O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Henry's Adventures

Iniciado por Jotasage, 18/06/2013 às 13:43

Atenção senhoras e senhores...

Beta 1.0 lançada!

Está oficialmente lançada a 1° beta do remake de Henry's Adventures! Essa beta conta com aproximadamente 30 minutos de jogo. Sim, é bem curtinha, porém eu já estava devendo há muito tempo para todos os fans do jogo que esperaram desde Julho pelo lançamento de uma beta.

Essa beta também conta com duas side-quests.

Baixe a beta clicando aqui! E não se esqueça de comentar depois, dizendo o que acha, se gostou e como posso melhorar! Toda a crítica aqui é bem-vinda! o/



Aviso:

Pro pessoal que baixou a beta ontem e pra quem ainda vai baixar.

Foi detectado um bug de falta de arquivo assim que se entra no QG que se localiza no mapa-mundi. O erro já foi corrigido e a beta re-upada, portanto, se deseja fazer o download, clique aqui.

Agradeço ao João Monteiro (Nescau536) por me avisar sobre o erro.



A pedidos, revisão feita no jogo.
Eventuais bugs corrigidos e jogo re-upado.



Beta 1.0 re-upada, bugs corrigidos!

Clique aqui para baixar!

Os bugs a mim repassados foram corrigidos: Os de passibilidade e o que envolvia o puzzle do barril. Não são bugs que podem prejudicar sua jogatina e impedí-lo de passar de determinado ponto no jogo, portanto quem baixou a outra versão não precisa baixar esta, já que nenhuma mudança "drástica" foi feita.

O bug do puzzle do barril consistia apenas em um erro na ordem da programação. O barril estava pegando as coordenadas X e Y do mapa antes de sua movimentação ocorrer, o que ocasionou que, se você o jogasse em cima do personagem no botão, o puzzle ia se resolver. Este bug foi corrigido.

Meus créditos ao Robercletzon, Lucascool e Mercia, que me repassaram estes bugs.



Ae cara toma umas faces do 2k para o Odiosvaldo:
Spoiler
[close]
:XD:
Se precisar.

Citação de: Doctor resource online 27/01/2014 às 16:18
Ae cara toma umas faces do 2k para o Odiosvaldo:
Spoiler
[close]
:XD:
Se precisar.

Valeu, mas na verdade o fato do Odiosvaldo não ter faces é uma piada, quem jogou a versão antiga do jogo sabe porque. Na verdade eu até achei um faceset para esse char do lobo há algum tempo atrás, mas decidi manter assim mesmo. Mas obrigado mesmo assim pelo comentário :blink:



Atualização!

Finalmente, após três meses, lhes trago uma nova atualização do Henry's Adventures!
O projeto continua! E a primeira parte da Floresta Lívia já está 50% completa. E, se o tempo me permitir, ela estará pronta ainda essa semana. Fiz alterações também no quadro dos personagens no tópico e o das screens. Fiquem com essas novas imagens e o vídeo, fruto do trabalho das semanas anteriores.  :-D

Spoiler


[close]

Por enquanto é só. Abraços! o/



Enfim... Re-upando esse tópico depois de quatro anos.

Desde o ano passado, parei de trabalhar nesse projeto por falta de tempo e de ideias. A narrativa estava totalmente emperrada e eu passei a me focar mais em outros projetos e ideias, além do meu interesse cada vez menor no RPG Maker.

Contudo, já vão fazer cerca de três anos que o projeto está praticamente "morto" na internet. Como eu não tinha tempo para concluir uma beta para lançar, o jogo não teve atualizações na web desde 2014 e desde 2015 está sem link para download.

Para preservar e manter viva a memória do jogo, decidi disponibilizar para download a versão "completa", com tudo que eu fiz de 2013 pra cá. Com muitas "cenas inéditas", inclusive, já que muita coisa foi feita desde o último upload de uma beta, em 2014. Vocês podem baixar o projeto clicando aqui.

Ademais, também consertei todo o tópico e adicionei maiores explicações sobre o cancelamento do projeto na área Concluindo.

Um abraço a todos e obrigado pela atenção.



Um dos projetos que eu achei interessante e Incrivel!  :*-*: O mapeamento do seu jogo é muito bom, ainda mais pelo enredo e a história são boas.
Mais, é bom que você está re-fazendo seu projeto, porque se você deixasse seu projeto em um canto, ninguém saberia de sua obra prima.
Então, Parabéns Jsage pelo seu projeto irei acompanha-lo com atenção.  :clap: Até a versão final.  :wow:
Quando eu estiver vivo, viverei várias experiencias.
Mas eu vivi nenhuma ainda...

Citação de: WhiterBoss online 05/05/2018 às 22:16
Um dos projetos que eu achei interessante e Incrivel!  :*-*: O mapeamento do seu jogo é muito bom, ainda mais pelo enredo e a história são boas.
Mais, é bom que você está re-fazendo seu projeto, porque se você deixasse seu projeto em um canto, ninguém saberia de sua obra prima.
Então, Parabéns Jsage pelo seu projeto irei acompanha-lo com atenção.  :clap: Até a versão final.  :wow:

Na verdade é o contrário, eu cancelei o projeto, rs

A versão final é essa que está para download, não tem um final, mas tem mais de duas horas de gameplay, incluindo sidequests, missões escondidas e puzzles, que são o ponto forte da jogabilidade (alguns dos puzzles desse jogo foram inventados por mim, dificilmente se vai achar igual em outros jogos de RM).

Eu produzia esse jogo desde 2007, com versões e mais versões sendo lançadas, incluindo esta, iniciada em 2013. Mas acabou ficando quase impossível pra mim prosseguir com esse projeto.  :sad:

No mais, obrigado pelo comentário e sinta-se à vontade para baixar se quiser.



Acompanhei esse projeto de longe porque percebi sempre o cuidado do autor quanto ao desenvolvimento. É uma pena que tenha cancelado, mas ao menos é bom poder ter um gostinho do que estava por vir. Sejamos honestos, jogos com esse estilo mais cômico costumam ser muito - mas muito - mal feitos. Ainda sim há desenvolvedores com a cara de pau de tentar vender esses mesmos jogos e destruir o nome do RM. Aqui temos um caso contrário.

Mesmo usando recursos do RTP, recursos de pacotes e afins, o jogo tinha um potencial enorme. Não estou dizendo isso porque gosto do 2k3, mas porque realmente é um projeto com qualidade superior à muito do que se vende hoje em dia. Desde a construção de cena, personagens e o excelente uso das ferramentas do próprio RM. Enfim, eu gostava mesmo deste apesar de não ter me manifestado. Uma pena que não pôde prosseguir com o desenvolvimento.

Citação de: Corvo online 06/05/2018 às 20:14
Acompanhei esse projeto de longe porque percebi sempre o cuidado do autor quanto ao desenvolvimento. É uma pena que tenha cancelado, mas ao menos é bom poder ter um gostinho do que estava por vir. Sejamos honestos, jogos com esse estilo mais cômico costumam ser muito - mas muito - mal feitos. Ainda sim há desenvolvedores com a cara de pau de tentar vender esses mesmos jogos e destruir o nome do RM. Aqui temos um caso contrário.

Mesmo usando recursos do RTP, recursos de pacotes e afins, o jogo tinha um potencial enorme. Não estou dizendo isso porque gosto do 2k3, mas porque realmente é um projeto com qualidade superior à muito do que se vende hoje em dia. Desde a construção de cena, personagens e o excelente uso das ferramentas do próprio RM. Enfim, eu gostava mesmo deste apesar de não ter me manifestado. Uma pena que não pôde prosseguir com o desenvolvimento.

Jogos de comédia sempre foram um "monstrinho" no cenário maker, hehe.
Quando comecei minhas primeiras aventuras no RPG Maker, na metade da década passada, eu ainda era um molecote e ficava vislumbrado com esses jogos, o que fez eu criar gosto por esse gênero. No começo, eu bebia da mesma fonte da maioria dos criadores de jogos de comédia dos anos 2000 e seguia o que eu chamo de PPP: Piadas, palavrões e putaria. O próprio "projeto-piloto" de Henry's Adventures (de 2007) era bem nesse estilo.

Com o tempo, fui percebendo que aquele estilo já estava bem gasto, ultrapassado e não fazia muito minha cara. Eu sempre curti um humor mais sorrateiro, mais crítico e discreto. Iniciei Henry's Adventures com essa ideia: Ser um jogo de aventura com fundo humorístico no enredo, mas que não comprometesse a história do jogo nem a identidade dos personagens. Inclusive cheguei a receber comentários de gente dizendo "Pô, é jogo de comédia mesmo? Mal tem piadas!".

Acredite, ninguém fica mais chateado com o cancelamento do que eu próprio... Esse jogo foi muitíssimo importante pra mim. Comecei no RPG Maker muito cedo pois desde criança sempre me interessei na criação de jogos para computador, e quando jogava aqueles jogos clássicos de RPG Maker 2k/3 dos anos 2000, que faziam sucesso em sites como a finada Casa dos Jogos (como Las Aventurietas del Robercleiton, Rygar, Nemesia e afins), ficava babando e pensando "nossa, como eu queria fazer um jogo que desse certo". Henry's Adventures foi esse jogo.

Cheguei um pouco tarde para acompanhar a "era de ouro" do RPG Maker 2k/3, com vários projetos surgindo e muitas pessoas jogando, mas, em contrapartida, fico feliz que meu jogo tenha ajudado a segurar a comunidade 2k/3 na primeira metade dessa década, principalmente na extinta Mundo RPG Maker. Não foram raras as ocasiões em que meu tópico era o único da área de projetos em desenvolvimento do 2k/3 da MRM que ficou ativo, recebendo atualizações praticamente todas as semanas. Em 2013, o HA disputou três Projetos de Ouro, ficando em segundo lugar em um deles por uma quantidade relativamente pequena de votos para o primeiro colocado. Também foi analisado na iMaker pelo FBU, que inclusive rasgou elogios ao jogo. Quando eu quase larguei o projeto, um tempo atrás, recebi inúmeros comentários de pessoas desconhecidas me incentivando a continuar, dizendo que se inspiravam em Henry's Adventures.

Enfim, esse jogo chegou muito mais longe do que eu imaginava que ele pudesse chegar, ainda mais considerando a época desfavorável em que ele foi lançado. Olhando para trás, fico muito feliz e orgulhoso do que fiz. E me dói ter que encerrar a produção do jogo de maneira abrupta - por isso enrolei três anos para fazê-lo, já que, desde 2015, as atualizações do HA foram mínimas e pouco significativas. Infelizmente, é um projeto grande demais, complexo demais (apesar de sua simplicidade visual), e, de certa forma, cansativo, afinal já estou nele há dez anos. Então eu tinha três opções: Ou deixar todos os meus outros projetos e minhas obrigações de lado para me dedicar inteiramente ao HA, ou deixar o jogo na geladeira, esquecido, e continuar prometendo uma data de entrega que nunca chegaria, ou ser sincero e cancelar o jogo, preservando, no entanto, sua memória. Optei pela última opção, que julgo ser a mais correta. Pra compensar o "final sem final" que eu deixei, até fiz uma lista no meu blog contando todas as minhas ideias para o que iria acontecer após o final do gameplay. Mas a verdade é que até eu fico chateado quando jogo o HA e me dou conta de que ele nunca vai ter um final de verdade... Rs

Enfim, obrigado mesmo pelo comentário, apesar de ter cancelado o projeto, sempre fico feliz quando recebo qualquer feedback relacionado a ele.



15/05/2018 às 17:12 #57 Última edição: 15/05/2018 às 17:13 por Robercletzon
Citação de: Jsage online 06/05/2018 às 21:52
Citação de: Corvo online 06/05/2018 às 20:14
Acompanhei esse projeto de longe porque percebi sempre o cuidado do autor quanto ao desenvolvimento. É uma pena que tenha cancelado, mas ao menos é bom poder ter um gostinho do que estava por vir. Sejamos honestos, jogos com esse estilo mais cômico costumam ser muito - mas muito - mal feitos. Ainda sim há desenvolvedores com a cara de pau de tentar vender esses mesmos jogos e destruir o nome do RM. Aqui temos um caso contrário.

Mesmo usando recursos do RTP, recursos de pacotes e afins, o jogo tinha um potencial enorme. Não estou dizendo isso porque gosto do 2k3, mas porque realmente é um projeto com qualidade superior à muito do que se vende hoje em dia. Desde a construção de cena, personagens e o excelente uso das ferramentas do próprio RM. Enfim, eu gostava mesmo deste apesar de não ter me manifestado. Uma pena que não pôde prosseguir com o desenvolvimento.

Jogos de comédia sempre foram um "monstrinho" no cenário maker, hehe.
Quando comecei minhas primeiras aventuras no RPG Maker, na metade da década passada, eu ainda era um molecote e ficava vislumbrado com esses jogos, o que fez eu criar gosto por esse gênero. No começo, eu bebia da mesma fonte da maioria dos criadores de jogos de comédia dos anos 2000 e seguia o que eu chamo de PPP: Piadas, palavrões e putaria. O próprio "projeto-piloto" de Henry's Adventures (de 2007) era bem nesse estilo.

Com o tempo, fui percebendo que aquele estilo já estava bem gasto, ultrapassado e não fazia muito minha cara. Eu sempre curti um humor mais sorrateiro, mais crítico e discreto. Iniciei Henry's Adventures com essa ideia: Ser um jogo de aventura com fundo humorístico no enredo, mas que não comprometesse a história do jogo nem a identidade dos personagens. Inclusive cheguei a receber comentários de gente dizendo "Pô, é jogo de comédia mesmo? Mal tem piadas!".

Acredite, ninguém fica mais chateado com o cancelamento do que eu próprio... Esse jogo foi muitíssimo importante pra mim. Comecei no RPG Maker muito cedo pois desde criança sempre me interessei na criação de jogos para computador, e quando jogava aqueles jogos clássicos de RPG Maker 2k/3 dos anos 2000, que faziam sucesso em sites como a finada Casa dos Jogos (como Las Aventurietas del Robercleiton, Rygar, Nemesia e afins), ficava babando e pensando "nossa, como eu queria fazer um jogo que desse certo". Henry's Adventures foi esse jogo.

Cheguei um pouco tarde para acompanhar a "era de ouro" do RPG Maker 2k/3, com vários projetos surgindo e muitas pessoas jogando, mas, em contrapartida, fico feliz que meu jogo tenha ajudado a segurar a comunidade 2k/3 na primeira metade dessa década, principalmente na extinta Mundo RPG Maker. Não foram raras as ocasiões em que meu tópico era o único da área de projetos em desenvolvimento do 2k/3 da MRM que ficou ativo, recebendo atualizações praticamente todas as semanas. Em 2013, o HA disputou três Projetos de Ouro, ficando em segundo lugar em um deles por uma quantidade relativamente pequena de votos para o primeiro colocado. Também foi analisado na iMaker pelo FBU, que inclusive rasgou elogios ao jogo. Quando eu quase larguei o projeto, um tempo atrás, recebi inúmeros comentários de pessoas desconhecidas me incentivando a continuar, dizendo que se inspiravam em Henry's Adventures.

Enfim, esse jogo chegou muito mais longe do que eu imaginava que ele pudesse chegar, ainda mais considerando a época desfavorável em que ele foi lançado. Olhando para trás, fico muito feliz e orgulhoso do que fiz. E me dói ter que encerrar a produção do jogo de maneira abrupta - por isso enrolei três anos para fazê-lo, já que, desde 2015, as atualizações do HA foram mínimas e pouco significativas. Infelizmente, é um projeto grande demais, complexo demais (apesar de sua simplicidade visual), e, de certa forma, cansativo, afinal já estou nele há dez anos. Então eu tinha três opções: Ou deixar todos os meus outros projetos e minhas obrigações de lado para me dedicar inteiramente ao HA, ou deixar o jogo na geladeira, esquecido, e continuar prometendo uma data de entrega que nunca chegaria, ou ser sincero e cancelar o jogo, preservando, no entanto, sua memória. Optei pela última opção, que julgo ser a mais correta. Pra compensar o "final sem final" que eu deixei, até fiz uma lista no meu blog contando todas as minhas ideias para o que iria acontecer após o final do gameplay. Mas a verdade é que até eu fico chateado quando jogo o HA e me dou conta de que ele nunca vai ter um final de verdade... Rs

Enfim, obrigado mesmo pelo comentário, apesar de ter cancelado o projeto, sempre fico feliz quando recebo qualquer feedback relacionado a ele.
Inspirou-se no Rober até no abandono hahahahaha.
Sei como é, mas o Rober antigo não me agradava, tanto que comecei esse novo do 0.
Mas caso tu retorne ao maker eu jogarei o seu jogo até o final se ele tiver.
NO mais tenho mexido pouco no Rober novo por isso sei como se sente, mas é só dar um tempo que a vontade de mexer volta, eu pretendo concluir o Rober novo um dia, amanhã mesmo vou mexer bastante nele e parar de preguiça, mas ultimamente realmente as coisas estão complicada, e até as vendas na steam estão devagar, mas pelo menos é um incentivo maior, ver que gente ainda curte um jogo de Rpg Maker. Pode não vender muito mais como falei ajuda a desenvolver o jogo sabendo que posso fazer algo melhor recebendo por ele.

Caso volte a mexer no seu jogo, manda um mensagem no facebook rafael mori neiva pra mim ver o projeto.
Já os outros projetos são de qual engines?
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.

Muito bom amo esses graficos

Citação de: Robercletzon online 15/05/2018 às 17:12
Inspirou-se no Rober até no abandono hahahahaha.
Sei como é, mas o Rober antigo não me agradava, tanto que comecei esse novo do 0.
Mas caso tu retorne ao maker eu jogarei o seu jogo até o final se ele tiver.
NO mais tenho mexido pouco no Rober novo por isso sei como se sente, mas é só dar um tempo que a vontade de mexer volta, eu pretendo concluir o Rober novo um dia, amanhã mesmo vou mexer bastante nele e parar de preguiça, mas ultimamente realmente as coisas estão complicada, e até as vendas na steam estão devagar, mas pelo menos é um incentivo maior, ver que gente ainda curte um jogo de Rpg Maker. Pode não vender muito mais como falei ajuda a desenvolver o jogo sabendo que posso fazer algo melhor recebendo por ele.

Caso volte a mexer no seu jogo, manda um mensagem no facebook rafael mori neiva pra mim ver o projeto.
Já os outros projetos são de qual engines?

Fala Rober, quanto tempo.
A versão nova do Robercleiton ainda é aquela que você postou na MRM? Eu ainda tenho ela salva hehe

O que ocorre com o HA (e comigo) eu poderia resumir como o velho clichê de falta de tempo e vontade (o que de fato é verdade, principalmente agora que estou na faculdade, caçando estágio e estudando), mas vai um pouco mais além. Quando eu sentei para escrever a história do jogo e definir os detalhes do enredo, eu recém tinha completado 13 anos. Iniciei a versão atual do jogo aos 16. Por mais que eu tenha feito várias adaptações no roteiro ao longo desses oito anos de "Henry's Adventures como conhecemos", hoje, a dois meses de completar 21, ainda aprendendo, porém com uma visão de mundo bem mais ampla e um conhecimento maior em algumas áreas abordadas dentro do jogo, percebo que existe muita, muita, muuuuita coisa no HA de hoje em dia que não me agrada. Eu tentei inserir um contexto geopolítico/ideológico dentro do jogo que, ao meu ver, não ficou muito bem executado. É claro, eu reconheço os pontos positivos da história (a "base" dela pra mim está suficientemente boa), inclusive já recebi muitos elogios devido ao enredo do jogo. Porém, reconheço que poderia ser melhor, e se estivesse começando hoje, certamente faria muita coisa diferente. É por isso que mencionei na área Concluindo que ainda pretendo trabalhar com esse enredo, se não num jogo de RPG, talvez num livro ou algo do tipo.

Outra coisa que me "podou" um pouco a vontade de trabalhar nesse projeto (e no RPG Maker num geral): A comunidade se profissionalizou demais e eu vejo que fiquei pra trás. Sempre encarei o RPG Maker como um hobby, nunca tive vontade de trabalhar em equipe porque gosto de criar meus jogos sozinho, até por essa razão nunca migrei de maker e nem tive vontade de fazê-lo (continuo usando apenas 2k/3). Como não sou um primor em criação de gráficos, nem entendo nada de sonoplastia, nem tenho condições de criar meus recursos do zero, nos meus jogos sempre prezei a narrativa mais do que qualquer outra coisa. Henry's Adventures, nesse sentido, é um jogo contraditório: Eu queria criar um universo rico, com uma história extensa, mas com um visual básico, que lembram os jogos mais antigos do RPG Maker 2000, fazendo bom uso de seu pacote gráfico/sonoro. Eu confesso que sou um cara bem saudosista quando se trata de RPG Maker hahaha

É possível que eu refaça o HA no futuro, não descarto essa possibilidade. Mas com certeza, reformularia muita coisa.

Meu outro projeto (único por enquanto) se chama Melissa - Uma aventura às avessas e também é para RPG Maker 2000. Visualmente é igual ao HA, só que com edits feitos por mim e uns sisteminhas extras tipo Action Battle System e um Manual do Jogo bonitinho. Esse jogo tem uma narrativa bem menor que a de Henry's Adventures, por isso é possível que eu o conclua.

Eu tinha você no meu Facebook antigo que foi pro espaço, vou procurar teu Face e te mandar solicitação (João Paulo Guerra).

No mais, obrigado por comentar, lembro que você deu um feedback em tempo real enquanto jogava o HA na Mundo RPG Maker. Agradeço mesmo a atenção que você deu ao jogo.

Citação de: Linkhell online 15/05/2018 às 17:55
Muito bom amo esses graficos

Também amo! E uso eles até hoje por isso :heart: