O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sem medo de comentar

Iniciado por VincentVII, 21/09/2013 às 17:43

21/09/2013 às 17:43 Última edição: 21/09/2013 às 17:54 por VincentVII

[box class=windowbg2] O que mantém uma comunidade viva não é apenas a equipe zelando pela sua funcionalidade, mas também os seus membros postando recursos, histórias, músicas e outros trabalhos que fizeram ou então compartilhar os que encontraram pela internet, criando tópicos para divulgar seus projetos, fazendo debates sobre o RPG Maker ou outros assuntos em geral, etc. Em resumo: comentando!
Comentários são a força vital de um fórum e cabe a todos nós fornecê-los. Por essa razão criei este tópico numa tentativa de incentivar tantos os membros novatos como os mais antigos a postarem mais e movimentar a comunidade. Irei levantar alguns pontos que eu acho "seguram" alguns membros e também responder algumas dúvidas.
[/box]

[box class=catbg2]
É flood ou não é flood? Eis a questão!
[/box]

[box class=calendar_today]Algo que eu acho que pode fazer um novato ficar um pouco com medo de postar é quando recebe um warn por flood e fica com receio de sua próxima mensagem ser outro flood. Então, para evitar tais coisas, vamos definir o que é um flood.
Imagine que um membro crie um tópico sobre o projeto deles. Estão todos comentando do que gostaram no projeto e então você chega e fala "Pô, que jogo legal! Ourinho pra você." e vai embora. Isso é um flood, uma mensagem sem conteúdo e que te acarretará um pequeno warn. Como você poderia ter evitado isso? Simplesmente fazendo um comentário assim:
"Pô, que jogo legal! Gostei da história, apesar de estar clichê em alguns pontos. O mapeamento está bem satisfatório e gostei dos sistemas. Espero que você consiga termina-lo. Ourinho para incentivar!".
Notaram a diferença? Fiz um comentário simples, não mais do que 3 linhas, porém com conteúdo. Fazer um comentário é simples, basta escrever o que você gostou e, caso aconteça, o que não gostou. Não tem necessidade de ficar fazendo wall texts, mas também não precisa escrever só três palavras.
Então não tem mistério, quando for comentar coloque o que gostou e/ou o que não gostou no tópico e bola para frente. Isso vale para tópicos de trabalhos dos outros membros, tutoriais, sistemas, etc.
[/box]

[box class=catbg2]
Ops! Post duplo!
[/box]

[box class=calendar_today]Outra coisa que também acho que pode segurar um membro é o famoso post duplo. Mesmo que ele seja considerado uma infração, não é sempre que um post duplo é proibido. O segredo aqui é saber quando pode fazer.
Por exemplo, você pode fazer um post duplo para atualizar o tópico do seu projeto quando tiver novas informações, ou quando você quer informar que tem um novo capítulo na série que você está escrevendo, ou então quer dar um up naquele seu tópico de dúvida que não foi respondido. Mas é claro que você tem que usar o bom senso. Não fique atualizando seu projeto a cada mapa novo que você for postar ou a cada personagem novo que inventar. Quando for dar um post duplo tenha certeza que seja por algo relevante. Deixe as informações acumularem um pouco e depois de um tempo poste. Se ninguém respondeu sua dúvida ainda, espera uns dois ou três dias para dar um up, às vezes o pessoal deixa um tópico passar despercebido.
Viu? Nada de mais, apenas não escreva qualquer coisa a qualquer momento. Seja sensato, tenha informações relevantes e não seja apressado.
[/box]

[box class=catbg2]
Sem medo de críticas
[/box]

[box class=calendar_today] Todo mundo prefere receber um elogio em vez de uma crítica. Isso é um fato! E por causa disso alguns ficam com um pé atrás antes de postar algo feito por eles temendo uma crítica negativa. E eu acho isso besteira! Você não cresce profissionalmente apenas recebendo elogios. Críticas são necessárias para você saber onde estar errando e onde pode melhorar.
Certo, nem toda crítica será construtiva, ou até mesmo precisa, mas muitas irão te ajudar a reconhecer onde você errou e até mesmo te dar dicas do como melhorar. Então não tenha receio em postar uma história, um charset, uma sign ou qualquer outro trabalho que tenha feito. Apenas saiba aceitar as críticas construtivas e aprenda com elas.
[/box]

[box class=catbg2]
O monstro que renasce
[/box]

[box class=calendar_today]Quando um tópico fica antigo se você tentar fazer um comentário aparece um aviso dizendo:

[box class=errorbox]Alerta: este tópico não recebe novas postagens à pelo menos 45 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.
[/box]

Eu também notei que alguns membros tendem a interpretar esse aviso como: "Não poste, isso aqui já está antigo demais! Se fizer isso vai levar warn!". Ok, talvez não tão exagerado assim. Mas sei que alguns ficam receosos em reviver tópicos antigos.
Mas não precisam ficar preocupados, não tem problema algum reviver um tópico antigo. Assim como o post duplo, é uma questão de bom senso. Você não precisa reviver uma discussão que já acabou faz meses, mas se viu um recurso que foi postado tempos atrás e gostou você pode comentar. Acho que fica mais fácil de entender com um exemplo.
Temos aqui na CRM um tópico chamado Membros da CRM na vida real, onde membros podem postar fotos deles. Suponhamos que o tópico fique dois meses sem receber um comentário. Depois de todo esse tempo um novato chega ao fórum e quer postar a foto dele, mas vê o aviso e acaba não postando. Mas ele podia ter feito isso numa boa.
Entenderam? Não tem problema em reviver tópicos antigos como os de recursos, sistemas, scripts, projetos, etc. Só não reviva o tópico com um flood ou quando a discussão já tenha terminado.
[/box]

Então, galera, não vamos ter medo de comentar e nem de postar. Nem tudo vai gerar uma infração, os novatos não precisam ficar com medo de fazer besteira, é assim que se aprenda. E tenham paciência para ler os tópicos, mesmo que sejam um pouco longos, e sempre que possível tomem um tempo para falar alguma coisa (mas não floodem, pelamordedeus!). Por fim, vou deixar um resumo do tópico:

[box class=windowbg3]

• Ponha conteúdo em suas mensagens, evite flood
  • Use o bom senso quando for fazer um post duplo, às vezes é necessário fazê-lo
  • Não tenha medo de postar seus recurso, histórias, sistemas, etc.
  • Se você gosta de receber comentários, também comente no tópicos dos outros membros
  • Reviver um tópico antigo, em grande parte dos casos, não é um problema. Não tenha receio de dizer que gostou de um sistema postado no início do ano
  • Sair um pouco do assunto de RPG Maker não vai machucar ninguém e é ótimo para descontrair
[/box]

Viva a lenda!

Simplesmente perfeito, +gold

Isso tudo. Falou tudo. Estou sem comentários. O membro que eu mais admiro aqui na CRM é o VincentVII: Comenta os tópicos e Posts com bom senso. Utiliza o fórum assim... "Um tópico novo, tenho que dar minha opinião!" Pouca gente faz isso. Adorei a matéria e, continue assim, Vincent!
Projeto 春
Emergindo em breve

Ótima matéria, Vincent. Isso me lembra os meus tempos de novato, quando eu ainda era "criança", eu tinha um medão danado de postar qualquer coisa no fórum achando que ia tomar warn (embora nunca tenha levado um), só depois de um tempo é que vim a refletir bem sobre isso, e como você mesmo explicou, é tudo uma questão de bom senso.

Isso ai galera! Não precisa ter medo antes de comentar, é só ler as regras e ver o que pode e não pode fazer, simples.
Comentem bastante, sério, não deixem de comentar nada. Exemplo: Um tópico de P.A, você não sabe avaliar, de sua opinião, ela conta muito para o autor, assim, você tem mais chances de receber comentários.
Galeria:

goxtei + orin pah voxeh vincitivêíhíh. xau :lol:

Spoiler
HUEHUEHUEHUE BRBRBR!!  :br:

Spoiler
Falando sério agora, ótimo artigo, Vincentão! É exatamente isso que descreveu nele. De fato, o combustível dos fóruns são os comentários depositados neles. Não adianta ter uma equipe atenciosa, um espaço bacana, se o principal que é a exposição de material e troca de feedbacks não acontece. E não tem muito segredo. É só usar o bom senso que as coisas fluem uma maravilha!

Parabéns novamente e um grande abraço!

Kazuyashi.
[close]
[close]

Acho que a galera precisa perder esse medo mesmo. O que mais se vê aqui na CRM é um monte de gente online e ninguém postando nada. Vamos lá rapazeada, tragam seus trabalhos, suas duvidas, estamos aqui é pra avaliar, discutir (e as vezes falar abobrinhas também lol). Então jovens gafanhotos, não tenham medo do feedback que vão receber, do que vão ouvir, porque quem sai na chuva é pra se molhar \o

Entendo perfeitamente seu sentimento de estimular os membros a fazer comentários realmente "construtivos" em tópicos. Inclusive até dei início a um debate em outra comunidade ressaltando o tema que você focou na matéria. Acho que o medo de errar cria barreiras principalmente aos novatos (até hoje sinto medo de postar em área errada!), mas temos que além de mostrar como fazer, incentivar e apoiar a opinar de uma maneira mais maleável nos tópicos, sempre sabendo que as possibilidades são infinitas de resposta.

Parabéns pela matéria, realmente uma das poucas com conteúdo e que aborda o tema um pouco diferente dos comumente vistos.

Forte abraço!

@

mtu legau ferah orinho pa vucê
Jsage: Somos dois, eu quando retornei no mundo maker sempre tinha medo de comentar algo inútil, nem uma brincadeirinha ou piada soltava. Só em maio/abril desse ano descobri que isso não dá dano nenhum a minha reputação no fórum :P, o pior é quando floodam no seu próprio tópico, me dá muito desânimo...

Muito boa a matéria Vincent. Retrata meus tempos de lá de Dez/2012 ~ Mar/2013.

:ok:

[user]Rick17[/user]

Spoiler
[close]

Bom galera, acho que não preciso me alongar mais aqui. É como todo mundo já disse aí em cima, não precisa ficar com medo de postar e nem ficar com receio de não saber fazer uma avaliação crítica. Fale o que você pensa, o que gostou, o que não gostou, o que acha que pode melhorar e pronto!

Viva a lenda!

Bem legal a postagem, realmente tem muita gente (eu mesma algumas vezes) que evita postar algo por qualquer motivo, como o lance de post antigo ou, e esse eu já vi muito e discordo inteiramente, pessoas que seguem aquela ideia de "não tem nada de bom a dizer, não diga nada" que acho um absurdo, se uma pessoa posta algo e só quer elogios, então nem poste, se quer criticas sinceras (não to falando de xingamento, mas de falar de verdade o que tava bom - se houver - e  o que tava ruim - se houver) aí sim deve postar.

Anyway, adorei mesmo a postagem e até compartilhei o link na page do blog pois acho que vale também, mesmo estando focados em fóruns ^^

Té mais...
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

Valeu por compartilhar o link, Kris. E é claro que se aplica a blogs também, pois os dois precisam de comentários para sobreviver. Valeu por ter lido a matéria e obrigado de novo por compartilhar!

Viva a lenda!

Muito boa materia! Vale ressaltar um comentário é mais importante que o ouro, mostra um feedback a quem criou, mostra erros, mostra acertos, acaricia o ego (lol), mas é isso ai, vamos comentar sem medo de ser feliz o/ :D
As vezes pode ser você que precisa de um comentário xD
.

da preguiça de comentar

(sem querer fazer propaganda)
Comentar Faz Bem pra Comunidade

Resumindo o que eu disse:

Eu só comento quando tenho algo pra falar e que ainda não foi dito, e não comento quando não vou adicionar nada ao tópico,simples  :XD:

Que bom que tem o aviso de 48 dias, tenho o mau habito de ver um topico interessante e esquecer de checar a quanto tempo ta alí.  :=p:

Só porque eu não comento não quer dizer, necessariamente que eu não goste do jogo/projeto, a verdade é que na maioria das vezes eu simplesmente não tenho nada pra falar, eu poderia soltar um "gostei +rep" disfarçado mas eu sempre quero mostrar pro criador o que tem de certo e errado em seu jogo, quem acompanha meus posts na área de projetos sabe que só comento nesses tópicos pra fazer uma redação do ENEM.