-Playing Games

Iniciado por Yukii, 25/05/2013 às 15:57

[hs width=320 height=240]http://0.tqn.com/d/psp/1/0/a/a/-/-/tactics-ogre-menu-screen-17.jpg[/hs]
Quanto dano será que esse grifo causa?

Você provavelmente já conheceu um ou dois jogos deste sub-gênero dos RPGs, mesmo que não soubesse no momento. Os Jogos de Interpretação de Papeis Estratégicos (Strategy Role-Playing Games ou SRPGs) são um nicho do mercado de RPGs que fez uma quantidade relativa de sucesso, trazendo aos jogadores um maior enfoque na customização e na estratégia, ao invés de exploração de mapas e abuso do botão Atacar.

- Party System -

Muitos dos SRPGs mais famosos possuem equipes expansivas, porém, com um número limitado de personagens disponíveis por batalha, fazendo com que o jogador escolha apenas os personagens que mais se encaixem na estratégia para a luta que ele está prestes a enfrentar, apesar disto, as batalhas ainda acabam trazendo um número de lutadores maior do que a grande maioria dos RPGs "padrão", e com este número significativamente maior de membros ativos na equipe o jogador é capaz de criar estratégias de batalha mais eficientes.
   A maioria dos jogos possui também uma distinção entre membros de equipe, são estes os genéricos e os únicos. A diferença entre os dois, além de uma participação ativa na história, é o fato de que os membros únicos possuem, na grande maioria das ocasiões, classes, habilidades, equipamentos e aparências que não se podem encontrar em nenhum outro personagem do jogo, enquanto o membro genérico parece com as pílulas para gripe de um real que você compra aos montes e que muitas vezes servem mais como um tapa buraco na falta de um personagem mais poderoso.
   E por falar em diferenças de classe, isso nos leva ao próximo tópico, que é...

- Especializações -

[hs width=320 height=240]http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20090417175320/finalfantasy/images/b/bc/Master_job_screen_in_FFT.jpg[/hs]
Mestre em todas as classes, quanto tempo de jogo esse cara tem?

Sim, obviamente era necessário falar das classes/especializações, que apesar de serem modificadas em todos os jogos, sempre seguem uma mesma base, sendo esta um conjunto de habilidades diferenciadas que seus personagens podem adquirir, mudando seu estilo de jogo e sua função dentro do campo de batalha. Quando o sistema de classes é bem diversificado (mas de forma balanceada), é possível criar uma experiência de jogo única, onde você jamais ira jogar da mesma maneira (meu Final Fantasy Tactics que o diga, já zerei este jogo 48 vezes). Cada classe sempre desempenha uma papel diferente (mas nem sempre importante) em suas batalhas, afinal, o que seria de sua equipe sem o seu Dragoon para matar a horda de dragões inimigos, ou sem seu White Mage para ressuscitar todos os membros caídos?

- Batalha -

[hs width=320 height=240]http://www.gaymerlife.com/wp-content/uploads/2011/07/fire-emblem-path-of-radiance-20050517031239261-1.jpg[/hs]
E foi se a época do falso 3D, a moda agora é 3D mal acabado.

A maioria dos SRPGs usam uma abordagem padronizada (apesar de sempre possuir suas customizações) para a batalha, o Battle Grid (Grade de Batalha), onde o campo é dividido em vários blocos que mostram a distância entre as unidades, trazendo um número de movimentos limitados e técnicas que não atravessam grandes distâncias.
   Apesar de não possuir a melhor inteligência artificial de todas, algo que facilita muita as lutas, os programadores sempre procuram maneiras de "compensar" isto, desta maneira, acabamos enfrentando batalhas com diferenças de lutadores em ambos os lados que são enormes, afinal, quem disse que mais não é melhor?

Na minha Opinião são os melhores *-*

Amo SRPG'S

Já joguei e zerei todos que você colocou como exemplos nas Sreens :)

Parabéns pela matéria Yuki :)

''são um nicho do mercado de RPGs que fez uma quantidade relativa de sucesso, trazendo aos jogadores um maior enfoque na customização e na estratégia, ao invés de exploração de mapas e abuso do botão Atacar.''

==================================
Disse muito bem :) colocou as palavras certas para tal RPG
Os rpgs normais o povo só aperta ''Atacar'' Atacar '' kkk

Parabéns \O

\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

Muito bom! Gostei da matéria!

Se puder recomendar os nomes de alguns SRPGs agradeço, estou com vontade de jogar!
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

@Pozinho: se for para algum de emulador no pc e talz, eu recomendo MUITO o Shinning Force 2, ele foi o primeiro SRPG que eu joguei mesmo, e na boa, achei o melhor até agora, muitas classes, muitas opções, esquema bem interessante de experiência, show mesmo.

Quanto a matéria, parabéns Yuki :D, mostrou muito bem como funciona esse sistema de batalha que expande até o sistema inteiro do jogo.

Citação de: Raizen online 25/05/2013 às 21:50
[...]Shinning Force 2[...]
Esse jogo é bão mesmo, e para os proprietários do Mega Drive foi o único do gênero que prestou.

Muito bacana a matéria Yuki, esse é de longe o meu gênero favorito dentre os RPGs, muito pela estrategia e raciocínio que eles exigem, sem contar que geralmente trazem aquelas historias com reviravoltas e conflitos políticos que eu particularmente sou fã.

@Pozinho: Vai de Disgaea se tiver um console, e se for para emular(Seja no PC, seja no Smart) Eu recomendo o SRW J do GBA, apesar de ter uma temática voltada para o Sci-fi, É MUITO bom.

25/05/2013 às 22:10 #5 Última edição: 25/05/2013 às 22:13 por Elyven
Parabéns pela ótima matéria! Você é um bom redator mas anda meio que sumido da mídia. Aguardo mais matérias! Aliás eu amo jogo de estratégia mas têm que ter muita paciência! O FF Tactis só pecou numa coisa: aqueles chefões no estilo tático enche o saco meu! Mas têm outros jogos magníficos como Tactis Ogre!
Spoiler
Off: Space Opera? GuilhermeDL = Novo Projeto Sci-fi. u_u
[close]

@Pozinho: Black Matrix Zero do GBA é demais ^^ baixe no Pc a rom e rode no emulador você não vai se arrepender !
\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

26/05/2013 às 00:05 #7 Última edição: 26/05/2013 às 00:15 por Yukii-kun
FFT, Tactics Ogre e Fire Emblem são os mais basicões, eles são tipo, uma inicialização para jogadores de SRPG, então se não tiver jogado eles eu recomendo pegar.
Tem também La Pucelle Tactics, Makai Kingdom e Disgaea da Nippon Ichi que são ótimos(apesar de La Pucelle ficar um pouco abaixo dos outros dois, ele ainda é algo que vale a pena jogar).
Advance War e Advance War 2(GBA e DS, respectivamente) são também muito bons.
Jeanne D'Arc(PSP)

É basicamente isso que consigo me lembrar no momento, desculpe se não consegui sugerir nada diferente, esses são só os que tiveram maior repercussão, mas é difícil lembrar de tudo que se joga :p

@Elyven: Não tenho escrito nada simplesmente por não saber o que escrever, alias, só tive a ideia de escrever sobre SRPGs pois eu estava gastando um tempo no FFTA2 para o DS.

26/05/2013 às 00:05 #8 Última edição: 26/05/2013 às 00:08 por Pozinhofan
Eh que vou baixar no celular ( tem emulador de gba, nds, etc ), e ficar jogando em umas aulas chatas aqui na facul '-'

Valeu pelas recomendações :3 :3 vou baixar todos AIUEHUAIAE

@ Yukii - Ja joguei FFT e F.E, mas valeu hehe

Vou ver esses advanced war também! Valeu :)

26/05/2013 às 00:08 #9 Última edição: 26/05/2013 às 00:10 por Yukii-kun
Citação de: Pozinhofan online 26/05/2013 às 00:05
Eh que vou baixar no celular ( tem emulador de gba, nds, etc ), e ficar jogando em umas aulas chatas aqui na facul '-'

Valeu pelas recomendações :3 :3 vou baixar todos AIUEHUAIAE
Bem, em GBA e NDS você pode baixar os dois Final Fantasy Tactics Advance(o primeiro é para GBA, o segundo para DS), e os dois Advance Wars(novamente, primeiro para GBA e segundo para DS). Se você for como eu que gosta de liberar o máximo de quests e classes possíveis você consegue umas 40 horas de jogo em cada.
E se seu celular for um iPhone(estou chutando, pois haja celular famoso) você pode comprar a versão para iOS do War of the Lions.
O Tactics Ogre tinha uma versão para SNES e para PSX, os gráficos não são tão polidos quanto a versão de PSP(que é de longe a melhor) e a tradução dos nomes e diálogos é um pouco boba, mas, a tradução dos diálogos do FFT de PSX também era super mal feita, então, não creio que estrague o fato de Tactics Ogre ser a encarnação definitiva de um SRPG.

Tsc..tsc..tsc.. todo mundo esquecendo de citar o maravilhoso Valkyrie Profile Tactis. Eu o zerei e recomendo jogar ele antes de tudo na sua vida! É um jogo perfeito! Incrivelmente perfeito! E é tactis! É para Nintendo DS!
Spoiler
[close]
Outro jogo exageradamente lindo e perfeito e o grande e desconhecido Hero's Saga: Laevatein Tactics! Confiram lá e postem feedbacks ao jogar este magnífico game. Não consegui zerar, a dificuldade deste RPG é alarmante! Só para mestres! kkkk
Spoiler

[close]

Por incrivel acaso do destino Yuki, troquei meu iPhone por um Motorola razr maxx D:
Gosto muito dele :D
Vou ver esses jogos ai!

Elyven, me interessaram esses aí!

Também tem Luminous Arc(DS), Tactics Ogre: The Knight of Lodis(GBA) e Vandal Hearts(PSX), acho que eles merecem ser citados :)

Citação de: Yukii-kun online 26/05/2013 às 00:32
[...]Luminous Arc, Vandal Hearts[...]
Ou véi este jogo é supremo, Vandal Hearts! Agora vem cá, joguei um lindo jogo da ATLUS que se chama:  KNIGHTS IN THE NIGHTMARE. Eu nunca vi um jogo tão lindo feito para Nintendo DS. Mas o sistema tático é um cocô! Guys, nunca consegui entender aquele sistema tático! Alguém jogou ele? Compreendeu como se usa a STYLUS para ganhar as batalhas? u_u
Spoiler

[close]

Nunca joguei este ai, depois vou baixar para dar uma testada.