O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma Crítica ao Amor.

Iniciado por Lotmaker, 04/03/2014 às 03:58

04/03/2014 às 03:58 Última edição: 04/03/2014 às 20:17 por Lotmaker
                          Um sábio pretensioso me disse uma vez: "Seus textos nunca terão o algo a mais, nunca se sobressairão, porque você escreve com a mente, não com o coração. Tome meus textos como exemplo, meus textos são sobre experiências que já vivi, e por isso são tão bons." Mal sabia eu que ele estava certo, e que ele era uma farsa. Bem, aqui estou eu, fazendo pela primeira vez o que eu já deveria ter experimentado. Por pessoalidade no meu texto, transpor ao "papel" experiências por mim vividas, tristes ou boas. Bem, nunca fui bom em contar algo sobre mim, então não me culpem se não ficar no nível padrão aceitável pela Anvisa.

[box class=titlebg]
Uma Crítica ao Amor
[/box]

Tinha uma Rocha em meu caminho, tinha, agora ela se foi. Rocha, sobrenome comum. Tão comum como o jeito que nos conhecemos:
Estava eu, um mero jovem apenas curtindo uma peça teatral, ainda me lembro o nome do conjunto Folk que veio aqui no interior se apresentar, A Hawk and A Hawksaw, ainda me lembro que apenas queria para me esquecer da paixonite passada, que como todas as outras não havia terminado nada bem. A peça termina. Meu celular toca logo ao fim da peça. Era Ângelo. Assim que atendo recebo uma proposta:

- Sairemos. Me encontre no bar, em 30 minutos. E lembre-se, SUIT UP.

Cheguei ao bar, me sentia ridículo de camisa social e colete, com meu clássico chapéu, quase um uniforme, eis quando nesta saída casual, Ângelo avista um amigo mútuo que nos convida para sentar com eles. Lá estava ele, lançando o famoso xaveco uma menina que eu jamais pensei que sentiria algo - Cabelos enrolados, castanhos. Olhos também castanhos, rosto fino. Se vestia feito uma hippie. - Gostaria de dizer que foi amor a primeira vista, igual a estes tantos filmes Hollywoodianos, em que o casal lança um olhar, e é como o destino tivesse unido os dois. Bem, creio que devo admitir que não aconteceu. Dia seguinte. Acordo, pego tateando a cabeceira meu telefone, e ligo para única pessoa registrada nos contatos no meu novo celular, a não ser claro, Ângelo. Era ela. Marco de sair novamente, mas sem malícias. Apenas para espairecer, na esperança de melhorar meu humor. Não sou uma pessoa tão anti-social como... Bem... Como a maioria aqui.

O tempo passa... Ficamos algumas vezes, mas o contato permanece. Nada além disso. Sentimento cresce, ao menos de uma das partes.
Lembro-me como se fosse ontem o fato: Comentou comigo - "Não sei porque, mas eu amo girassóis". Ainda não sei a razão doentia que me fez correr até a floricultura mais próxima e gastar minhas economias num arranjo nada barato de girassóis, e ter mandado para ela, junto com um CD do artista Cícero, e dentro da capa do CD, além do CD claro, bem... Digamos que os remédios normais não amenizam a pressão. O tempo passa mais, mas a conversa por alguma razão não perde o ritmo. Acredite ou não, mas frequentávamos o mesmo pré-vestibular. Bem, eu não precisava, estava na metade do ensino médio ainda. Mas era bom vê-la entrar por aquela porta com aqueles cabelos bagunçados, e sua bolsa velha contendo apenas um livro, seu livro de cabeceira.

Pego-me deitado em seu colo, sabendo que em algumas semanas ela se mudaria para universidade e que possivelmente eu nunca mais a veria. Estávamos alterados, bem, a culpa não é nossa. Somos apenas jovens não é mesmo? E como eu disse... Remédios normais não amenizam. Fazia carinho nos meus cabelos enrolados, quando ela perguntou:

- Você já andou no balanço chapado?
                  -Não... Porque eu faria isso?
                  -Mas você mora ao lado de um playground! Vamos!
                  -Cara... São 3 da manhã... E nem está aberto.

Uma hora depois. Playgroud. Lembro de suas mãos macias tocando nas minhas costas, me empurrando mais e mais alto, como se nem o céu fosse o limite. Estava feliz... Sorrindo... Como se no mundo não existissem mais problemas... Como se não existisse responsabilidades... Como se não existisse Sancho Pança ou Foucault. Sem filosofia. Só eu e ela. Apenas por aquela noite. Abraçávamos como quem dizia - Não me solte, nunca mais. Nunca. - Dizíamos um para o outro - Sentirei saudades - Por um segundo estava em êxtase. Mal eu sabia o que estava por vir.

Não nos víamos há semanas. Noite passada, perfeita. Eu, ela, violão e Los Hermanos. Talvez o problema de noites perfeitas é que você deseja que todas sejam iguais. Uma merda. Marcamos de sair para o carnaval juntos, para despedirmos um do outro. Bem, esta era sua sugestão. A minha foi algo mais "Nos encontramos lá." Estava eu na rua interditada, com tantas pessoas se esfregando uma nas outras que minha preocupação era apenas roubar um pouco de Oxigênio só pra mim, não queria nem compartilhar o ar que respirava. Eis então que ela passa. Com uma pessoa, um homem, atrás. Meu mundo cai. Mesmo não tendo nenhuma relação, ver com outra pessoa foi o fim. Pego meu celular com intuito de mandar uma mensagem. Talvez quando estamos bêbados não deveríamos nos expressar. Isso deveria ser proibido. Mensagens como posso dizer... De fúria. Horas se passam e algo que nunca havia acontecido acontece. Meu telefone toca. Atendo. Coração pulsa. Pulsa. Pulsa.
A discussão começa.

-O que eu te fiz?
                  -O que?
                  -To tentando entender o porquê de eu ser escrota!!
                  -Cara... Eu sei que a gente não tem nada... Mas tínhamos marcado de ficar juntos hoje... Nunca mais nos veremos.
                  -Claro que sim. Eu voltarei pra visitar minha família, não é obvio? Só por isso eu sou escrota?
                  -Eu vi você com ele.
                  -Ele quem?
                  -Sei lá! O cara que você tava!
                  -Eu não tava com ninguém!
                  -Cara... Eu vi...
                  -Não. Você viu um homem tocando minhas costas como quem diz - Anda rápido, aqui atrás está parado! - Minha mente se abre, e ao mesmo tempo meus pensamentos entram em conflito. Porque tinha feito este julgamento? E se estava tão bravo, o que eu sentia por ela? Amor? Porque? Ela vai embora amanhã!

-Cara... (Sim, eu falo muito "cara")Apenas o fato de eu ter pensado em te ver com outro cara, me fez perder o meu mundo... Me fez perder o norte... Não está claro que eu gosto de você? Não queria que você conhecesse este meu lado possessivo... Posso te ver?

-É... Talvez você esteja certo... Eu te desculpo. Bem... Não dá... Estou embarcando agora. Já estou no carro. Fui de madrugada mesmo. Pretendo chegar lá cedo... Um dia a gente volta a se ver

Tinha uma Rocha no meu caminho... Tinha. Ela se foi. E só Deus sabe o quão eu quero de volta.
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.

Zombie  Misty!

By:Zombie

Muito. legal. seu texto. fiquei. até. emocionado. cara. Nunca. vi. algo. tão. sublime. Simplesmente. Incomparável. 10/10.
-re

Agora deixando a brincadeira de lado, esse excesso de pausas chegou a dar nojo, lel. Tem que ver isso ai.
A história também não é lá muito interessante, fora que o timing ficou feioso. ;c

Citação de: Henry11 online 04/03/2014 às 14:15
Muito. legal. seu texto. fiquei. até. emocionado. cara. Nunca. vi. algo. tão. sublime. Simplesmente. Incomparável. 10/10.
-re

Agora deixando a brincadeira de lado, esse excesso de pausas chegou a dar nojo, lel. Tem que ver isso ai.
A história também não é lá muito interessante, fora que o timing ficou feioso. ;c
Po cara, eu achei que deu um ritmo diferenciado no texto, eu curti.
Se é uma coisa do coração tem que ser escrito como o coração manda.
:3

Citação de: Mend online 04/03/2014 às 14:17
Se é uma coisa do coração tem que ser escrito como o coração manda.
Bem que ele podia mandar o cérebro revisar -q

Tipo assim, eu não entendi o que diabos é esse texto. Começa citando (leia-se copiando) uma série de TV americana, tem umas citações de coisas hipsters BR e essa inexplicável divisão em atos junto do uso de negrito. A narrativa ficou muito bagunçada e não dá o mínimo estímulo para ler, junto dessa obsessão por pausas e formatação grotesca.
Não sei se isso é alguma coisa experimental, mas se não for, tente ajeitar o texto na próxima.

04/03/2014 às 19:36 #4 Última edição: 04/03/2014 às 19:44 por Lotmaker
Chegou a trupe dos desconhecidos pós balada.
@henry
Palavras simpáticas, diria até familiares. Enfim, nem sabia que texto tinha timing. Ta confundindo com a "sua" área lá, a sonoplastia. A história não está interessante? Desculpe, mas isso não é um roteiro fictício que eu posso mudar os fatos. Não é assim que funciona.

@Mend
Valeu cara. Parece que é uma das poucas críticas que tem algo construtivo aqui. Bem, o fato de falar pausadamente era mais pra enfatizar mesmo, eu misturei dois tipos de narrativas que eu acho interessante, ainda com o teatro. Valeu pelas palavras.

@JackFrost

Aproveita que você ta comentando nesse aqui, e comenta nos outros que você fica duas horas visualizando e sai, e um favor que você me faz.
Você diz copiando uma série de TV americana, se puder deixar o trecho que eu copiei e a série eu agradeceria. Talvez tenha alguma referência, que com certeza não foi minha intenção, ou tenha algo semelhante, mas o texto é 100% original, até porque são relatos.

Coisas Hipsters... Bem, vou até ignorar esse comentário.

A divisão dos atos em negrito foi algo que eu fiz por... Bem, porque eu quis. Eu tive que dividir os atos, porque eu comprimi muita, mas muita história, e por tudo no mesmo texto, ia ficar algo totalmente fora de coesão.

Formatação grotesca... Vou ignorar também. EDIT: Dei uma olhada na formatação, acho que tenho que admitir que você tinha razão nessa parte. O texto não tinha um corpo, tinha uns parágrafos que começavam aqui, outros ali. Desculpe. Consertei, vê se melhorou.

_________

Pode parecer, mas com essa resposta eu não querem que passem a mão na minha cabeça, pode ter parecido, quero apenas que avaliem o texto como gente.

Zombie  Misty!

Será que é realmente tão complicado abrir o tópico e fazer uma crítica construtiva sem querer parecer fodinha para os coleguinhas? Engraçado que para criticar sempre aparece gente até do além, mas ninguém é capaz de citar os pontos errados e sugerir mudanças para ajudar o membro a melhorar.  :noface:

Sobre o tópico, o seu texto está realmente um pouco confuso, Lot. Eu entendi a mensagem do texto, de certo modo é interessante mas acredito que você poderia ter feito isso de uma maneira mais suave e não tão "bruta" como foi.

Outra coisa que me incomodou foram as pausas em excesso. Compreendo que é necessário fazer algumas pausas de vez em quando, porém você usou demais essas pausas, e em alguns momentos era desnecessário, mas nada que uma revisada não resolva.

Enfim, o texto é interessante, o tema não me agrada mas de qualquer forma gosto de ver você escrevendo bastante, então continue assim.  :XD:

Citação de: Mistyrol online 04/03/2014 às 19:38
Será que é realmente tão complicado abrir o tópico e fazer uma crítica construtiva sem querer parecer fodinha para os coleguinhas? Engraçado que para criticar sempre aparece gente até do além, mas ninguém é capaz de citar os pontos errados e sugerir mudanças para ajudar o membro a melhorar.  :noface:
Defina construtiva? Aqui:
Outra coisa que me incomodou foram as pausas em excesso. Compreendo que é necessário fazer algumas pausas de vez em quando, porém você usou demais essas pausas, e em alguns momentos era desnecessário, mas nada que uma revisada não resolva.
Citação de: JackFrost online 04/03/2014 às 17:17
A narrativa ficou muito bagunçada e não dá o mínimo estímulo para ler, junto dessa obsessão por pausas e formatação grotesca.
Não sei se isso é alguma coisa experimental, mas se não for, tente ajeitar o texto na próxima.
Duas criticas... Então qual seu ponto?

Sobre o texto: Concordo com as opiniões do Henry e do Jack Frost. Formatação e narrativa precárias, mas se acha que vale a pena seguir com esse estilo, manda bala. Cada um narra e apresenta suas historias da forma que bem entender, só não espere que isso agrade todos. \o

04/03/2014 às 19:49 #7 Última edição: 04/03/2014 às 19:52 por JackFrost
>implicando que preciso comentar em todo tópico que vejo
 O SUIT UP! ficou absurdamente parecido ;c
[close]
Meh, exagerei um pouco nesse troço de coisas hipsters. Mas bem, se você não se sente a vontade comprimindo uma história, não o faça. E com algumas palavras você consegue não criar um erro de coesão.
E por que ignorar o fato da formatação ser inconstante e desagradável visualmente?

Citação de: Lotmaker online 04/03/2014 às 19:36
Palavras simpáticas, diria até familiares. Enfim, nem sabia que texto tinha timing.

Sim, textos tem Timing. Qualquer história, seja uma canção, uma fábula, um filme, TUDO tem timing, TUDO se deve saber apresentar em um ritmo correto, ao invés de jogar tudo na cara do leitor, ouvinte, etc. Do mesmo jeito que não se pode enrolar demais. No teu caso, foi a pressa para apresentar as coisas.

Ta confundindo com a "sua" área lá, a sonoplastia.

Eu? Sonoplasta? Oi?

A história não está interessante? Desculpe, mas isso não é um roteiro fictício que eu posso mudar os fatos. Não é assim que funciona.

E dai? Você podia ter procurado uma memória mais interessante, não é? Isso se tiver, claro.

Pode parecer, mas com essa resposta eu não querem que passem a mão na minha cabeça, pode ter parecido, quero apenas que avaliem o texto como gente.

Ayup, e foi exatamente o que fiz. Eu disse o que me incomodou no texto, de forma rápida e simples.

Citação de: Mistyrol online 04/03/2014 às 19:38

... ... ... Hein? Eu critiquei ele de forma rápida e simples, como disse acima, apontei o que me incomodou e cabe a ele interpretar e tentar melhorar nesses pontos.

Citação de: GuilhermeDL online 04/03/2014 às 19:47
Defina construtiva? Aqui:
Citação de: JackFrost online 04/03/2014 às 17:17
A narrativa ficou muito bagunçada e não dá o mínimo estímulo para ler, junto dessa obsessão por pausas e formatação grotesca.
Duas criticas... Então qual seu ponto?

Não entendi porque citou parte do meu comentário como uma citação do Henry, mas ok. Meu ponto é que não existe a menor necessidade de expressar o descontentamento ou desagrado dessa maneira grosseira como ambos fizeram.

Se algo lhe incomoda nada mais justo do que expressar isso, afinal de contas o fórum e as áreas de avaliação estão aqui para isso, porém existe mesmo a necessidade de o fazer desse modo? Acredito que não.

Bem, não gostei muito não, cara. O primeiro de tudo é que sua narrativa é muito inconsistente; é algo do que o Henry11 disse sobre o timing. Você diz tudo muito rápido, não dá a devida atenção em vários pontos importantes e muda de assunto muito rápido. E isso fez o texto ser ruim. Você basicamente joga tudo na cara do leitor, tudo de uma vez. Fez o texto ficar confuso e enjoativo.

Achei bem desnecessário usar os "atos". Coisa de teatro; não de um conto. Tudo isso junto faz a pessoa se arrastar pra tentar ler tudo. Porque é simplesmente chato, enjoativo e monótono.

"Desculpe, mas isso não é um roteiro fictício que eu posso mudar os fatos."
Érr, cara, é meio óbvio que é sim. Ou você acha que alguém acredita que no meio de um TEATRO enviam uma mensagem meio estranha para coisas não-fictícias? De qualquer forma, tinha muito o que melhorar. Falou. \o

Citação de: Mistyrol online 04/03/2014 às 19:57
Não entendi porque citou parte do meu comentário como uma citação do Henry, mas ok. Meu ponto é que não existe a menor necessidade de expressar o descontentamento ou desagrado dessa maneira grosseira como ambos fizeram.

Se algo lhe incomoda nada mais justo do que expressar isso, afinal de contas o fórum e as áreas de avaliação estão aqui para isso, porém existe mesmo a necessidade de o fazer desse modo? Acredito que não.

Eu agi da forma mais casual possível, não vi grosseria no meu post. .-.
Tudo bem, meu tom pode parecer meio agressivo para pessoas muito delicadas e que estão acostumadas com abraços e beijinhos do papai e da mamãe. Mas se eu quisesse insultar o cara eu já teria feito muito pior, você sabe, né?

Bem, desculpe se pareci grosseiro ou ofensivo. Embora tenha usado uns adjetivos malcriados, nunca foi minha intenção :v

04/03/2014 às 20:12 #13 Última edição: 04/03/2014 às 20:18 por Lotmaker
@Jack
Olha minha primeira resposta lá rapaz! Eu dei um edit, e admiti que você tinha razão sobre a formatação. Dei uma reformatada.

@All
Muita gente está reclamando da diferença de narrativa. Vou dar um fim na diferença de narrativa. Eliminar os pontos. Mas ainda vou dividir como um teatro.

Achei importante compartilhar a memória com vocês por que é algo que é importante pra mim. Não vejo essa de pensar numa história melhor. Quando eu editar permanecendo só uma narrativa eu volto a falar aqui

@Guilherme

Como eu disse, os atos são necessários para não confundir ainda mais a ordem cronológica, e não tirar ainda mais a coesão do texto.

@Henry

Vou te ignorar.

EDIT:
@Henry
Parece que você estava certo sobre o timing, desculpe.

@ALL
Dei uma corrigida na formatação e na narrativa. Podem avaliar?

Zombie  Misty!

Citação de: Lotmaker online 04/03/2014 às 20:12
@ALL
Dei uma corrigida na formatação e na narrativa. Podem avaliar?

Para você ignorar a crítica novamente?! Percebe-se a ignorância de seus atos no momento em que você não corrige o texto baseado nas críticas; mas responde "explicando porque está certo". Você posta seus textos para receber elogios; não criticas. E isso não vai te fazer crescer, infelizmente.