O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Sistema] Super Tamagotchi System

Iniciado por MayLeone, 16/09/2014 às 23:06

[box class=catbg3]O que é Tamagotchi?[/box]
Pra você que não viveu a década de 90 ou que não sabe o que é Tamagotchi, ou como conhecido no Brasil, ''Bichinho Virtual'', leia esse artigo do Wikipedia que explica tudo sobre esse assunto.
Mas se ficou com preguiça de abrir o link, em resumo, o Tamagotchi é um mini-jogo onde seu objetivo é cuidar de um PET, dando à ele carinho, alimentos, diversão e etc.
Um bom exemplo desse tipo de jogo atualmente é o famoso Pou.

[box class=catbg3]Sobre o sistema:[/box]
E o que seria melhor para criar um sistema de bichinho virtual que não fosse com os lendários digimons?
Pois bem, esse sistema de Tamagotchi foi criado unicamente para o desafio do Centro RPG Maker, o Colosseum, onde o objetivo era criar um sistema de criação de PET.
Nesse meu sistema, você ganha um digimon (existem alguns tipos de digimons que você pode receber) e seu objetivo é cuidá-lo até que ele digivolva ao nível Mega.
Para evoluir seu pequeno digimon, dê à ele carinho, comida, leve-o para passear e se utilize de diversos artifícios que estão inclusos no sistema.
Eu o considero como um sistema para demonstração/avaliação ou alguma fonte de estudos ou ideias, não penso que esse sistema seja aplicado em algum outro jogo, pelo seu fator visual e pelos vastos comandos de eventos, sem falar na exacerbada utilização de switchs e variáveis.
Mas se estiver disposto em utilizar esse sistema em algum projeto seu, fique à vontade.

[box class=catbg3]Funções:[/box]
O sistema é rico em outros mini-sistemas, são eles:

Sistema de necessidades:
[info float=left border=#000000][/info]Com certeza essa é a base do sistema! Nele é verificado e alterado as necessidades básicas do seu digimon, desde fome, saúde, afeto, diversão e sono.
Se por exemplo, o digimon estiver dormindo, ele ficará impedido de realizar diversas tarefas simples no jogo, como passear, batalhar, ser alimentado e etc.
O sistema de necessidades também gera o sistema de expressões, onde dependendo do estado do seu digimon, ele pode se expressar com um balão em sua cabeça, indicando que ele gosta de você com um coração ou que ele está com raiva, por exemplo.

Sistema de EXP e digievolução:
[info float=right border=#000000][/info]

Se seu digimon for bem tratado, ele ganhará EXP e dependendo de sua experiência, ele passará de nível.
Quanto mais forte (quanto maior o nível do digimon), mais os NPCs no sistema gostarão de você e poderão até lhe dar presentes.

Sistema de inventário:
[info float=left border=#000000][/info]

No inventário é possível visualizar todos os alimentos, itens e medicamentos ganhos ou comprados para seu digimon. É aqui que você irá acessar para alimentar ou medicar o digimon.

Sistema de alimentação e medicação:
[info float=right border=#000000][/info]

Como dito, você poderá alimentar o digimon acessando o inventário. Quando escolher um alimento ou medicamento para dar ao PET, o mesmo aparecerá na janela onde seu digimon está, então dê um enter no alimento ou na medicação e arraste esse item até o digimon.

[box class=catbg3]Os mini-games:[/box]
O sistema também possui alguns mini-games que farão seu digimon ganhar EXP, e você dinheiro:

Deixe os Pagumons felizes:

Um mini-game simples, onde há alguns Pagumons sorrindo,
e um deles está com a cara triste. Encontre o Pagumon triste,
dê um enter nele, e o torne feliz. Faça isso com todos os Pagumos
espalhados pela tela até o tempo se esgotar. Quanto mais você
avançar no mini-jogo, mais Pagumons aparecerão na tela,
então preste atenção!

Ataque dos Punimons:

Aqui os Punimons irão ''cair'' na tela em posições aleatórias
à cada frame. Evite ao máximo que a maioria chegue ao chão.

Escape dos Numemons:

Esse mini-game foi bolado de última hora!
Escolha uma direção (Cima, Baixo, Esquerda ou Direita)
à cada rodada e evite que o Numemon te acerte.

Jogo da Memória:

Acho que não preciso me prolongar muito do que se trata
esse minigame: Simplesmente encontre todos os pares de digimon
iguais no tempo estipulado.
O legal desse sistema é que as ''peças'' se posicionam em locais
diferentes à cada rodada, tendo assim 24! (vinte e quatro fatorial)
ou 620448401733239439360000 modos diferentes desse jogo ser jogado.

[box class=catbg3]Download:[/box]

Achei bem interessante o seu sistema
Parabéns :clap:

Excelente sistema!
Acabei de testar aqui, ficou muito maneiro.
Se alguém desejar, acredito que com algumas modificações (ao menos trocar umas imagens, implementar mais coisas e etc), dê até pra fazer um jogo inteiro só nisso!
Bom trabalho May XP
Gifts:
Danti | Misty

Citação de: WagTrautmann online 16/09/2014 às 23:49
Achei bem interessante o seu sistema
Parabéns :clap:

Obrigada!  :blink:

Citação de: Super Tifa online 17/09/2014 às 00:09
Excelente sistema!
Acabei de testar aqui, ficou muito maneiro.
Se alguém desejar, acredito que com algumas modificações (ao menos trocar umas imagens, implementar mais coisas e etc), dê até pra fazer um jogo inteiro só nisso!
Bom trabalho May XP

Realmente o sistema abre um leque de opções e pode-se criar um jogo estilo Tamagotchi só com ele, mas não creio que alguém tenha paciência de alterar cada comando desse sistema.
Bem, obrigada pelo comentário!! Em breve atualizarei o sistema com o modo de batalha... De um jeito bem diferente, hah.

Até mais.

Finalmente um Tamagochi!!! Adoro jogar jogos assim no meu celular é muito divertido!

Nossa! Parece que está muito bem feito!
Não tem como testar agora, mas assim que puder, vou dar uma conferida!
Bom trabalho!

Citação de: ArrowPotter online 17/09/2014 às 11:33
Finalmente um Tamagochi!!! Adoro jogar jogos assim no meu celular é muito divertido!

É bem divertido mesmo! Eu adoro jogos nesse estilo, e tô até agora no meu sistema tentando evoluir meu Angemon  :<3:

Citação de: Arck! online 17/09/2014 às 12:47
Nossa! Parece que está muito bem feito!
Não tem como testar agora, mas assim que puder, vou dar uma conferida!
Bom trabalho!
Sim, teste sim! Se você gosta de mini-jogos nesse estilo, você vai gostar desse sistema!

Obrigada à todos pelo feed, até mais aí!

18/09/2014 às 19:46 #7 Última edição: 18/09/2014 às 20:02 por ArrowPotter
Só uma coisinha... joguei aqui um pouquinho e amei, só que não fui muito bem com esse cursor..., quero dizer, o cursor no jogo dos Pagumons (sei lá o nome daquilo dos tristinhos), tipo o movimento desse cursor está muito rápido e nem sempre fica em cima dos pagumons e sempre perco... acho que fazuendo algumas melhorias e adicionando um sistema de mouse, ficaria perfeito, ai você poderia postar como um Jogo Completo.

Citação de: ArrowPotter online 18/09/2014 às 19:46
Só uma coisinha... joguei aqui um pouquinho e amei, só que não fui muito bem com esse cursor..., quero dizer, o cursor no jogo dos Pagumons (sei lá o nome daquilo dos tristinhos), tipo o movimento desse cursor está muito rápido e nem sempre fica em cima dos pagumons e sempre perco... acho que fazuendo algumas melhorias e adicionando um sistema de mouse, ficaria perfeito, ai você poderia postar como um Jogo Completo.

Esse cursor atrapalha mesmo, vou fazer uma versão atualizada desse sistema e vou arrumar a velocidade do cursor (apesar de que ela pode ser facilmente alterada na DEMO).
Eu não gostaria de postar isso como jogo completo pois ainda faltaria bastante coisas para adicionar e deixá-lo mais atraente para se tornar um jogo mesmo.
Mas gostei da sugestão de mouse, só não usei esse sistema antes porque o concurso não permitia o uso de scripts.

Ah tá... mas parabéns de toda forma, gostei desses eventos da CRM, ou melhor, esses duelos maker, se eu fosse bom em alguma coisa eu até participaria mas... deixa pra lá... e novamente parabéns pelo projeto.... só fico triste pelo fato do Sistema de Yu-Gi-Oh não ter andado, adoro jogar no meu celular assim como o Tamagochi, jogo no celular como emulador de GBA.

Só passando pra avisar que estou transformando esse sistema num jogo!

Teremos mais digimons para ganhar (na verdade todos os 8 principais da primeira temporada), mais alguns mini-games bem mais bacanas, um sistema de mouse para o cursor, o aperfeiçoamento de vários aspectos desse sistema atual, expansão do inventário, a possibilidade de você circular pelo digimundo em vários mapas, e o mais legal de tudo... A arena de batalhas!

Gostaria de falar sobre a arena de batalhas aqui:

Na arena de batalha, seu digimon poderá lutar contra outros digimons (56 digimons diferentes, na verdade) para ganhar EXP e passar de nível para digievoluir e ficar cada vez mais forte!
O sistema de batalha é beeeem diferente dos que estamos acostumados em ver no rpg maker, pois está sendo feito com base do Actor Duel mini-game, um script que permite que dois characters do database lutem entre si num sistema de versus mode, ao estilo Street Fighter, por exemplo.
Seu digimon terá inicialmente os golpes primários como chutes, investidas e socos, e conforme o mesmo vai evoluindo ele aprenderá novos golpes mais fortes que serão executados ao combinar uma sequência de teclas durante a batalha.
Veja uma demonstração do sistema em funcionamento:

Desculpem pela qualidade do vídeo, o programa que capta a tela do computador não me favorece.

As batalhas serão nesse estilo, com algumas melhorias que eu já apliquei nessa semana.
Já tenho pronto muitos digimons para as batalhas e estimo que até o final do mês que vêm essa parte do jogo esteja 100% concluída, daí é só partir para a criação de outros aspectos do jogo que serão mais rápidos e finalmente concluir a criação do mesmo.

Só estou postando mesmo para vocês terem uma ideia do meu novo trabalho e para avisar que em breve irei retirar o link de download desse sistema.

Até mais.

Esqueci de passar aqui para lhe parabenizar pelo trabalho incrível. Imagino o quanto você deve ter se esforçado para fazê-lo.  :XD:

Gostei bastante do sistema, a parte de evolução principalmente. E, como se não pudesse ficar melhor, um pequeno sistema de batalha? Sem palavras!  :O_O:

Meus parabéns MayLeone, tiro meu chapéu para você.  :clap:

Obrigada pelo apoio, Mistyrol! Esse sistema de batalha está me dando um certo trabalho, não pela parte da programação em si (me refiro em programar as habilidades e os golpes de cada digimon) mas sim pela parte gráfica. Montar um spriteset com todas as posições de combate de cada digimon é um sufoco, heh.
Bem, em breve trarei mais novidades sobre o progresso desse jogo, mas não neste tópico, pois penso não ser muito apropriado.

Até mais.

Tópico trancado a pedido da autora.  :lock:
Gifts:
Danti | Misty